Com o objetivo de fidelizar clientes, laboratórios farmacêuticos mantém programas próprios de descontos, nos quais o consumidor pode pagar até 60% menos na compra de um medicamento. Ao menos nove empresas já possuem este tipo de estratégia, que fornece, em sua maioria, medicamentos de uso contínuo ou por tempo prolongado. Apesar do benefício, por questões éticas, os programas de descontos são pouco divulgados.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012 apontam que 46,8% da despesa média mensal com saúde da família brasileira são direcionados à compra de remédios, valor superior ao que se gasta com plano de saúde (29,8% da renda com saúde).
As empresas possuem programas e páginas de relacionamento exclusivos para os programas de descontos, como o "Cuidados pela Vida" da Aché, "Libbs Vale Saúde" da Libbs, "Programa Vale Mais Saúde" da Novartis, "HealthCare" da Bayer, "Conexão saúde" da Sanofi-Aventis, "Vida Mais" da Mantecorp, "Faz Bem" da AstraZeneca, e o "Mais Pfizer", da Pfizer. A a Lundbeck Brasil também oferece o programa.
Nos site ou nas centrais telefônicas de relacionamento os clientes podem encontrar os produtos sobre os quais são oferecidos os descontos, que são aplicados sobre o preço máximo ao consumidor na compra do medicamento. Os produtos oferecidos variam de acordo com cada laboratório.
Para receber o benefício é preciso se cadastrar diretamente no laboratório responsável pelo medicamento. As informações podem ser obtidas por meio do telefone de atendimento ao consumidor nas embalagens dos produtos ou pela página da empresa na Internet.
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