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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Consultas médicas on-line economizam dinheiro, diz estudo

A satisfação do cliente foi alta, com 98% dos usuários pesquisados
 dizendo que recomendariam o serviço para outros
Clientes satisfeitos e uma economia de US$ 88 por caso por meio do serviço de telehealth para doenças comuns é o que aponta pesquisa em Minnesota (EUA). Entretanto, as leis dos Estados evitam a expansão
 
Consultas on-line para doenças comuns e rotineiras podem ser tão efetivas quanto os cuidados feitos pessoalmente e custam significativamente menos. Além disso, produzem grandes níveis de satisfação ao paciente. É o que aponta estudo publicado pela revista Health Affairs.
 
HealthPartners, um rede de distribuição integrada e seguradora de saúde de Minneapolis, conseguiu reduzir a cobrança de US$88,03 por caso, e economizou cerca de duas horas e meia de tempo por paciente, contando o tempo de ida ao consultório ou departamento de emergência, bem como o tempo de espera, o encontro clínico e o tempo de check-in e check-out, por meio da clínica online Virtuwell, quando comparada aos serviços tradicionais de saúde.
 
Os resultados estão de acordo com o tratamento padrão e a satisfação do cliente foi alta, com 98% dos usuários pesquisados dizendo que recomendariam o serviço para outros.
 
A US$40 por consulta, o serviço custa de US$20 a US$30 menos do que as clínicas convencionais, de US$80 a US$142 menos do que visitas a consultórios e de US$82 a US$124 menos do que centros de tratamentos de urgência. Custa bem menos do que os US$159 a US$469 cobrados pelas emergências hospitalares em relação às três condições mais comuns que apareceram durante a pesquisa, com mais de 40.000 casos: sinusite aguda, infecção no trato urinário e conjuntivite. Isso dá uma média de pouco mais de US$88 por caso.
 
“A Virtuwell não deu apenas tratamento mais barato para essas três condições, mas também teve uma taxa de resolução única (isso quer dizer que não foi preciso acompanhamento “cara a cara” após a consulta), de 89% a 95%, uma taxa similar às clínicas convencionais”, escreveram os pesquisadores, que foram liderados pelo médico de família Dr. Patrick Courneya, diretor médico da HealthPartners Health Plan.
 
O estudo descobriu parcas evidências de que as visitas on-line aumentam o uso geral de serviços de saúde por causa da Virtuwell, que foi lançado em 2010 e um ano depois tornou-se a primeira clínica on-line a ganhar a aprovação de cobertura para Medicare, segundo o The Washington Post.. Os pesquisadores também observaram que a taxa de comportamento de prescrição “apropriado” para bronquite aguda (para o qual os antibióticos são muitas vezes prescritos desnecessariamente) são maiores por meio da Vituwell do que entre os sistemas de saúde da população em geral com seguro comercial.
 
“Após dois anos, os resultados da Virtuwell sugerem que o tratamento on-line tem potencial para ir ao encontro dos objetivos ‘Triple Aim’ , de uma melhor experiência de tratamento para o paciente, melhoria da saúde da população e redução do custo per capita do tratamento de saúde, especialmente para condições tipicamente associadas ao tratamento primário”, afirma HealthPartners.
 
“É preciso ter cautela devido à pequena amostra de casos analisada, mas essas descobertas sugerem que um sistema on-line pode fornecer tratamento apropriado. Além disso, sugere que o serviçoon-line dá melhor suporte aos provedores que tentam usar antibióticos com parcimônia.
 
Por meio do Virtuwell, a HealthPartners oferece tratamento on-line 24 horas, 7 dias por semana para cerca de 40 condições primárias de tratamento. “Condições tratadas por meio do Virtuwell são aquelas geralmente associadas com alta precisão diagnóstica e eficácia de tratamento tanto nos foros tradicionais quanto nos on-lines”, explica o artigo da Health Affairs. O serviço não oferece tratamento para muitos problemas de saúde que exigem exames laboratoriais, de imagem ou físicos.
 
Processo
Após o serviço médico virtual levar o paciente por meio de uma entrevista automatizada sobre seus sintomas, histórico médico, alergias e medicações, uma enfermeira avalia cada informação recebida e envia um plano de tratamento por meio de mensagem segura. Se necessário, a enfermeira escreve prescrições e envia eletronicamente para qualquer farmácia que o paciente especificar. O processo todo leva geralmente menos de 30 minutos, segundo os autores.

Os pacientes podem pedir consultas por telefone com uma enfermeira a qualquer hora. Em cerca de metade dos casos, as enfermeiras ligam para os pacientes.
 
O serviço está sendo útil na expansão do acesso ao tratamento: “Algumas das respostas mais entusiasmadas dos consumidores para a Virtuwell vieram de pacientes em áreas, tanto urbanas quanto rurais, onde opções de tratamento são limitadas ou não existentes. Os pacientes nos contam, por exemplo, que antes da Virtuwell, sua única opção fora do horário comercial para tratamento de infecção urinária era em um departamento de emergência a mais de 32 quilômetros de distância, o que resultava em perda de tempo, inconveniência e gastos associados ao tratamento”.
 
Apesar dos resultados positivos, o clima regulatório nacional continua desfavorável para tratamento on-line e outras formas de telehealth. Muitos estados exigem que as clínicas estejam localizadas no mesmo estado que o paciente ou que seja pelo menos licenciada no local e alguns exigem visita pessoal ou uma relação existente entre médico e paciente para prescrições escritas.
 
Durante o período de estudo, a Virtuwell estava disponível apenas para residentes em Minnesota e Wisconsin. Desde então, suas atividades foram expandidas para Michigan: “Mas para o tratamento on-line ser entregue em seu potencial, um novo exame do ambiente regulatório é necessário. Seguindo o lançamento do serviço em Minnesota e Wisconsin, recebemos sempre pedidos de grandes empresas, com funcionários que trabalham em outros estados, questionando sobre a disponibilidade nacional do serviço”.
 
Fonte: InformationWeek EUA
 
Por Saudeweb

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