Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Uso do notebook na cama causa dores em várias partes do corpo

Apesar de ser aparentemente relaxante, posição pode trazer desconforto
 
Se você costuma utilizar o notebook na cama por longos períodos, aqui vai um alerta: embora possa parecer um momento de relaxamento, é provável que algum músculo ou grupo muscular seja sobrecarregado em decorrência da postura inadequada, o que pode resultar – e isso você talvez já tenha percebido – em dores ou desconforto.
 
Segundo especialistas, não há uma posição em que se possa usar o notebook na cama sem que alguma parte do corpo seja prejudicada. Além disso, suportes e mesas especiais não resolvem a questão.
 
Primeiro, a pessoa senta na cama e, depois, vai se soltando. Na posição em que fica quase deitada, a coluna cervical precisa ficar ainda mais fletida. Isso causa dores na cervical e ao longo da região escapular (entre o pescoço e a parte superior das costas) – diz Osvandré Lech, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e secretário da Sociedade Mundial de Ombro e Cotovelo.
 
Segundo o ortopedista, o uso do laptop na cama exige mais força no movimento dos antebraços, o que também pode resultar em dores no local.
 
Além da postura forçada em posições antianatômicas, há um esforço exagerado – diz Lech.
 
Quem gosta de ler no notebook deitado de bruços também pode ter problemas. Segundo o fisioterapeuta Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, essa posição pode ocasionar dores cervicais e lombares, em ombros, cotovelos, punhos e mãos.
 
O publicitário Vinícius Cordeiro manuseia o notebook na cama por quatro horas diárias, em média, no fim da tarde ou à noite, na maior parte das vezes, para executar tarefas profissionais. Mesmo usando uma almofada como suporte para o computador, ele admite que frequentemente tem algum tipo de dor.
 
Geralmente, após longos períodos sem intervalo, as costas sofrem bastante, e a musculatura do braço também fica um pouco prejudicada – afirma.
 
Sem suportes, mesinhas ou almofadas, a professora de inglês Yara Tropea usa o notebook deitada por três horas por dia, em média, com o computador sobre a barriga, e garante não ter dores. Mas admite sentir outro tipo de desconforto.
 
Às vezes, a barriga esquenta – relata Yara.
 
O caso é prova de que os problemas posturais não são os únicos causados pela má utilização dos notebooks. Recentemente, um garoto americano apresentou manchas na perna esquerda, a chamada "síndrome da perna queimada". Aos médicos, o menino de 12 anos confidenciou que usava o notebook no colo por várias horas seguidas, mantendo-o na mesma posição, apesar do calor.
 
Fique atento

Má postura no uso de computadores é causa frequente de problemas de saúde:
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. A causa, geralmente, é a má postura.

Conforme pesquisa realizada em Londres, 28% das pessoas usam laptops e smartphones na cama, antes de dormir. Mais da metade desse contingente costuma utilizar equipamentos eletrônicos na cama entre duas e seis horas por semana.

Outro estudo, realizado na Austrália, apontou que, entre as pessoas que apresentam dor na coluna cervical, 90% utilizam notebook. Outros 80% também usam o PC convencional, mas em posturas inadequadas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário