Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sucos feitos em casa são boa opção para oferecer às crianças no verão

 
Coloridos e saborosos, bebidas são uma alternativa saudável de hidratação
 
A estação que se inicia na próxima sexta-feira é a ideal para reforçar a presença de um componente vital na dieta das crianças: as frutas. E mesmo os pequenos, que muitas vezes não são fãs da quitanda, podem ser encantados pelos sucos, uma alternativa saudável de hidratação que é a cara do verão.
 
O suco é uma água enriquecida. Além de hidratar, tem vitaminas e sais minerais, como potássio e sódio, que são elementos antioxidantes. Também é anticonstipante (previne prisão de ventre), desintoxicante e relaxante – explica a nutricionista clínica e mestre em bioquímica Maria Terezinha Oscar Govinatzki.
 
Porém, para ser mais saudável, o suco precisa ser feito com fruta in natura e consumido em até três horas depois de ser espremido ou batido – depois desse prazo, começa a perder os nutrientes. Maria Terezinha sugere que a preparação seja feita na frente das crianças, para que elas presenciem o processo de transformação da fruta em líquido. O açúcar deve ser evitado, com exceção na hora de preparar uma limonada ou com frutas ácidas, por exemplo. Ainda assim, em quantidade mínima e apenas para tornar o líquido palatável.
 
Os sucos industrializados também podem ter vitaminas – mas, para isso, obrigatoriamente, contêm conservantes e aditivos, o que por si só indica que devem ser evitados. Assim como os refrigerantes, são uma alternativa apenas em último caso, em situações como viagens ou festas, onde as opções mais saudáveis não estejam disponíveis.
 
Outra dica da nutricionista para o verão são os chás. Tanto gelados quanto misturados a frutas como abacaxi, maçã e limão, deixam a hora de matar a sede gostosa e saudável. A mesma regra vale para a combinação de leite e frutas. Em todos os casos, o limite da criança deve ser respeitado. Se ela toma um pouco e para, é porque a sede já foi saciada, e não convém forçar que ingira mais líquidos.
 
Qualquer mistura de fruta é boa. E é interessante misturar as frutas entre si, ou até com verduras. Tudo faz bem, basta experimentar. Só vai fazer mal se estiver estragado e não for armazenado de forma correta – alerta Maria Terezinha.
 
Misturas do bem

Abacaxi com hortelã

Melancia com água de coco

Laranja com cenoura

Morango com uva

Mamão com abacaxi e água de coco

Açaí com morango

Kiwi com água de coco
 
Poder dos sucos

Hidratantes

Fortalecem o sistema imunológico

Relaxantes

Antioxidantes

Digestivos

Desintoxicantes

Melhoram a pele

Regulam o intestino
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário