Correção postural, aumento da flexibilidade e força abdominal são alguns dos benefícios mais conhecidos que essa modalidade traz aos seus praticantes.
O aumento do número de adeptos do Pilates é perceptível nas academias do país, entretanto ainda não há uma estatística precisa referente a esse crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Pilates, a rapidez dos resultados é um dos fatores que incentiva as pessoas a começarem a praticar essa atividade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), praticar uma atividade física regular moderada reduz a gravidade de deficiências ligadas a cardiopatia e outras doenças crônicas. Dessa forma, o Pilates pode ser considerado um método muito bom de prevenção, pois atua no desenvolvimento da estabilidade corporal, além de melhorar a respiração, flexibilidade, corrigir a postura, prevenir lesões e aumentar a autoestima . “Com a prática regular do Pilates é possível adquirir uma força maior nos músculos do corpo, o que influencia nas atividades exercidas diariamente”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico, Tânia Fleig.
Indicado para todas as idades, especialmente para aqueles que sofrem de dores crônicas ou problemas musculares, o Pilates não causa desgaste dos músculos, nem das articulações, pois envolvem exercícios de baixo impacto e com poucas repetições. “Qualquer pessoa pode praticar a atividade, mas se tem dores musculares, problemas ósseos ou crônicos é melhor que o trabalho seja acompanhado por um fisioterapeuta, além do instrutor físico”, alerta Tânia.
Para quem sofre com dores nas costas, o Pilates também é uma boa opção como forma de tratamento, “Os exercícios, que podem ser feitos com aparelhos específicos ou com a Gym Ball, promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal”, afirma a fisioterapeuta. “E por trabalhar com exercícios direcionados para outras partes do corpo, também contribuem para a reabilitação de diversas patologias”, finaliza a profissional.
Fonte Corposaun
Mais um ano chega ao fim e as pessoas procuram, de toda maneira, começar um novo ano totalmente renovado. A acupuntura, método da medicina tradicional chinesa, pode ajudar nesse quesito.
O final do ano chegou e é neste momento que as pessoas já pensam no que vão fazer nas férias de janeiro e com o décimo terceiro. Algumas gastam em viagens, presentes de natal, lembrancinhas ou investem, mas outras preferem designar em algo mais pessoal, algum desejo ou uma vontade de realizar um sonho que parece distante.
O verão está chegando e as idas à praia e piscina ficam muito mais frequentes. Em busca da cor dourada, tão desejada pelas mulheres, alguns cuidados essenciais são deixados de lado nesta temporada de sol e calor. Com isso, a saúde da pele é prejudicada e pode resultar em consequências graves em longo prazo, como queimaduras e até mesmo câncer de pele.
No campo das ciências médicas e biológicas, a doença precede o diagnóstico e o tratamento, e é assim também na área da psicologia. Muito se tem a pesquisar ainda, tanto em relação às enfermidades do corpo, como câncer e Aids, quanto aos males da alma.
Que os excessos fazem mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que alguns homens desconhecem é que seus maus hábitos sociais podem comprometer a fertilidade e por em risco planos futuros de constituir uma família.
Não é nada fácil saber se o restaurante, a lanchonete ou o bar segue normas de boas práticas na área de segurança de alimentos. Atualmente cerca de 30% da população brasileira almoça fora de casa durante a semana, segundo dados do Portal Alimentação Fora de Casa. A estimativa é que esse percentual suba para 50% em 2020.
Os acidentes envolvendo motociclistas mais do que dobraram nos últimos anos. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelou que das 94.390 pessoas internadas em hospitais por causa de acidentes de trânsito em 2008, 19.736 apresentaram alguma sequela, como lesões permanentes, traumatismos e amputações.
Depressão é uma doença psicossomática de natureza afetiva que pode ser desencadeada por diversos fatores, como o uso de certos tipos de medicação, doenças neurológicas, cardiovasculares, oscilações hormonais e principalmente por fatores genéticos.
O verão vem chegando e muitas pessoas estão correndo atrás do prejuízo de não terem mantido uma alimentação saudável durante o ano.
Unidades serão criadas com recursos do Ministério da Saúde e geridas por municípios e Estado
Exercitar de estômago vazio leva ao que se chama de 'estado de racionamento de energia'
Em debate realizado pela IT Mídia, executivos concluem que para se ter sucesso na contratação é preciso ter claros a missão e valores da empresa. Além disso, investir em treinamento também é aspecto importante
A redução também segue a perda das patentes de um dos seus produtos mais vendidos, o Lipitor, nos EUA. O medicamento foi responsável por US$ 9,6 bilhões em receitas no ano passado
Procuradoria Geral da República pede a exclusão de seis tipos de despesa do cálculo dos gastos mínimos com saúde, estas somam R$ 2,2 bilhões na proposta orçamentária
Para a entidade, o preenchimento, pelo médico, de formulários elaborados pelas companhias de seguros de vida não têm qualquer vínculo com a atestação médica relativa à assistência ou ao óbito
Nesta quarta-feira (19/12), o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), parte integrante do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), lança a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres. 