Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Estresse diário e excesso de tecnologia aumentam problemas de insônia, diz médica

Deitar e dormir pode não ser tão simples assim nos dias de hoje
Pesquisa diz que 40% dos paulistas têm dificuldades para dormir
 
A vida moderna tem afetado diretamente a qualidade do sono das pessoas. O estresse do dia a dia e o excesso de tecnologia ao nosso redor estão fazendo com que cada vez mais gente brigue com o travesseiro à noite.
 
A constatação é de Dalva Poyares, médica diretora de pesquisa clínica do Instituto do Sono de São Paulo.
 
— As queixas de insônia aumentaram de maneira geral, pois a vida se tornou mais complexa e temos cada vez mais coisas para fazer. Tudo isso interfere na manutenção do sono.
 
 
Entre as coisas que mais afetam a qualidade do sono estão os estímulos tecnológicos. Dormir com o celular embaixo do travesseiro, passar horas navegando na internet na cama e trocar momentos de descanso para dar atenção à equipamentos eletrônicos contribuem para o surgimento de novos casos da doença. Não por acaso, segundo a especialista, uma das faixas que mais têm se queixado de insônia é a dos jovens.
 
Alguns passos antes de ir para a cama podem melhorar a briga com o travesseiro:
 
— Vá para cama apenas quando estiver com sono.
 
— Se não dormir, levante e faça alguma atividade relaxante em um ambiente de pouca luz.
 
— Evite luz intensa durante a noite, pois elas são estimulantes.
 
— Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. A rotina favorece o sono.
 
A médica destaca ainda que a insônia não é apenas a dificuldade em pegar no sono. O despertar durante à noite também caracteriza a doença.

R7

Relator quer equilíbrio em MP que flexibiliza presença de farmacêuticos

Manoel Junior foi designado para dar parecer à medida e quer realizar audiências públicas com representantes do setor para chegar a um consenso
 
Designado nesta quarta-feira (8) relator da Medida Provisória (MP) 653/14, que flexibiliza a exigência da presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias, o deputado Manoel Junior (PMDB-PB) afirmou que buscará, para a elaboração de seu relatório, o equilíbrio entre as condições das pequenas localidades brasileiras e as garantias legais para o bom atendimento à população.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi eleita, também nesta quarta, presidente dacomissão mista que analisará a MP, e o deputado Francisco das Chagas (PT-SP), vice-presidente. O senador Paulo Davim (PV-RN) será o relator revisor do texto.

Desde que foi editada, a medida provisória dividiu opiniões entre as entidades do setor farmacêutico, e o relator quer realizar audiências públicas para ouvir os segmentos envolvidos. A MP foi editada em 8 de agosto, no mesmo dia da sanção da Lei 13.021/14, que regulamenta o exercício das atividades farmacêuticas, determinando a presença obrigatória de farmacêutico por todo o tempo em que a farmácia estiver aberta ao público.

A MP flexibilizou essa regra para farmácias caracterizadas como micro ou pequenas empresas, que poderão funcionar com a presença de um prático inscrito no conselho da categoria, desde que o órgão sanitário de fiscalização local confirme a inexistência de farmacêutico na localidade e licencie o estabelecimento em nome do interesse público e da necessidade da existência de farmácia ou drogaria.

Divergência
Enquanto a Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico (ABCFarma) considera a flexibilização essencial para a sobrevivência de pequenas farmácias, o Conselho Federal de Farmácia afirma que a medida expõe os consumidores ao risco de atendimento inadequado pela falta de orientação de um farmacêutico.

“Temos que encontrar um ponto de equilíbrio. Exigir, por exemplo, que uma farmácia em Coxixola, na Paraíba, que tem três mil habitantes, tenha um farmacêutico de plantão o dia todo é uma dose muito grande, até porque faltam profissionais nessas cidades pequenas, no Brasil inteiro. Dizer também que essas farmácias podem arbitrar sem uma assistência técnica, sem um acompanhamento, também é um relaxamento da legislação”, disse o relator.

Para ele, são dois extremos que precisam ser evitados. Manoel Junior informou que na próxima reunião da comissão mista apresentará um calendário para realização de audiências públicas, de forma a poder votar seu relatório até o dia 15 de novembro. A presidente do colegiado, senadora Vanessa Grazziotin, aguarda a sinalização do relator para agendar o próximo encontro do grupo e para marcar as audiências públicas. A MP perderá validade se não for votada pelas duas casas do Congresso até o dia 5 de dezembro.

Vanessa, que é farmacêutica, foi relatora do projeto que deu origem à Lei 13.021/14, aprovado em julho pelo Senado, após mais de 20 anos de tramitação no Congresso. A senadora destacou os esforços que permitiram a aprovação da nova lei, envolvendo a construção de um amplo entendimento entre todos os setores envolvidos.

Para a busca de acordo em torno da MP, a comissão ouvirá os donos de farmácias, os farmacêuticos e o governo. Em nota, o Ministério da Saúde se posicionou sobre o assunto e negou que a MP dê a todas as farmácias que sejam micro ou pequenas empresas o direito de funcionar apenas com um técnico de nível médio. Conforme afirma, essa possibilidade será aberta apenas àquelas localizadas em região onde se confirme a ausência de farmacêutico e onde se ateste o interesse público para que o estabelecimento exerça suas atividades.

Já a integrante da comissão parlamentar do Conselho Federal de Farmácia Gilcilene Chaer argumenta que essas dificuldades das pequenas cidades hoje são resolvidas por meio da assinatura de Termos de Ajuste de Conduta (TAC), não sendo necessária previsão legal. Ela afirma ainda que toda a demanda por farmacêuticos em breve estará atendida, uma vez que o número desses profissionais já passa de 180 mil e a cada ano mais dez mil novos farmacêuticos são formados e buscam uma vaga no mercado de trabalho.

A íntegra da proposta pode ser lida no site da Câmara.

* Com informações da Agência Senado

Saúde Web

O que muda na relação entre o homem e a máquina?

Gartner revelou dez previsões tecnológicas que vão afetar não só as estruturas das organizações, mas a forma de prestar serviços – inclusive em Saúde
 
O Gartner revelou suas principais previsões para o setor de Tecnologia da Informação (TI) em 2015 e nos próximos anos. As tendências apontadas pelo instituto de pesquisas indicam uma mudança nas antigas relações entre o homem e a máquina devido ao surgimento de negócios digitais – o que afeta significativamente também o setor de Saúde.

"Há algum tempo registramos mudanças em curso nos papéis que as máquinas desempenham em nossas vidas", comenta Daryl Plummer, vice-presidente e analista do Gartner. "Máquinas baseadas em computação serão agora usadas para experiências que ampliam os esforços humanos. Elas assumem características mais humanas e criam um relacionamento mais personalizado com os seres humanos”, completa. Segundo ele, esse cenário mostra que, em um futuro próximo, máquinas e seres humanos serão colegas de trabalho e, possivelmente, até mesmo codependentes.

Veja abaixo dez previsões do Gartner para os próximos anos:

1) Em 2018, negócios digitais vão demandar 50% menos trabalhadores focados em processos de negócios e 500% mais profissionais para tarefas-chave de negócios digitais em comparação com os modelos tradicionais
No final de 2016, 50% das iniciativas de transformação digitais serão incontroláveis devido à falta de competências de gestão de portfólio, levando a uma perda de market share por parte das empresas. A rápida evolução das mídias sociais e de tecnologias móveis vão conduzir o comportamento do consumidor. Essas tendências vão mudar significativamente a forma como vivemos. Por exemplo, geladeiras vai solicitar alimentos assim que eles acabaram, robôs vão recolher os mantimentos e drones vão entregá-los em sua casa, eliminando a necessidade de funcionários em supermercado e motoristas para entrega. O novo ambiente de negócios digital irá mudar profundamente os processos de negócios.

2) Em 2017, um negócio digital disruptivo será criado a partir de um algoritmo de computador
Até 2015, a previsão do Gartner é a de que as ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) mais valorizadas envolverão empresas que combinam mercados digitais com logística física para desafiar ecossistemas empresariais legado físicos.

A economia mundial tornou-se madura para a disrupção digital, como evidenciado por empresas como Uber e Airbnb, que estão interrompendo o transporte terrestre e hotéis, respectivamente. Uma vez que tais companhias apresentam efeitos de rede (ou seja, seu valor aumenta a cada novo participante) tendem a formar monopólios naturais, mas são desafiadas por uma dinâmica de regulação e de um mercado complexo.

3) Em 2018, o custo total de propriedade para as operações de negócios será reduzido em 30% com o apoio de máquinas inteligentes e serviços industrializados
De acordo com o Gartner, em 2015, haverá mais de 40 fornecedores com ofertas de serviços gerenciados disponíveis no mercado, aproveitando máquinas inteligentes e serviços industrializados.
Consumidores querem obter melhores produtos e serviços a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer canal. Esse quadro está alimentando a revolução de negócios digitais. Os processos de negócio e de toda a cadeia de valor vão mudar de um paradigma baseado em trabalho e habilitado para a tecnologia para um modelo baseado no digital e habilitado para o humano.

Máquinas inteligentes não vão substituir os seres humanos, já que pessoas são fundamentais para a interpretação de resultados digitais. A preferência dos consumidores será pelo mundo digital. Por isso, empresas vão direcionar esforços para melhorar a experiência do cliente por meio da simplificação e da automatização. Processos também serão mais inteligentes, minimizando intervenções manuais e permitindo ao consumidor o autoatendimento.

4) Em 2020, a expectativa de vida em todo o mundo vai aumentar meio ano devido à adoção generalizada da tecnologia de monitoramento de saúde sem fio
Em 2017, acredita o Gartner, os custos com cuidados para diabéticos vão cair 10% a partir do uso de smartphones.

Monitores wearables vão sustentar essa promessa. Hoje, uma pulseira simples pode colher dados sobre batimento cardíaco, temperatura, entre outros. Monitoramento cardíaco sem fio, camisas inteligentes e sensores em acessórios prometem ter mais precisão. O Gartner espera que dados de dispositivos de monitoramento remoto forneçam informações valiosas para pacientes e médicos.

6) Em três anos, 50% da receita do comércio digital dos EUA virá do mobile
A curto prazo, isso significa que o pagamento móvel ganhará impulso em 2015, juntamente com a expansão do mobile commerce – que será motivada em grande parte pela entrada do sistema de pagamento mobile Apple Pay no mercado, bem como outros concorrentes, e pela ampliação dos esforços do Google para aumentar a adoção do Google Wallet, baseado em NFC.

O fato é que os dispositivos móveis serão cada vez mais utilizados para a realização de transações à medida que fabricantes e desenvolvedores de aplicações consigam aperfeiçoar questões de usabilidade, funcionalidade e segurança. Por sua vez, provedores de serviços e varejistas deverão ser capazes de oferecer experiências de compra conectadas, independente do canal escolhido.

7) Em 2017, cerca de 70% dos modelos de negócios digitais bem-sucedidos serão baseados em processos flexíveis o suficiente para se adequarem conforme as necessidades dos clientes mudam
Até o fim do próximo ano, 5% das organizações de todo mundo desenharão processos flexíveis que irão garantir vantagem competitiva, estima o Gartner. Esses processos instáveis e capazes de serem manobrados facilmente, como descreve a consultoria, serão criados para se ajustarem às necessidades dos consumidores de maneira ágil. Eles são fundamentais para apoiar interações imprevisíveis do consumidor que, por sua vez, exigem a tomada de decisões para capacitar a continuidade dos processos mais rígidos. Isso contribuirá para a criação de uma organização capaz de mudar de maneira mais fluida para alcançar o sucesso do negócio digital.

8) Em três anos, metade dos investimentos em produtos de consumo será redirecionado para inovações na experiência do consumidor
O Gartner aponta que já no fim do próximo ano metade dos produtos tradicionais de consumo terão extensões digitais nativas. A competividade, que antes era definida por vantagens oferecidas em produtos e serviços tradicionais, hoje é decidida pela experiência de consumo ofertada. No mercado de produtos de consumo essa pressão é ainda maior, já que hoje consumidores conseguem acesso a informações sobre produtos e preços de commodities de maneira muito fácil, prejudicando a fidelidade à marca. Considerando que não faltam alternativas concorrentes e que a inovação dos produtos está sujeita à maior comoditização, inovar na experiência oferecida ao cliente será a chave para garantir fidelidade.

9) Em 2017, quase 20% dos bens duráveis oferecidos por varejistas on-line vão usar impressão 3D para criar ofertas personalizadas de produtos
Em alternativa a processos fabris tradicionais, a impressão 3D permite a entrega de produtos mais personalizados e customizados com mais agilidade. O recurso já apresenta profundo impacto sobre a ativação de startups, especialmente no que diz respeito à redução dos custos de infraestrutura. É um novo sistema de negócio que exige uma cultura corporativa capaz de suportar produtos com outras conformidades, capacidades de criar novos escritórios "concierge", back office de TI e operações.

10) Em 2020, as empresas de varejo que utilizam mensagens direcionadas combinadas com sistemas de posicionamento internos (IPS) aumentarão as vendas em 5%
Segundo o Gartner, até 2016 veremos um aumento no número de ofertas dos varejistas baseadas na localização do cliente e no tempo de permanência deles na loja. O marketing digital aposta cada vez mais em publicidade móvel e análises avançadas para aproveitar as oportunidades trazidas pelo aumento do uso de dispositivos móveis. Hoje é possível criar anúncios altamente direcionados com base em compras recentes, hábitos de compra, cidade de residência e interesses. Nesse contexto, a localização atual do cliente é um das mais importantes pistas, mas que ainda tem sido pouco aproveitada.

À medida que sistemas de posicionamento internos (como beacons) se popularizam, os profissionais de marketing vão direcionar cada vez mais suas ações pela localização do cliente na loja. Além disso, o IPS presente dentro dos dispositivos móveis mais recentes permitirá identificar a localização para enviar sugestões por meio de anúncios e mensagens direcionadas.
 
Saúde Web

Compulsão por compras geralmente é acompanhada de ansiedade e depressão

Entenda melhor o problema e o que diferencia a compulsão da simples vontade de comprar
 
Por Dr. Pérsio Gomes de Deus
 
Falar sobre compulsão por compras é realmente muito empolgante. Mas para começar,  é importante deixar alguns conceitos claros: sabemos através de estudos da psicologia que nos autoafirmamos satisfazendo duas necessidades opostas: a necessidade de sermos aprovados, amados e aceitos e a necessidade oposta de conquistarmos, dominarmos e conhecermos. 
                           
No processo de amadurecimento normal da personalidade deve haver a satisfação equilibrada destas duas necessidades. Mas nem sempre isto ocorre. Há pessoas que não foram aprovadas ou amadas o suficiente em determinadas fazes importantes da vida, e então se deslocam para o outro polo da autoafirmação suas necessidades: a conquista. E a compra não raro é uma forma desta compensação. Eu compro, eu posso, eu domino! 
                           
Não podemos esquecer ainda que vivemos em uma sociedade que está na era da "economia de mercado", em que o ser humano vale pelo que produz ou por seu poder de compra. Uma sociedade totalmente voltada ao consumo, com o consumismo comunicado por todos os veículos de mídia e basicamente já incorporado como um "valor" social. 
Essa introdução se faz necessária para diferenciarmos o prazer em comprar e a compulsão nas compras.                             
 
O que é a compulsão por compras?
Existe um prazer genuíno em comprar algo que satisfaça nossas necessidades ou mesmo que esteja relacionado a um desejo ou um sonho, desde que dentro de um juízo de realidade. Deve, portanto, produzir prazer e satisfação. Já na compulsão por compras, não existe a satisfação de uma necessidade e nem de um desejo. Na compulsão por compras existe um impulso doentio para consumir sem qualquer objetivo específico ou necessidade, não é acompanhada de prazer, ao contrário, seguida posteriormente de sentimento de culpa. É compra por impulso. 
                           
A compulsão por compras é tratada juntamente com os demais distúrbios de impulso e é considerada um distúrbio quando produz um sofrimento ao paciente, tanto desconforto psíquico quanto ao acarretar prejuízos financeiros e pessoais e interferir nos relacionamentos afetivos e familiares. Tenho pacientes que gastaram mais de oitenta mil reais em basicamente "nada", comprando compulsivamente.                             
 
Que outros sintomas aparecem com esse problema?
Uma compulsão pode vir acompanhada de pensamentos obsessivos ou não. Uma característica muito importante é que as compulsões podem mudar de "objeto". Explicando melhor: uma compulsão por compras pode se associar ou se transformar em compulsão por comida ou compulsão por jogo e assim por diante. 
                           
A compulsão por compras vem sempre acompanhada de ansiedade, quase sempre acompanhada de depressão - são o que chamamos de comorbidades. Podem existir excessos nos períodos de euforia ou de mania nas pessoas com transtorno bipolar, mas não podemos caracterizar como compulsão. Encontramos a compulsão em portadores de Transtornos ObsessivoCompulsivos.                             
 
Qual o tratamento para quem tem esse problema?
Existem diversas abordagens terapêuticas eficazes, desde o uso de modernos fármacos específicos da classe dos novos antidepressivos, alguns ansiolíticos também podem ajudar. Acompanhamento psicoterapêutico com formas de terapia cognitiva-comportamental tem se mostrado bastante eficaz quando combinada com tratamento psiquiátrico. Muito importante salientar o apoio familiar para a superação do problema, ao invés de uma postura crítica e discriminativa. 
 
Minha Vida

Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa

Produto tem efeito curto e sua absorção vai sendo reduzida com o passar do tempo
 
Por Dra. Samanta Dall'Agnese
 
O descongestionante nasal é uma medicação vasoconstritora, que diminui o calibre dos vasos sanguíneos. Os princípios ativos dos principais descongestionantes encontrados no Brasil são nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina.
 
A mucosa nasal, que é a cobertura que reveste toda a cavidade nasal, é muito rica em vasos sanguíneos, que têm a capacidade de se contrair e se dilatar conforme a necessidade. Esse mecanismo é importante por dois motivos. O primeiro deles é por permitir que o ar seja aquecido e umidificado no nariz até chegar aos pulmões. A segunda razão é aumentar a superfície da cavidade nasal para filtrar partículas nocivas e auxiliar na limpeza da cavidade.
 
Determinadas situações, como uma crise alérgica ou inflamação causada por resfriado e sinusite, levam à dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, à sensação de nariz entupido. O descongestionante nasal reduz esta dilatação e leva a um alívio rápido nos sintomas.
 
O problema é que o descongestionante nasal não está tratando a causa do problema, apenas a consequência. Seu efeito é curto e sua absorção vai sendo reduzida com o passar do tempo. A pessoa então sente a necessidade de usar o remédio num intervalo cada vez mais curto.                            
 
Outra questão é que o próprio descongestionante, que em geral está associado a um conservante, gera uma irritação da mucosa nasal, levando ao que chamamos de rinite medicamentosa. O tratamento da rinite medicamentosa exige conscientização do paciente e podem ser usadas medicações à base de corticoides para auxiliar neste processo.
 
O uso excessivo e contínuo do descongestionante significa que o paciente tem dificuldade na respiração nasal e deve procurar um médico. Quadros de rinite e sinusite crônicas e desvio de septo podem ser a causa. Os descongestionantes estão indicados apenas nos quadros agudos, como crises de rinite, sinusite aguda e resfriado, e seu uso não deve exceder cinco dias.
 
Os descongestionantes devem ser evitados em algumas doenças: hipertensão arterial, problemas cardíacos, glaucoma (aumento da pressão intraocular) e idosos com aumento da próstata. Nas crianças, os descongestionantes nasais devem ser usados apenas conforme orientação médica, pois podem ter efeitos graves, como depressão cardiorrespiratória e até morte. 
 
Minha Vida

Doença de Alzheimer: mutação genética pode favorecer casos precoces

Genes alterados aumentam chance de problema aparecer antes dos 50 anos
 
Por Dr. André Felício
 
A doença de Alzheimer é a principal doença neurodegenerativa em nosso meio, com cerca de um milhão e duzentos mil brasileiros acometidos. Para se ter uma ideia de sua importância, a doença de Parkinson - que é a segunda doença neurodegenerativa mais comum -  tem cerca de duzentos e cinquenta mil acometidos, ou seja, quase um milhão de portadores de Alzheimer a mais que parkinsonianos.
 
Dentre os principais fatores de risco envolvidos com a doença de Alzheimer, o envelhecimento é, sem dúvidas, o principal. Entretanto, existem pessoas que podem desenvolver Alzheimer abaixo dos 65 anos de idade, ou ainda, abaixo dos 50 anos. Estes são os casos de Alzheimer de início precoce, que correspondem a apenas 5% de todos os pacientes.
 
Normalmente, a doença de Alzheimer de início precoce é familiar, diferente da forma esporádica clássica, nos indivíduos acima de 65 anos de idade. Existem genes conhecidos que, quando sofrem mutação, podem levar a estas síndromes, por exemplo, a mutação no gene da Presenilina 1 ou 2. Testes genéticos para a pesquisa destas mutações não estão disponíveis rotineiramente, mas são realizados em laboratórios de pesquisa.
 
A doença de Alzheimer de início precoce tende a ter um curso mais desfavorável que a forma tardia, embora o tratamento seja semelhante. Entretanto, famílias com este problema nas quais se identificam os genes com mutação são cada vez mais uma fonte de estudos para drogas que modifiquem a história natural da doença de Alzheimer. É possível estudar, por exemplo, pessoas que tem o gene da doença mas ainda não manifestaram sintomas, como perda de memória para fatos recentes.
 
Em resumo, a doença de Alzheimer de início precoce tem tratamento igual à forma clássica, mas talvez esta seja uma população, no futuro, que se beneficiará mais claramente de drogas modificadoras da doença, identificando-se os indivíduos em risco (com mutações). Até lá, os grandes fatores reconhecidamente protetores ainda serão atividade física e atividade cognitiva, uma rotina que deveríamos seguir incansavelmente. 
 
Minha Vida

Consórcio Brasileiro de Acreditação é acreditado pela ISQua

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) foi recentemente acreditado pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua) e recebeu durante a 31ª Conferência Internacional, que terminou ontem no Rio de Janeiro, a menção de instituição acreditada no programa Accreditation of External Evaluation Organisations da ISQua
 
A conquista faz parte de uma decisão estratégica tomada pela diretoria do CBA. “Uma avaliação externa é sempre um ganho, pois permite que repensemos nossa organização e melhoremos constantemente”, diz Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do CBA.
 
Para conseguir tal conquista, a equipe do CBA – formada por mais de 40 colaboradores diretos e 130 indiretos – adequou seu planejamento estratégico e criou medidas e indicadores nas áreas de Recursos Humanos, Operacionais, de Negócios e de Relacionamento. “Definimos metas a serem alcançadas visando estimular a adesão das instituições de saúde no processo de acreditação internacional JCI/CBA, escrevemos claramente as relações entre as lideranças, e investimos em ações para uma comunicação mais efetiva. Ou seja, fizemos o que pedimos para as instituições que avaliamos”, resume a superintendente. Indagada se o CBA tornou-se mais exigente em relação à avaliação de seus parceiros depois da acreditação da ISQua, Maria Manuela é enfática: “Sempre fomos muito exigentes porque temos que defender a nossa marca e a marca da Joint Commission International. Ter passado pela avaliação da ISQua nos fez compreender melhor o que é passar por um processo de acreditação”.
 
Defensora da ideia de que acreditação se faz com pessoas, Maria Manuela sustenta que é preciso investir cada vez mais em Recursos Humanos. Em sua visão, a comunicação é fator de sucesso para as empresas. “Comunicar não é apenas construir uma mera frase; é preciso que o outro entenda o que se quer informar. Por isso, o CBA tem uma política constante de investimento em seus colaboradores”, garante. Entre a política de RH da instituição estão os treinamentos regulares, as bolsas para cursos de graduação e pós-graduação e para cursos diversos na área da qualidade e acreditação. “Com a avaliação da ISQua reforçamos ainda mais este departamento, criando a avaliação de desempenho e contratando uma consultoria para fazer a avaliação do clima organizacional”, complementa a gestora.
 
Maria Manuela revela que está implementando mudanças qualitativas já pensando na reacreditação da ISQua, daqui a quatro anos: “Estamos reescrevendo vários procedimentos de nossa atividade”.
 
CBA na 31ª Conferência Internacional da ISQua
Dois membros do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) participaram efetivamente para a realização da 31ª Conferência Internacional da ISQua: José Carvalho de Noronha, Assessor de Relações Internacionais, exerceu a função de co-presidente da Comissão de Planejamento do evento. Já a Superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, foi a presidente do Comitê Organizador Local. Outros membros do CBA também se fizeram presentes no evento, através da participação em três mesas e apresentação de seis pôsteres.
 
O Coordenador de Acreditação do CBA, José de Lima Valverde Filho, participou da mesa que debateu a evolução dos sistemas de acreditação externa. Valverde Filho apresentou o tema Desafios para a Acreditação Internacional no Brasil, por 45 minutos. O Coordenador de Acreditação também presidiu a apresentação que debateu a Saúde e Assistência Social para Pessoas Idosas. José Carvalho de Noronha e Heleno Costa Júnior (Coordenador de Educação e Assessor de Relações Institucionais) também presidiram duas mesas, respectivamente:. Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente na América Latina e, Cuidados Integrados.
 
Os trabalhos dos integrantes do CBA que participaram da sessão pôsteres foram: The Quality of Patients Records Evaluated by Indicators; Adequacy of Health Services of a Private Health Plan: How Accreditation Can Contribute - An Innovation in Brazil; Software Used by Brazilian Consortium Accreditation in Educational External Evaluation; Culture of Patient Safety in an Unit Oncology of Hospital Accredited: Perception of the Professional Nurse; Performance Evaluation Form for Teachers of CBA: A Study of Usefulness, Suitability and Accuracy; e, Health Record in Emergency Units: Management Tool for Integrated Health.
 
Edição especial
O CBA distribuiu ainda na 31ª Conferência, o novo número de sua revista Acreditação em Saúde, que traz uma novidade: uma edição traduzida para inglês. “Fizemos essa publicação especialmente pensando nesse evento, pois o CBA acredita que é importante compartilhar o que é realizado pelas instituições brasileiras acreditadas pela JCI/CBA com profissionais e instituições de outros países. Nosso intuito é fazer com que eles conheçam as boas práticas realizadas no Brasil e como estamos preocupados com a segurança do paciente”, ressalta Cristiane Henriques, chefe do Departamento de Marketing e Comunicação do CBA.
 
A nova edição da revista Acreditação em Saúde conta com 20 matérias relatando as experiências de hospitais brasileiros acreditados nas áreas de cuidados paliativos, gerenciamento de risco, gestão da qualidade e programas de prevenção de doenças, entre outras, além de um artigo de autoria do Assessor de Relações Internacionais do CBA, sobre Qualidade em Saúde, e uma entrevista exclusiva com David Bates, presidente da ISQua.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357

Estudo: pizza e cenoura provocam mesma sensação de conforto

De acordo com pesquisa americana a sensação de conforto provocada por um pedaço de pizza é a mesma depois de se comer qualquer outro alimento
 
Se você teve um dia ruim, nada melhor do que um sorvete ou uma pizza pra te fazer sentir melhor, certo? E se você comesse uma cenoura? A sensação seria a mesma? A resposta de um estudo americano é que sim, comer um pedaço de pizza, uma cenoura, ou mesmo não comer nada melhoram o seu humor e te fazem sentir melhor da mesma forma.
 
A pesquisa da Universidade de Minnesota foi feita com estudantes. Primeiro eles citaram algumas de suas 'comidas de consolo', depois assistiram a um filme triste, o que causou neles um desconforto e um humor ruim. Nesse momento uma parte do grupo comeu 'comidas de consolo', outra parte comeu outros alimentos e ainda houve aqueles que não comeram nada. O resultado em todos os estudantes foi o mesmo: aos poucos o humor deles melhorou independente do que comeram ou se não comeram.
 
A pesquisa mostra que, ao contrário do que as pessoas acreditam, esse tipo de comida não provoca nenhum efeito no humor, e não proporciona maior conforto. "Essas 'comidas de consolo' não oferecem mais conforto do que qualquer outro alimento. As pessoas estão dando crédito à essas comidas por uma sensação proporcionada também quando não se come nada", comentou o pesquisador Traci Mann.
 
Os pesquisadores admitem que os resultados são limitantes, uma vez que não foram feitos estudos a partir do humor do dia-a-dia das pessoas.
 
O professor de nutrição da Universidade de Cornell explica que "nós procuramos por uma solução mágica para nossos problemas, e a ideia de que podemos nos sentir melhores depois de comer algo nos encanta, mas, na verdade, essa sensação de conforto não tem relação com a comida em si".
 
Terra

Concurso Prefeitura de Serra Azul de Minas - MG prorroga inscrição

A Prefeitura de Serra Azul de Minas, no estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 002/2014, destinado à realização de concurso público, com oferta de 114 vagas, das quais 5 são reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com ganhos de até R$ 2.920,00, em regime de 24, 30 ou 40 horas semanal.
 
São ofertadas vagas para os cargos de odontólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, professor, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, fiscal sanitarista, condutor de veículos leves, condutor de veículos pesados, servente escolar, supervisor pedagógico, assistente administrativo, agente administrativo, fiscal de tributos e rendas, auxiliar administrativo, operador de máquinas (leves e pesadas), oficial de serviços públicos (pedreiro), mecânico (veículos leves/pesados e máquinas pesadas) e gari.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 08 de novembro de 2014, no site www.polisauditoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental incompleto: R$ 40,00;
Nível fundamental completo: R$ 65,00;
Nível médio: R$ 90,00;
Nível superior: R$ 140,00.
 
O certame constará de prova objetiva, prática e títulos.
 
As provas objetivas e práticas também foram remarcadas para o dia 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.polisauditoria.com.br.
 
O prazo de validade do presente concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.
 
A retificação encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 08 de outubro de 2014.

Prefeitura de Coronel Sapucaia - MS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Sapucaia, no Estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital de processo seletivo nº. 016/2014, para contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário, a fim de atender a Rede Municipal de Saúde.
 
São ofertadas 02 vagas para o cargo de Médico com vencimentos de até R$ 6.500,00, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado por procuração pública ou particular, elaborada especificamente para esse fim, na Secretaria Municipal de Administração, situada à Rua Abílio Espindola Sobrinho, 570, Jardim Siriema, na cidade de Coronel Sapucaia/MS, no horário das 07h00 às 13h00, nos dias 13 e 14 de outubro de 2014.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar: 
  • Fotocópia da cédula de identidade;
  • Fotocópia do cartão de cadastro de pessoa física – C.P.F.(M.F.);
A seleção será feita através de avaliação curricular e entrevista oral.
 
A entrevista oral será realizada em dia, local e horário que será oportunamente divulgado através de edital.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contados a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por até igual período, a critério da Administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, edição de 10 de julho de 2014, pág. 16 a 18.

Concurso Prefeitura de Itapetininga - SP

A Prefeitura de Itapetininga, em São Paulo, por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli,  publicou edital n° 02/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 276 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 2.198,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Além da remuneração são assegurados também os demais direitos e benefícios previstos em lei.

- Cartão Alimento no valor de R$ 200,00;
- Vale transporte;
- Gratificação de 50% do salário base para todos os cargos de Nível Superior;
- Insalubridade;
- Periculosidade.
 
As chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias, Almoxarife, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário (ACD), Bibliotecária, Cirurgião Dentista Auditor, Cirurgião Dentista da Estratégia da Saúde da Família, Cirurgião Dentista Endodontista e demais cargos.

Será realizada exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 09 de outubro  até as 22h do dia 31 de outubro de 2014. A taxa é de R$ 7, 40 a R$ 9,80 de acordo com o emprego escolhido.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 07 de dezembro 2014 em horários e locais a serem divulgados após a Homologação das Inscrições por meio de Edital de Convocação. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de dezembro de 2014.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Itapetininga.

Prefeitura de Portalegre - RN divulga edital de processo seletivo

Divulgado o edital de processo seletivo nº. 006/2014, da Prefeitura de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é preencher 05 vagas para profissionais de nível superior, por vencimentos que variam entre R$ 1.300,00 e R$ 7.650,00, em regime de trabalho semanal de 20 a 40 horas.
 
O candidato aprovado ao cargo de Médico receberá além do salário uma gratificação de R$ 7.650,00 mais gratificação de R$ 2.000,00.
 
Cargos
Médico, Veterinário, Cirurgião Dentista, Psicólogo e Engenheiro Civil.
 
A inscrição será feita na forma presencial na sede da Prefeitura de Portalegre, com inicio às 08h00min do dia 09 de outubro e término às 13h00min do dia 13 de outubro de 2014. Não será cobrado taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será constituído de avaliação curricular.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição de 08 de outubro de 2014.

Concurso Prefeitura de Paulínia - SP

A Prefeitura de Paulínia, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, visando à contratação de 13 profissionais de nível superior. Haverá remunerações mensais de R$ 4.218,93 e por hora-plantão de R$ 77,01, em jornadas de no mínimo 24 horas e no máximo de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de farmacêutico, médico plantonista (clínico geral, infectologista, oncologista, otorrinolaringologista, pediatra e reumatologista).
 
As inscrições podem ser feitas no período de 16 a 31 de outubro de 2014, através do site www.rboconcursos.com.br.
 
O valora da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 70,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de provas objetiva e de títulos. As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 07 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem informados.
 
Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.paulinia.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
O concurso público, que será executado pela empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, terá validade pelo período de 02 anos, contados a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Tamandaré - PE

A Prefeitura de Tamandaré, no estado do Pernambuco, através do IDHTEC – Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico, abriu edital de concurso público n° 001/2014, que conta com 275 vagas, sendo 46 para pessoas com necessidades especiais. As oportunidades são para candidatos com escolaridades em níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, por remunerações variadas entre R$ 8,61 por hora/aula e R$ 6.000,00 mensais.
 
As ofertas são para as funções de Assistente Social, Biomédico (a), Educador Físico da Academia da Saúde, Enfermeiro (a) Plantonista, Enfermeiro (a) USF, Farmacêutico (a), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo (a), Fonoaudiólogo (a) Escolar, Médico, Nutricionista, Nutricionista Escolar e demais cargos.

As inscrições serão realizadas até o dia 6 de novembro de 2014, no site www.idhtec.org.br ou pessoalmente no prédio da Biblioteca Pública Municipal (Avenida José Bezerra Sobrinho, s/nº, Centro), sendo que no local haverá o custo de R$ 8,00 do Manual do Candidato. A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 100,00, conforme o cargo escolhido.
 
Os candidatos inscritos no concurso público 2013 estão automaticamente inscritos neste concurso, para o mesmo cargo a que se inscreveram, sem nenhum ônus (desde que para o mesmo cargo da inscrição). Portanto, se faz necessário que se mantenham informados sobre todos os eventos, através do site: www.idhtec.org.br ou pelo telefone: (81) 3621-0603, no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas de segunda a sexta-feira (dias úteis).

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos, independente do cargo, provavelmente, no dia 07 de dezembro de 2014, no horário das 09:00 às 12:00 horas (horário da manhã). Também haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e Professor I.

Os cadernos de provas também estarão disponíveis, no site da Organizadora (www.idhtec.org.br), juntamente com a divulgação dos Gabaritos Oficiais Preliminares, no dia 08 de dezembro de 2014.

O concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Pedro de Toledo - SP prorroga inscrições

A Prefeitura de Pedro de Toledo, estado de São Paulo, informa que devido à realização do ENEM 2014, houve a necessidade de alterar as datas das provas, bem como prorrogar o prazo das inscrições.
 
O edital de concurso público nº 001/2014, objetiva a contratação de 41 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, mais cadastro de reservas. 
 
Os candidatos contratados farão jus as remunerações que vão de R$ 901,65 a R$ 2.275,11, por jornadas mínima de 08 horas e máxima de 40 horas por semana. 
 
As chances são para os cargos de pedreiro agente de saneamento, eletricista, escriturário, motorista, operador de maquinas, telefonista, médico, farmacêutico, engenheiro civil, professor, entre outros. 
 
As inscrições foram prorrogados até o dia 12 de outubro de 2014, através do site www.assessoarte.com.br
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 45,00 nível médio/técnico e R$ 60,00 nível superior. 
 
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, prática e de títulos. As provas objetivas foram adiadas e estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de novembro de 2014, em locais e horários a serem informados em tempo oportuno. 
 
O gabarito está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova objetiva. 
 
A empresa responsável pela organização e realização do Concurso Público será a Assessorarte Assessoria de Serviços Técnicos Especializados Ltda. 
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada emprego, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo, por igual período.

Concurso Prefeitura de Tauá - CE

A Prefeitura de Tauá, no estado do Ceará, publicou o edital nº. 01/2014 para a realização de concurso público. O concurso que  será executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, oferece 165 vagas em cargos de níveis médio e superior. A remuneração varia entre R$ 724,00 e R$ 2.000,00.
 
O concurso vai selecionar Analista de Controle Interno, Analista de Sistemas, Auditor Fiscal, Prof. Educ. Básica II, Agente de Administração, Cadastrador, Fiscal de Tributos, Guarda Civil I (Operador de Telecomunicações, Socorrista e Trânsito), Guarda Civil II/Patrimonial, Inspetor Sanitário, Secretário Escolar e Técnico (Enfermagem, Saúde Bucal e Informática).
 
Do total de vagas ofertadas, 5% serão destinados aos candidatos com deficiência, desde que esta (deficiência) não os impossibilite ao exercício do cargo.
 
A inscrição será feita somente no site www.uece.br/cev, no período das 08 horas do dia 13 de outubro até as 23h59min do dia 1º de novembro de 2014.
 
Nível Médio e Técnico: R$ 70,00;

Nível Superior: R$ 120,00.
 
O concurso será realizado por meio de prova objetiva e avaliação de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas em data, horário e local a serem informados no cartão de informação do candidato.
 
O gabarito oficial preliminar será disponibilizado na página eletrônica da CEV/UECE no dia da aplicação da prova e, no prazo máximo de até 05 dias, a CEV/UECE disponibilizará, também em sua página eletrônica, a grade de respostas correspondente ao cartão-resposta de cada candidato.
 
As fotocópias para comprovação dos títulos deverão ser autenticadas em cartório e entregues, obrigatoriamente, juntamente com o currículo padronizado, que será disponibilizado no site www.uece.br/cev.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso da autoridade competente.

Prefeitura de Nova Roma do Sul - RS prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, considerando a execução da prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - nos dias 08 e 09 de novembro de 2014, posterga-se as inscrições e a data de realização das provas.

O edital de nº 001/2014 de concurso público, oferta 08 vagas, além de formação de cadastro reserva, para as funções que abrangem os níveis médio e superior.
 
As oportunidades são para os cargos de agente administrativo I e II, agente comunitário de saúde, agente de educação infantil, agente de manutenção e reparos I e II, agente de serviços gerais, enfermeiro, fiscal de obras e posturas, fiscal sanitário e meio ambiente, fiscal tributário, médico clinico geral, médico especialista em psiquiatra, motorista, nutricionista, operador de máquina, psicólogo e técnico agrícola.
 
Os rendimentos para tais cargos variam entre R$ 983,92 a R$ 6.408,34, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições foram reabertas e serão aceitas até o dia 14 de outubro de 2014 , no site  www.energiaessencial.com, mediante pagamento de taxa nos valores de R$ 60,00 para nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.
 
As provas objetivas serão aplicadas, para todos os cargos, no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Nova Roma do Sul, na data prevista de 15 de novembro de 2014. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 18 de novembro de 2014.
 
A validade do Concurso Público será de até 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Formosa - GO

A Prefeitura de Formosa, no estado do Goiás, divulgou os extratos dos editais nº 2 e 3/2014, que estabelecem normas para realização do concurso público destinado à contratação de 113 profissionais para ocupar diversos cargos de níveis fundamental (completo ou incompleto), médio, técnico e superior.
 
A remuneração prevista para os futuros servidores poderá variar de R$ 724,00 a R$ 2.054,07.
 
As vagas ofertadas no edital 2/2014 são para os cargos de auxiliar de topografia (1), agente de serviços e obras públicas (20), auxiliar geral (3), agente de manutenção mecânica (3), auxiliar de manutenção mecânica (14), topógrafo (1), fiscal de vigilância sanitária (7), técnico em edificações (3), desenhista (1), fiscal de obras e posturas (10), fiscal do meio ambiente (4), eletricista (4), engenheiro (civil - 1, agrônomo - 2, ambiental - 1, elétrico - 1), arquiteto (1) biólogo (1) e analista de contratos e convênios (1). O edital 3/2014 tem 34 vagas para o cargo de guarda municipal.
 
As inscrições do edital 2/2014 poderão ser feitas a partir das 14h de 10 de outubro até 09 de novembro de 2014. Para o cargo de Guarda Municipal, as inscrições serão abertas de 15 de outubro até 16 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 73,00. 
 
A prova está prevista para ser aplicada em 21 de dezembro de 2014.
 
Os editais completos serão publicados nos sites: www.ibeg.org.br e ibegconcursos.com.br. Os extratos e retificações foram publicados no Diário Oficial da União (seção 03, página 191 de 10/09/2014 e seção 3, página 212 de 09/10/2014).

Prefeitura de Ibiam - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Ibiam, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 008/2014. O objetivo é preencher duas vagas, mais cadastro de reservas de nível superior. A remuneração prevista para os contratados é de R$ 3.521,33, e terão que cumprir carga horária de 08 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de médico ginecologista e médico pediatra, ambos devem possuir registro no órgão da classe.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de novembro de 2014, no Departamento de Pessoal da Prefeitura de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, 20, das 8h as 11h e das 13:30 as 16:30.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 14 de novembro de 2014, no Centro Educacional Municipal - Eliziane Titon, com inicio as 8:30min e termino as 11:30min.
 
O gabarito preliminar será divulgado através do site www.ibiam.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido pelo período de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados.

Prefeitura de Poços de Caldas - MG abre concurso público

Sob a responsabilidade do Instituto Mineiro de Administração Municipal (IMAM), a Prefeitura de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público n° 002/2014, com a finalidade de ocupar 14 vagas em seu quadro de servidores.

De acordo com o edital, as jornadas serão de 40h semanais para cargos de níveis médio e técnico e de 20h para superior. As remunerações variam de R$ 868,62 a R$ 2.267,00.

As oportunidades são para as funções de Auxiliar de Prótese Dentário, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Cirurgião-dentista nas especialidades de Cirurgia Buco Maxilofacial, Pacientes com Necessidades Especiais, Endodontia, Periodontia e Prótese Dentária, junto ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 15 de dezembro de 2014 até às 23h59 de 15 de janeiro de 2015, pelo site www.imam.org.br. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 107,00.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente á Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura, Posto de Inscrição localizado na Avenida Francisco Salles, nº 343, Centro, Divisão de Recursos Humanos sala 01 Poços de Caldas-MG, no horário de 12h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

Provavelmente, nos dias 14 e/ou 15 de março de 2015, serão aplicadas as provas objetivas de múltipla escolha, eliminatória e classificatória, para todos os participantes do concurso. Os locais e horários de realização das mesmas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico www.imam.org.br, no mínimo 10 (dez) dias antes da data de sua realização.

O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pocosdecaldas.mg.gov.br e www.imam.org.br.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Prefeitura de Fundão – ES divulga edital de concurso público

Por meio do edital nº 001/2014, a Prefeitura de Fundão, no Espírito Santo informou que realizará concurso público para provimento de 152 vagas a cargos de todos os níveis de escolaridade. O anúncio foi feito através da organizadora AOCP Concursos Públicos e as inscrições terão início no dia 28 de outubro de 2014.
 
As oportunidades são para cargos técnicos nas áreas de contabilidade, desenvolvimento agropecuário, edificações, enfermagem, informática e segurança do trabalho. Também são oferecidas vagas de agente administrativo, motorista, assistente de gestão pública, fiscal ambiental, fiscal de vigilância sanitária, secretário escolar, administrador, analistas (administrativo financeiro, ciências biológicas ambientais, engenharia ambiental, química ambiental, gestão pública, recursos humanos e jurídico), arquiteto, assistente social, auditor interno, bibliotecário, contador, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fiscal de renda, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, professores (anos iniciais, arte, ciências, geografia, história, inglês, português e matemática), psicólogo, terapeuta ocupacional, turismólogo e zootecnista.
 
Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 809,59 a R$ 3.645,08, em cumprimento a jornada de 12 a 40 horas semanal.
 
O período de inscrição segue até 20 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.aocp.com.br, com taxa de R$ 60,00 para cargo de nível fundamental, taxa de R$ 80,00 para nível médio e técnico e de R$ 120,00 para cargo de nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva, programada para acontecer no dia 14 de dezembro de 2014. O local e horário estão previstos para serem informados a partir do dia 3 de dezembro de 2014, em edital e cartão de informação do candidato.
 
Estima-se que o gabarito e o caderno de provas sejam disponibilizados um dia após a realização prova.
 
Há cargos em que também será necessário a apresentação de títulos para avaliação. A entrega deve ocorrer via postagem ao endereço da AOCP, caixa postal 131, Maringá - PR, CEP 87.001-970.
 
O resultado será homologado e publicado no Diário Oficial e no site da organizadora.
 
Todas as informações referentes ao concurso serão fornecidas pelo AOCP, através do endereço eletrônico: www.aocp.com.br.
 
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura. 

Escola Municipal de Saúde - SP abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições do processo seletivo n° 002/2014 da Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS - SP), na capital, destinado ao provimento de 08 vagas docentes (nível superior).
 
O objetivo é que esses profissionais atuem junto ao curso de Gerenciamento de Cuidados para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, entre as seguintes regiões Sul, Sudeste, Norte, Centro e Oeste, Leste e Leste II. Os aprovados receberão R$ 60,00 por cada hora-aula em sala e R$ 40,00 por hora de participação em reuniões e capacitações.
 
As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de outubro de 2014, das 9h às 16h, na rua Gomes de Carvalho, vila Olímpia, São Paulo, mediante entrega de documentos listados nos certames.
 
No sistema de avaliação será considerada a formação acadêmica, o conhecimento técnico e metodológico, bem como a experiência profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), na saúde pública, de preferência. Os aprovados nesta etapa serão submetidos à entrevista.
 
A divulgação dos aprovados será feita por meio de edital de resultados, após 30 dias do encerramento das inscrições, publicado no DOC.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 24 meses contado a partir da data da publicação do resultado da seleção no D.O.C.

Concurso Fundação Hospitalar de Saúde - SE

Foi lançado o edital de concurso público nº 01/2014 - FHS/SE que objetiva contratação de 1.654 profissionais de níveis médio e superior para comporem o quadro de servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, Estado de Sergipe. Deste total, 268 vagas são reservadas aos candidatos portadores de deficiência. O edital traz todas as informações do concurso que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 
 
A remuneração vai de R$ 918,33 a R$ 8.080,05. O valor pode ser acrescido de vantagens e gratificações a depender do cargo. São pagas gratificações, como insalubridade, interiorização, criticidade a depender da função desempenhada.
 
Para o atendimento pré-hospitalar móvel, serão destinadas 180 vagas, sendo 88 para cargos de nível superior e 92 para nível médio. Os aprovados para este segmento trabalharão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) ou no Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (SRIHA).
 
Vale lembrar que quem optar pelo pré-hospitalar fará o concurso para o Estado. Ou seja, pode ser lotado em qualquer base do Samu 192 Sergipe ou do Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (SRIHA). Já quem fizer opção pela área hospitalar deverá optar pela Região de Saúde que pretende trabalhar.
 
Já para área hospitalar, são 479 postos de trabalho, divididos entre 12 categorias. Para nível superior, exceto especialidades médicas, serão 270 vagas entre 16 categorias de áreas da Saúde e quatro administrativas. As 51 especialidades médicas ofertadas no edital contemplam 725 vagas.
 
Cargos
As vagas destinam-se aos seguintes cargos: Assistente de Enfermagem II, Condutor de Veículo de Urgência, Motociclista Socorrista, Enfermeiro, Médico Emergência, Assistente Administrativo I, Assistente de Enfermagem II, Assistente de Farmácia, Auxiliar de Serviço Bucal - Oncologia, Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Enfermagem do Trabalho e demais funções.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições, realizadas de 10 de outubro a 09 de novembro de 2014, devem ser feitas pelo site www.ibfc.org.br. Os valores de inscrição são R$ 45 para nível médio e R$ 55 para superior.
 
Provas e Gabaritos
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 14 de dezembro de 2014, e será realizada na cidade de Aracaju/SE. O local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, a partir de 08 de dezembro de 2014.
 
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, em até 24 horas após a aplicação da mesma.

Concurso Prefeitura de Castro - PR

Lançado edital nº 002/2014 de concurso público da Prefeitura de Castro, no Estado do Paraná, para contratação de 08 profissionais de nível superior, mais cadastro de reserva. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com salários que variam de R$ 3.357,26 a R$ 6.434,76, além de gratificação de até R$ 7.000,00.
 
O Concurso será organizado e executado pela KLC – Consultoria em Gestão Pública LTDA.
 
As oportunidades são para Analista de Informática, Assistente Social, Contador, Médico do Trabalho, Médico nas funções de Clínico Geral, Médico da Família e Psiquiatra.
 
As inscrições ficarão abertas até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de outubro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A efetivação da inscrição será mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 120,00.
 
A Prova Escrita Objetiva para todos os cargos será aplicada provavelmente no dia 02 de novembro de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Castro – PR e no site da empresa responsável pela organização do Concurso Público www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Entenda por que pessoas consideram pets como filhos

Foto: Reprodução
Estudo realizado nos Estados Unidos afirma que há áreas cerebrais em comum quando falamos com nossos filhos e nossos cachorros
 
Você chama seu gato ou seu cachorro de filho? Um estudo realizado pelo hospital de Massachusetts e publicado pela revista PLoS ONE investigou o que ocorre com o cérebro de mães quando elas falam com seus filhos e quando se dirigem a seus animais de estimação.
 
— Animais de estimação têm um lugar especial no coração e na vida de muitas pessoas. Vários estudos anteriores já haviam mostrado que os níveis de neuro-hormônios, como a oxitocina — que tem relação com o vínculo e apego materno — aumentam após a interação com animais de estimação — diz Lori Palley, um dos autores do estudo.
 
Os cientistas estudaram um grupo de 16 mulheres que tinham pelo menos um filho com idade entre dois e 10 anos e um cão de estimação que estivesse na família por dois anos ou mais. A pesquisa foi feita em duas etapas. A primeira consistia em uma visita para que os participantes respondessem a questionários quanto às suas relações com os filhos e os cachorros.
 
Na segunda etapa, foi feita uma ressonância magnética funcional, que indica os níveis de ativação em estruturas específicas do cérebro ao detectar mudanças nos níveis de fluxo de sangue e oxigênio . Aos pacientes, eram mostradas fotografias dos filhos e dos cães, alternando entre imagens de crianças e cachorros desconhecidos para aquela pessoa.
 
Os exames de imagem revelaram semelhanças e diferenças na forma como as regiões do cérebro reagiram às imagens. Áreas importantes para funções de emoção e carinho materno tiveram aumento de atividade tanto quando os participantes viram o próprio filho quanto o cachorro. A região conhecida por ser importante para a formação de vínculos foi ativada apenas em resposta a imagens das crianças.
 
— Os resultados sugerem que existe uma rede de cérebro comum importante que é ativada quando as mães visualizam imagens de seus filhos ou dos cães — diz Lucas Stoeckel, outro pesquisador do estudo.
 
Os investigadores afirmam que são necessárias mais pesquisas para replicar essas descobertas em uma amostra maior.
 
Zero Hora

Especialistas dizem que orgasmo vaginal não existe e defendem "zona de prazer"

Novo estudo afirma que prazer feminino se encontra em vários órgãos no entorno do clitóris
 
O "orgasmo vaginal" não existe, afirma um estudo publicado na revista Clinical Anatomy. De acordo com especialistas americanos, o segredo do prazer para as mulheres está no clitóris e em toda a região no seu entorno.
 
Os estudiosos defendem que o ponto G também não existe, pois há um complexo de órgãos que pode estimular o prazer. Eles ainda ressaltam que muitas mulheres em todo o mundo não têm orgasmos durante o sexo com penetração.
 
— A ejaculação masculina não deve significar automaticamente o fim do sexo para as mulheres. Atos como toques e beijos podem ser continuados após o orgasmo masculino para produzir o orgasmo nas mulheres — disse um dos autores do estudo, Vincenzo Puppo.
 
Recentemente, um pesquisador italiano afirmou que a fonte do prazer feminino está em um sistema "altamente dinâmico com estruturas sensíveis". O médico Emmanuele Jannini disse que a existência de um ponto G é muito simplista.
 
— O clitóris, a uretra e a parte da frente da parede vaginal levaram ao conceito de um complexo de órgãos responsáveis pelo prazer — explica o professor.
 
Zero Hora

Já está no Instituto Evandro Chagas paciente suspeito de infecção por ebola

Foto: Reprodução
O paciente, de 47 anos, considerado suspeito de infecção por ebola, já está na Fundação Oswaldo Cruz, em Maguinhos
 
Ele foi transferido, de avião, de Cascavel (PR) para a cidade do Rio nesta manhã. Uma ambulância do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu) e uma equipe do Corpo de Bombeiros acompanharam o paciente da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, até a unidade de saúde. Ele ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência nacional para casos de ebola.
 
O homem suspeito de infecção pelo vírus ebola chegou recentemente da Guiné, um dos três países que concentram, o surto da doença na África, juntamente com a Libéria e Serra Leoa, onde estão concentrado o foco da doença.
 
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o Rio de Janeiro está trabalhando de acordo com determinações do Ministério da Saúde para manter as unidades de saúde em alerta para a possível identificação de sintomas relacionados ao vírus ebola. Um plano de contingência já foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de saúde, Corpo de Bombeiros e Fiocruz. Há equipamentos de proteção individual (EPIs) estocados para os profissionais de saúde.
 
Em caso de suspeita de paciente com o vírus, ele será encaminhado pela unidade de emergência em que for atendido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), que é a unidade de saúde de referência para isolamento e início dos cuidados médicos adequados. O ebola é uma doença de notificação compulsória imediata, que deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, de acordo com a Portaria No 1.271, de 6 de junho de 2014. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente às autoridades de saúde das secretarias municipais, estaduais e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
 
O ebola é causado por um vírus e está relacionado à ocorrência de surtos de febre hemorrágica no continente africano desde 1976. Entre os sintomas estão hemorragia, vômito e febre. A doença só é transmitida por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.
 
Agência Brasil

Aprovada intercambialidade de similares e discussão sobre salões de beleza

A Anvisa aprovou nesta quinta-feira (09/10) a norma que estabelece os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência. Ou seja, os requisitos necessários para que o similar possa substituir o medicamento de referência
 
Pela nova regra, os similares que já tenham comprovado equivalência farmacêutica com o medicamento de referência da categoria poderão declarar na bula que são substitutos ao de marca. A medida poderá ser adotada pelos fabricantes a partir de 1º de janeiro de 2015 e terão 12 meses para fazer a alteração nas bulas.
 
A Anvisa também vai manter uma lista atualizada dos similares intercambiaveis para orientar médicos, farmacêuticos e pacientes sobre quais produtos possuem equivalência já comprovada na Agência.
 
Salões de beleza
Os diretores também aprovaram a iniciativa de regulamentar as atividades de estética e embelezamento. Com isso a Anvisa vai iniciar os trabalhos para definir medidas que garantam mais segurança sanitária em locais como salões de beleza e clínicas de estética. A medida atende a Lei 12.592/12 que reconheceu as atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.
 
O artigo 5º da lei define que estes profissionais devem obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes.
 
O objetivo é definir regras que sejam adequadas ao setor, composto em sua maioria por micro empreendedores, mas que garantam a segurança de profissionais e clientes principalmente em relação a doenças transmissíveis como a hepatites.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA