A demora na troca de fraldas e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite das fraldas |
Ela incomoda muito os bebês e atormentam os pais: a assadura é uma irritação na pele provocada pelo contato com a urina e fezes que muitas vezes ficam retidas nas fraldas. Ela deixa a pele avermelhada, inchada e que causa um grande desconforto e mal-estar ao bebê.
De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, a demora na troca de fraldas e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite das fraldas.
— A umidade da fralda suja favorece a absorção das toxinas irritantes a pele do bebê. Já a fricção ajuda a esfolá-la. A falta de luz solar e o calor contribuem para a proliferação de alguns fungos que também podem provocar assaduras — explica a dermatologista.
Medidas simples podem contribuir para o desaparecimento da pele avermelhada. A primeira prevenção ainda é trocar frequentemente a fralda do seu bebê.
— Não existe uma regra para a troca em relação às assaduras. Porém, quando a criança atinge dois anos, ela passa a ter hábitos alimentares que podem desencadear a dermatites das fraldas. O tipo de comida que o bebê consumir pode contribuir para a liberação de substâncias irritantes a pele — alerta a médica.
É uma escolha dos pais a fralda ser de pano ou descartável. A descartável é responsável pela diminuição dessas lesões nos bebês, já as de pano também causam menos dermatite, elas deixam a região mais arejada e irrita menos a pele.
Em relação aos lenços umedecidos, os pais devem saber que a pele do bebê é muito sensível a qualquer produto que contenham substâncias químicas ou que possam deixar resíduos na pele. Os lenços devem ser usados o mínimo possível. A higiene diária do bebê deve ser feita com água morna e algodão. Use o sabonete líquido apropriado para a pele do bebê, caso for necessário.
— Os cremes preventivos, a base de óxido de zinco, são essenciais para prevenir as assaduras. Eles funcionam como uma barreira mecânica as substâncias provocadas pela irritação. Toda vez que for possível, procure deixar o seu filho por alguns minutos sem fralda e evite que o seu bebê consuma alimentos com grandes quantidades de ácidos — orienta a dermatologista.
No verão, a frequência das trocas de fraldas deve ser maior, pois o bebê precisa de mais líquido e acaba mamando em intervalos menores. O ideal é manter a higiene adequada, com a troca da fralda diária e usar um antiassaduras.
Existe tratamento para assadura?
Para o alívio dos pais e das crianças, o melhor tratamento para assadura são os cuidados diários.
Independente da causa, lave bem a região afetada com água morna e sabão neutro ao dar banho no bebê. Na hora de colocar a fralda, faça a higiene com 120 ml de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Procure não esfregar com força o algodão, passe levemente para não machucar o bebê. Em casos mais graves, procure um médico. Somente ele poderá prescrever as pomadas específicas, como as antimicóticas ou recomendar a troca do tipo ou da marca da fralda do seu bebê.
Cuidados diários com o bebê
Conheça algumas dicas para cuidar da pele do seu bebê e evitar a assadura:
— Utilize as fraldas de material hipoalergênico e de preferência marcas confiáveis e de qualidade
— Troque a fralda a cada evacuação ou urina
— Mantenha a área genital sempre limpa e seca
— Utilize produtos que formam barreiras protetoras contra assadura
— Não friccione durante a higienização
— Evite utilizar pós e talcos
— Se quiser, pode deixar seu bebê sem fralda por alguns minutos para que a pele fique exposta ao ar
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário