Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Gritar e falar alto são principais causas de problemas vocais, alerta especialista

Prevenção está também em parar de fumar, diz especialista
No Dia Mundial da Voz, fonoaudiólogo diz que fumo e bebidas geladas fazem mal
 
Nesta terça-feira (16), foi  comemorado o Dia Mundial da Voz, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta sobre os excessos cometidos da infância até a vida adulta.

As alterações na voz, conhecidas como disfonia, podem comprometer o funcionamento do principal instrumento de comunicação e interação entre os seres humanos. Por isso, a saúde vocal é um reflexo da saúde geral.
 
Segundo a fonoaudióloga Cristina Zerbinati Carro, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Heliópolis, na infância e adolescência, gritar e falar alto em ambientes ruidosos são os principais causadores de problemas. Entre idosos, mudanças nas pregas vocais e nas demais estruturas de fonação, provocam o envelhecimento natural da voz.
 
A voz é o som produzido por meio das pregas vocais usadas para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar entre outros. Os danos podem se tornar permanentes se não houver um tratamento adequado.
 
As causas de doenças relacionadas à voz estão ligadas aos hábitos prejudiciais como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, alimentos gelados, abuso das cordas vocais entre outros.
 
Ainda de acordo com a especialista, um sinal de alerta é quando há rouquidão ou mudança na voz persistentes por mais de 15 dias.
 
—Procurar ajuda profissional é importante para prevenir e diagnosticar as patologias da voz que costumam se dividir por faixa etária e pela função dada a voz de acordo com o perfil de cada pessoa.
 
Entre as doenças mais diagnosticadas estão a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos (saliência na corda vocal originária de um grito, por exemplo) e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas).
 
Câncer
O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. O diagnóstico precoce do câncer de laringe e de outras doenças que acometem as cordas vocais é importante para a eficácia do tratamento e cura. Alguns dos sintomas manifestados por esses tipos de cânceres podem ser manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.
 
A doença pode ser evitada com medidas simples, como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso e dar preferência aos alimentos pobres em gordura e ricos em fibras. Também é importante que as pessoas habituem-se a examinar sua boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos. Além disso, cuidar da higiene bucal e visitar o dentista periodicamente ajudam a realizar a detecção precoce de um câncer.
 
Veja os cuidados que podem ser tomados para preservar a voz:
 
— Beba líquidos em temperatura ambiente para fazer a hidratação de toda a mucosa e trato vocal
 
— Faça exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz
 
— Coma alimentos que facilite a limpeza e fluidez de secreções bucais (como a maçã)
 
— Evite fumar
 
—Evite a tosse provocada
 
— Evite bebidas alcoólicas
 
— Procure um otorrinolaringologista ou fonoaudióloga em caso de rouquidão persistente por mais de duas semanas, se tiver dor ou ardência na garganta ou dificuldades de engolir
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário