Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Remédios para varizes também são alternativas de tratamento

Aliados a hábitos saudáveis, esses medicamentos ajudam a aliviar sintomas e devem ser receitados no começo dos sintomas
 
Por Dr. Bruno de Lima Naves
 
As varizes afetam mais de 50% da população. Como o sangue é liquido, as sensações que temos são de peso, cansaço, inchaço, cãibras, dor, pernas inquietas que pioram com calor. Ficar muito tempo parado na mesma posição, seja em pé ou sentado, também piora o quadro.

Nas mulheres em período menstrual, o problema pode se agravar, pois os hormônios femininos dilatam as veias. As roupas muito apertadas na cintura também podem prejudicar a situação. 
 
Com o passar do tempo, se não cuidarmos destes sintomas, o problema pode se agravar e levar a um quadro de insuficiência venosa crônica com aumento das varizes e do edema. Se evoluir, pode gerar uma pele muito seca e coceira, que pode desencadear uma úlcera (ferida) de difícil cicatrização e, em casos mais avançados, complicações graves como flebites e tromboses.

Como evitar varizes na gravidez?

 
Hábitos simples podem auxiliar na prevenção e também tratamento do problema, tais como: manter um peso equilibrado, uma atividade física regular, que trabalhe bem a musculatura da panturrilha (batata da perna), colocar as pernas elevadas, sempre que possível, e usar meias de compressão, em casos de longos períodos na mesma posição.

Dez perguntas respondidas sobre varizes

 
Além destas atitudes, podemos usar medicamentos chamados de flebotônicos e linfocinéticos que melhoram a circulação de retorno do sangue venoso e do sistema linfático, proporcionando alívio destas sensações. Não podemos falar em cura, mas em um grande alívio dos sintomas decorrentes da sua presença e uma melhora significativa da qualidade de vida.

Conheça 10 mitos e verdades sobre varizes

 
Normalmente estes medicamentos devem ser usados o mais precocemente possível, pois no estágio inicial da doença venosa conseguimos impedir a inflamação na parede das veias. A consequência principal deste problema é a perda da função valvular, levando a veia a se dilatar e ter dificuldade de fazer o sangue retornar ao coração, criando, assim, uma pressão elevada dentro da veia que piora esta dilatação progressivamente.

As complicações das varizes durante a gestação e como evitá-las

 
Quando o sangue tem dificuldade de retornar para o coração há um acúmulo dentro das veias e líquidos fora delas, no espaço entre as células, e este líquido é drenado pelo sistema linfático. 
 
Os medicamentos para varizes, além de impedir a progressão e consequente piora das veias acometidas, ajudam o sistema linfático promovendo um funcionamento melhor do mesmo. Por isto, o uso desta medicação produz alívio das sensações de peso, cansaço, cãibras, melhora o inchaço e os demais sintomas associados às varizes.

Meias elásticas apenas aliviam sintomas de varizes

 
Qualquer pessoa que estiver se sentindo muito incomodada com suas pernas é porque a deterioração das veias pode estar começando e este é o melhor momento de iniciar o uso de medicamentos. Quando receitados por um médico angiologista, que conhece bem estes medicamentos e está apto a escolher um mais adequado para cada caso, o efeito esperado é de melhora intensa dos sintomas.

Varizes

 
Devem ser usados por um período mínimo de 30 dias, pois como agem na microcirculação demoram um pouco para fazer efeito. O efeito costuma durar por mais de 30 dias, após o término de sua utilização, podendo ser repetido por períodos intermitentes. Como são remédios, na maioria, derivados de plantas, são muito bem tolerados e apresentam raramente efeitos colaterais, sendo os mais comuns algumas intolerâncias digestivas. 
 
Enfim, longe de serem medicamentos mágicos, são remédios que exigem uma prescrição correta, mas que proporcionam um grande alívio e uma melhora significativa na qualidade de vida. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário