Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Gravidez ocorrida no aviso prévio garante estabilidade, determina TST

A gravidez ocorrida durante o curso do aviso prévio, ainda que indenizado,
 garante à trabalhadora a estabilidade provisória no emprego
Se a rescisão do contrato ocorrer por desconhecimento da gravidez por parte do empregador ou até mesmo da própria trabalhadora, o direito a indenização não usufruída está garantido
 
A gravidez ocorrida durante o curso do aviso prévio, ainda que indenizado, garante à trabalhadora a estabilidade provisória no emprego, segundo decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assim, se a rescisão do contrato de trabalho ocorrer por desconhecimento do gravidez por parte do empregador ou até mesmo da própria trabalhadora, o direito ao pagamento da indenização não usufruída está garantido.
 
Em processo analisado no Tribunal Superior do Trabalho, no último dia 6, uma trabalhadora que ficou grávida durante o período do aviso prévio conseguiu o direito de receber o pagamento dos salários e demais direitos correspondentes ao período da garantia provisória de emprego assegurada à gestante. A Terceira Turma deu provimento ao seu recurso e reformou as decisões das instâncias anteriores.
 
A empregada recorreu à Justiça do Trabalho pedindo reintegração ao emprego. Entretanto, o juízo de origem decidiu pelo não reconhecimento da estabilidade por gravidez, uma vez que a concepção ocorreu em data posterior à rescisão contratual, conforme argumentou a empresa em sua defesa.
 
Diante da decisão, a trabalhadora recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) argumentando que, conforme comprovado em exames médicos, a concepção ocorreu durante o aviso prévio, período que integra o tempo de serviço. Mas o Regional negou o provimento ao recurso e confirmou a sentença, entendendo que, no momento da rescisão do contrato, a trabalhadora não estava grávida, e não faria jus à proteção invocada.
 
Ao apelar ao TST, a trabalhadora sustentou que o pré-aviso não significa o fim da relação empregatícia, "mas apenas a manifestação formal de uma vontade que se pretende concretizar adiante, razão por que o contrato de trabalho continua a emanar seus efeitos legais".
 
O relator do processo na Terceira Turma, ministro Maurício Godinho Delgado, destacou que o próprio Tribunal Regional admitiu que a gravidez ocorreu no período de aviso prévio indenizado. Ao adotar a orientação jurisprudencial que determina que a data de saída a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado, entendeu que a estabilidade estava configurada. "Incontroverso, portanto, que a concepção ocorreu durante o aviso-prévio indenizado, ou seja, antes da despedida, configurada está a estabilidade provisória," destacou o ministro em seu voto.
 
Assim, com base na Súmula 396 do TST, decidiu que a trabalhadora tem direito ao pagamento dos salários do período compreendido entre a data da despedida e o final do período de estabilidade, não lhe sendo assegurada a reintegração. O voto foi acompanhado por unanimidade.

Fonte iG

Prótese cerebral pode permitir que tetraplégicos sintam a textura de objetos

O trabalho atual, de interface cérebro-máquina, é parte de um
esforço internacional chamado Walk Again Project
Estudo do brasileiro Miguel Nicolelis é parte do projeto Walk Again. Equipe deve mostrar um exoesqueleto na Copa de 2014
 
Ratos geralmente não podem ver a luz infravermelha, mas eles têm conseguido "tocar" esta luz em um laboratório da Universidade de Duke. Os ratos passaram a " sentir" a luz como uma sensação de toque após o neurobiólogo brasileiro, hoje um dos mais importantes pesquisadores da área em todo mundo, Miguel Nicolelis e sua equipe sintonizarem um detector de infravermelho ligado à eletrodos implantados na parte do cérebro que processa informações relacionadas com o sentido do tato em mamíferos.

" Uma das principais falhas das atuais próteses humanas controladas pelo cérebro é que os pacientes não podem sentir a textura do que tocam. Nosso objetivo é dar a tetraplégicos não apenas a capacidade de mover seus membros novamente, mas também de sentir a textura dos objetos colocados em suas mãos ou experimentar as nuances do terreno sob seus pés," afirma Nicolelis.

O estudo, publicado, em fevereiro, na revista Nature, mostra que o córtex dos ratos responde tanto ao sentido do tato simulado criado pelos sensores de luz infravermelha quanto ao próprio toque, como se o córtex fosse dividindo-se uniformemente de modo que as células do cérebro passem a processar os dois tipos de informações.

" Chegamos à conclusão que em vez de estimularmos um tipo particular de célula neuronal para gerar uma função desejada, a estimulação de uma ampla gama de tipos de células pode ajudar a região cortical a se adaptar a novas fontes sensoriais," disse Nicolelis.

Os estudos do pesquisador brasileiro já mostraram como as células cerebrais se conectam com eletrodos externos para interfaces cérebro-máquina e próteses neurais em pacientes humanos e primatas, dando-lhes a capacidade de controlar os membros, reais e virtuais, usando apenas suas mentes. Ele e sua equipe mostraram que os macacos, sem mover qualquer parte de seus corpos reais, poderiam usar a sua atividade elétrica do cérebro para guiar as mãos virtuais de um avatar, tocando objetos virtuais e reconhecendo suas texturas.

O trabalho atual, de interface cérebro-máquina, é parte de um esforço internacional chamado Walk Again Project (projeto andar novamente), que tem como objetivo construir um exoesqueleto de corpo inteiro, ajudando pessoas paralisadas a recuperar suas habilidades motoras e sensoriais. A expectativa da equipe é usar o primeiro exoesqueleto na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em junho de 2014, no Brasil.

Miguel Nicolelis é professor de neurobiologia, engenharia biomédica e de psicologia e neurociência da Universidade de Duke. Ele também é fundador do Centro de Neuroengenharia de Duke. O brasileiro é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da própria USP.
 
 
Fonte isaude.net

Equipe dos EUA cria 'pílula' que acelera eliminação do álcool pelo organismo

Descoberta pode ser utilizada como medida preventiva contra intoxicação alcoólica
Descoberta pode ser utilizada como medida preventiva
 contra intoxicação alcoólica
Cápsula contendo duas enzimas imita a ação do fígado humano e pode ajudar a prevenir a intoxicação pelo álcool
 
Pesquisadores da UCLA, nos EUA, identificaram um método para acelerar a reação do corpo ao consumo de álcool.
 
A cápsula, formada por duas enzimas complementares em uma pequena cápsula, acelera a eliminação do álcool do corpo, imitando a maneira como o fígado o álcool.
 
"A pílula age de maneira muito semelhante ao fígado. Com mais investigação, esta descoberta pode ser utilizada como uma medida preventiva ou antídoto para intoxicação alcoólica, afirma o pesquisador Yunfeng Lu.
 
Enzimas que ocorrem naturalmente no interior das células muitas vezes trabalham em conjunto para transformar moléculas ou eliminar toxinas. Os pesquisadores mostraram várias enzimas para imitar o processo natural. Uma enzima conhecida como oxidase do álcool, por exemplo, pode promover a oxidação do álcool, mas também produz peróxido de hidrogênio, que é tóxico. Outro tipo de enzima, uma catalase, causa a decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. A colocação das duas enzimas próximas umas das outras pode efetivamente remover o álcool.
 
Os investigadores colocaram as duas enzimas em uma cápsula de polímero medindo apenas algumas dezenas de nanômetros de diâmetro. A cápsula protege as enzimas e lhes permite entrar livremente em uma molécula de álcool. Desta forma, a nanocápsula imita uma organela, estrutura encontrada em células que estimula reações químicas.
 
Os pesquisadores usaram um modelo de camundongo para testar o quão bem a pílula funcionou como um antídoto após o consumo de álcool. Eles descobriram que os níveis de álcool no sangue de ratos que receberam as enzimas caíram mais rapidamente do que em camundongos controle. Níveis de álcool no sangue do grupo testado com o antídoto foram 15,8 % menores do que o grupo controle, após 45 minutos; 26,1% menor depois de 90 minutos e 34,7% menor após três horas.
 
Em um teste para medir quão bem o sistema de entrega de enzima trabalhou como um profilático, quando consumido ao mesmo tempo que o álcool, os investigadores verificaram que os níveis de álcool no sangue dos ratos que receberam as enzimas foram 10,1% mais baixos do que no grupo de controle após 45 minutos; 31,8% menor depois de 90 minutos e 36,8% menor após três horas.
 
"Considerando a vasta biblioteca de enzimas que estão atualmente, novos tipos de nanocomplexos de enzima poderiam ser construídos para uma ampla gama de aplicações", concluem os autores.
 
 
Fonte isaude.net

Estudo esclarece ligação entre a insônia e o risco de suicídio

Dr. W. Vaughn McCall, líder da pesquisa
Foto: Georgia Health Sciences University
Dr. W. Vaughn McCall, líder da pesquisa
Resultados sugerem que perder a esperança de uma boa noite de sono aumenta a incidência de pensamentos suicidas
 
Quando as pessoas perdem a esperança de vão conseguir ter uma boa noite de sono, elas se tornam de alto risco para o suicídio, de acordo com estudo de pesquisadores da Georgia Regents University, nos EUA.
 
Insônia e pesadelos, que são muitas vezes confusos são conhecidos fatores de risco para o suicídio, mas como eles contribuem para isso era desconhecido.
 
O novo estudo reafirma essa ligação e adiciona o elemento do pensamento 'desesperado' sobre o sono, que é independente de outros tipos de desesperança.
 
"A insônia pode levar a um tipo muito específico de desesperança e o desespero por si só é um forte preditor de suicídio. É fascinante porque o que descobrimos foi um novo preditor de pensamento suicida", observa o líder da pesquisa W. Vaughn McCall.
 
Se as descobertas forem verdadeiras em estudos maiores, a equipe sugere que os médicos podem atingir os pensamentos negativos com produtos farmacêuticos e intervenção psicológica a fim de prevenir o suicídio.
 
Os cientistas usaram testes psicométricos para avaliar o estado mental de 50 pacientes deprimidos com idades entre 20 e 80 anos. Mais da metade tinha tentado suicídio e a maioria tomava antidepressivo.
 
O teste permitiu aos pesquisadores filtrar os riscos de suicídio, tais como a depressão em si e aprimorar a relação entre insônia e risco de suicídio, fazendo perguntas específicas sobre as crenças disfuncionais sobre o sono, tais como: Você acha que nunca vai dormir de novo?
 
"Foi esse pensamento disfuncional, todos esses pensamentos negativos sobre o sono, que foram o fator de mediação que explicou por que a insônia foi ligada ao suicídio", conclui McCall.
 
Fonte isaude.net

Níveis elevados de ozônio na atmosfera aumentam risco de parada cardíaca

Pesquisa procurou ligações entre os níveis de ozônio no ambiente e a parada cardíaca
Pesquisa procurou ligações entre os níveis de ozônio
no ambiente e a parada cardíaca
Pesquisa mostra que cada aumento de 20 partes por bilhão em uma a três horas eleva o risco de ataque cardíaco em 4,4%
 
Pesquisadores da Universidade Rice, em Houston, nos EUA, encontraram uma correlação direta entre a incidência de paradas cardíacas e os níveis de poluição do ar e ozônio.
 
O estudo sugere que as partículas finas têm impacto direto sobre os casos de ataques cardíacos.
 
 
Levando em conta que a American Lung Association classificou Houston como a oitava cidade nos Estados Unidos para os níveis de ozônio, a equipe de pesquisa decidiu verificar se há uma ligação entre os níveis de ozônio no ambiente e a parada cardíaca.
 
Os autores analisaram dados de oito anos retirados da rede de monitoramento da qualidade do ar de Houston e mais de 11 mil paradas cardíacas fora de hospitais.
 
Os resultados mostraram uma correlação positiva entre as paradas cardíacas e a exposição tanto às partículas finas (partículas menores que 2,5 microgramas suspensas no ar) e o ozônio.
 
A equipe descobriu que um aumento médio diário em partículas de 6 microgramas por dia durante dois dias, aumenta o risco de parada cardíaca em 4,6%, com especial impacto sobre as pessoas com condições pré-existentes de saúde.
 
O aumento do nível de ozônio foi semelhante, mas em uma escala de tempo mais curto. Cada aumento de 20 partes por bilhão em uma a três horas, também aumentou o risco parada cardíaca em 4,4%. Riscos relativos foram maiores para os homens, afro-americanos e pessoas com mais de 65 anos.
 
Os pesquisadores também analisaram os efeitos do dióxido de azoto, dióxido de enxofre e os níveis de monóxido de carbono, nenhum dos quais mostrou impacto sobre a ocorrência de parada cardíaca fora do hospital.
 
O trabalho deve ajudar o Serviço Médico de Emergência de Houston a afinar sua implantação de pessoal e equipamento e fornecer avisos precoces para as autoridades de saúde e do público quando o tempo e/ou incidentes garantam um alerta para níveis elevados de ozônio em áreas específicas.
 
Fonte isaude.net

Cresce 75% uso de droga para hiperatividade no Brasil

Em 2011, por exemplo, o consumo médio brasileiro no primeiro
 semestre foi de 19,7 caixas para cada mil cria
Estudo da Anvisa afirma que número aumentou entre crianças de seis a 16 anos
 
Um levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que o consumo do medicamento metilfenidato, usado para o tratamento de hiperatividade, cresceu 75% de 2009 a 2011 por crianças com idades entre seis a 16 anos. A pesquisa teve como base os dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e mostra ainda que, entre a população de 16 a 59 anos, o crescimento do consumo do remédio foi de 27,4% - apesar de mais baixo, também é considerado um aumento expressivo.

O estudo indica uma estreita relação entre o padrão de uso do metilfenidato e as atividades escolares. A prescrição cai durante as férias e é significativamente maior no segundo semestre. Em 2011, por exemplo, o consumo médio brasileiro no primeiro semestre foi de 19,7 caixas para cada mil crianças. Entre agosto e dezembro, a média subiu para 26,6 caixas por mil.

Membros da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi) afirmam que os números podem ter aumentado por conta de uma melhora no diagnóstico desse tipo de doença. Por outro lado, a droga pode estar sendo usada de forma inadequada por jovens em busca de melhor rendimento em concursos públicos ou vestibulares.

O metilfenidato é vendido no Brasil com três nomes comerciais diferentes. Em 2009 foram prescritas 557.588 caixas do remédio. Em 2011, o número saltou para 1.212.855. Apenas oito estados brasileiros registraram queda na prescrição: Acre, Pará, Tocantins, Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Já o Distrito Federal registrou o maior consumo do produto em 2011: foram 114,59 caixas a cada mil habitantes, enquanto em 2009 a média era de 59,42.

O trabalho demonstrou, porém, que alguns profissionais prescreveram uma quantidade do medicamento bem acima da média dos colegas. Os pesquisadores afirmam que os dados da pesquisa foram repassados para vigilâncias estaduais, a fim de identificar indícios de abuso da substância.

Veja como melhorar a vida de um filho com TDAH
Mais notado em crianças, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, também conhecido como TDAH, causa uma série de complicações no aprendizado e no convívio com outras pessoas. "Esse transtorno é uma condição grave que se caracteriza por um padrão crônico de desatenção, hiperatividade e impulsividade, podendo afetar seriamente a qualidade de vida", afirma a psicoterapeuta Evelyn Vinocur, especialista do Minha Vida e membro da Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Caso seu filho seja diagnosticado com TDAH, o melhor é seguir com o acompanhamento médico e o tratamento medicamentoso indicado. No entanto, Evelyn Vinocour afirma que é possível tornar a rotina da criança mais fácil seguindo essas dicas simples:
 
1- Quando estabelecer regras, faça de modo simples e específico. De preferência, escreva as regras em pequenos adesivos em locais de fácil visão para o seu filho. Além disso, é importante dar um feedback com frequência, para que seu filho saiba como está seu comportamento e se está agindo de forma adequada. "Nas horas de impor disciplina, não fale muito nem faça rodeios: responda com clareza e ação apropriada", diz a psicoterapeuta Evelyn.
 
2- Recompensas objetivas e que façam sentido geralmente funcionarão melhor para o seu filho - mas tome cuidado com os excessos. Algumas situações como terminar a lição de casa ou guardar os brinquedos depois do momento de lazer podem ser recompensadas de alguma forma.
3- Ajude seu filho a mudar de modo suave e gradativo, planejando com antecedência as atividades que virão posteriormente. Isso ajuda a manter o ritmo e prender sua atenção, já que ele sempre estará preparado para a atividade que vem a seguir.
4- Mantenha o senso de humor e seja paciente: com humor, você terá condições de evitar conflitos. "Entenda que a criança nem sempre compreenderá de primeira e que muitas vezes terá dificuldade para encarar ou realizar determinadas tarefas", afirma a psicoterapeuta Evelyn. Ao encarar isso com bom humor e de maneira calma, o ambiente se torna menos conflitante e mais propício ao aprendizado correto.
 
5- Fique atento a todas as oportunidades para elogiar e faça reforços positivos sempre que seu filho fizer algo corretamente. "No entanto, tenha cuidado para não exagerar na comemoração em acertos menores, pois ele irá perceber e pode pensar que é uma felicidade forçada", diz a psicoterapeuta Evelyn.
6- Tenha sempre em mente que você está lidando com uma condição médica e que seu filho não tem uma falha de caráter. "Espere que a criança tenha dias bons e dias ruins e encare isso como momentos pelos quais vocês devem passar", completa a psicoterapeuta Evelyn.
 
7- Lembre-se que culpar o seu filho, seu cônjuge ou você mesmo não irá ajuda em nada. "Todos vocês estão juntos, no mesmo barco, e fazendo o melhor que podem", diz Evelyn Vinocur.
 
Fonte Minha Vida

Cessar medicações antes da prescrição pode afetar tratamento de doenças mentais

Os pacientes e seus acompanhantes devem saber que nos
tratamentos para doenças mentais existe a chamada manutenção
Ausência de sintomas nem sempre indica que problema está solucionado
 
As familiares e pacientes que estão em tratamento para doenças mentais como depressão, síndrome do pânico e transtorno bipolar nem sempre estão cientes de informações que poderiam melhorar seu quadro de saúde. Uma delas é a recomendação de que pacientes que estão fazendo uso de medicamentos da classe dos psicofármacos, ou seja, medicações psiquiátricas não devem interromper o tratamento sem orientação médica. A advertência é válida mesmo quando o paciente vem obtendo benefícios de outras terapêuticas como psicoterapia, terapia ocupacional ou cuidados de enfermagem em homecare.
 
Os tratamentos medicamentosos prescritos por psiquiatras para doenças ou transtornos mentais têm algumas características diferentes em relação a medicações de outras especialidades clínicas. Isso porque eles agem no sistema nervoso central, ou seja, no cérebro e, por isso, nem sempre apresentam resultados imediatos. Pelo contrário, alguns podem até piorar o quadro inicial do paciente antes que ele sinta alguma evolução emocional positiva.
 
Os psiquiatras sempre explicam isso para o próprio paciente e para os familiares, porque é natural que os portadores de qualquer adoecimento emocional invistam em um tratamento esperando melhora imediata. Embora compreensível, vale ressaltar que a maioria das medicações psiquiátricas só começar a fazer efeito positivo depois de 15 dias de uso, aproximadamente. Outra característica particular do uso dessas medicações psiquiátricas está na necessidade de continuar o tratamento mesmo sem apresentar sintomas de adoecimento.
 
Os pacientes e seus acompanhantes devem saber que nos tratamentos para doenças mentais existe a chamada manutenção. Em outras palavras, mesmo o paciente já tendo obtido a melhora desejada, ainda pode ser necessário continuar o uso das medicações por algum tempo. Em casos de depressão leve com ausência de sintomas, a manutenção costuma durar cerca de um mês. Já no caso de problemas mais graves, como acontece com o transtorno afetivo bipolar e a esquizofrenia, o paciente pode precisar usar medicações por toda a vida.
 
Assim, nunca se deve parar o uso de quaisquer medicações sem a orientação médica, recomendação importante, sobretudo para quem está usando remédios que agem no cérebro, porque esta interrupção pode causar desde vômitos, dor de cabeça, tremores, aumento da pressão arterial e sensação de calafrios até convulsão e desmaio. Em caso de dúvida, consulte seu médico
 
Fonte Minha Vida

Escolha do tipo de cirurgia bariátrica depende do peso e da saúde do paciente

A cirurgia bariátrica com Banda Gástrica Ajustável é
a mais simples de todas e, consequentemente, a que leva
a menor porcentagem de perda de peso
Decisão médica avalia riscos e benefícios da intervenção
 
Parte de um programa de emagrecimento do qual faz parte uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, a cirurgia bariátrica revolucionou a forma como se trata a obesidade. Não é à toa que, no final do ano passado, o Ministério da Saúde reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para realizar o procedimento pelo SUS, visto que o excesso de peso considerado prejudicial à saúde tem se tornado uma epidemia que atinge pessoas cada vez mais jovens.

Mesmo sendo tão divulgada, entretanto, ainda restam muitas dúvidas sobre a cirurgia. Muitas pessoas sequer sabem, por exemplo, que existem quatro técnicas diferentes de realizá-las reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. Para saber como cada um funciona, portanto, conversamos com uma equipe de experts para esclarecer tudo sobre o assunto. Confira:

1. Quais os pré-requisitos para indicação de cirurgia para tratamento da obesidade?
"A indicação da cirurgia, independente da técnica, é baseada em quatro fatores: grau de obesidade, tempo de evolução da doença, tentativas de tratamentos anteriores e a presença de doenças associadas", explica o cirurgião do aparelho digestivo Denis Pajecki, membro do Departamento de Cirurgia Bariátrica da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

2. O que define a escolha de uma ou outra técnica?
Primeiramente, é necessário reforçar que a escolha da técnica a ser usada é do médico e não do paciente, afirma o cirurgião bariátrico Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). "Só ele saberá avaliar qual o melhor procedimento para tratar a obesidade e possíveis doenças associadas, como diabetes, sem oferecer grandes riscos ao paciente", aponta. Um paciente que precisa perder muito peso, por exemplo, deveria ser submetido ao tipo de cirurgia bariátrica mais invasivo, pois ele resulta em uma perda maior da porcentagem de peso. Se esse paciente apresentar idade avançada, entretanto, o médico pode optar por um procedimento menos complexo para não colocar a vida do indivíduo em risco. "A escolha é feita caso a caso e depende de inúmeras variáveis", complementa.

3. Qual o tipo mais complexo e o menos invasivo?
Segundo explica o cirurgião bariátrico Almino, a cirurgia bariátrica com Banda Gástrica Ajustável é a mais simples de todas e, consequentemente, a que leva a menor porcentagem de perda de peso. Em segundo lugar, vem a Gastrectomia Vertical, que já inclui corte, sutura e uso de grampos. Depois dela, a mais complexa é a cirurgia bariátrica com Bypass Gástrico que além da redução do estômago também cria um desvio no intestino do paciente. Por fim, a que leva a maior porcentagem de perda de peso, mas que também é a mais complexa é a cirurgia com Derivação Bileopancreática, pois o desvio do intestino é maior do que o da anterior.

4. Quanto tempo dura cada procedimento?
O tempo de duração de cada tipo de cirurgia bariátrica varia de acordo com as condições do paciente, de possíveis complicações e do médico que realizará o procedimento. De forma geral, entretanto, o cirurgião bariátrico Almino aponta que a banda gástrica leva cerca de 30 minutos, a gastrectomia vertical em torno de uma hora, o by-pass por volta de uma hora e meia e a derivação bileopancreática cerca de duas horas e trinta minutos.

5. Qual a anestesia usada em cada tipo de cirurgia bariátrica?
Segundo o endocrinologista Josivan Lima, membro do departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), todos os tipos de cirurgia bariátrica são realizados por vídeo-laparoscopia e, portanto, requerem o uso de anestesia geral.

6. Como ocorre a perda de peso?
De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Denis, a perda de peso ocorre por conta da restrição alimentar a que o paciente é submetido com a cirurgia, a menor absorção de nutrientes e do aumento do metabolismo. Com a Banda Gástrica há perda de 20 a 30% do peso inicial; com a Gastrectomia Vertical, 30 a 40% do peso inicial; com o Bypass é possível perder de 40 a 45% do peso inicial e com a Derivação Bileopancreática, o paciente perde de 40 a 50% do peso inicial.

7. Todos os tipos de cirurgia bariátrica ajudam no controle do diabetes tipo 2?
"Pacientes com obesidade e diabetes tipo 2 que se submetem a qualquer um dos tipos de cirurgia bariátrica apresentam melhora do quadro de diabetes, pois a própria gordura gerava resistência à ação da insulina", aponta o endocrinologista Josivan. Se o controle será total ou parcial, depende de inúmeros fatores, como idade, gravidade do diabetes, tempo de convivência do paciente com o problema, etc. De modo geral, as cirurgias com desvio intestinal (Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática) são as mais eficazes no controle da doença por meio do estímulo à produção de hormônios.

8. Como é o pós-operatório?
"Depois que a cirurgia bariátrica passou a ser feita com vídeo-laparoscopia, a recuperação do paciente melhorou muito, pois de incisões de 15 ou 20 centímetros, passamos a quatro ou cinco furinhos de um centímetro cada no abdômen", aponta o cirurgião bariátrico Almino. Assim, o tempo de internação costuma durar dois ou três dias e atividades rotineiras podem ser retomadas após um período de 10 dias. Carregar muito peso ou fazer exercícios intensos são liberados apenas depois do primeiro mês.

Em relação à dieta, há algumas recomendações básicas também. Na primeira semana, o paciente deve se alimentar apenas com líquidos. Na segunda, as refeições se tornam mais cremosas. Na terceira, podem ser consumidos alimentos com a consistência de um purê. A partir da quarta semana, começam a ser introduzidos alimentos sólidos na dieta. O objetivo é que o paciente tenha uma dieta equilibrada a partir das fases de adaptação. A suplementação costuma ser necessária também e deve ser alinhada com o profissional que participa do programa de emagrecimento do paciente.

9. Há risco de engordar novamente?
De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Denis, uma recuperação de 10 a 15 do peso mínimo atingido é considerado normal. "Ganhos mais acentuados estão, na maior parte das vezes, relacionados ao abandono do programa e à adoção de maus hábitos, como consumo excessivo de carboidratos e intervalos grandes em jejum", explica.
 
Veja na galeria  como funciona cada uma das técnicas:
 
Banda gástrica ajustável - Divulgação SBCBMBanda Gástrica
A Banda Gástrica é um dispositivo de silicone colocado no começo do estômago. Ela fica ligada a uma espécie de reservatório no qual é possível injetar água destilada para apertar mais o estômago ou esvaziar para aliviar a restrição. A vantagem do método é o fato de ele ser reversível, pouco invasivo, o que reduz a mortalidade, e permite ajustes individualizados. Por outro lado, há risco de rejeição da prótese ou infecção e a perda de peso é, muitas vezes, insuficiente para que a saúde do paciente seja considerada estável. Ela é inadequada ainda para pacientes com compulsão por doces, portadores de esofagite de refluxo e hérnia hiatal volumosa. Ela corresponde a 5% dos procedimentos.
 
Gastrectomia Vertical - Divulgação SBCBMGastrectomia Vertical
A Gastrectomia Vertical remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito. Desta maneira, há redução do hormônio grelina, associado à fome e a absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B não é afetada. Se não funcionar, pode ser transformada em Bypass Gástrico ou Derivação Bileopancreática, mas não é reversível, como a Banda Gástrica. Além disso, por envolver procedimentos mais complexos também está ligada a um risco maior de complicações. Corresponde a 15% dos procedimentos.
 
Bypass Gástrico - Divulgação SBCBMBypass Gástrico
O Bypass Gástrico diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a primeira porção do intestino, chamada duodeno, até a porção intermediária do órgão, chamada jejuno. Dessa maneira, há redução do hormônio grelina, responsável pela fome e liberação de hormônios próprios do intestino que promovem saciedade. Com ele, o apetite do paciente é reduzido praticamente sem diarreia e desnutrição, e doenças associadas à obesidade apresentam rápida melhora. Os riscos incluem fístulas, embolia pulmonar e infecções. O Bypass corresponde a 75% dos procedimentos.
 
Derivação Bileopancreática - Divulgação SBCBMDerivação Bileopancreática
A Derivação Bileopancreática é uma associação da Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado, com desvio intestinal. Esse desvio faz com que o alimento venha por um caminho e os sucos digestivos (bile e suco pancreático) venham por outro e se encontrem somente a 100 cm de acabar o intestino delgado, inibindo a absorção de calorias e nutrientes. A vantagem é que a técnica possibilita maior ingestão de alimentos, reduz a intolerância alimentar e promove maior perda de peso. Por outro lado, pode ocorrer desnutrição de intensidade variável ao longo do tempo. Diarreia, flatulência e deficiência de vitaminas também são comuns. A Derivação Bileopancreática corresponde a 5% dos procedimentos.
 
Fonte Minha Vida

Concurso Prefeitura Municipal de Botumirim – MG

A Prefeitura Municipal de Botumirim – MG realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 4 de Março de 2013 a 3 de abril na Rua José da Cruz, nº 09, Centro ou pelo www.exameconsultores.com.br


Cargos:
Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (38); Condutor de Veículos Leves (10); Condutor de Veículos Pesados (15); Mecânico (03); Oficial de Serviços Públicos (14); Operador de Máquinas Pesadas (01); Servente Escolar (01).

Nível Fundamental: Agente Administrativo (29); Atendente de Saúde (05); Auxiliar de Enfermagem - Com Curso e Registro no Conselho de Classe (05); Marinheiro Fluvial - Auxiliar de Máquinas (01); Marinheiro Fluvial de Convés (01).

Nível Médio: Assistente Educacional (02); Fiscal de Rendas (02); Monitor de Creche (02).

Nível Técnico: Técnico Agrícola (02); Técnico em Informática (03); Técnico em Processamento de Dados (01).

Nível Superior Completo: Biomédico (01); Enfermeiro (03); Engenheiro-Agrônomo (01); Farmacêutico (01); Médico (01); Odontólogo (01); Pedagogo (02); Professor de Educação Infantil (08); Professor Municipal Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano (08); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Ciências (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Geografia (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - História (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Matemática (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Português (01).

Provas:
Haverá provas objetiva, de títulos e prática.

Concurso Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão realiza seleção para preenchimento de 68 vagas

Inscrições:
De 7 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013 pelo www.consesp.com
.br

Valor:
R$ 30,00 e R$ 65,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.198,30

Cargos e vagas:
Nível Superior: Coordenador do CRAS (1), Dentista (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro-Agrônomo (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Médico Ginecologista (2), Médico Pediatra (2), Nutricionista (1), Professor (4), Professor de Educação Física (1), Técnico em Meio Ambiente (1);


Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Saúde (1), Auxiliar de Dentista do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Fiscal Sanitário (1), Monitor de Educação Infantil (2), Monitor de Telecentro Comunitário (5), Técnico em Higiene Dental (3);
 
Nível Fundamental: Agente Comunitário do Programa Saúde da Família (PSF) (5), Agente de Endemias (1), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Farmácia (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (5);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Funileiro (1), Gari (1), Jardineiro (1), Lavador de Autos (1), Servente de Escola (3), Vigilante Municipal (8);Nível Alfabetizado: Auxiliar de Mecânico (1), Operador de Máquinas (2), Padeiro (1).

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor e Professor de Educação Física


Concurso Prefeitura de Boca do Acre - AM

A Prefeitura de Boca do Acre, Amazonas, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 18 de fevereiro no Centro de Especialidades Odontológicas (avenida Amazonas, s/n)

Cargos:
Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Laboratório e de Médico Generalista

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 12.000,00

Seleção:
Haverá análise curricular

Cargos:
Superior - Médico Generalista, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Dentista, Farmacêutico, Bioquímico e Fisioterapeuta;

Médio/Técnico - Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Higiene Bucal, Controlador de Endemias, Agente Comunitário de Saúde e Protético Dentário;

Fundamental - Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Cirurgião-Dentista

Concurso Prefeitura de Arroio do Padre - RS

A Prefeitura de Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 11 vagas

Inscrições:
Até 4 de março, pelo www.pontuaconcursos.com.
br.

Valor:
R$ 40,00 a R$ 60,00

Remuneração:
R$ 622,00 a R$ 6.334,52

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos e prática

Concurso Prefeitura de Araras - SP

A Prefeitura de Araras, São Paulo, realiza seleção para 19 vagas para Médicos

Inscrições:
Até 5 de março, na Coordenadoria de Recursos Humanos, na rua Pedro Alvares Cabral, nº. 83, centro, Araras

Seleção:
Haverá prova de títulos

Áreas:
Médico Socorrista Infantil e Médico Socorrista Adulto

Remuneração:
R$ 7.351,00

Concurso Conjunto Hospitalar de Sorocaba

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba realiza seleção para preenchimento de vaga para Médico

Inscrições:
De 25 de Fevereiro de 2013 a 01 de Março de 2013, no Setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal, 2º andar, sala 213, Prédio do Hospital Leonor Mendes de Barros, Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564, Jardim Vergueiro, Sorocaba - SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular.

Área:
Nefrologia

Concurso Centro de Referência e Treinamento - CRT - DST/Aids SP

O Centro de Referência e Treinamento (CRT - DST/Aids) realiza seleção para preenchimento de vagas para Médico

Inscrições:
Entre 19 de fevereiro e 1º de março no Centro de Referência e Treinamento (DST/AIDS), localizado na rua Santa Cruz, nº. 81, Vila Mariana, São Paulo.

Área:
Psiquiatria.

Seleção:
Haverá análise curricular

Vagas de estágio no Ministério Público (PE)

O Ministério Público do Estado de Pernambuco Abriu edital de inscrição N° 01/2013 - CMGP do IV processo de seleção pública para credenciamento no programa de estágio de nível técnico e universitário do MPPE, para preenchimento das 57 vagas mais cadastro de reserva, destinadas a estudantes que estejam cursando a partir do 4º período do ensino técnico e superior.

As inscrições, no valor de R$ 35,00, poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 15 de Fevereiro de 2013 até às 22h do dia 11 de Março de 2013, através do site www.sismeta.com.br.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 24 de março de 2013 (domingo), em locais e horários a serem divulgados, a partir de 21 de março de 2013. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 10 de abril de 2013.

Prefeitura de São Joaquim - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Joaquim, Estado de Santa Catarina, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo para admissão em caráter temporário de Profissionais (Professores) do Magistério, Agente de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia, Farmacêutico, Enfermeiro, Auxiliar Odontológico, Motorista – SAMU, Assistente Social, Psicóloga, Pedreiro e Motorista – Transporte Escolar.
 
O certame será realizado pela empresa Click Soluções. São oferecidas 140 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A carga horária varia de 10 a 40h semanais.
 
As inscrições estarão abertas no período de 19 a 25 de fevereiro de 2013, somente via internet, pelo sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
O valor para inscrição no certame será:

R$ 40,00 para cargos de nível alfabetizado;

R$ 50,00 para os cargos de nível médio;

R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
A prova escrita será realizada no dia 10 de março de 2013, com duração máxima de 3 horas e duração mínima de 1 hora, na EEB Manoel Cruz, situada a Rua Manoel Rodrigues do Nascimento, s/n, Bairro Jardim Minuano, São Joaquim – SC, das 9h às 12h.
 
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 10 de março de 2013 no período vespertino.
Este certame terá duração até dia 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Tauá - CE publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tauá, Estado do Ceará, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) abriu edital de processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas no Poder Público para o Serviço de Equipe Volante, Projovem Adolescente e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI ). Haverá 42 vagas com salários de até R$ 1.500,00.
 
Para candidatar-se a uma das vagas, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado; Ter idade mínima de 21 anos completos até o último dia das inscrições; Ter concluído no mínimo o ensino médio para os cargos de Orientadores Sociais e Facilitadores, e nível superior para os cargos de assistente social e psicólogo e\ou pedagogo; Residir no município; Estar quite com as obrigações eleitorais; e ter disponibilidade para 20 ou 40 horas semanais.
 
O certame visa à seleção de Assistentes Sociais, Psicólogos e\ou pedagogos; Orientadores Sociais e Facilitadores; para as equipes volantes, Projovem e PETI em Tauá, por tempo determinado, com vistas ao desempenho de atividades de cunho socioassistencial.
 
As inscrições serão gratuitas e acontecerão na Sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SADS, no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, nos horários de 8h às 13 h.
 
A seleção se constituirá de uma prova de conhecimentos específicos e provas de títulos. A prova de conhecimentos específicos acontecerá dia 05 de março de 2013, em local e horário a ser divulgado posteriormente.
 
A seleção simplificada terá validade de 12 meses, a partir de 8 de Março, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, está promovendo o processo seletivo (editais nº. 009, 010 e 011/2013-SEMUSA), visando a contratação temporaria de 06 profisionais de níveis médio/técnico e superior para atuarem na área da saúde do município. O vencimento mensal inicial é de até R$ 2.043,71 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, para uma carga horária de 20 e 30 horas semanais.
 
Cargos: Técnicos em Enfermagem (2), Médicos Pediatras (3) e Enfermeiro - Almoxarifado (1).
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 20 de fevereiro de 2013, às 17h o Curriculum Vitae.
 
A avaliação será feita através do curriculum vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis.

Prefeitura de Cordilheira Alta (SC) abre processo seletivo

Em Santa Catarina o município de Cordilheira Alta, lançou edital Nº. 002/2013 de processo seletivo oferecendo 04 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 707,63.
 
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Motorista, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Controlador Interno, Médico, Professor, Orientador de Atividade Pedagógica e Supervisor Escolar.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 18 a 22 de fevereiro de 2013, das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 horas, na Prefeitura de Cordilheira Alta, situada à Rua Celso Tozzo, n. 27, centro. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.
 
No ato da inscrição deverá ser apresentado fotocópia e original dos documentos a seguir relacionado:
Carteira de identidade;

CPF - cadastro de pessoa física ou o comprovante de inscrição;

Título de eleitor, acompanhado do comprovante que votou na última eleição ou certidão de quitação eleitoral, emitida pelo tribunal superior eleitoral;

Comprovante de quitação do serviço militar através da apresentação do certificado de reservista, ou de dispensa do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

Guia de recolhimento da taxa de inscrição;
Comprovante de escolaridade exigido para o cargo, será opcional no ato da inscrição e obrigatório no ato da contratação;

Procuração para as inscrições feitas por procurador;

Duas fotos 3 X 4, iguais e recentes
 
Prova
A prova escrita será aplicada na data provável de 27 de fevereiro de 2013, na cidade de Cordilheira Alta, das 08:30 às 10:30 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.
 
O gabarito oficial será divulgado junto ao mural da Prefeitura Municipal e no site www.pmcordi.sc.gov.br, a partir das 17:30 do dia 28 de fevereiro de 2013.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Jurema - PI lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jurema, Estado do Piauí, através do Instituto Machado de Assis, publicou edital de processo seletivo N° 001/2013, com a intenção de ocupar 109 vagas, sendo 83 imediatas e 26 para cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar até R$ 1.017,00 em carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Digitador, Professor EJA, Professor de 1º ao 5º ano, Monitor do PETI, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Agente de Endemias.

Inscrições
As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 20 de fevereiro de 2013. A taxa será de R$ 20,00 para todos os cargos.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas na cidade de Jurema - PI, com data prevista para o dia 03 de março de 2013, no horário de 9h às 12h, em locais a serem divulgados.

O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será divulgado pelo endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, provavelmente, no dia 05 de março de 2013.

Este certame terá validade de 01 ano a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Jurema - PI.

UEL (PR) abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, publicou edital Nº 038/2013 de processo seletivo, com o objetivo preencher 04 vagas para professores colaboradores em nível superior. Os vencimentos vão até R$ 5.151,03 em carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 50,92 e R$ 101,84, deverão ser efetuadas no período de 25 de fevereiro a 01 de março de 2013, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min, na Secretaria do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Centro de Ciências Biológicas, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site: www.uel.br/prorh) e Curriculum Vitae devidamente comprovado.
 
O certame constará de Prova Didática e Análise do curriculum vitae. As duas fases seletivas são de caráter eliminatório.
 
O prazo de validade do resultado do certame será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

UNEAL lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital N° 003/2013 de processo seletivo da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Serão destinadas 06 vagas de Professor, para docência nos 3º e 4º períodos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. O salário será de R$ 40,00 hora/aula, valor que será pago mensalmente, após cálculo das horas trabalhadas no mês.

As inscrições estarão abertas no período de 19 a 21 de fevereiro de 2013, das 8:30h às 16:30h na sala do PROCAMPO, no prédio da Universidade Estadual de Alagoas, Campus I, localizada à Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N - Alto Cruzeiro Arapiraca - AL.

A Seleção se constituirá de duas etapas:
- Prova de Desempenho Didático - de caráter eliminatório e classificatório;
- Análise do Curriculum Lattes (Prova de Títulos).

O sorteio do ponto e da ordem de apresentação da prova de desempenho didático, assim como a realização desses, ocorrerá às 8h30min, nas salas de aula do Campus I - UNEAL, localizada - Alagoas, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2013. No entanto, poderão ocorrer mudanças tanta nas datas quanto no local onde será realizada estas avaliações, cabendo ao candidato acessar o edital no site http://www.uneal.edu.br para acompanhar estas mudanças, caso ocorram.

O Resultado Parcial da Seleção Especial de Provas de Títulos e Desempenho Didático para contratação de professor será publicado na página da UNEAL
(http://www.uneal.edu.br/) no dia 01 de março de 2013.

O prazo de validade da seleção será de 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final do processo seletivo por Portaria expedida pela Reitoria, podendo a validade ser prorrogada por igual período, apenas uma vez, a critério da UNEAL.

Vagas de estágio nos Correios de Goiás

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT, por intermédio da Diretoria Regional de Goiás, lançou editais n°s 013 e 014/2013 de processo seletivo para estagiário de nível médio, técnico e superior, destinado ao preenchimento de 27 vagas e formação de cadastro reserva.

Os interessados deverão realizar a inscrição no período de 04 a 22 de fevereiro de 2013, na Seção de Captação de Recursos Humanos (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº. 11, subsolo, Setor Central, Goiânia).

Os detalhes dos certames serão publicados nos editais completos, a serem disponibilizados na página do Correios.

Vagas de estágio no TRF da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região abriu o seu terceiro processo seletivo para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para estágio remunerado.
 
Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível médio e superior, vinculados a instituições públicas e privadas, desde que regularmente matriculados e com frequência efetiva em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, para preenchimento de vagas de estágio disponíveis nas diversas Unidades do TRF 1ª Região.

A bolsa de estágio terá os seguintes valores:
- R$ 500,00 para o nível médio;
- R$ 750,00 para o nível superior.

O estagiário terá direito a auxílio transporte, no valor de R$ 7,30 por dia estagiado, bem como ao seguro de acidentes pessoais. O estágio terá duração de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, em horários e turnos a serem definidos pelo Tribunal.
 
O processo seletivo será planejado, executado e acompanhado pelo Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE.
 
As inscrições estarão abertas até às 17 horas do dia 22 de fevereiro de 2013 (horário de Brasília), no site do CIEE, www.ciee.org.br.
 
As provas serão aplicadas na Unidade do CIEE, localizada no endereço: EQSW 304/504 LOTE 02, Edifício Atrium, Sudoeste-DF, na data prevista de 09 de março de 2013. As provas e respectivos gabaritos serão divulgados no site do CIEE, no dia 11 de março de 2013.

O processo seletivo terá validade até 1 ano, podendo ser prorrogado a critério do Tribunal.

SENAI - DF lança edital de processo seletivo

Já estão disponíveis os editais n°s 01 e 02/2013 de processo seletivo para ocupação de empregos de nível médio/técnico e superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Distrito Federal – SENAI/DF.
 
Vagas por edital e remuneração
São oferecidas 13 vagas no edital n°01/2013 para os cargos de instrutor nas áreas de automobilística, mecânica de refrigeração, telecomunicações, eletrotécnica, domótica (automação residencial e industrial), eletromecânica e instrutor na área TI - redes (infraestrutura de redes), administração de redes, desenvolvimento, meio ambiente, multimídia, cuja remuneração varia de R$ 21,83 hora aula + DSR a R$ 2.874,00, com jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais.

Já o edital n° 02/2013 oferece vagas para os cargos de técnico de serviços (suporte técnico), psicólogo - área escolar, psicólogo - área organizacional e analista - recursos humanos. Os salários variam de R$ 1.802,00 a R$ 2.969,00, por jornada de 40 horas semanais.

Os candidatos aprovados, quando da admissão na entidade, terão direito aos seguintes benefícios: Assistência Médica, Odontológica e Refeição subsidiada, Vale-Transporte, Auxílio-Funeral.
 
Inscrições
As inscrições serão efetivadas através da Internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período de 04 a 26 de fevereiro de 2013. O investimento é de R$ 50,00 para empregos de nível médio e de R$ 60,00 para os de nível superior.
 
Provas
A data provável da Prova Objetiva e Discursiva será no dia dia 17 de março de 2013, e a Prova Prática (Microaula e Atividade Prática) e a Avaliação de Competências serão dia 07 de abril de 2013, sendo realizadas na cidade de Brasília/DF.
 
Os locais e horários serão comunicados oportunamente, através de Edital de Convocação a ser disponibilizado através da Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos(www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do SENAI/DF.

PRFN 1ª Região - DF abre vagas de estágio

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional da 1ª Região do Distrito Federal abriu edital n° 01/2013 para a realização de concurso destinado a selecionar estudantes de nível Superior do curso de Direito e também do Ensino Médio. As oportunidades são para estágio na Procuradoria, que possui 18 vagas em aberto, com direito a bolsa auxílio que varia de R$ 203,00 a R$ 520,00.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 22 de fevereiro de 2013, mediante preenchimento do Formulário de Inscrição, a ser obtido na PRFN 1ª Região, situada no Setor de Autarquias Sul - SAS, Quadra 01, Bloco "G", 69 andar. Os candidatos poderão obter maiores informações pelo telefone 2025-4647.
 
Provas
O concurso será realizado em Brasília/DF e todos os inscritos serão avaliados através de Prova Subjetiva escrita, consistente em uma redação, a serem realizadas nos seguintes dias:
 
- Nível Superior: 27 de fevereiro de 2013, das 15:00 às 16 horas, no Setor de Autarquias Sul - SAS, Quadra 03, Bloco "O", 102 andar, Auditório, Ed. Órgãos Regionais.
 
- Nível Médio: 01 de março de 2013, das 15:00 às 16:00 horas, Setor de Autarquias Sul - SAS, Quadra 03, Bloco "O", 10º andar, Auditório, Ed. Órgãos Regionais.
 
O resultado provisório será divulgado na data provável de 11 de março de 2013, mediante edital, afixado na PRFN-1ª Região. O concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de homologação do resultado.

Vagas de estágio na EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou regulamento para realização do 1º processo seletivo de Estágio 2013, visando o preenchimento de 33 vagas mais formação de cadastro reserva. As oportunidades são para atuação em Brasília/DF, para os cursos de arquitetura, arquivologia, ensino médio, técnico em eletrônica, técnico em informática e jornalismo.
 
A bolsa auxílio pode chegar a R$ 600,00 mensais mais auxílio-transporte no valor de R$ 6,00 por dia, com carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 26 de fevereiro de 2013, através do site CIEE - www.ciee.org.br.
 
Os portadores de deficiência deverão se inscrever no site do CIEE - www.ciee.org.br e apresentar laudo médico, no endereço a seguir:
 
Brasília - EQSW 304/504 lote 02, ed. Atrium, Sudoeste/DF, das 10:00 às 16:00.
 
A seleção será constituída de prova objetiva e entrevista individual.
 
As provas serão aplicadas na data provável de 14 de março de 2013, às 10:00 ou 14:30, com duração de 2 horas, na EQSW 304/504 lote 02, ed. Atrium, Sudoeste/DF. A data da prova pode sofrer alteração, o que pode ser sempre companhado pelo site www.ciee.org.br.
 
O resultado será divulgado a partir do dia 28 de março de 2013, também através do portal www.ciee.org.br.
 
O contrato de estágio deverá ter vigência mínima 6 meses.
 

Edital / Publicações

Consultas médicas on-line economizam dinheiro, diz estudo

A satisfação do cliente foi alta, com 98% dos usuários pesquisados
 dizendo que recomendariam o serviço para outros
Clientes satisfeitos e uma economia de US$ 88 por caso por meio do serviço de telehealth para doenças comuns é o que aponta pesquisa em Minnesota (EUA). Entretanto, as leis dos Estados evitam a expansão
 
Consultas on-line para doenças comuns e rotineiras podem ser tão efetivas quanto os cuidados feitos pessoalmente e custam significativamente menos. Além disso, produzem grandes níveis de satisfação ao paciente. É o que aponta estudo publicado pela revista Health Affairs.
 
HealthPartners, um rede de distribuição integrada e seguradora de saúde de Minneapolis, conseguiu reduzir a cobrança de US$88,03 por caso, e economizou cerca de duas horas e meia de tempo por paciente, contando o tempo de ida ao consultório ou departamento de emergência, bem como o tempo de espera, o encontro clínico e o tempo de check-in e check-out, por meio da clínica online Virtuwell, quando comparada aos serviços tradicionais de saúde.
 
Os resultados estão de acordo com o tratamento padrão e a satisfação do cliente foi alta, com 98% dos usuários pesquisados dizendo que recomendariam o serviço para outros.
 
A US$40 por consulta, o serviço custa de US$20 a US$30 menos do que as clínicas convencionais, de US$80 a US$142 menos do que visitas a consultórios e de US$82 a US$124 menos do que centros de tratamentos de urgência. Custa bem menos do que os US$159 a US$469 cobrados pelas emergências hospitalares em relação às três condições mais comuns que apareceram durante a pesquisa, com mais de 40.000 casos: sinusite aguda, infecção no trato urinário e conjuntivite. Isso dá uma média de pouco mais de US$88 por caso.
 
“A Virtuwell não deu apenas tratamento mais barato para essas três condições, mas também teve uma taxa de resolução única (isso quer dizer que não foi preciso acompanhamento “cara a cara” após a consulta), de 89% a 95%, uma taxa similar às clínicas convencionais”, escreveram os pesquisadores, que foram liderados pelo médico de família Dr. Patrick Courneya, diretor médico da HealthPartners Health Plan.
 
O estudo descobriu parcas evidências de que as visitas on-line aumentam o uso geral de serviços de saúde por causa da Virtuwell, que foi lançado em 2010 e um ano depois tornou-se a primeira clínica on-line a ganhar a aprovação de cobertura para Medicare, segundo o The Washington Post.. Os pesquisadores também observaram que a taxa de comportamento de prescrição “apropriado” para bronquite aguda (para o qual os antibióticos são muitas vezes prescritos desnecessariamente) são maiores por meio da Vituwell do que entre os sistemas de saúde da população em geral com seguro comercial.
 
“Após dois anos, os resultados da Virtuwell sugerem que o tratamento on-line tem potencial para ir ao encontro dos objetivos ‘Triple Aim’ , de uma melhor experiência de tratamento para o paciente, melhoria da saúde da população e redução do custo per capita do tratamento de saúde, especialmente para condições tipicamente associadas ao tratamento primário”, afirma HealthPartners.
 
“É preciso ter cautela devido à pequena amostra de casos analisada, mas essas descobertas sugerem que um sistema on-line pode fornecer tratamento apropriado. Além disso, sugere que o serviçoon-line dá melhor suporte aos provedores que tentam usar antibióticos com parcimônia.
 
Por meio do Virtuwell, a HealthPartners oferece tratamento on-line 24 horas, 7 dias por semana para cerca de 40 condições primárias de tratamento. “Condições tratadas por meio do Virtuwell são aquelas geralmente associadas com alta precisão diagnóstica e eficácia de tratamento tanto nos foros tradicionais quanto nos on-lines”, explica o artigo da Health Affairs. O serviço não oferece tratamento para muitos problemas de saúde que exigem exames laboratoriais, de imagem ou físicos.
 
Processo
Após o serviço médico virtual levar o paciente por meio de uma entrevista automatizada sobre seus sintomas, histórico médico, alergias e medicações, uma enfermeira avalia cada informação recebida e envia um plano de tratamento por meio de mensagem segura. Se necessário, a enfermeira escreve prescrições e envia eletronicamente para qualquer farmácia que o paciente especificar. O processo todo leva geralmente menos de 30 minutos, segundo os autores.

Os pacientes podem pedir consultas por telefone com uma enfermeira a qualquer hora. Em cerca de metade dos casos, as enfermeiras ligam para os pacientes.
 
O serviço está sendo útil na expansão do acesso ao tratamento: “Algumas das respostas mais entusiasmadas dos consumidores para a Virtuwell vieram de pacientes em áreas, tanto urbanas quanto rurais, onde opções de tratamento são limitadas ou não existentes. Os pacientes nos contam, por exemplo, que antes da Virtuwell, sua única opção fora do horário comercial para tratamento de infecção urinária era em um departamento de emergência a mais de 32 quilômetros de distância, o que resultava em perda de tempo, inconveniência e gastos associados ao tratamento”.
 
Apesar dos resultados positivos, o clima regulatório nacional continua desfavorável para tratamento on-line e outras formas de telehealth. Muitos estados exigem que as clínicas estejam localizadas no mesmo estado que o paciente ou que seja pelo menos licenciada no local e alguns exigem visita pessoal ou uma relação existente entre médico e paciente para prescrições escritas.
 
Durante o período de estudo, a Virtuwell estava disponível apenas para residentes em Minnesota e Wisconsin. Desde então, suas atividades foram expandidas para Michigan: “Mas para o tratamento on-line ser entregue em seu potencial, um novo exame do ambiente regulatório é necessário. Seguindo o lançamento do serviço em Minnesota e Wisconsin, recebemos sempre pedidos de grandes empresas, com funcionários que trabalham em outros estados, questionando sobre a disponibilidade nacional do serviço”.
 
Fonte: InformationWeek EUA
 
Por Saudeweb

Incor amplia telemedicina para atender unidades do SUS

A ferramenta para discussão de casos clínicos pela Web é inédita no serviço público e a implantação servirá de plataforma para que, nos próximos anos, a expertise do Instituto do Coração chegue a lugares mais remotos do País
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã desta sexta-feira montante de R$ 20,2 milhões para a ampliação de Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMSUP). Os serviços têm como objetivo prestar consultoria técnica, online e em tempo real, a unidades de emergência e de UTI do SUS, no atendimento de infartos e de casos cardiológicos complexos.
 
A ferramenta para discussão de casos clínicos pela Web é inédita no serviço público e a implantação servirá de plataforma para que, nos próximos anos, a expertise do Instituto do Coração chegue a lugares mais remotos do País. A meta inicial é implantar e manter 200 pontos remotos, em cinco estados – São Paulo (90), Bahia (35), Pernambuco (30), Paraná (30) e Distrito Federal (15). A distribuição dos pontos foi definida com os gestores estaduais, seguindo o critério populacional e as necessidades mais imediatas. Após implantação desta primeira proposta, o projeto será disponibilizado a todas as unidades federadas interessadas.
 
De acordo com Roberto Kalil, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor, o Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Instituto do Coração “é uma maneira efetiva de democratizar o acesso dos brasileiros aos avanços da ciência no tratamento das doenças do coração”.
 
Como funcionará o Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI
A implantação do projeto ocorrerá em três etapas. A primeira, de cerca de seis meses, e que deverá ter início ainda no primeiro semestre deste ano, será a da instalação da infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos do Serviço.
 
Consta também dessa fase, a inserção dos primeiros serviços que farão parte da fase-piloto do projeto: os pronto-socorros da Lapa e do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. “Estimamos que no primeiro ano o serviço esteja disponível para todo o Estado de São Paulo e, ao final de dois anos, para todo o Brasil”, afirma o Dr. Múcio Tavares (diretor da Unidade Clínica de Emergência do Instituto) que, ao lado de Ludhmila Hajjar (diretora do Departamento de Pacientes Críticos do hospital), coordena o Serviço de Tele-Emergência e Tele-UTI Incor.
 
O ingresso das unidades de saúde no Serviço ocorrerá por indicação do Ministério da Saúde e Secretarias de Estado da Saúde. Mediante essa intermediação, as unidades admitidas receberão visita técnica da equipe do Incor para levantamento de necessidades de infraestrutura e de treinamento dos médicos, tanto para operar o sistema de discussão de casos clínicos pela Web, desenvolvido para o programa, quanto para executar o protocolo básico de diagnóstico e de tratamento da doença.
 
O sistema de discussão de casos clínicos é composto de equipamento de eletrocardiograma portátil, microcomputador com monitor de alta resolução, kit web, câmera full HD, microfone e headset. Possui ainda um software inédito no País, o MedCast, desenvolvido pelo Incor e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que integra com segurança e privacidade as informações do paciente em ambiente Web, recursos tradicionais de telemedicina (Webconferência com transmissão de dados, Chat, som e imagem) com os de um Call Center, explica Marco Antonio Gutierrez, diretor do Serviço de Informática do Incor.
 
Com o MedCast em um computador ao lado da maca, o médico do serviço de emergência usuário preenche os dados da ficha médica do paciente, classificando também o grau de emergência do quadro. No Incor, o médico na estação de trabalho vê na tela do computador o aviso de chamada e a classificação de sua gravidade, de maneira que os casos mais urgentes sejam priorizados.
 
A partir da conexão, começa a transmissão de dados, imagens e voz numa webconferência entre os médicos, com o propósito de definir o diagnóstico e, se este for cardiológico, discutir a melhor conduta terapêutica.
 
Toda a discussão do caso clínico e as informações sobre o paciente são armazenadas em um banco de dados para consultas e análise futuras.
 
Custos em vidas e recursos podem ser minimizados
“Doença cardíaca mal diagnosticada resulta em tratamento ineficaz, maior incidência de morte e pior qualidade de vida para o paciente na evolução da doença”, diz a Dra. Ludhmila, coordenadora do Serviço de Tele-Emergência e Tele-UTI Incor.
 
No Brasil, diz Ludhmila, de 85% a 90% das pessoas com infarto agudo do miocárdio que são atendidas nos serviços médicos permanecem nessas unidades de saúde apenas para observação, quando já deviam estar sob tratamento intensivo, ou para tratamento de complicações decorrentes de diagnóstico tardio do infarto.
 
O fato resulta num péssimo prognóstico para o sistema de saúde do País. Isso porque as doenças cardiovasculares são tão mais dispendiosas quanto mais avançado é o estágio da doença. Um exemplo claro dessa relação perversa são os gastos com o tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), uma das sequelas mais comuns do infarto não adequadamente tratado.
 
Em 2011, a ICC foi a terceira causa de internação no Brasil e consumiu 2,6% de todos os recursos aplicados em saúde pelo SUS. Em 2011, o que se gastou com internação por ICC representou 27% (R$ 305 Milhões) a mais de tudo o que foi despendido em infarto agudo do miocárdio.
 
Telemedicina
A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que promove educação em saúde a distância no país, ganhou mais cinco núcleos – dois em São Paulo, um na Bahia, um no Paraná e um no Rio de Janeiro. Com isso, a rede passa a contar com 73 núcleos, no total. A meta é ampliar para 158 até 2014.
 
A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com o apoio do Ministério da Saúde. A rede viabiliza a realização de 600 sessões de vídeo e webconferência por ano, e, em média, duas a três sessões científicas diárias, com a participação de 300 instituições da América Latina.
 
Os novos núcleos foram instalados na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BA), no Hospital Universitário Regional de Maringá da Universidade Estadual de Maringá (PR), no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into/RJ), no Incor e no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da Universidade de São Paulo (SP).
 
Além de promover o desenvolvimento da educação e da pesquisa, o objetivo da RUTE é contribuir para a melhoria da Atenção à Saúde no país, por meio do apoio ao Telessaúde Brasil Redes. Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde que promove a realização de teleconsultorias, telediagnósticos e “segundas opiniões formativas” na Atenção Básica.
 
“Qualidade e troca de experiências. Isso foi útil recentemente na ação de apoio e socorro às vítimas do incêndio em Santa Maria (RS). Utilizamos a rede RUTE para discutir os casos e condutas e ela continuará sendo utilizada também no acompanhamento dos pacientes que já tiveram alta. Temos muitos desafios, mas a qualidade e a excelência devem ser uma obsessão para o SUS”, afirmou o ministro.
 
Telessaúde Brasil redes
O programa Telessaúde Brasil Redes interliga núcleos de especialistas e unidades de saúde da Atenção Básica, que trocam informações com o objetivo de melhorar o atendimento no SUS e qualificar o diagnóstico e o tratamento no nível básico da assistência. O programa está em funcionamento em 14 estados e já realizou, desde 2005, cerca de 50 mil teleconsultorias, 666 mil telediagnósticos (análise de exames de apoio a distância) e 640 “segundas opiniões formativas”.
 
A rede é composta por 13 núcleos localizados em instituições formadoras de referência e órgãos de gestão. Conta com aproximadamente 2 mil pontos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 1.152 municípios, com 21.260 profissionais das equipes de Saúde da Família com acesso à rede. Em 2012, o Telessaúde Brasil Redes recebeu um reforço de R$ 70 milhões para implantação de novos pontos e 64 núcleos, e estará presente, até o final de 2013, em 3.266 municípios de todas as unidades federativas.
 
Robô
O ministro da Saúde ainda anunciou o investimento em pesquisa para avaliar a eficácia de um robô cirurgião – batizado de “Robô Da Vinci” –, que poderá ser utilizado em cirurgias oncológicas e funcionais. O Ministério da Saúde destinará R$ 8,21 milhões. Será realizado estudo comparativo entre videocirurgia com e sem o uso do robô. O objetivo é avaliar o custo-efetividade para verificar a viabilidade de o robô ser incorporado ao tratamento no SUS.
 
As principais vantagens da cirurgia robótica são a precisão do instrumento e a destreza, o que evita tremores na manipulação. Além disso, o robô pode apresentar imagem tridimensional, o que dá maior capacidade para localizar os vasos sanguíneos, nervos e tecidos. Também reduz a fadiga do cirurgião. O robô poderá ser usado nos campos da urologia, ginecologia, cabeça e pescoço e aparelho digestivo.
 
Fonte Saudeweb