Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como cuidar da saúde ocular as crianças em fase escolar

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Estimativas indicam que de 8% a 10% dos pequenos nessa fase apresentam algum tipo de problema de visão
 
Estimativas de associações médicas americanas indicam que de 8% a 10% das crianças em idade escolar no mundo apresentam algum tipo de problema de visão. Hipermetropia, miopia e estrabismo, recorrentes nessa fase, podem ser evitados se a rotina de consultas ao oftalmologista-pediatra mantida logo após o primeiro mês de vida.
 
A doutora em oftalmologia e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia-Pediátrica Rosane da Cruz Ferreira explica que, até os dois primeiros anos de vida, o tamanho do olho e a capacidade de enxergar das crianças alcançam um desenvolvimento de 90%. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um especialista a cada seis meses nessa fase para detectar problemas como a hipermetropia, que ocorre quando a criança precisa fazer um grande esforço para enxergar o que está mais próximo.
 
– Na maioria das vezes, a criança não tem a visão diminuída, mas apresenta dificuldade de se concentrar nas atividades de perto. Tenho pacientes que são diagnosticados como hiperativos, e quando chegam no consultório descobrimos que, na verdade, têm cinco graus de hipermetropia.
 
Começamos o tratamento e os sintomas desaparecem – relata.
 
Problemas de visão na fase escolar também podem estar relacionados a alguns hábitos cada vez mais comuns na rotina de pais e filhos. Passar muito tempo em frente a telas pequenas, como as de tablets e celulares, pode levar a casos de miopia.
 
– Eles já nascem vendo vídeos em uma telinha de dois por dois e isso ensina o cérebro que a visão de perto é a mais importante. Então, ela vai ficando cada vez melhor, em detrimento da visão de longe, gerando a miopia – observa oftalmologista-pediatra.
 
As escolas também podem desempenhar um papel importante na tarefa de prevenir problemas de visão nas crianças e adolescentes. Em março, a cidade de Pelotas aprovou um projeto de lei que prevê a realização de um teste da acuidade visual nos colégios da rede municipal. Profissionais das escolas e das Unidades Básicas de Saúde estão sendo treinados por técnicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para aplicar o teste em alunos de cinco a 14 anos, a partir de novembro.
 
– Uma criança em idade escolar pode ter dificuldade visual e não saber que não enxerga. O teste é de uma aplicação muito fácil e pode identificar se a criança tem dificuldade de enxergar, ajudando a ter um diagnóstico mais rápido – explica o clínico homeopata e professor da UCPel, Roni Quevedo, defensor da proposta de obrigatoriedade da realização do teste.

Leia também:

Dores de cabeça em crianças raramente indicam a necessidade de óculos

Conheça seis sinais de alerta para a sua visão

Conheça a síndrome da visão do computador e saiba como se prevenir

Baixo peso ao nascer pode ser fator de risco para perda da visão no futuro

Oftalmologista explica como identificar sinais de problemas oculares nas crianças 

 
Fique atento

Alguns sinais podem indicar problemas de visão nas crianças:
 
— Chegar muito próximo ao quadro na sala de aula para copiar os conteúdos

— Ter dificuldade de concentração ao realizar atividades de perto

— Apresentar dores de cabeça durante o horário escolar e dores ou lacrimejamento nos olhos
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário