Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cepedes lança site sobre saúde pública e desastres

Nesta quarta-feira (19/12), o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), parte integrante do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), lança a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres.
 
O site compila material sobre ampla gama de temas relacionados com a saúde em emergências e desastres e é resultado do compromisso da Fiocruz com os grandes desafios da saúde pública na atualidade. O lançamento ocorrerá às 14h, na Ensp/Fiocruz.
 
O Cepedes é fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação. A referência do site é a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), disponível em espanhol e em inglês. Seu objetivo, segundo o coordenador do Cepedes/Fiocruz e pesquisador da Ensp Carlos Machado de Freitas, é organizar e disponibilizar o conhecimento produzido no Brasil e na América Latina acerca do tema saúde pública e desastres.
 
“Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dentre as 11 funções essenciais da saúde pública, a 11ª é sobre a redução do impacto das emergências e desastres em saúde. Dessa forma, traduzimos o site da Opas e o adaptamos à nossa realidade. O Brasil foi o primeiro país a produzir um site específico sobre a sua realidade (antes só havia uma página da Opas para toda a região das Américas). Agora, podemos contribuir com a organização levando-a a disponibilizar informações em português. Trata-se de um ganho para nós e para a Opas”, observou Machado.
 
A página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres é voltada aos profissionais e gestores da saúde, além de outros setores que trabalham com o tema, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais que atuam em desastres e voluntários que lidam com o tema. O site oferece links sobre materiais, guias, manuais e textos de referência a respeito do tema saúde e desastres. Ele aborda desde o conceito geral até as formas de organização do setor, redução de riscos e as respostas do setor saúde em casos de emergência e desastres. “A inauguração nesta quarta-feira, antes do início das chuvas fortes, já é uma forma de iniciarmos uma contribuição mais ampla para a sociedade brasileira”, explicou o coordenador.
 
O Ceped do Estado do Rio de Janeiro – As iniciativas da Fiocruz no âmbito do Cepedes integram o processo de constituição do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) no Estado do Rio de Janeiro, com a participação das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração. O site do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) – uma das unidades da Fiocruz com experiência na gestão da informação e conhecimento em saúde pública.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário