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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Estudo revela que bebês conseguem distinguir idiomas mesmo antes de falar

Se você fala dois idiomas em casa, não tema, não é um jogo de soma zero
O teste consistiu em familiarizar as crianças, através da repetição, com uma entre duas línguas falsas, uma com o ritmo do grupo de idiomas em inglês, a outra similar ao grupo japonês
 
Antes mesmo de aprenderem a falar, crianças pequenas como as de sete meses de idade que crescem em lares bilíngues adquirem a capacidade de distinguir idiomas diferentes, revelou um estudo publicado esta quinta-feira.
 
Os cientistas ainda ficam desconcertados diante dos mecanismos do aprendizado de idiomas e de como crianças pequenas bilíngues dominam suas línguas maternas de forma tão eficiente quanto as monolíngues (que falam apenas um idioma).
 
Um novo estudo sobre o assunto demonstrou que, ao contrário de suas pares monolíngues, as crianças que aprendem dois idiomas ao mesmo tempo desenvolvem a habilidade de identificar um idioma pela duração e a entonação de palavras e sua posição nas frases.
 
O estudo, divulgado na revista Nature Neuroscience, examinou crianças de sete meses que cresceram expostas a duas línguas com ordens de palavras inversas, como o inglês e o japonês.
 
Em idiomas como o inglês, o italiano e o espanhol, preposições e artigos costumam preceder "palavras de conteúdo" como substantivos (para Londres/uma casa), enquanto em outras línguas eles as seguem (Tóquio ni - 'Tóquio para' em japonês ou etxe bat - 'casa uma' em basco), e a entonação da palavra de conteúdo é mais alta.
 
O teste consistiu em familiarizar as crianças, através da repetição, com uma entre duas línguas falsas, uma com o ritmo do grupo de idiomas em inglês, a outra similar ao grupo japonês.
 
"Frases" foram reproduzidas para as crianças através de alto-falantes escondidos na língua que elas aprenderam e na que elas não aprenderam, e mediu-se o tempo que elas levaram para olhar na direção de cada um.
 
— Os bebês bilíngues "olharam por vários segundos a mais" na direção do idioma a que tinham sido expostos, uma medida científica de reconhecimento — explicou a coautora do estudo, Janet Werker.
 
Quando o mesmo teste foi aplicado em crianças monolíngues criadas em lares onde se fala inglês, elas não fizeram qualquer distinção entre as duas línguas.
 
— Nosso estudo demonstrou que crianças pequenas que crescem bilíngues em idiomas que têm uma ordem de palavras diferente são capazes de usar estas pistas de duração das palavras e entonação, ao contrário das crianças pequenas que crescem monolíngues — disse Werker.
 
— Se você fala dois idiomas em casa, não tema, não é um jogo de soma zero. Seu bebê está bem equipado para manter estes idiomas em separado e eles fazem isso de forma notável — completou.
 
Fonte AFP

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