Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pilates pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e prevenir lesões

Correção postural, aumento da flexibilidade e força abdominal são alguns dos benefícios mais conhecidos que essa modalidade traz aos seus praticantes.
 
O aumento do número de adeptos do Pilates é perceptível nas academias do país, entretanto ainda não há uma estatística precisa referente a esse crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Pilates, a rapidez dos resultados é um dos fatores que incentiva as pessoas a começarem a praticar essa atividade.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), praticar uma atividade física regular moderada reduz a gravidade de deficiências ligadas a cardiopatia e outras doenças crônicas. Dessa forma, o Pilates pode ser considerado um método muito bom de prevenção, pois atua no desenvolvimento da estabilidade corporal, além de melhorar a respiração, flexibilidade, corrigir a postura, prevenir lesões e aumentar a autoestima . “Com a prática regular do Pilates é possível adquirir uma força maior nos músculos do corpo, o que influencia nas atividades exercidas diariamente”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico, Tânia Fleig.
 
Indicado para todas as idades, especialmente para aqueles que sofrem de dores crônicas ou problemas musculares, o Pilates não causa desgaste dos músculos, nem das articulações, pois envolvem exercícios de baixo impacto e com poucas repetições. “Qualquer pessoa pode praticar a atividade, mas se tem dores musculares, problemas ósseos ou crônicos é melhor que o trabalho seja acompanhado por um fisioterapeuta, além do instrutor físico”, alerta Tânia.
 
Para quem sofre com dores nas costas, o Pilates também é uma boa opção como forma de tratamento, “Os exercícios, que podem ser feitos com aparelhos específicos ou com a Gym Ball, promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal”, afirma a fisioterapeuta. “E por trabalhar com exercícios direcionados para outras partes do corpo, também contribuem para a reabilitação de diversas patologias”, finaliza a profissional.
 
Fonte Corposaun

Acupuntura ajuda no abuso da gordura e álcool, depressão fatores comuns no início do ano

Mais um ano chega ao fim e as pessoas procuram, de toda maneira, começar um novo ano totalmente renovado. A acupuntura, método da medicina tradicional chinesa, pode ajudar nesse quesito.
 
Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 28 anos e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), “o paciente deve procurar um profissional especializado, com ótimas referências, para começar o ano de maneira agradável, e praticar a acupuntura sempre com o mesmo profissional durante os próximos 6 meses, no mínimo, para que os efeitos sejam realmente positivos”.

Segundo Dr. Luna, a acupuntura deve se tornar uma prática habitual para que o dia-a-dia se torne muito mais light, como centenas de pessoas tem percebido. Segundo levantamento do SUS, o número de pacientes atendidos chegou a 1,2 milhão em relação a 2011 – um crescimento de mais de 76%.
 
Vejamos alguns exemplos em que a acupuntura é ideal nessa época do ano:
 
- Abusos da mesa de fim de ano: No final do ano todo mundo abusa de gorduras, álcool e açúcar e isso pode ser ruim para a saúde – além de atender em seu consultório pessoas com esses “problemas”, o acupunturista Dr. Luna dá dicas para aqueles que desejam minimizar os efeitos deletérios dessa época do ano através da Acupuntura e das plantas medicinais;
 
- Depressão de final de ano: muitas pessoas ao invés de ficarem alegres nessa época do ano, acabam melancólicas por conta das perdas de entes queridos acumuladas ao longo da vida ou mesmo durante o ano que finda. O acupunturista Dr. Luna costuma tratar muita gente com esses sintomas.
 
- Contas altas e estresse inicial: já é fato que o brasileiro gasta horrores com as contas iniciais de início de ano – IPVA, IPTU, material escolar, entre outros… Muitas pessoas já se veem em situação estressante, preocupadas e nervosas, o que atinge todo o sistema nervoso central e que acaba sendo descarregado em todo o corpo. O acupunturista Dr. Luna explica como a acupuntura alivia essa tensão.

Fonte Corposaun

Férias e 13º: combinação perfeita para o sonho da cirurgia plástica

O final do ano chegou e é neste momento que as pessoas já pensam no que vão fazer nas férias de janeiro e com o décimo terceiro. Algumas gastam em viagens, presentes de natal, lembrancinhas ou investem, mas outras preferem designar em algo mais pessoal, algum desejo ou uma vontade de realizar um sonho que parece distante.
 
Um estudo feito pelo Instituto Data Popular apontou que 40,7% das mulheres que poupam o dinheiro são para realizar algum objetivo pessoal, como por exemplo, a cirurgia plástica.
 
“Hoje, todos tem o sonho de corrigir alguns defeitinhos que incomodam no corpo, que não são solucionados apenas com dieta, tratamentos estéticos ou academia, mas necessita de um procedimento cirúrgico”, explica Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica. Por isso, homens e mulheres aproveitam o bônus do décimo terceiro salário e também a época de férias, assim ficando mais acessível e fácil de fazer.
 
Mas, além disso, após se preparar fisicamente e financeiramente, é muito importante pesquisar as opções de médicos cirurgiões, os métodos usados, como se deve proceder antes e após a operação, entre muitos outros detalhes para evitar os problemas de saúde e transformar o sonho em pesadelo. Além de obedecer ao tempo de repouso pós-cirúrgico, outro detalhe que deve ser observado é que o que é muito rápido ou o mais barato pode sair caro. Por isso, é importante escolher o médico especialista que se aproxime mais da necessidade do paciente e que tenha boas recomendações e registros regulamentares.
 
Perguntar sobre tudo também é preciso: tempo de internação, riscos envolvidos, anestesia, tempo de internação, pós-operatório. No caso de próteses de silicone é necessário ficar atento, pois isso influencia diretamente no preço do serviço e na saúde do paciente. Por isso, o processo é longo e deve-se fazer um planejamento para a recuperação. Ver quanto tempo das férias irá pegar ou se precisará se ausentar do trabalho por alguns dias, pois a licença trabalhista só é concedida em caso de doença, acidente ou cirurgia reparadora, para procedimentos estéticos não há como abonar os dias faltosos.
 
“A preparação é importante, mas é sempre necessário fazer os cálculos de tudo: preço e tempo. Planejar-se financeiramente para ocorrências quaisquer e ausência nos afazeres do dia a dia também.”, afirma Korn. Mas, quem não se organizou, mas quer investir o 13º nesse sonho do aperfeiçoamento corporal, há como dar uma entrada e financiar o restante do valor da cirurgia plástica, pois existem alguns órgãos e instituições que realizam esse tipo de serviço, como é o caso do Centro Nacional – Cirurgia Plástica. Funciona como um intermediador de serviços administrativo-financeiros, assessorando pacientes perante médicos e hospitais, com o objetivo de intermediar e organizar as questões financeiras entre um e outro, além de todo o procedimento da cirurga.
 
Fonte Corposaun

Verão: conheça os alimentos que ajudam a conquistar o bronzeado perfeito

O verão está chegando e as idas à praia e piscina ficam muito mais frequentes. Em busca da cor dourada, tão desejada pelas mulheres, alguns cuidados essenciais são deixados de lado nesta temporada de sol e calor. Com isso, a saúde da pele é prejudicada e pode resultar em consequências graves em longo prazo, como queimaduras e até mesmo câncer de pele.
 
A exposição ao sol em excesso faz mal, principalmente entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, período que deve ser evitado. É necessário usar protetor solar no mínimo com fator de proteção 20 e reaplicar a cada duas horas para manter a pele saudável, evitando rugas e ressecamentos.
 
A alimentação é uma grande aliada na conquista do bronzeado desejado e para obter resultados mais eficientes é preciso turbinar a dieta com alimentos ricos em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e favorece a tonalidade bronzeada da pele quando exposta ao sol.
 
Algumas dicas são importantes para potencializar a capacidade de bronzeamento: tomar suco de duas ou três frutas antes de se expor ao sol, por exemplo, suco de laranja, tomate e papaia ou melão, melancia e caju, e consumir saladas com tomate, cenoura e pimentão. Outra dica é adicionar ao cardápio espinafre ou brócolis pelo menos uma vez ao dia e abóbora refogada ou em forma de purê três vezes na semana. A terceira recomendação é substituir a batata inglesa pela batata doce.
 
Alimentos ricos em betacaroteno que auxiliam o bronzeado:
 
• Cenoura

• Abóbora

• Manga

• Laranja

• Damasco

• Papaia

• Espinafre

• Manga

Brócolis

• Batata Doce

• Caju

• Melancia

• Melão

• Tomate

• Pimentão amarelo e vermelho
 
Sobre o Bronzeamento solar:
O bronzeamento solar é um escurecimento da pele (especialmente das pessoas de pele mais clara) em resposta fisiológica natural estimulada pela exposição voluntária (banho de sol) ou não à radiação ultravioleta da luz solar. Se uma área da pele for exposta excessivamente ao sol, esta área de bronzeamento pode se desenvolver em uma queimadura solar.
 
Fonte Corposaun

Brasil é vice-líder mundial em incidência da Osteoartrite

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de incidência da Osteoartrite no mundo, perde apenas para os Estados Unidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre todas as doenças que acometem os indivíduos a partir da quinta década da vida, a Osteoartrite é a mais comum delas. Apesar de ainda não ter cura, o tratamento correto da doença permitirá controlar o avanço da enfermidade e garantir mais qualidade de vida ao portador.
 
“A Osteoartrite não tem cura; mas com o tratamento adequado é possível controlar a progressão da doença. Para isso é fundamental um diagnóstico precoce para garantirmos a qualidade de vida do paciente. Além do uso de medicamentos, o condicionamento físico e controle do peso são medidas importantes para o controle dos sintomas”, explica o ortopedista José Francisco Nunes Neto.
 
Também conhecida como Osteoartrose, Artrose ou Doença Articular Degenerativa, a Osteoartrite atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. A enfermidade se caracteriza principalmente pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, conhecidas popularmente como “bico de papagaio”. O atrito dos ossos provoca inflamação e dor.
 
Ainda segundo dados da OMS, a Osteoartrite é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida, para cada ano vivido. A Organização Mundial da Saúde orienta que o tratamento da enfermidade atue em três pontos: inflamação, cronicidade da dor e desgaste da cartilagem. O mecanismo de ação do Harpagophytum procumbens DC foca esses três pilares para o tratamento. Um estudo, realizado na Inglaterra, com 259 pacientes portadores de Osteoartrite, revelou que mais de 80% dos participantes apresentaram redução da dor e melhora da qualidade de vida com o uso desta substância.
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu o Harpagophytum procumbens DC na lista de distribuição gratuita para o tratamento da Osteoartrite. A inclusão foi feita após análise das evidências científicas em relação à substância. “As pessoas não devem usar chás nem plantas de procedência desconhecida, pois não sabem a dose certa a tomar. O fitoterápico precisa ser industrializado, pois o processo de fabricação conta com controles rígidos de qualidade que garantem a formulação correta”, orienta o especialista.
 
Recomendações

• Consultar o médico e seguir o tratamento medicamentoso recomendado por ele.

• Repousar por algum tempo durante o dia e depois de atividades que solicitem a articulação acometida pela Osteoartrite.

• Adotar uma postura cuidadosa ao sentar-se, levantar objetos e andar, para evitar posições forçadas que sobrecarreguem as articulações.

• Evitar atividades que promovam impactos repetitivos e carregar peso.

• Usar sapatos confortáveis que ofereçam boa base de apoio.

• Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura para conferir estabilidade às articulações.

• Controlar o ganho de peso.

• Usar bengala ou andadores – certamente esses objetos lhe darão maior independência de locomoção.

• Utilizar sempre os corrimãos das escadas e as alças de apoio no banheiro.
 
Fonte Corposaun

Transtorno dismórfico corporal

insed Transtorno dismórfico corporalNo campo das ciências médicas e biológicas, a doença precede o diagnóstico e o tratamento, e é assim também na área da psicologia. Muito se tem a pesquisar ainda, tanto em relação às enfermidades do corpo, como câncer e Aids, quanto aos males da alma.
 
Uma doença física ou mental pode ter mais de uma causa e, em relação ao transtorno dismórfico corporal (TDC), há várias hipóteses, poucas certezas e um longo caminho em termos de cura.
 
O TDC caracteriza-se por insatisfação em relação a uma ou mais partes específicas do corpo, o que provoca sensações de desconforto e ansiedade, que pode evoluir para uma não aceitação do aspecto físico, mesmo que a percebida imperfeição seja mínima ou inexistente. A pessoa então começa uma via-crúcis a consultórios de dermatologistas e cirurgiões plásticos, em busca de solução para o seu problema. Como o desconforto é subjetivo, os resultados das intervenções frustram o indivíduo, que volta a procurar os mesmos profissionais ou tentar outros, numa busca inútil.

O transtorno tem origens multifatoriais, ou seja, não se pode apontar uma causa apenas. Concorrem para o aparecimento do TDC fatores neurobiológicos, provocados por um desequilíbrio químico no cérebro. Há os fatores psicológicos, relativos a características de personalidade, também os sociais e culturais, além dos ambientais e familiares. A síndrome provoca significativo sofrimento emocional e prejuízo no desempenho em importantes áreas da vida, desde a profissional aos relacionamentos afetivos, familiares e sociais.
 
Num mundo globalizado, as diferenças se diluem. O mercado é um poder visível nos outdoors e anúncios, no cinema, na gastronomia, na cultura e na política. Como canta Caetano Veloso, é “a força da grana que ergue e destrói coisas belas”, entre estas, a humanidade. A vida de boa parte da população do planeta virou uma corrida maluca em direção ao consumo, ao acúmulo de bens e serviços que se acredita precisar sem mesmo saber por quê. Aí entra o corpo, como um objeto a ser modificado, melhorado, transformado para ser amado, reconhecido. Mas de quem é este corpo, já que quem o habita não o aceita? Esta é uma das questões apresentada pelo TDC.
 
A pressão exercida pelos pais, em relação à aparência física deles mesmos e dos filhos, contribui para o desenvolvimento destedistúrbio. Pais exageradamente críticos, sempre envolvidos com dietas e exercícios físicos, tratamentos dermatológicos e cirurgias plásticas, passam a mensagem de que o importante é o exterior, que beleza é garantia de sucesso. Mas a criança ou adolescente pode desenvolver insegurança, problemas de autoimagem e autoestima e outros mais graves se sofrer abuso psicológico e/ou físico, se os pais forem ausentes ou indiferentes às necessidades deles e não fornecerem os cuidados básicos para um crescimento saudável.
 
Isto não significa que filhos de pais que encaram a questão estética de forma totalmente diferente não desenvolvam o TDC. Ainda há os outros fatores desencadeantes, já mencionados. Pais cujos filhos evitam o contato social, trancam-se no quarto e manifestam baixa autoestima, dizendo-se feios e desinteressantes, devem averiguar se o jovem não é vítima de bullying. Se não for o caso, é indicado procurar orientação a respeito de outros distúrbios, como depressão, ansiedade, fobia social. O diagnóstico correto é fundamental para o tratamento, que, quanto mais precoce, melhor o prognóstico.
 
Fonte Corposaun

Fumar, beber e comer em demasia põe em risco a capacidade masculina de ter filhos

Que os excessos fazem mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que alguns homens desconhecem é que seus maus hábitos sociais podem comprometer a fertilidade e por em risco planos futuros de constituir uma família.
 
“O impacto negativo do fumo, do álcool e da obesidade naqueles que estão querendo gerar um filho é muito grande. As centenas de substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas aumentam o estresse oxidativo sistêmico, empobrecendo a qualidade do esperma”, diz o doutor Edson Borges – especialista em Reprodução Humana do Fertility – Centro de Fertilização Assistida, em São Paulo.
 
Já a obesidade, além de representar um risco para a saúde em geral, aumenta as chances de o paciente ficar diabético. “Testes de DNA com espermatozoides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso, podendo resultar em infertilidade masculina, problemas de gestação e abortos espontâneos, principalmente quando o paciente desconhece a doença”, diz o médico. “O diabético costuma apresentar uma significativa redução no volume de sêmen. Em cada seis casais com um dos cônjuges portador de diabetes tipo 2, pelo menos um precisa recorrer a uma clínica especializada em medicina reprodutiva para gerar um filho”.
 
Borges também chama atenção para um mau hábito que reduz as chances de uma fertilização assistida bem-sucedida: o elevado consumo de gordura e carne vermelha. “O consumo elevado, diário, de carne vermelha por adultos reduz as chances de gravidez principalmente por causa dos efeitos negativos que xenoestrogênios e esteróides anabolizantes – tóxicos sintéticos presentes em maior ou menor medida nas carnes industrializadas – desempenham no sistema reprodutor masculino”.
 
Na opinião do especialista, é fundamental o acompanhamento nutricional e emocional do casal assim que dá início a um tratamento de fertilização assistida. “Além de reorganizar os hábitos do paciente, é indicado o consumo de grãos e frutas para elevar a qualidade do esperma durante todas as fases do tratamento. Nossos resultados, inclusive, sugerem que não só o homem deve ser bem informado sobre os efeitos que os hábitos de vida desregrados exercem no sucesso do tratamento, como também sua companheira”.
 
Fonte Corposaun

Alimentação fora de casa requer cuidados

Não é nada fácil saber se o restaurante, a lanchonete ou o bar segue normas de boas práticas na área de segurança de alimentos. Atualmente cerca de 30% da população brasileira almoça fora de casa durante a semana, segundo dados do Portal Alimentação Fora de Casa. A estimativa é que esse percentual suba para 50% em 2020.
 
Com a proximidade do verão os cuidados precisam aumentar, seja de clientes, seja dos donos de estabelecimentos. Entre os itens que podem ajudar a garantir maior segurança é a instalação de um termômetro que apresente a temperatura em que estão acondicionados os alimentos ou manter um monitoramento periódico por profissionais do estabelecimento.
 
Claudia Servaes, diretora de uma empresa de consultoria especializada em qualidade, higiene e segurança de alimentos, reforça a importância de as pessoas procurarem conhecer alguns procedimentos adotados pelo estabelecimento. “Não há como falar em segurança de alimentos sem considerar o fator temperatura. O não cumprimento das normas ideais de conservação favorece a multiplicação de microrganismos e, consequentemente, a contaminação das pessoas”, explica.
 
Talvez muitos consumidores não saibam, mas a temperatura em que o alimento está acondicionado influência no prazo que o mesmo pode ficar em exposição. No caso dos pratos quentes, se um alimento permanece entre cinco e 60 graus, o mesmo pode ficar em exposição por apenas duas horas, enquanto acima de 60 graus até seis horas. Já os pratos frios, se estiverem abaixo de 10 graus, podem ficar em exposição até quatro horas.
 
No caso dos estabelecimentos, Claudia enfatiza que os principais problemas identificados estão relacionados às boas práticas, como a higiene, assim como o incorreto armazenamento e o prazo de validade dos alimentos. “As empresas precisam seguir as legislações de suas cidades ou estados para que não ocorram prejuízos futuros, como multas e até mesmo o fechamento”, ressalta.
 
Fonte Corposaun

Aumentam lesões causadas por acidentes de moto

Os acidentes envolvendo motociclistas mais do que dobraram nos últimos anos. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelou que das 94.390 pessoas internadas em hospitais por causa de acidentes de trânsito em 2008, 19.736 apresentaram alguma sequela, como lesões permanentes, traumatismos e amputações.
 
Os acidentes com moto e atropelamentos estão entre os principais motivos dos ferimentos no trânsito.
 
Na tentativa de reduzir o número de acidentes e lesionados, entrou em vigor no último dia 4 novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para os motociclistas de todo o País, que determinam, entre outras medidas, o uso obrigatório de equipamentos de segurança, como protetor de pernas.

 Um estudo realizado com dados do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) revelou que em 2011 houve um crescimento de 45% nas indenizações pagas às vítimas de acidentes de trânsito em relação ao ano anterior. Mais da metade dos acidentados têm entre 18 e 34 anos, faixa etária que concentra o maior índice de pagamento de benefício por invalidez permanente. A pesquisa também apontou que a motocicleta foi o principal veículo envolvido nos casos de mutilação e amputação.

Reconstrução óssea – As amputações resultam na maioria das vezes em longos períodos de inatividade ou invalidez permanente. Entretanto muitos casos de indicação de amputação de membros inferiores e superiores por traumas, como nos acidentes de motocicleta, podem ser evitados com a técnica de reconstrução óssea. Segundo o médico ortopedista Richard Luzzi, coordenador do Centro de Excelência em Reconstrução Óssea (CERO), a técnica cirúrgica permite reverter a maioria das amputações, desde que ainda haja circulação sanguínea no membro afetado. “Mesmo que os músculos e os ossos estejam comprometidos, é possível realizar o procedimento com técnicas de reenxerto, transplante ósseo, uso de fixadores externos para preenchimento de falhas e outros métodos que permitem a reconstrução”, explica Luzzi.

De acordo com o ortopedista Renato Slomka, especialista do CERO Curitiba e do CERO do Rio Grande do Sul, quanto mais precocemente forem encaminhados os casos de trauma decorrentes dos acidentes de moto, com lesões graves nos membros, melhores são os resultados da reconstrução óssea. Entretanto a técnica também é empregada com sucesso no tratamento de sequelas e complicações, como osteomielites (infecções ósseas). “Tratamos com frequência de casos que os médicos nos encaminham porque não têm mais recursos a oferecer”, conta Slomka, que tem 24 anos de experiência com a técnica e foi um dos primeiros médicos a trazer para o Brasil a utilização de fixadores externos na recuperação de fraturas.

A reconstrução óssea também é utilizada no tratamento de doenças congênitas, infecciosas, metabólicas ou degenerativas, como a artrose. Além de evitar amputações, a técnica cirúrgica reduz gastos em longo prazo, já que o custo de manutenção de uma prótese é três vezes maior do que o tratamento. O método também contribui para a diminuição do custo social, pois pode reduzir o período de inatividade do paciente e até evitar a invalidez permanente.

Fonte Corposaun

Como a dieta ortomolecular atua na cura da depressão

Depressão é uma doença psicossomática de natureza afetiva que pode ser desencadeada por diversos fatores, como o uso de certos tipos de medicação, doenças neurológicas, cardiovasculares, oscilações hormonais e principalmente por fatores genéticos.
 
Pode ser diagnosticada pela presença de sintomas como insônia, falta de apetite, problemas de concentração, solidão, mau humor e perda da vontade de viver.
 
Há inúmeros tratamentos eficazes para lidar com a depressão. A Dieta Ortomolecular é uma grande aliada e pode ajudar na cura desta doença por meio de uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. É importante lembrar que os transtornos depressivos devem ser necessariamente acompanhados por um especialista.
 
De acordo com a Medicina Ortomolecular, o primeiro passo para combater a depressão é eliminar hábitos de consumir café e bebidas alcoólicas, além de cortar doces e alimentos com muito açúcar. O segundo passo é acrescentar no cardápio alimentos que contenham triptofano, substância que proporciona a sensação de bem estar, magnésio, ferro, folato e vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.
 
Alimentos ricos em nutrientes essenciais:
 
Triptofano: leite, iogurte desnatado, queijo branco, soja, peixes, lentilha, feijão e banana.

Magnésio: queijo, maçã, cereais integrais, nozes, amêndoas e amendoim.
 
Ferro: fígado, ervilhas, feijão, carne vermelha, batata, espinafre, pão integral, brócolis, ovos, queijo, leite e vegetais folhosos.
 
Folato: fígado, espinafre, repolho, alface, laranja, brócolis, banana e ovos.
 
Vitamina B1: fígado, carne de porco, gérmen de trigo, gema de ovos, peixes e farinhas integrais.
 
Vitamina B2: fígado, língua de boi, espinafre, berinjela, óleo de peixe e arroz integral.
 
Vitamina B6: fígado, peixe, amendoim e couve-flor.
 
Vitamina B12: fígado, ostra, leite, queijo e carne de frango.
 
Vitamina C: limão, laranja, abacaxi, acerola, goiaba, alface, pimentas, pimentão, tomate, agrião e espinafre.
 
Fonte Corpusaun

Alimentos saudáveis e refrescantes para o verão

O verão vem chegando e muitas pessoas estão correndo atrás do prejuízo de não terem mantido uma alimentação saudável durante o ano.
 
As atitudes e hábitos alimentares saudáveis ao longo do ano todo são o verdadeiro segredo do sucesso para manter a saúde e a boa forma, porém se este não é o seu caso, esse é o momento de adotar uma alimentação leve, saudável, rica em vitaminas e líquidos, para desfrutar de todos os seus benefícios.

O beta-caroteno é uma ótima dica para quem procura um bronzeado mais duradouro porque serve de matéria-prima para a síntese da vitamina A que auxilia na produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. Já a Vitamina C, é um potente antioxidante e ótimo para a imunidade, como exemplo de beta-caroteno temos: mamão, manga, pêssego, cenoura, beterraba, abóbora, agrião e espinafre e de Vitamina C são limão, laranja, acerola, morango, caju, kiwi, maracujá e brócolis.
 
Se você não está habituado a comer frutas e vegetais ou até mesmo não gosta, uma boa maneira de consumi-los é por meio de sucos naturais. Além de serem muito saudáveis e refrescantes, auxiliam na hidratação do organismo e você absorve as vitaminas e minerais dos ingredientes.

Não esqueça que a melhor forma de suprir a perda de líquidos no calor é bebendo água. Se você não tem esse costume, precisa adquiri-lo. Pois os refrigerantes têm uma pequena capacidade de hidratar em decorrência da presença de gás e do alto teor de açúcar. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois além de estimular a perda de água pelo organismo são muito calóricas.

Coma peixe pelo menos três vezes por semana; Utilize o sal só quando for extremamente necessário, assim como o açúcar, mas não siga essas dicas somente no verão, faça uma reeducação alimentar com um médico e leve uma vida saudável a partir de hoje. Não esqueça que os exercícios devem ser feitos regularmente e no calor beba muita água e prefira roupas leves. Sempre leve na bolsa uma fruta ou lanche saudável, comer de três em três horas é muito importante.

Fonte Corposaun

Idosa com síndrome rara não consegue tirar músicas da cabeça

Cath Gamester conta que transtorno começa desde que acorda e só termina pouco antes de dormir
 
Aos 84 anos, a aposentada britânica Cath Gamester sofre de uma síndrome rara que anualmente afeta apenas um em cada 10 mil sexagenários.
 
Trata-se da ear syndrome, ou síndrome do ouvido musical, embora no Brasil o tema seja tratado simplesmente pelo termo 'alucinações musicais'.
 
Os idosos que sofrem com o problema tendem a ouvir uma lista de seis a dez músicas que se repetem constantemente em suas cabeças.
 
Eles contam que o transtorno começa desde que acordam e vai evoluindo ao longo do dia, passando por suas tarefas diárias, como assistir TV.
 
O problema só termina pouco antes de dormir. E o pior é que as músicas são sempre as mesmas.
 
No caso de Gamester, a lista inclui Parabéns a Você, o hino nacional britânico, e hinos religiosos, sempre na voz de um tenor masculino — que ao menos é do seu agrado.
 
É um tenor, uma voz de homem. E é uma voz bonita, muito forte e alta, com música de som de fundo.
 
Dentre as seis canções que ela ouve sem parar, uma delas é, sem dúvida, a pior.
 
A música Parabéns a Você - a cada dois minutos estou desejando feliz aniversário para alguém - odeio essa.
 
A aposentada explica que tudo começou há dois anos, quando sua irmã morreu e ela começou a tomar antidepressivos. Mas mesmo depois de interromper o tratamento, as músicas não cessaram.
 
Fui dormir, e quando acordei, por volta das 8h da manhã, logo ouvi a música, e era o hino nacional. Olhei por todos os lugares, abri a porta de casa. Achei que eram os vizinhos, mas me dei conta de que estava dentro da minha cabeça.
 
Hinos e canções de natal
O psiquiatra Nick Warner, que é especialista em idosos, acompanhou uma série de pacientes com alucinações musicais.
 
Ele explica que o problema não tem nada a ver com os ouvidos, e que é interessante perceber que na maioria dos casos as músicas são muito parecidas, senão as mesmas.
 
Percebi que muitas pessoas com a doença ouviam hinos religiosos e canções de Natal. Particularmente o hino abide with me ('permaneça ao meu lado', em tradução livre), ouvido por 50% dos pacientes.
 
'É um hino muito reconfortante. Há de se especular se há algo em específico gerando essa necessidade de segurança quando se está envelhecendo. [Uma mensagem] de que você não está sozinho e de que está seguro', diz.
 
Especialistas também levam em consideração o fato de que em grande parte dos casos os pacientes são idosos e vivem sozinhos.
 
Outros pesquisadores se perguntam se o problema pode estar relacionado com a perda de audição e uma tentativa do cérebro de preencher o vazio com músicas muito conhecidas do paciente.
 
Pesquisa
Uma reportagem do diário americano The New York Times publicada anos atrás diz que, apesar de serem conhecidas há mais de um século, as alucinações musicais ainda não são muito estudadas.
 
Em um estudo de 2005, publicado no Jornal Britânico de Psicopatologia, o mesmo Nick Warner realizou uma análise de 30 casos acompanhados por 15 anos.
 
Ele chegou à conclusão que, em dois terços dos casos, a alucinação musical era a única perturbação mental dos pacientes.
 
Warner também descobriu que um terço era total ou parcialmente surdo. As mulheres tendem a sofrer mais do que os homens, e a média de idade dos doentes é de 78 anos.
 
Os pacientes acompanhados ouviam uma grande variedade de canções ouvidas repetidamente durante a vida ou com algum significado emocional. E em dois terços dos casos eram músicas religiosas.
 
A pesquisa também revelou que as alucinações são distintas daquelas sentidas por portadores de esquizofrenia - estes escutam apenas vozes, e não a mesma sequência de músicas.
 
Aos que sofrem com as alucinações, Cath deixa uma mensagem de esperança:
 
Gostaria de dizer a todos que têm o mesmo problema que eu, para que sejam felizes, aproveitem a vida mesmo assim. Aprendi a valorizar o fato de que ao menos não tenho uma doença grave.
 
Fonte R7

Medida tira internos de SP de hospitais psiquiátricos

Unidades serão criadas com recursos do Ministério da Saúde e geridas por municípios e Estado
 
Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual firmaram nesta terça-feira (18) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as prefeituras de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade, e os governos estadual e federal para adequar o tratamento de pacientes com transtornos mentais internados em hospitais no interior de São Paulo.
 
O TAC tem objetivo de promover a desinstitucionalização dos pacientes, ou seja, fazer com que eles sejam transferidos dos hospitais psiquiátricos privados — que recebiam verba do SUS — para unidades de saúde como residências terapêuticas e centros de atenção psicossocial (Caps) geridos pelo poder público.
 
As unidades serão criadas com recursos do Ministério da Saúde e geridas por municípios e Estado. Cerca de 2,7 mil internos de 7 hospitais da região de Sorocaba devem ser transferidos para a rede pública em até três anos. “
 
A procuradora Lídia Passos ressalta:
 
Tem de terminar muito antes disso”.
 
O TAC foi motivado por denúncias de maus-tratos no Hospital Vera Cruz — alvo de ação na Justiça.
 
Fonte R7

Malhar em jejum pode afetar o cérebro

Exercitar de estômago vazio leva ao que se chama de 'estado de racionamento de energia'
 
Estudos médicos feitos em vários países mostram que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de "estado de racionamento de energia".
 
Ou seja, o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este "combustível" esteja sendo reposto.
 
Quando se está em repouso, um organismo saudável se adapta com alguma facilidade aos períodos em jejum. Mas quando estamos mexendo com o corpo, a situação pode se complicar, colocando a saúde do indivíduo em risco.
 
O resultado é que atividade física com a barriga vazia pode provocar reações extremamente desagradáveis como desmaios e até afetar o cérebro, provocando danos neurais permanentes.
 
Mesmo com outros estudos mostrando que realizar exercícios físicos em jejum pode gerar um aumento no consumo de gordura, isto não compensaria os riscos envolvendo esta prática.
 
Fonte R7

Saiba como contratar e reter líderes na Saúde

Em debate realizado pela IT Mídia, executivos concluem que para se ter sucesso na contratação é preciso ter claros a missão e valores da empresa. Além disso, investir em treinamento também é aspecto importante
 
Os desafios da mão de obra na saúde são os mesmos em toda a cadeia, seja para contratar, reter ou capacitar as lideranças tanto da área administrativa quanto assistencial. Em debate realizado pela IT Mídia na manhã desta terça-feira (18), conclui-se que é preciso ter a missão da empresa bem definida para então buscar o profissional adequado.
 
De acordo com o debatedor Luis Vitor Salomão, sócio proprietário do Laboratório Salomão & Zoppi, o valor da companhia é ponto fundamental para definir o perfil ideal do gestor que se pretende contratar. “Os processos de profissionalização quando falham é porque o talento que veio não incorporou os valores e o espírito da empresa. Por isso é importante traçar os valores e a missão da sua empresa antes de traçar o perfil do indivíduo”, aconselha.
 
Mais do que ter o valor da empresa como ponto fundamental para definir o perfil do gestor que se busca, é preciso entender que o profissional que teve sucesso em determinada instituição pode não ter o mesmo resultado ao assumir um cargo de liderança em outra entidade.
 
“A saúde é meio ingrata, porque nada lhe garante o sucesso em uma nova empresa. Por isso, o indivíduo tem que ter bom perfil e adaptá-lo ao valor da companhia. É preciso entender o funcionamento da empresa e não a empresa ter que se adaptar a ele”, considera Salomão.
 
Fica evidente que com a consolidação e formação de grandes grupos surge a necessidade de um caça talentos. Para Rodrigo Araújo, sócio-diretor sênior da Korn Ferry, também presente na mesa de debate, a indústria está mais atenta e capaz de desenvolver profissionais sob a óptica técnica. “Temos sido constantemente consultados para dar contribuição às instituições de saúde que vai além da formação técnica. Naturalmente acreditamos nessa capacidade de desenvolvimento das empresas, mas o grande diferencial ao pensar numa indústria em franca transformação é buscar entender quais as reais capacidades organizacionais que a indústria precisa para incorporar no seu processo no longo prazo”.
 
Araújo acredita que o modelo de gestão vai se transformar, porém os indicadores, os desafios de sucessão, as questões relacionadas a oportunidades que o mercado vai trazer vão continuar existindo.
 
“A mensagem clara é: as pessoas tem que se preocupar”, completa. Para ele, três dimensões importantes são chaves para ter sucesso num cenário que não se conhece: a capacidade de lidar com as suas incertezas; gestão de conflitos, no sentido de ideologias, visões e conceitos de compreensão do mundo; capacidade de se colocar na posição de um terceiro. “A área de saúde é um prato cheio nessas três dimensões, que serão muito demandantes”, diz.
 
O Hospital Sírio-Libanês, por exemplo, é uma das entidades que tem o apoio de consultorias. Fabio Patrus Mundim Pena, superintendente de gestão de pessoas da instituição, diz ter separado alguns grupos para usar este tipo de serviço. Quando a vaga é assistencial para função júnior o processo de recrutamento é realizado internamente por meio de competências claras. Já nas vagas mais seniores, como a de um diretor médico, o hospital ainda adota a prática de indicação.
 
“Embora ainda tenhamos esse hábito para funções mais importantes, reconheço que esse processo está mudando. As consultorias ajudam bastante, tem uma visão de mercado que a gente não tem. Às vezes pode valer a pena deixar de comprar na primeira loja”, ironiza Pena.
 
Ponto acadêmico
“Rede é a palavra”. É com essa afirmação que a debatedora e coordenadora do curso de especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde da FGV, Libânia Paes, guia o seu discurso.
 
A questão de indicação profissional tem seguido um novo rumo, de acordo com ela. “Hoje o que as empresas procuram não é o profissional indicado em si, mas as pessoas que ele se relaciona. Ou seja, quando a companhia busca consultoria de caça talentos ela está comprando a rede de contatos”, pontua.
 
Para Libânia, a prática de indicação está se digitalizando, pois multinacionais passaram a contratar através de redes profissionais como Linkedin, por exemplo.
 
“Também temos o outro lado. Um monte de técnicos busca o curso da FGV para migrar para o lado administrativo. Tem oferta e profissionais, mas falta uma ponte de acesso que resulta na falha de encontrar líderes capacitados”, conta. Segundo ela, muitos profissionais na área assistencial tentam tal migração, mas não sabem como fazer e optam por cursos de gestão. “Mas a ponte não pode ser só acadêmica. Talvez falte programa de trainee sênior para quem está na área assistencial há muito tempo e quer saber como migrar para gestão”, sugere.
 
O futuro da mão de obra qualificada não pode ser diferente, conforme aponta Camila Malosso Quintana Torres, gerente geral da Unimed Coop. Central de Bens e Serviços: “Não tem escapatória, todo mundo vai ter que se especializar. Isso é regra de mercado de qualquer área. Essa questão de que eu contrato porque eu conheço tem uma tendência forte de diminuir e de se privilegiar os profissionais com perfil de competências comportamentais em detrimento das competências técnicas.”
 
Fonte SaudeWeb

Pfizer vai demitir 600 funcionários em divisão americana, diz agência

A redução também segue a perda das patentes de um dos seus produtos mais vendidos, o Lipitor, nos EUA. O medicamento foi responsável por US$ 9,6 bilhões em receitas no ano passado
 
A Pfizer vai demitir cerca de 20% de sua força de trabalho que cuida da área de vendas de medicamentos nos Estados Unidos, segundo informou a agência de notícias “Bloomberg News”, citando fontes próximas ao assunto.
 
O movimento, que tem como objetivo cortar custos da companhia, vai envolver cerca de 600 funcionários. A redução também segue a perda das patentes de um dos seus produtos mais vendidos, o Lipitor, nos EUA.
 
O presidente do grupo, Ian Read, vem anunciando a economia de custos desde que a exclusividade foi perdida para o remédio. O medicamento foi responsável por US$ 9,6 bilhões em receitas no ano passado.
 
Fonte SaudeWeb

Lei orçamentária de 2013 será recorrida na Justiça

Procuradoria Geral da República pede a exclusão de seis tipos de despesa do cálculo dos gastos mínimos com saúde, estas somam R$ 2,2 bilhões na proposta orçamentária
 
A Procuradoria Geral da República (PGR) está disposta a questionar a lei orçamentária de 2013, a ser aprovada pelo Congresso, caso ela inclua, no valor mínimo a ser aplicado pela União em saúde, recursos para seis áreas: Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); hospitais universitários ligados ao Ministério da Educação; Programa Academias de Saúde; além de saneamento básico e resíduos sólidos executados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
 
As seis despesas foram incluídas no piso constitucional pelo Poder Executivo e somam R$ 2,2 bilhões na proposta orçamentária (PLN 24/12) em tramitação.
 
A decisão de recorrer à Justiça foi informada pelo subprocurador-geral da República Oswaldo José Barbosa Silva, em ofício ao presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Mandetta (DEM-MS). O ofício foi encaminhado por e-mail na sexta-feira (14).
 
No texto, o subprocurador defende a posição da comissão, que pediu a exclusão dos seis tipos de despesa do cálculo dos gastos mínimos com saúde, por desrespeitarem a Lei Complementar 141/12 . A norma trata dos valores a serem aplicados anualmente por União, estados, Distrito Federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde.
 
O colegiado presidido por Mandetta aprovou, no início do mês, um parecer com críticas ao que os deputados chamaram de “contrabando” do governo ao piso constitucional, e com o pedido de reclassificação das despesas. O receio dos parlamentares é que a “flexibilização” da lei – como eles trataram a decisão do Executivo – influencie os estados e municípios a adotarem iniciativa semelhante, incluindo nos seus orçamentos ações de outras áreas apenas com o objetivo de atingir os valores mínimos de gastos com saúde exigidos pela legislação. Texto semelhante foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que chancelou a iniciativa dos deputados.
 
“Faço votos que o parecer da Comissão de Seguridade Social prevaleça na Comissão Mista de Orçamento e no Plenário desta Casa de leis, pois, caso contrário, não havendo veto presidencial à inclusão, o assunto será certamente judicializado pelo Ministério Público Federal em defesa da Constituição Federal e da Lei Complementar 141”, afirma o subprocurador no ofício.
 
Recomposição
A decisão da PGR poderá repercutir na Comissão de Orçamento, onde a proposta orçamentária está na fase final de tramitação. Nessa segunda-feira (17), o relator-geral do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou o parecer final ao projeto, no qual exclui somente duas das seis despesas questionadas pelas comissões do Congresso e pela Procuradoria da República: custeio da ANS e resíduos sólidos. Com isso, o piso constitucional, na proposta que irá à votação, ficou em R$ 90,9 bilhões.
 
Na semana passada, a Comissão de Orçamento aprovou o parecer setorial da saúde, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que acolheu integralmente os pareceres das duas comissões do Congresso. Ribeiro retirou as seis despesas do cômputo das ações com saúde, o que deixou o piso com um valor de R$ 87,5 bilhões – esse valor inclui a dotação original da proposta orçamentária (R$ 84,4 bilhões), acrescida das emendas parlamentares (R$ 3,1 bilhões).
 
Na avaliação de Romero Jucá, porém, a questão é de interpretação da lei complementar. Para ele, a norma abre espaço para a inclusão de pequenas despesas com saneamento. Além disso, o senador defende que a ampliação de leitos nos hospitais universitários e o investimento em hemoderivados devem ser vistos como ações integrantes do piso constitucional. “Estou cumprindo a legislação com o foco de privilegiar o gasto em saúde”, disse. Segundo Jucá, a inclusão tem o aval do governo.
 
O senador afirmou ainda que a inclusão das ações traz duas vantagens: primeiro, elas não poderão sofrer contingenciamento, pois são de execução obrigatória. Depois, o valor empenhado em um ano serve de base para o seguinte. “Em 2014, o governo terá de repetir pelo menos o valor de 2013”, afirmou.
 
Fonte SaudeWeb

CFM veda preenchimento de formulários de seguradoras por médicos

Para a entidade, o preenchimento, pelo médico, de formulários elaborados pelas companhias de seguros de vida não têm qualquer vínculo com a atestação médica relativa à assistência ou ao óbito
 
É vedado ao médico assistente o preenchimento de formulários elaborados por empresas seguradoras com informações acerca da assistência prestada a pacientes sob seus cuidados. A diretriz consta em nova resolução do CFM (2.003/12), aprovada em Plenária no dia 8 de novembro e publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.), na sexta-feira (14).
 
Para a entidade, o preenchimento, pelo médico, de formulários elaborados pelas companhias de seguros de vida não têm qualquer vínculo com a atestação médica relativa à assistência ou ao óbito. Do mesmo modo, o médico assistente não pode ser constrangido a preencher formulários, com quesitos próprios, de entidade com quem não tem qualquer relação profissional ou empregatícia.
 
“Frequentemente, os médicos assistentes são solicitados por pacientes, quando em vida, ou familiares, quando falecidos, para preencherem formulários próprios de empresas seguradoras com quesitos elaborados pelas mesmas, na maioria das vezes exigindo avaliação de capacidade e estabelecimento de nexo causal. O CFM entende, no entanto, que o preenchimento de formulários elaborados por empresas seguradoras constitui atividade médica pericial, não podendo ser exercida pelo médico assistente”, explica o relator do parecer, José Albertino Souza.
 
Souza explica que a resolução está de acordo com as diretrizes éticas estabelecidas pelo CFM. O Código de Ética Médica, em seu art. 77, veda ao médico “prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito”.
 
Fonte SaudeWeb

Fiocruz firma parceria internacional para produção de medicamentos e vacinas

 
Aliança com instituições peruanas também tem foco em novas alianças na área de formação de recursos humanos
 
A Fiocruz firmou parceria com as instituições peruanas Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas (DGEMID) e o Instituto Nacional de Saúde. Durante encontro entre as entidades, ficou definido para os próximos cinco anos novas alianças na área de formação de recursos humanos e de produção de medicamentos e vacinas.
 
A parceria estabelece duas linhas de cooperação entre o país e o Instituto de Tecnologia em Fármacos: uma de programas especiais como Controle de Malária, Tuberculose e HIV-Aids, e outra vinculada ao abastecimento de medicamentos do Ministério da Saúde com foco nas doenças crônicas.
 
No campo de formação de recursos humanos, será desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) uma segunda edição do mestrado em saúde pública voltado a profissionais da saúde peruanos. O intuito é atender uma das principais demandas do Peru: desenvolver capacidades em gestão hospitalar que contribuam para melhorias na qualidade e acesso a serviços de saúde medianos e de alta complexidade.
 
Além do mestrado, ainda será oferecido pela Ensp/Fiocruz ou pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) um curso de pós-graduação em vigilância sanitária, incluindo aspectos regulatórios e de controle de qualidade.
 
Fonte SaudeWeb

Cepedes lança site sobre saúde pública e desastres

Nesta quarta-feira (19/12), o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), parte integrante do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), lança a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres.
 
O site compila material sobre ampla gama de temas relacionados com a saúde em emergências e desastres e é resultado do compromisso da Fiocruz com os grandes desafios da saúde pública na atualidade. O lançamento ocorrerá às 14h, na Ensp/Fiocruz.
 
O Cepedes é fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação. A referência do site é a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), disponível em espanhol e em inglês. Seu objetivo, segundo o coordenador do Cepedes/Fiocruz e pesquisador da Ensp Carlos Machado de Freitas, é organizar e disponibilizar o conhecimento produzido no Brasil e na América Latina acerca do tema saúde pública e desastres.
 
“Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dentre as 11 funções essenciais da saúde pública, a 11ª é sobre a redução do impacto das emergências e desastres em saúde. Dessa forma, traduzimos o site da Opas e o adaptamos à nossa realidade. O Brasil foi o primeiro país a produzir um site específico sobre a sua realidade (antes só havia uma página da Opas para toda a região das Américas). Agora, podemos contribuir com a organização levando-a a disponibilizar informações em português. Trata-se de um ganho para nós e para a Opas”, observou Machado.
 
A página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres é voltada aos profissionais e gestores da saúde, além de outros setores que trabalham com o tema, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais que atuam em desastres e voluntários que lidam com o tema. O site oferece links sobre materiais, guias, manuais e textos de referência a respeito do tema saúde e desastres. Ele aborda desde o conceito geral até as formas de organização do setor, redução de riscos e as respostas do setor saúde em casos de emergência e desastres. “A inauguração nesta quarta-feira, antes do início das chuvas fortes, já é uma forma de iniciarmos uma contribuição mais ampla para a sociedade brasileira”, explicou o coordenador.
 
O Ceped do Estado do Rio de Janeiro – As iniciativas da Fiocruz no âmbito do Cepedes integram o processo de constituição do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) no Estado do Rio de Janeiro, com a participação das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração. O site do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) – uma das unidades da Fiocruz com experiência na gestão da informação e conhecimento em saúde pública.
 
Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Sabará – MG

A Prefeitura de Sabará – MG realiza concurso para provimento de 772 vagas.

Inscrições:
Até 2 de janeiro de 2013

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 70,00

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.478,67

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova dirigida para Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Obras e Serviços e Trabalhador Braçal.

Cargos:
Alfabetizado - Agente de Obras e Serviços, Auxiliar de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços, Motorista de Veículos Pesados, Oficial de Obras e Serviços e Trabalhador Braçal;

Fundamental - Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Desenhista Técnico e Mestre de Obras;

Médio - Assistente Administrativo, Assistente de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Fiscal Municipal, Fiscal Sanitário, Oficial Administrativo, Operador de Sistema, Programador de Sistema, Supervisor de Obras e Orçamento, Supervisor de Custo, Supervisor de Sistema, Técnico de Enfermagem, Técnico de Obras e Serviços, Técnico de Orçamento e Contabilidade, Técnico de Saúde - Radiologia, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Higiene Dental e Topógrafo;

Superior - Administrador, Advogado, Agente de Comunicação Social, Analista de Educação Básica - Bibliotecário, Analista de Educação Básica - Contador, Analista de Educação Básica - Fonoaudiólogo, Analista de Educação Básica - Nutricionista, Analista de Educação Básica - Inspetor Escolar, Analista de Educação Básica - Psicólogo, Analista de Educação Básica - Assistente Social, Analista de Educação Básica - Terapeuta Ocupacional, Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro, Especialista de Educação Básica (EBB), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Historiador, Médico, Médico-veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Educação Básica (EBB) nas disciplinas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Língua Portuguesa, Matemática, Séries Iniciais e Educação Religiosa, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura de Nova Viçosa - BA

A Prefeitura de Nova Viçosa, Bahia, realiza concurso para preenchimento de 148 vagas

Inscrições:
Até 25 de dezembro, pelo www.msmconsultoria.com.br.


Valor:
De R$ 31,00 a R$ 51,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.008,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Telefonista; Auxiliar Administrativo; e Motorista;
Ensino Médio - Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Serviços Gerais (Zelador e Cozinheira); Fiscal de Preservação Ambiental; Secretário Escolar; Auxiliar de Biblioteca; Fiscal Sanitário; e Topógrafo;
Ensino Superior - Professor I (Educação Infantil e Séries Iniciais); e Professor II (Artes, Ciências, Filosofia, Geografia, Inglês, Matemática, Educação Física e Português);

Provas:
Haverá provas objetivas; e de títulos para Professor

Prefeitura de Florianópolis - SC

A Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 158 vagas

Inscrições:
Até 21 de janeiro pelo http://pmfsaude.fepese.org.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 110,00

Remuneração:
De R$ 653,97 a R$ 9.372,41

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Cargos:
Ensino Superior - Contador, Fonoaudiólogo, Médico nas Especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Hematologista, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Nutrólogo, Otorrinolaringologia, Pediatra, Pneumologia, Proctologista, Psiquiatra, Urologista, Veterinário e Odontólogo.

Ensino Médio - Técnico em Administração, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem (SAMU) e Técnico de Radiologia;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar Operacional, Atendente de Consultório Odontológico, Motorista II e Motorista II (SAMU).

Concurso Governo de Minas Gerais - Saúde

O Governo de Minas Gerais realiza concurso para provimento de 97 vagas para Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Inscrições:
De 17 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funcab.or
g.

Valor:
De R$ 70,00 a R$ 78,00

Cargos:
Médico Perito (Cardiologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Médico do Trabalho, Ortopedista, Clínico Médico, Neurologista e Qualquer Especialidade) e Gestor Governamental (Fisioterapeuta)

Remuneração:
De R$ 1.421,48 a R$ 2.967,54

Provas:
Haverá provas objetivas, e prova de títulos

Escola Técnica Estadual - de Limeira - Etec/SP

A Escola Técnica Estadual (Etec) "Trajano Camargo" de Limeira, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 4 vagas para Professores

Inscrições:
Entre 20 e 28 de dezembro na rua Tenente Belizário, nº. 439, Centro

Áreas:
Biologia, Educação Física e Fundamentos da Hospitalidade

Remuneração:
R$ 13,70 por hora-aula

Provas:
Prova escrita, didática e de títulos

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará - CRF/PA

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF - PA) realiza concurso para preenchimento de 13 vagas para Belém, Marabá e Santarém.

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013 pelo www.portalfic.com.br


Valor:
Entre R$ 90,00 e R$ 140,00.

Cargos:
Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo Geral e Técnico em Contabilidade, Assessor de Comunicação Social, Fiscal e Secretária Executiva Bilíngue.

Remuneração:
De R$ 753,23 a R$ 4.584,14

Provas:
Prova escrita: 3 de fevereiro de 2013

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.
Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.

Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção

Concurso Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP realiza concurso para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
De 19 a 21 de dezembro de 2012, na Gerencia de Recursos Humanos do respectivo CAIS Professor Cantídio, Rua Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº., Jardim Aeroporto, Botucatu-SP.

Cargo:
Médico - Psiquiatria

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Concurso Prefeitura de Hortolândia (SP)

A Prefeitura de Hortolândia, no Estado de São Paulo, publicou edital n° 002/2012 para o concurso público visando selecionar candidatos para provimento de cargos vagos na Administração Pública. O concurso oferece 77 vagas para níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 7.804.64 para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. A organização do certame está sob a responsabilidade da empresa RBO Assessoria.

Cargos
Motorista de Veículos Pesados, Agente de Saneamento I, Educador Infanto-Juvenil, Médico (Ginecologista e Obstetra, Infectologista, Neurologista, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Sanitarista, Saúde da Família), Professor (Educação de Jovens e Adultos, Educação Fundamental e Educação Infantil). Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Interessados no concurso de Hortolândia poderão se inscrever no período do dia 24 de dezembro de 2012 até às 23h59min do dia 11 de janeiro de 2013, pela Internet, no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (ensino Fundamental), R$ 45,00 (ensino médio) e R$ 60,00 (ensino superior).

O certame compreenderá a aplicação de prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, prevista para o dia 27 de janeiro de 2013 para os candidatos de todos os cargos e prova prática para os candidatos que concorrem às vagas destinadas aos cargos de motorista de veículos pesados.

A convocação para a prova escrita será feita com a devida publicação a partir do dia 18 de janeiro de 2013 e o prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação.

Prefeitura de Ascurra (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ascurra, em Santa Catarina, divulgou edital Nº. 04/2012 para realização de processo seletivo. COm a iniciativa será preenchida 1 vaga imediata e formado cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 2.311,98 e carga horária de 10, 20, 40 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Professor (Artes, Língua Estrangeira e Educação Física), Técnico de Enfermagem, Crecheira, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional, Oficial Manutenção e Conservação, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 14 a 25 de janeiro de 2013, das 8:00h às 12:00h, no prédio da Prefeitura de Ascurra, junto ao Setor de Tributos.
 
Prova
As provas serão realizadas na data provável de 03 de fevereiro de 2013, às 9:00 horas, em local a ser definido e publicado no mural da Prefeitura, site oficial do município: www.ascurra.sc.gov.br, site da empresa: www.seta.inf.br e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O gabarito oficial será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural da Prefeitura de Ascurra e nos sites www.ascurra.sc.gov.br e www.seta.inf.br.
 
A relação com a classificação dos candidatos aprovados será publicada até o dia 11 de fevereiro de 2013, através de Decreto publicado no mural da Prefeitura de Ascurra, no Diário Oficial dos Municípios – DOM, através dos sites www.asurra.sc.gov.br e www.seta.inf.br.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal de São Paulo 2012/2013

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu edital N° 767/2012 de concurso público com o intuito de prover 13 vagas na Classe de Professor Adjunto - Nível I, para atuar no campus São José dos Campos. A remuneração prevista é de R$ 7.931,02 e o profissional terá que dedicar-se exclusivamente às atividades do cargo por 40 horas semanais.

De acordo com o edital, as oportunidades serão distribuídas entre as áreas de Biologia - Biologia de Sistemas e de Bioquímica Aplicada; Ciência da Computação - Interação Humano - Computador, Processamento de Alto Desempenho e Arquitetura de Computadores e de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Criptografia e Segurança Computacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade - Inovação Tecnológica e de Política de Ciência e Tecnologia; Engenharia - Engenharia de Materiais; Engenharia Elétrica - Microprocessadores, Microcontroladores; Engenharia Mecânica - Controle e Automação e de Fenômenos do Transporte, Mecânica dos Fluidos e Matemática - Análise, Álgebra, Geometria e Topologia e de Análise Numérica e Otimização.

As inscrições serão realizadas até o dia 17 de janeiro de 2013, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados, no Campus São José dos Campos, Rua Talim, nº 330, Vila Nair, São José dos Campos- SP, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído. O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico (endereço eletrônico: www.unifesp.br).

O concurso será realizado, no Campus São José dos Campos, provavelmente em fevereiro de 2013, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhado pelo candidato.

O concurso terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do Edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São João do Oeste - SC

Dois editais de concurso público foram disponibilizados pela Prefreitura de São João do Oeste, Estado de Santa Catarina. No total, estão sendo ofertadas 25 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.923,82. O concurso será executado através da empresa AMEOSC.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Médico Clínico Geral - ESF, Técnico em enfermagem - ESF, Agente Administrativo, Agente de Combate às Endemias, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Professor II Educação Infantil, Professor II Inglês, Professor II Artes, Professor II Alemão, Professor II Informática, Professor II Educação Física, Professor II Psicopedagogo e Telefonista. A carga horária será de 20 e 40 horas semanais
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas pelo período de 02 a 31 de janeiro de 2013, das 07h:30min às 11h e das 13h:15min às 16h:45min, nas dependências da Prefeitura Municipal, setor de recursos humanos, no Município de São João do Oeste (SC), sito à Rua Encantado, 66, Centro, São João do Oeste, SC.
 
Taxas
As taxas variam de:
R$ 110,00 para cargos de nível superior;
R$ 80,00 para cargos de nível médio;
R$ 50,00 para cargos de nível fundamental.
 
Provas e Validade
As provas serão aplicadas a todos os candidatos provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2013, das 13h30min às 16h30min horas, nas dependências da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, sito a rua Encantado, 255, centro no Município de São João do Oeste - SC. O gabarito será divulgado na data prevista de 18 de fevereiro de 2013, após às 14h.
 
O concurso público terá validade por até 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Concurso UFPA – PA

Abertos os editais 224 e 225/2012 de concurso público de provas e títulos para ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, com sede e foro na cidade de Belém, Estado do Pará. Haverá 13 vagas, com salários de até R$ 7.627,02.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, no período de 21 de dezembro de 2012 a 03 de janeiro de 2013. O valor da taxa de inscrição será:

- Classe de Adjunto: R$ 100,00;
- Classe de Assistente: R$ 85,00;
- Classe de Auxiliar: R$ 65,00.

Provas
As Provas poderão ser realizadas em Belém, na Universidade Federal do Pará ou no Campus para onde se destinam os concursos, em local a ser indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas, que será disponibilizado no site www.ceps.ufpa.br.

No Edital N° 224/2012, as provas para a Classe de Adjunto poderão ser realizadas no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013. Para a Classe de Assistente, os exames serão aplicados no período de 04 a 12 de março de 2013 e para a Classe de Auxiliar de 03 a 12 de abril de 2013.

Já no Edital N° 225/2012, as provas para a Classe de Assistente poderão ser realizadas no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013; para a Classe de Auxiliar no período de 04 a 12 de março de 2013. Os calendários completos e os locais de realização das provas serão disponibilizados na página endereça eletrônica www.ceps.ufpa.br, podendo haver alteração das datas acima expostas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação de sua homologação no D.O.U, podendo ser prorrogado a critério da Universidade Federal do Pará por igual período.

Prefeitura de Itatiba - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Itatiba, Estado de São Paulo, por meio do Instituto Zambini, publicou edital (n° 002/2012) de processo seletivo, para contratação de Médico Clínico Geral Plantonista. O salário é de R$ 625,00 para uma carga horária de 12 horas por plantão.

As inscrições, no valor de R$ 135,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, no período das 10:00 horas do dia 24 de dezembro de 2012 até às 16:00 horas do dia 11 de janeiro de 2013.

A prova objetiva será aplicada no Município de Itatiba provavelmente no dia 03 de fevereiro de 2013.
 
Os locais estarão disponíveis no site www.zambini.org.br, na data de 27 de janeiro de 2013. A divulgação do gabarito será na data provável de 04 de fevereiro de 2013 e a classificação final será na data prevista 22 de fevereiro de 2013.

O certame terá validade até 20 de dezembro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou edital n° 143/2012 de concurso público. O certame visa o preenchimento de 06 vagas de Oficial Administrativo (40 horas semanais) para atuação no Instituto de Radiologia.
 
A remuneração será de R$ 759,70 e para concorrer o candidato deverá ter o ensino médio.
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 11 de janeiro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº 225, Prédio da Administração, 1º Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 40,57.

O concurso constará de prova escrita e prova prática oral. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

'Guinness' reconhece japonês de 115 anos como a pessoa mais velha do mundo

Jiroemon Kimura já tinha recebido o certificado de homem mais velho do mundo - AP
Jiroemon Kimura já tinha recebido o certificado
de homem mais velho do mundo
Jiroemon Kimura teve 7 filhos, só 5 ainda estão vivos, e tem 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos
 
O "Guinness World Records" reconheceu nesta terça-feira o japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos, como a pessoa mais longeva do mundo, após o falecimento da americana Dina Manfredini, também de 115 anos.
 
Kimura, que já era tido como o homem mais velho do planeta desde abril do ano passado, nasceu em 19 de abril de 1897, 15 dias depois de Dina, que faleceu nesta segunda-feira em Johnston, no estado de Iowa.
 
Dina foi considerava a pessoa mais velha do mundo durante menos de duas semanas, após o falecimento da também americana Besse Cooper, de 116 anos, em 4 de dezembro.
 
Kimura nasceu na antiga província de Tango, atual Kioto, no seio de uma família de agricultores e, após se aposentar como funcionários dos correios, dedicou boa parte de seu tempo a trabalhar em sua horta até pouco antes de completar 100 anos.
 
Embora passe a maior parte do dia em sua cama, ainda come três vezes por dia com o restante de sua família, com a qual compartilha o mesmo menu, segundo asseguram seus parentes. Kimura tem sete filhos - cinco dos quais ainda vivem -, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos.
 
Desde março de 2011, Kimura é considerado a pessoa mais idosa do Japão, um dos países com maior esperança de vida no mundo e que no ano passado registrou o recorde de mais de 30 milhões de habitantes acima dos 65 anos, ou seja, 24,1% de sua população. Desses, os maiores de 100 anos superaram, pela primeira vez na história do país, a marca de 50 mil cidadãos.

Fonte Estadão