Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pesquisadores descobrem que câncer de pulmão pode ficar escondido por 20 anos

SPL: A pesquisa mostrou resultados em um determinado
tipo de câncer de pulmão
Equipe agora pesquisar métodos de diagnóstico que identifiquem câncer de pulmão antes que ele se torne maligno
 
Pesquisadores britânicos descobriram que muito antes de se tornar a doença tão agressiva e temida, o câncer de pulmão pode ficar inativo por até duas décadas no organismo do paciente. Isto ajuda a explicar porque a doença é tão resistente, e também porque um número considerável de pacientes tem recaída mesmo após a cirurgia.
 
A equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas de Câncer do Reino Unido estudou o caso de sete pacientes (incluindo fumantes e não fumantes) e descobriram que os primeiros erros genéticos, que causam o câncer, podem existir sem serem detectados por muitos anos até que erros adicionais ativem o rápido desenvolvimento da doença.
 
Os pesquisadores encontraram provas, em dois tumores de ex-fumantes, que alterações de genes relacionados ao câncer ocorreram enquanto os pacientes ainda estavam fumando.
 
“Surpreendentemente, esses pacientes pararam de fumar há 20 anos, indicando que eventos ocorreram provavelmente há mais de 20 anos. Não temos certeza ainda se se trata de um pré-tumor maligno ou se já era um tumor. De qualquer forma, isto sugere que algo que se tornou um tumor já estava presente no pulmão há mais de 20 anos”, disse  Nicholas McGranahan, um dos autores do estudo publicado nesta quinta-feira (9) no periódico científico Science.

20 mitos e verdades sobre o câncer

 
Os pesquisadores ainda não conseguiram criar diagnósticos capazes de identificar o “algo que se torna tumor”. Eles defendem maior investimento em pesquisas neste sentido. “Se pudermos detectar um câncer antes que ele se torne maligno, nós poderemos pará-lo antes que se torne perigoso”, disse.

Alerta aos 13 mitos do câncer

 
Com a descoberta de que a doença pode ficar inativa durante muitos anos, os pesquisadores esperam que aumente a detecção precoce da doença. "Casos de sobreviventes ao câncer de pulmão continuam sendo devastadoramente baixos, mesmo os novos tratamentos têm impacto limitado na doença. Ao entender como ele se desenvolve e evolui, podemos começar a prever seus próximos passos.", disse Charles Swanton, outro autor do estudo.
 
Além de ser um dos tipos de câncer mais comuns – mais de 40 mil pessoas são diagnosticadas no mundo todos os anos – , o câncer de pulmão é pouco entendido ainda e, como disse McGranahan, “entender como ele evolui é essencial para poder combatê-lo”.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário