Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pata de vaca – Benefícios e propriedades

Reprodução: Bauhinia foticata
Também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, a planta medicinal é muito utilizada para complementação de tratamento medicamentoso do diabetes

De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada. A árvore pode chegar aos 6 m de altura, e suas folhas são relativamente grandes, com até 15 cm de comprimento e 14 cm de largura. As folhas da planta de nome científico Bauhinia foticata podem ser encontradas para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades e benefícios
O chá feito com as folhas da pata de vaca são usados para combater o diabetes, uma vez que suas propriedades agem de forma a fazer com que o pâncreas produza mais insulina, reduzindo também o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e emagrecedor. Pode ser usado ainda para tratamento de problemas do fígado, intestino, estômago, rins, e no combate à diarreia, insuficiência urinária, prisão de ventre e urina solta.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

Como preparar?
O chá de pata de vaca deve ser feito com a proporção de uma ou duas folhas da árvore para duas xícaras de água. Lave e pique as folhas e coloque em um recipiente junto com a água. Leve ao fogo em seguida e, ao alcançar fervura, aguarde mais aproximadamente cinco minutos, desligando em seguida. Tampe a solução e espere amornar. Coe e consuma em seguida, a porção de duas xícaras ao longo do dia.

O mesmo chá que pode ser consumido, quando feito em concentração maior –aumente a quantidade de água e de folhas-, pode ser usado para o banho. A solução deve ser colocada em um recipiente, ainda com as folhas, agindo como cicatrizante, principalmente para pacientes com diabetes –que tendem a ter dificuldades na cicatrização-. No entanto, é preciso que o tratamento seja feito diariamente até que a ferida se feche.

Contraindicações e precauções
Assim como qualquer planta medicinal ou medicamento industrializado, o chá de pata de vaca pode afetar o efeito de outros medicamentos e, por isso, somente deve ser feito o consumo mediante considerações médicas. O consumo deve ser evitado ainda por aqueles que possuem doenças crônicas ou pacientes gestantes e lactantes, que devem sempre consultar seu médico antes de consumir.

http://www.remedio-caseiro.com/pata-de-vaca-beneficios-e-propriedades/

Equipamento com câmera infravermelha permite localizar veias


A tecnologia traz a imagem das veias praticamente em tempo real
Foto: Divulgação
 Divulgação: A tecnologia traz a imagem das veias praticamente em tempo real
O chamado VeinViewer facilita procedimentos como coleta de sangue para exames

Rio - Quando ir fazer exame de sangue é um sacrifício, ou quando somente o pensamento de tomar alguma vacina leva ao desespero, o indivíduo pode ter a chamada “aicmofobia” - medo de agulhas e injeções.
 
Mesmo que alguém não experience essa sensação, pode-se dizer que há um consenso de que não são experiências muito agradáveis. Um novo equipamento, chamado VeinViewer, permite localizar veias, facilitando procedimentos como a coleta de sangue para exames.
 

O aparelho utiliza uma câmera infravermelha e um projetor, trazendo a imagem das veias praticamente em tempo real. A novidade não só facilita a vida do profissional, como diminui o desconforto do paciente, uma vez que evita uma grande quantidade de “picadas” até encontrar a veia, o que acaba deixando a região machucada.

No vídeo abaixo, é possível observar a tecnologia sendo usada:


O Globo

Surto de um raro vírus ataca sistema respiratório de crianças nos EUA

Reprodução: Vírus EV-D68
EV-D68 foi registrado pela primeira vez na Califórnia, em 1962
 
Rio - Um raro vírus que ataca as vias respiratórias tem atingido crianças em grande parte dos Estados Unidos. E de acordo com especialistas, uma nova onda do surto deve acontecer nas próximas semanas. Felizmente, nenhuma fatalidade foi relatada até o momento.
 
Conhecido como EV-D68, o enterovírus pode causar doenças respiratórias graves. Doze estados do Centro-Oeste do país relataram casos em um mês, com dezenas de crianças internadas em cuidados intensivos. Os enterovírus são comuns e normalmente não requerem cuidados hospitalares.
 
Os sintomas geralmente se manifestam como um frio intenso no verão, e com o número de infecções em declínio em setembro. No entanto, o EV-D68, registrado pela primeira vez na Califórnia, em 1962, é mais raro e pode causar doença respiratória moderada ou grave.
 
EV-D68, que foi registrado pela primeira vez na Califórnia, em 1962, é menos comum em os EUA e pode causar doença respiratória moderada ou grave. Em agosto, médicos relataram um número anormalmente elevado de casos em que os sintomas se desenvolveram a partir de uma angústia respiratória aguda, e onde o paciente tem necessidade de internação, e em alguns casos, de cuidados intensivos.
 
Em  Kansas City, por exemplo,19 das 22 crianças testaram positivo para o EV-D68. Já em Chicago, 11 de 14 casos deram positivo para o vírus. Mais da metade dos pacientes internados no surto já tinha um histórico de asma ou outros problemas respiratórios.
 
Médicos recomendam a lavagem frequente das mãos e cuidados com higiene para reduzir o risco de infecção.

O Globo

Puberdade masculina: entenda quais são as principais mudanças no corpo dos meninos

A puberdade masculina exige tantos cuidados quanto a feminina
Mudança de voz e aumento da acne podem causar problemas de autoestima nos adolescentes
 
Entende-se por puberdade as mudanças físicas e biológicas que acontecem no período da adolescência. A puberdade masculina é tão intensa quanto a feminina, mas seu início é menos marcante.
 
O primeiro sinal da entrada na puberdade apresentado pelos meninos é o aumento do volume testicular, que adquire uma medida maior do que quatro mililitros e a bolsa escrotal fica com a pele mais fina e às vezes com uma coloração mais avermelhada. Cá entre nós, qual é o homem que lembra deste momento? E qual é a mãe ou o pai que conseguem acompanhar isso no seu filho? Pois é. Mas este é o início de todas as mudanças que acontecerão no corpo do menino, considerando-se normal que ocorra entre os nove e os 14 anos de idade. 

Nos EUA, meninos estão entrando na puberdade mais cedo, diz estudo

 
A partir daí acontece uma cascata de eventos a intervalos mais ou menos padronizados. Cerca de seis a 12 meses após o início do aumento do volume testicular começam a aparecer os pelos pubianos, lisos e fininhos na base do pênis. Aos poucos eles vão aumentando em quantidade e distribuição, ao mesmo tempo em que ficam mais grossos e enrolados. Mudam também as características dos pelos no resto do corpo, como braços e pernas. Os pelos axilares e faciais surgem cerca de dois anos após os pubianos. 

Mutação genética causa puberdade precoce

 
Com relação ao genital, o pênis costuma crescer primeiro em comprimento e depois em diâmetro, terminando com o desenvolvimento da glande, adquirindo as características do pênis do adulto. O fato de a puberdade poder iniciar a qualquer momento entre os nove e os 14 anos faz com que garotos da mesma idade possam ter corpos completamente diferentes, o que gera, frequentemente, angústia naqueles que ainda apresentam corpos infantis, principalmente no que diz respeito ao tamanho do pênis. 
 
Nestes anos da adolescência o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax. 
 
Todos os órgãos internos se desenvolvem e apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar. O crescimento da laringe é que provoca a tão temida variação de voz. Desafinar é comum e também passageiro, com duração média de seis meses, mas nem por isso isenta de brincadeiras por parte de amigos e familiares.

Obesidade em meninas pode provocar puberdade precoce, aponta estudo

 
Outra situação que leva à angústia e gozações, que não acontece com todos os adolescentes, mas com mais da metade deles, é o aumento do tecido mamário. Conhecido como ginecomastia puberal, tende a regredir espontaneamente em até 2 anos. 
 
Em decorrência do aumento de oleosidade da pele e dependendo da herança familiar, a acne pode aparecer em maior ou menor intensidade, merecendo tratamento individualizado. Mesmo sabendo que é só por uma fase, a acne tem um impacto negativo importante na autoimagem dos jovens.

Cérebro adiciona novas células na puberdade em preparação para a vida adulta

 
Mas e o crescimento? O estirão do crescimento masculino é mais tardio do que o feminino, mas é mais intenso. Inicia-se pelas extremidades, pés e mãos, depois braços e pernas e finalmente o tronco.
 
A velocidade de crescimento se acentua na metade da puberdade, atingindo um ganho de até 20 a 24 centímetros em dois anos. O gasto energético para isso é tão grande que com muita frequência os jovens parecem magros demais. E desengonçados. Sem saber exatamente as proporções do seu corpo é comum que trombem entre si e com objetos. Nesta fase é preciso atenção especial para a coluna, que pode apresentar desvios causados pela velocidade e intensidade do crescimento.

Estudo relaciona ritmo da puberdade a problemas de comportamento na adolescência

 
A primeira ejaculação ocorre quando os jovens já estão com o corpo bastante modificado, em pleno pico de crescimento. Na maioria das vezes acontece durante o sono, a chamada polução noturna e, assim como o início da puberdade, também não é muito marcante para os homens - pergunte a um irmão, amigo ou marido com que idade ejaculou pela primeira vez. Provavelmente a resposta será: "não sei".

A puberdade masculina exige tantos cuidados quanto a feminina. As dúvidas, inseguranças, angústias podem aparecer a qualquer momento. Com o conhecimento das suas características normais, os pais podem apoiar e tranquilizar seus filhos, ajudando-os a manterem seus corpos saudáveis e sua autoestima elevada. 
 
Minha Vida

Escolha a gordura certa para ativar o metabolismo

Raciocínio rápido e ossos fortes dependem da gordura que você come
 
Demonizar as gorduras é praxe nas conversas sobre dieta. A birra encontra respaldo em, basicamente, duas explicações: as calorias que elas acrescentam à dieta e o suposto prejuízo causado na saúde. "O problema é que muita gente confunde gordura com fritura", afirma a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Existem várias fontes de gorduras e muitas delas são essenciais ao funcionamento do organismo e para absorção de vitaminas.

O próprio óleo usado nas frituras é uma fonte importante de ômega-6, gordura importante para a saúde do coração, por exemplo. "O erro está em aquecer este óleo e transformá-lo em gordura saturada, forma que entope as artérias", explica a especialista.

O segredo, portanto, está na escolha certa, como indica a Sociedade Brasileira de Cardiologia: até 30% das calorias totais da dieta devem ser gorduras, sendo que o consumo de a gordura saturada deve ser menor que 7%, da poli-insaturada (peixes e linhaça) de até 10%, e até 20% de gordura monoinsaturada (azeite de oliva).
 
A seguir, veja nove áreas do seu corpo que saem ganhando quando você seleciona bem o tipo de gordura que vai para o seu prato:
 
Cérebro
As gorduras compõem cerca de 60% do cérebro e não podem faltar numa dieta de quem deseja ter memória afiada e raciocínio rápido. A nutricionista Fabiana Honda, de São Paulo, explica que a maioria dessas gorduras são ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido araquidônico e o ácido decosahexanóico (chamado de DHA, um tipo de ômega 3). "O equilíbrio entre ômega-3 e ômega-6 protege a estrutura responsável pela transmissão do estímulo de um neurônio para o outro", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, de São Paulo, lembrando que o ideal é igualar o consumo destes dois ômegas.

"O ômega-3 pode aumenta o número de sinapses (conexões entre os neurônios), uma vez que o DHA está presente na constituição da mielina, responsável pela transmissão de impulsos nervosos. Mais estudos estão sendo realizados para confirmar o potencial dessa gordura na prevenção e melhora do Alzheimer e da depressão", diz Fabiana. O ômega-3 é encontrado peixes de águas frias e profundas como salmão, arenque, sardinha e atum. O ômega-6 aparece nos ovos, no leite, nas carnes vermelhas e no óleo de girassol, por exemplo. 

Separe a gordura boa da ruim

 
Funcionamento das células
Toda célula é recoberta por uma membrana de gordura. "A membrana celular define os limites da célula e atua como uma barreira, controlando o que entra e o que sai da célula. Essa seleção é importante para que o metabolismo funcione adequadamente", explica a nutricionista Fabiana Honda. Os fosfolipídios, encontrados na soja e nos ovos, são os principais componentes das membranas celulares, junto às gorduras poli-insaturadas, também encontradas na linhaça. 

Pacientes cardíacos desconhecem os alimentos saudáveis e confundem os tipos das gorduras

 
Ossos
Embora não haja relação direta entre o consumo de gorduras e os ossos, elas são essenciais para a absorção de vitamina D, nutriente essencial para a absorção e fixação de cálcio nos ossos.

Falta de vitamina D é associada a 12 doenças

 
Circulação
Segundo o nutrólogo Navarro, o vaso sanguíneo sofre influência direta do tipo de gordura que comemos. "Uma dieta rica em ômega-3 melhora a circulação sanguínea, porque esta gordura tem poder desinflamante e diminui a pressão nos vasos sanguíneos". Protegendo a saúde dos vasos, a circulação é facilitada, o que beneficia tanto a saúde do coração quanto a do cérebro, pois há melhora da irrigação sanguínea.  

Azeite de oliva: o óleo que blinda o coração

 
Coração
Estudos comprovam que gorduras poli-insaturadas, como o ômega-3, diminuem a concentração de colesterol LDL (mau colesterol), além de possuírem efeito antinflamatório, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Por isso a importância do consumo das gorduras presentes nos peixes como atum, arenque, sardinha e salmão e na linhaça. Óleos vegetais (girassol, canola, soja) também são ricos em Ômega 6. Alguns deles suportam temperaturas mais altas, podendo ser usadas em frituras (como é o caso do óleo de soja), mas prefira utilizá-los crus, em saladas, por exemplo.

A nutricionista também lembra a importância de consumir gorduras monoinsaturadas, como a do azeite de oliva. Segundo ela, o consumo desse tipo de gordura diminui as taxas de LDL e aumenta as de HDL, o bom colesterol. "Seu consumo inibe a formação de coágulos e a produção de óxido nítrico, importante agente regulador da pressão arterial", afirma.

Combos do Burger King, Mc Donald's, Pizza Hut e pipoca do cinema podem até dobrar calorias, sódio e gorduras

 
Pulmões
O liquido surfactante pulmonar é 90% composto de gordura, principalmente saturada. Esse líquido é essencial para manter o funcionamento dos alvéolos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas da respiração. A gordura saturada é encontrada em alimentos proteicos de origem animal como carnes, frango, peixes, ovos e leite, além do óleo de coco. 

Gorduras aumentam a saciedade e não devem ser retiradas da dieta

 
Rins
Estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostrou que a gordura ômega-3 é uma competente reguladora das funções renais. Segundo Fabiana, o ácido aracdônico - um tipo de gordura ômega-6 -, ao ser metabolizado, está relacionado a melhorias na função renal, proporcionando melhoras em quadros de dano glomerular (glomérulo é a região dos rins onde acontece a filtragem do sangue), em várias formas de insuficiência renal aguda e/ou crônica, nefrotoxicidade (efeito venenoso de algumas substâncias, tanto químicos tóxicos como medicamentos, sobre os rins) e nefropatia diabética (doença dos rins que ocorre em pacientes com diabetes). 

Aprenda a utilizar óleos e gorduras na alimentação de forma saudável

 
Hormônios
Para que os hormônios sejam produzidos normalmente, o consumo de gorduras é essencial ? o organismo necessita de uma quantidade mínima para fazer a síntese hormonal. Por outro lado, o excesso de gordura saturada provoca desequilíbrios na secreção dos hormônios. Assim, as gorduras saturadas devem representar apenas 7% do total de calorias ingeridas diariamente. 

Trocas saudáveis reduzem a gordura da dieta

 
Transporte de vitaminas
As vitaminas A, D, E e K são chamadas de lipossolúveis. Isso quer dizer que elas apenas são absorvidas no sistema digestivo quando se ligam à gordura que ingerimos em nossa dieta. "Essas vitaminas só conseguirão entrar no sangue junto à gordura", diz Navarro. Mas não precisa ser a gordura aparente da carne, fontes mais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de coco e fontes de ômega-3, como linhaça e peixes de águas profundas, cumprem bem este papel. 
 
Minha Vida

Luz do computador pode levar a danos irreversíveis de visão

Colírios podem ajudar a combater o cansaço e o ressecamento dos olhos
 
De dor nos olhos e visão turva a dores de cabeça, os médicos têm um termo genérico para qualquer desconforto induzido por telas: a “síndrome da visão do computador”. Com informações do site da revista Time.
 
Quem explica é Joshua Dunaief, oftalmologista da University of Pennsylvania. Ele informa que a as causas para este quadro são inúmeras, desde de óculos impróprios até telas muito brilhantes.
 
Mas na maior parte dos casos, qualquer problema neste sentido pode ter duas origens: ou os olhos estão ficando muito ressecados, ou estão cansados.
 
Ele explica que pequenos músculos dentro do globo ocular mudam o formato da lente do olho, com o objetivo de trazer o que você está olhando para o foco. “Depois de horas sentado na frente da tela do computador, estes músculos ficam cansados de focar em um ponto fixo”, explica.
 
O especialista complementa que, em alguns casos, os músculos ficam tão fadigados que já não conseguem se concentrar. Dunaief observa que pesquisas têm mostrado que as pessoas que costumam ler ou trabalhar online tendem a piscar menos, o que conduz a olhos secos, lacrimejamento ou sensação de irritação.
 
Longo prazo
Embora a maioria destes problemas desapareça quando nos afastamos por algumas horas do computador, podem ocorrer problemas em longo prazo.
 
O especialista afirma que há evidências que mostram que a luz forte pode trazer danos irreversíveis à retina.
 
Sentar-se muito perto da tela, ou segurar o telefone muito perto do rosto, também pode trazer alguns problemas. “Algumas pessoas não percebem isso, mas quando estamos olhando algo muito de perto, é quando os nossos olhos estão trabalhando mais pesado”, explica Joan Portello, professor e pesquisador da University of New York School of Optometry.
 
Ambos os especialistas afirma que estudantes que passam muito tempo debruçados em livros didáticos tendem a se tornar míopes, sendo que os usuários frequentes de computador podem ter problemas parecidos.
 
Cuidados
Especialmente se você tiver mais de 40 anos, é preciso estar atento à visão e procurar pelos óculos corretos. “Um optometrista pode indicar óculos especificamente feitos para o uso no computador e facilitar o trabalho dos olhos”, diz Portello.
 
Outras recomendações são escurecer a tela e mantê-la distante dos olhos. Colírios também podem ajudar a trazer conforto para os olhos.
 
Um outro exercício é, a cada 20 minutos, olhar por 20 segundos longe da tela, para que os músculos relaxem um pouco.
 
Terra

Hospital utiliza redes em UTI para ajudar bebês prematuros

Foto: Izabel Dias / Especial para Terra
Hospital Universitário de Marília usa redes de flanela para deixar recém-nascidos mais calmos e poderem dormir melhor
 
Uma experiência inovadora vem ajudando no desenvolvimento de bebês prematuros internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Universitário de Marília, interior de São Paulo. Além de todos os cuidados médicos dispensados aos prematuros, a equipe da UTI passou a utilizar redes de flanela colocadas dentro da incubadora.
 
Segundo a médica neonatologista Daniele Carvalho Garbelini, coordenadora técnica da UTI neonatal, a utilização das redes começou há dois meses e os resultados foram rapidamente visíveis. Os bebês ficam mais tranquilos, dormem mais e respondem melhor ao tratamento. “Como a rede é feita de flanela, ela envolve o bebê; e o bebê prematuro precisa desse amparo, precisa se sentir como se estivesse no útero, eles realmente ficam muito calmos”, disse a médica.
 
Daniele Garbelini explica que o bebê ficando mais calmo, tem um sono tranquilo e melhora o desenvolvimento cerebral. “Quanto mais sono e mais tranquilidade o prematuro tiver, melhor o ganho neurológico. E também evita intercorrências”.
 
A equipe da UTI neonatal conta que um dos primeiros bebês colocados na rede estava há mais de um mês na UTI e era o mais agitado e choroso. Depois de passar a utilizar a rede, o bebê se acalmou e passou a dormir melhor.
 
A médica conta que a ideia de implementar a rede no Hospital Universitário surgiu ao tomar conhecimento de que elas são utilizadas por algumas UTIs neonatais do Nordeste. A partir daí, a funcionária Maria Aparecida de Castro Boscateli, que também integra a equipe da UTI, confeccionou as redes.
 
A enfermeira Aline Marzola de Rezende, coordenadora da unidade neonatal do hospital, disse que é visível a evolução no quadro dos bebês com a utilização das redes. Inicialmente o ‘acessório’ só está sendo colocado para bebês que não necessitam de entubação, ou alguma forma de ventilação mecânica. Só aqueles que respiram sozinhos recebem o privilégio de dormir na rede de flanela.
 
A equipe da UTI neonatal afirma que tudo o que é feito para acalmar os bebês e melhorar o ganho estatural ajuda a acelerar a alta. Mesmo estando na incubadora os bebês têm contato com os pais. A médica Daniele Garbelini acredita que as redes também são positivas para bebês não-prematuros, já que o objetivo é que se sintam aconchegados e protegidos.
 
Pais aprovam
Para Graciele Souza Melo e Fábio Coelho de Andrade, a iniciativa das redes de flanela na UTI é bastante positiva. Desde o dia 22 de julho eles vão todos os dias à UTI neonatal do hospital visitar a filha Ayla, que nasceu com 1,050 Kg. “Ela fica muito calma e relaxada, está crescendo a cada dia. A gente quer sempre o melhor para os nossos filhos. Não vejo a hora de levá-la pra casa”, disse a mãe.
 
A UTI neonatal do Hospital Universitário tem 10 leitos e mantém 90% de ocupação diária. Para receber alta o bebê precisa atingir idade gestacional corrigida de 34 semanas e pelo menos 1,800 Kg.
 
São considerados bebês prematuros os nascidos com menos de 37 semanas completas e prematuros extremos o que nascem com menos de 28 semanas completas. Conforme levantamento divulgado em 2012 pela Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 10º país do mundo com maior número de nascimentos prematuros – em 2010 foram cerca de 280 mil.
 
Terra

Prefeitura de Alpinópolis - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Alpinópolis, no estado de Minas Gerais, lançou o processo seletivo regido pelo edital nº 01/2014, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Ao todo, são 29 vagas de trabalho, com remunerações de R$ 702,92 a R$ 9.900,00, por jornadas entre 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados podem disputar as vagas para os cargos de agente de combate as endemias, agente comunitário de saúde, operador das condicionalidades do programa bolsa família, recepcionista, auxiliar de enfermagem, assistente social, educador físico, enfermeiro, médico, pedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 18 de agosto a 18 de setembro de 2014, através do site www.imam.org.br. Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 30,00 a R$ 100,00.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente ao Posto de Informação, localizado no Departamento Municipal de Administração na Praça Conego Vicente Bianchi, 107 - Centro - Alpinópolis-MG, no horário das 9h às 11h e das 13h às 15h.de segunda a sexta-feira,
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada entre os dias 18 e/ou 19 de outubro de 2014. O dia, horário e local serão confirmados no cartão de inscrição, publicação no quadro de avisos da prefeitura e nos sites www.alpinopolis.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
O gabarito provisório está previsto para ser divulgado até no 2º dia útil, após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.alpinopolis.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
O certame que está sob a responsabilidade da empresa IMAM - Concursos públicos, será válido pelo período de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal. 

FAMUC Contagem - MG divulga edital de processo seletivo

A Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem - FAMUC, em Minas Gerais, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, visando a composição de quadro reserva para contratações referente aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, do quadro de pessoal da instituição.
 
O processo seletivo será realizado em sua totalidade pela FUNEC – Fundação de Ensino de Contagem. São ofertadas 96 vagas para esses cargos que exigem nível fundamental, por vencimento de R$ 950,00, acrescido de R$ 190,00 de adicional por insalubridade, em regime de 40 horas por semana.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas via internet, das 9h de 08 de setembro até às 19h (horário de Brasília) de 07 de outubro de 2014 (segunda-feira).

A FUNEC disponibilizará, para as pessoas que não têm acesso à internet, computadores para que possam realizar suas inscrições, nos endereços a seguir:

- Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC, Av. João Cesar de Oliveira, nº 2415, Bairro Eldorado, Contagem/MG. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado ou recesso).

O certame constará de duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova de capacidade física. Os exames serão aplicados provavelmente em 26 de outubro de 2014, domingo, às 9h da manhã (horário de Brasília).

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 60 (sessenta) minutos antes do horário marcado para seu início, portando somente lápis preto, borracha e caneta azul ou preta, o comprovante definitivo de inscrição (disponibilizado no site www.contagem.mg.gov.br/concursos) e documento de identidade de valor legal, preferencialmente o apresentado no ato da inscrição.

O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de outubro de 2014. Já o resultado final do certame será na data provável de 23 de dezembro de 2014.

Este certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Japaraíba - MG fará contratações emergenciais

A Prefeitura de Japaraíba, em Minas Gerais, divulgou o edital nº 03/2014, referente ao processo seletivo que resultará na contratação emergencial e temporária nas funções de Técnico em Enfermagem e Professor de Ensino Fundamental – especialidade inglês.
 
As inscrições serão recebidas de 15 a 19 de setembro de 2014, no horário das 13h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à rua Nossa Senhora do Rosário, nº 34, Centro, em Japaraíba/MG.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 08 de setembro de 2014.

Prefeitura de Cerqueira César - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cerqueira César, no estado de São Paulo, por meio da empresa DUX Concursos, abriu edital de processo seletivo (n° 001/2014), a fim de contratar profissionais para compor o seu quadro de pessoal. São cinco vagas, sendo quatro para professor e uma para médico intervencionista.
 
Os salários oferecidos variam de acordo com o posto assumido, podendo chegar a R$ 5.867,50. Já a carga horária depende da necessidade de atuação, podendo ser de 30 ou 32 horas por semana.
 
Os profissionais da Educação assumirão os cargos nomeados de "Docente I" e "Docente III", este último para ministrar as disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês. Estas funções podem ser assumidas por profissionais de nível médio/técnico ou superior.
 
Os interessados devem recorrer ao endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, até o dia 19 de setembro de 2014, para efetuar a inscrição.
 
Taxas
O custo da taxa de inscrição varia de acordo com a vaga pleiteada, obedecendo os seguintes critérios:
- R$ 40,00 para as funções de nível médio e/ou técnico completo, e superior incompleto;
- R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
 
Em ambos os casos, o pagamento deverá ser realizado através da quitação do boleto bancário gerado no site www.duxconcursos.com.br no momento da efetivação da inscrição. Só será aceita a inscrição, cujo boleto tenha sido pago em rede bancária, dentro do prazo de vencimento.
 
Prova
O exame escrito será aplicado na data prevista de 09 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. O gabarito para conferência das questões será disponibilizado provavelmente em 10 de novembro de 2014. A estimativa é que o resultado final saia em 25 de novembro de 2014.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da publicação de sua homologação. Este certame poderá ser prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência do Município, ou antes, desse prazo, se todos os candidatos classificados tiverem sido aproveitados.

Concurso Prefeitura de Hidrolândia - GO

A Prefeitura de Hidrolândia, no estado do Goiás, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, que visa a contratação imediata de 120 profissionais, além de formar cadastro reservas, para preencher cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
Os contratados serão lotados nas secretarias de Administração, Educação e Saúde, conforme vaga concorrida. A remuneração prevista vai de R$ 724,00 a R$ 1.900,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais, a depender da função. 
 
As vagas são para motorista, pedreiro, pintor, cozinheira, topógrafo, professor, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, entre outros.
 
São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais cerca de 5% das vagas abertas para cada cargo ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público.
 
As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 20 de outubro de 2014, através dos sites www.itame.com.br e www.hidrolandia.go.gov.br.
 
Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 50,00, para nível fundamental; R$ 90,00, para ensino médio e/ou técnico; e de R$ 120,00, para vagas que exigem o grau superior.
 
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas e haverá também provas práticas para alguns cargos.
 
O exame objetivo está previsto para ser aplicada no dia 13 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem previamente divulgados nos sites já citados.
 
O gabarito preliminar das prova objetiva está previsto para ser divulgado no dia 15 de dezembro de 2014.
 
O concurso público que será executado pelo instituto ITAME será válido pelo período de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato do prefeito de Hidrolândia.

Concurso Prefeitura de Tio Hugo - RS

No Rio Grande do Sul, a prefeitura de Tio Hugo, cidade localizada a 270 km da capital gaúcha, divulgou edital de concurso público (nº 001, de 05 de setembro de 2014), cuja finalidade é preencher diversas vagas no seu quadro de funcionários. De imediato, serão ocupados 11 postos de trabalho, mas esse número pode ser ampliado com convocações futuras através do cadastro reserva.
 
Há cargos disponíveis para serem exercidos por profissionais de distintas áreas de atuação e grau de escolaridade (médio e superior). A remuneração oferecida pode chegar a R$ 2.703,25, de acordo com a vaga pleiteada. A carga horária, também a depender da função, varia de 8 a 40 horas por semana. 
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria. As vagas são para os cargos de agente de controle interno, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, monitor de escola, médico ginecologista obstetra, médico pediatra, nutricionista, psicólogo, técnico em enfermagem e professor de área II nas disciplinas de artes, professor de educação inclusiva, filosofia, língua portuguesa e matemática.
 
As inscrições serão realizadas até 22 de setembro de 2014 no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br. As taxas de inscrição variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 de acordo com a função escolhida.
 
A Prefeitura de Tio Hugo disponibilizará, em sua sede, computadores com acesso à internet durante o período de inscrições. Os interessados devem dirigir-se à Rua Rio de Janeiro, nº 92, Centro - Tio  Hugo, de 8 a 22 de setembro de 2014, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta feira.

A prova escrita será aplicada provavelmente em 18 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 03 de outubro de 2014. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 20 de outubro de 2014, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí - PR (II)

A Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí, no estado do Paraná, através da empresa EPL Concursos, abriu edital de concurso público 003/2014, com o fito de ocupar 03 vagas para os cargos de Médico e Assistente Administrativo (níveis médio e superior), por salários de até R$ 3.906,64, em carga horária de 10, 20 ou 40 horas semanais.

O pedido de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, até 22 de setembro de 2014. As taxas de inscrição são de R$ 60,00 para cargo de nível médio e de R$ 100,00 para profissionais de nível superior.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Santa Isabel do Ivaí - PR, na data provável de 12 de outubro de 2014, em horário a ser divulgado através do edital de local de prova. A prova terá duração máxima de 03 horas, contados a partir de seu início.

Na data provável de 07 de outubro de 2014, será divulgado o edital com os locais para a prova objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR, sito a Av. Manoel ribas, 470 – Centro – CEP 87910-000, na cidade de Santa Isabel do Ivaí, Paraná e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.

O gabarito da prova objetiva será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 14 de outubro de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois  anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí - PR abre concurso público

A Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí, no estado do Paraná, através da empresa EPL Concursos, lançu edital de concurso público para emprego público n° 004/2014, com o objetivo de ocupar duas vagas para o cargo de Auxiliar de Enfermagem (nível médio) por salário de R$ 1.014,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O pedido de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, até 22 de setembro de 2014. A taxa é de R$ 60,00.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Santa Isabel do Ivaí - PR, na data provável de 12 de outubro de 2014. A prova terá duração máxima de 03 horas, contados a partir de seu início.
 
Na data provável de 07 de outubro de 2014, será divulgado o edital com os locais para a Prova Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR, sito a Av. Manoel ribas, 470 – Centro – CEP 87910-000, na cidade de Santa Isabel do Ivaí, Paraná e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.

O gabarito da prova objetiva será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 14 de outubro de 2014.

O resultado da prova objetiva será divulgado em Edital na Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí – PR e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br a partir do dia 14 de outubro de 2014.

O prazo de validade do emprego Público é de 01 ano, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Ariquemes - RO

No estado de Rondônia, a Prefeitura de Ariquemes publicou edital de concurso público nº. 001/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 205 vagas de trabalho, sendo 163 imediatas e 42 para cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 653,38 a R$ 6.295,29, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Motorista de Ambulância, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Higiene Bucal, Assistente Social, Cirurgião Dentista (Odontopediatria e Pacientes Especiais), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico (Anestesista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Geriatra, Ginecologista Obstetra, Neonatologista, Neurocirurgião, Neurologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra e Ultrassonografista).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.noroesteconcursos.com.br, até 29 de setembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00 e 120,00.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para 09 de novembro, no período da manhã, com início às 09h e término às 12h, para os cargos de Ensino Fundamental e Médio, e a tarde, das provas 14h às 18h, para os cargos de Ensino Superior.
 
Para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, o candidato deverá ser aprovado na prova objetiva para ser convocado para prova prática (teste físico), de caráter eliminatório. O local, a data e o horário da prova serão divulgados no Edital de convocação para realização da prova prática.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogáveis, a critério da Administração, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 08 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Rio Grande - RS

A Prefeitura de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde - SMS, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 33 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis médio/técnico e superior. Segundo o edital, que está disponível no site www.fundatec.org.br, a remuneração pode chegar a R$ 2.662,87, mais benefícios.

O certame será realizado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

As oportunidades são para os empregos de Bioquímico Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Endocrinologista, Médico Generalista, Médio Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Veterinário, Técnico em Contabilidade, Agente de Fiscalização de Trânsito e Transportes, Auxiliar de Saúde Bucal e Vigilante Sanitário.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de setembro a 09 de outubro de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br.

A Prefeitura de Rio Grande disponibilizará computadores para acesso a internet no mesmo período de inscrições, no PROCON RIO GRANDE, situado à Rua General Bacelar – 476 - Centro – horário de atendimento das 12h30 às 17h30 e no Chalé 06 do Mercado Municipal do Rio Grande, sito na Rua Gen. Osório, 01 - Centro – horário de atendimento das 13h às 18h30. Em Porto Alegre, a FUNDATEC também disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.

Valores das taxas de inscrição:
- Nível Superior: R$ 50,00;
- Nível Técnico: R$ 40,00;
- Nível Médio: R$ 40,00.

A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada na data prevista de 23 de novembro de 2014, no Município de Rio Grande. Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 24 de novembro de 2014.

O concurso tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Rio Grande - RS lança edital de concurso público

A Prefeitura de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital nº 03/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 50 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, na Secretária de Município de Gestão Administrativa. A remuneração pode chegar a R$ 2.662,87, mais benefícios, por jornada de trabalho de 30 horas semanal para todos os cargos.

O certame será realizado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

As vagas são para os cargos de Administrador de Empresas, Analista de Tecnologia da Informação, Arqueólogo, Arquiteto Urbanista, Contador, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro Químico, Fiscal de Tributos Municipais, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Geólogo, Jornalista e demais funções.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de setembro a 09 de outubro de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br.

A Prefeitura de Rio Grande disponibilizará computadores para acesso a internet no período de inscrições no PROCON RIO GRANDE, sito à Rua General Bacelar – 476 - Centro – horário de atendimento das 12h 30min às 17h 30min e no Chalé 06 do Mercado Municipal do Rio Grande, sito na Rua Gen. Osório, 01 - Centro – horário de atendimento das 13h às 18h 30min. Em Porto Alegre, a FUNDATEC também disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.

Valores das taxas de inscrição:
- Nível Superior: R$ 50,00;
- Nível Técnico: R$ 40,00;
- Nível Médio: R$ 40,00;
- Nível Fundamental: R$ 30,00.

A prova teórico-objetiva, a ser aplicada em todos os cargos, será realizada na data provável de 30 de novembro de 2014, no Município de Rio Grande. Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades. A divulgação do gabarito sairá na data prevista de 01 de dezembro de 2014.

O certame tem o prazo de validade de dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Três Pontas - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Três Pontas, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo nº 01/2014, que visa à contratação de 32 profissionais na área da Saúde.

As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde (22) e Agente de Combate às Endemias (10) (nível fundamental), por jornadas semanais de 40 horas e receberão salário de R$ 1.014,00.

Os interessados poderão fazer suas inscrições por meio do site da organizadora, endereçada no www.cepp.com.br, no período de 11 de setembro até às 17h de 10 de outubro de 2014, ou de forma presencial, na Sala de Reuniões do Prédio da Prefeitura Municipal, que fica na Praça Prefeito Francisco José de Brito, nº 82, no Centro de Três Pontas. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 18 de outubro de 2014 e terão inicio às 09h30. O candidato deverá consultar o local de prova pelo site da prefeitura que disponibilizará 05 dias antes para consulta. O gabarito será disponibilizado no site www.cebp.com.br e no www.trespontas.mq.qov.br, no primeiro dia útil subsequente a realização das provas escritas.

O certame será válido por 01 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Presidente Jânio Quadros - BA

A Prefeitura de Presidente Jânio Quadros, no estado da Bahia, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com o  objetivo de preencher 44 vagas de trabalho, sendo 04 para titular por localidades e 44 destinadas à reserva técnica. As oportunidades são para candidatos de nível fundamental, na função de agente comunitário de saúde, por remuneração prevista de R$ 1.014,00, por carga horária de 40 horas semanal.
 
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida ACM, S/N - Centro - Presidente Jânio Quadros – BA, das 8h às 12 e das 14h às 17h, no período de 09 a 19 de setembro de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada na cidade de Presidente Jânio Quadros - BA, no dia 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
Os gabaritos das provas estão previstos para ser divulgados no dia seguinte ao de aplicação da prova, no site www.concepcaoconcursos.com.br.
 
O Concurso Público será executado pela Concepção Consultoria Técnica Especializada LTDA.
 
O certame será válido pelo período de dois anos, contados a partir da homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez por igual período.

Processo seletivo Prefeitura de Santa Albertina - SP

A Prefeitura de Santa Albertina, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 002/2014, com o objetivo de ocupar 01 vaga, mais cadastro de reserva, para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 4.615,43 mensais. A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As vagas são para os empregos de Professor de Educação Básica I – PEB I - Eventual, Professor de Educação Básica II – PEB II – Língua Portuguesa - Eventual, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Matemática, Arte/Educação Artística, Educação Física – Fundamental, Professor de Informática Educacional – Eventual – 1º Substituto, Eventual – 2º Substituto, Professor de Educação Básica II – PEB II – Língua Portuguesa - Projetos, Professor de Educação Básica II – PEB II – Matemática - Projetos,  Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Básica II – PEB II – Educação Física – Infantil e Médico Ginecologista.

As inscrições, com taxa no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 14 de setembro de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, prorrogável por igual período, nos termos da Lei Complementar n° 164 de 18 de fevereiro de 2014.

Prefeitura de Valinhos - SP divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Valinhos, no Estado de São Paulo, comunica que estão abertas as inscrições do concurso público anunciado pelo edital nº 01/2014 e executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que dispõe de 206 vagas para candidatos de todos os níveis de ensino.
 
As oportunidades são para ajudante de coveiro, ajudante de manutenção, ajudante de sinalização de trânsito, ajudante geral, faxineiro, lavador de veículos, merendeira, agente sanitário, auxiliar de dentista, auxiliar de fisioterapia, eletricista, eletricista de manutenção, lubrificador de veículos, mecânico II, recepcionista de saúde, telefonista, agente administrativo II, fiscal de obras, fiscal de trânsito, fiscal sanitário, inspetor de alunos, monitor cultural (acordeom, artes plásticas, canto coral e técnica vocal) supervisor de campo, técnico de imobilizações, técnico desportivo (arco e flecha, bocha, ginástica artística, jiu jtsu, luta de braço, luta olímpica, pilates, taekwondo e tênis de campo), técnico (em enfermagem, em radiologia e em segurança do trabalho), arquiteto, arquiteto urbanista, assistente social, bibliotecário, contador, coordenador pedagógico, diretor de unidade educacional, enfermeiro (do trabalho e de saúde da família), engenheiro (civil, de alimentos, e em segurança do trabalho), farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista, médico (anestesista, auditor, cardiologista, cirurgião plástico, cirurgião vascular, clínico geral, colposcopista, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, geriatria, infectologista, neurologista, neuropediatra, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatria, radiologista e reumatologista), veterinário, nutricionista, odontólogo, professor (de educação física, ciências físicas e biológicas, educação artística, geografia, história, inglês, matemática e português), psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
Os aprovados cumprirão jornadas de 12 a 40 horas semanais, por salários que vão de R$ 310,36 a R$ 4.069,84.
 
As inscrições deverão ser realizadas até 16 de outubro de 2014, somente pelo endereço eletrônico: www.ibfc.org.br, com taxa de inscrição nos valores de R$ 28,00 para nível alfabetizado;  de R$ 30,00 para nível fundamental; de R$ 45,00 para médio e de R$ 60,00 para nível superior.
 
Das vagas oferecidas, 5% serão destinadas aos portadores de necessidades especiais, desde que, compatíveis as necessidades dos participantes.
 
Será aplicada prova objetiva para todos os inscritos, prevista para 16 de novembro de 2014, em local e horário a serem publicados no site da IBFC, a partir de 10 de novembro de 2014.
 
Todas as informações a cerca do concurso serão afixadas na Prefeitura e disponibilizadas no site da IBFC.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, a critério do Município.

Prefeitura de Valente - BA publica edital de processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 01/2014 da Prefeitura de Valente, no estado da Bahia, para que sejam providas 23 vagas imediatas e 09 cadastros de reserva em seu quadro de servidores. O certame será executado por meio da empresa Suprema Concursos e Consultoria Técnica Ltda.

As chances são para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), que receberão salários de R$ 724,00, por  jornadas semanais de 40 horas.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 30 de setembro de 2014, pelo site www.supremaconcursos.com.br ou de 9 a 30 de setembro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde (1º andar), das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 40,00 para ambos os cargos.

O certame será composto por provas objetivas para todos os inscritos, as quais serão realizadas na data prevista de 26 de outubro de 2014, às 8h. Também haverá prova de títulos para os cargos que assim exigirem.

O prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do seu Prefeito.

Média de tempo de exercício não vale para os gordinhos, diz especialista

Radominski ressalta que, em média, os obesos demoram de três a seis meses para se acostumar com a prática de exercícios físicos e ganhar um condicionamento
 
Pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana para viver bem. Eis o que prega a Organização Mundial da Saúde (OMS) quando o assunto é livrar-se dos males do sedentarismo. Mas realizar atividades físicas meia hora, de segunda a sexta-feira, por exemplo, é pouco para quem está acima do peso.

O alerta foi dado pela Rosana Bento Radominski, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, durante o 31º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (Cbem).

“Quando se fala em obesidade, essa recomendação não é suficiente”, avisa. “Mas claro que eles precisam começar de alguma forma. As doses moderadas de exercícios já são suficientes para quem não faz nada.” A especialista cita um estudo com duração de um ano envolvendo homens obesos. Uma parte realizou exercícios de baixo rendimento, como caminhada. A outra, de intensidade maior, corrida, por exemplo.

Não houve alteração na dieta de nenhum participante e todos emagreceram. “A perda foi proporcional ao tipo de atividade física. Mas podemos dizer que, sem restrições alimentares, homens conseguem perder peso percorrendo em torno de 16 a 18 quilômetros por semana”, ressaltou Radominski.

Apesar de mulheres não terem participado do estudo, a especialista explica que há diferenças de impacto de atividades físicas em relação ao gênero. Ela cita como exemplo a redução da gordura abdominal, a primeira a ser perdida em decorrência tanto da dieta quanto da prática de atividades físicas. “O resultado é maior nos homens porque é uma gordura mais lipídica, mais fácil de perder. É diferente da que existe no quadril e na coxa, mais comum nas mulheres”, compara.

Radominski ressalta que, em média, os obesos demoram de três a seis meses para se acostumar com a prática de exercícios físicos e ganhar um condicionamento. O ideal, segundo a especialista, é combinar a atividade com a orientação nutricional. “É difícil fazer com que um gordinho percorra 16 quilômetros na semana. Por isso, a combinação com a dieta costuma ser mais eficiente. E, quanto maior o tempo de dedicação ao tratamento, melhores os resultados.”

A médica diz que não há consenso científico sobre o tempo que deve ser dedicado às atividades físicas para a manutenção do novo peso. Segundo ela, resultados de estudos variam de 80 minutos diários a 200 semanais.

Leia também:

Obesidade favorece desde enxaqueca até câncer

Contra obesidade, entidades querem que comida seja regulada como cigarro


Debate internacional

Maior evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Cbem conta com a participação de 279 especialistas, sendo 29 estrangeiros e 250 brasileiros, e 4 mil inscritos.

Correio Braziliense

Ingestão exagerada de cafeína deve ser evitada, afirma pesquisa

É o que constata outro trabalho apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, segundo o qual bebidas energéticas (ricas na substância) podem ser letais ao coração
 
Se a relação entre a saúde do coração e o consumo de café é incerta, não restam dúvidas de que a ingestão exagerada de cafeína deve ser evitada. É o que constata outro trabalho apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, segundo o qual bebidas energéticas (ricas na substância) podem ser letais ao coração.
 
O grupo liderado por Milou-Daniel Drici, professor de farmacologia clínica da Universidade de Nice Sophia Antipolis, na França, afirma que o consumo contínuo desses produtos pode causar angina (estreitamento das artérias), arritmia cardíaca (batimento irregular) e até mesmo morte súbita.
 
“Cerca de 96% dessas bebidas contêm cafeína igual a dois espressos para uma lata típica de 250ml. A cafeína é um dos mais potentes agonistas dos receptores de rianodina e leva a uma liberação maciça de cálcio dentro das células cardíacas. Isso pode causar arritmias, mas também tem efeitos sobre a capacidade do coração de absorver e usar oxigênio”, detalha Drici.

Leia também:

Seis formas de reduzir o consumo de cafeína no dia a dia

Seria a hora de limitar o uso da cafeína?

Consumo de cafeína na gravidez está ligado ao nascimento de bebês com baixo peso

Dose segura de cafeína em energéticos ainda é incerta

Cresce consumo e alerta sobre energéticos
Alerta: Energéticos e isotônicos estão ligados a adolescentes pouco saudáveis

Acompanhamento
Ele explica que, em 2008, foi autorizada a comercialização, na França, de bebidas energéticas. No ano seguinte, um sistema nacional de vigilância nutricional exigiu o envio de informações sobre eventos adversos relatados espontaneamente à Anses, agência francesa para a segurança alimentar. O trabalho de Drici analisou os dados colhidos dessa forma entre janeiro de 2009 e novembro de 2012.
 
Durante o período, 257 casos foram notificados à agência, sendo que 212 forneceram informações suficientes para a avaliação da segurança de alimentos e medicamentos. Os especialistas descobriram que 95 dos eventos relacionaram sintomas cardiovasculares, 74 psiquiátricos e 57 neurológicos — às vezes sobrepostos. Paradas cardíacas e mortes súbitas ou inexplicáveis ocorreram pelo menos em oito casos, enquanto 46 pessoas tiveram alterações do ritmo cardíaco, 13 apresentaram angina e três, hipertensão.
 
Correio Braziliense

Embalagens especiais retardam a deterioração dos alimentos

Elas também avisam ao consumidor sobre a qualidade do produto
 
Maior segurança alimentar, produtos mais saudáveis e com menos conservantes. Quem diria que todas essas demandas do consumidor poderiam ser atendidas a partir da adoção das chamadas embalagens ativas (aquelas que interagem de maneira intencional com o conteúdo para melhorar algumas de suas características) e inteligentes (informam condições do produto acondicionado ou do ambiente externo).

Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de alternativas que evitem a deterioração química e microbiológica e também monitorem a qualidade e a segurança dos alimentos estão em andamento em todo o país. Pioneira nessa área, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) já detém quatro patentes de recipientes ativos e outras 10 solicitações em andamento. Coordenado pela pesquisadora Nilda Soares, o Laboratório de Embalagens do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV se debruça sobre o assunto há 17 anos e avança para a incorporação da nanotecnologia no processo de desenvolvimento e produção desses materiais.

“Utilizamos compostos naturais, como a goma de mandioca, que têm partículas grandes. Quando produzimos na escala nano, conseguimos ter um efeito muito maior daquele composto com uma quantidade reduzida. Sem contar que, em tamanhos menores, ele é mais bem incorporado à embalagem. Tudo isso torna o produto economicamente mais viável”, afirma a PhD em ciência de alimentos pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Inclusive, foi na instituição americana que Soares participou do desenvolvimento de um filme plástico capaz de retirar o gosto amargo do suco da fruta grapefruit, muito comum naquele país.

De acordo com o objetivo que se quer atingir, vários são os tipos de compostos que podem ser adicionados ao processo de produção das embalagens ativas, que se assemelham aos filmes plásticos disponíveis no mercado. “Podem ser incorporados aromatizantes, antioxidantes e antimicrobianos”, detalha Nilda Soares. A partir do momento em que esses elementos integram a composição do plástico, podem interagir com qualquer produto com o qual entre em contato, exercendo a função desejada.
 
Correio Braziliense

Segurança de dispositivos em hospitais é falha, revela estudo

Criptografia não é usada por quase metade dos profissionais. Risco é de perda de dados clínicos de pacientes em dispositivos perdidos ou roubados
 
Hospitais e outras instituições do setor de saúde não são plenamente capazes de proteger os dados dos pacientes, armazenados em dispositivos pessoais e corporativos utilizados a beira do leito, por exemplo. É o que revela uma pesquisa da consultoria Forrester Research, divulgada pelo repórter Clint Boulton, do blog CIO Journal, na versão online do diário americano Wall Street Journal. Conduzida em julho, a pesquisa ouviu pouco mais de 2,1 mil profissionais de TI para Saúde americanos.

Segundo o estudo, os hospitais arriscam sofrer invasões e perder dados que podem trazer problemas regulatórios e de compliance, além de processos judiciais movidos pelos próprios pacientes. Cerca de 59% dos profissionais disseram que usam criptografia em laptops, smartphones e tablets utilizados para acessar e compartilhar prontuários eletrônicos entre os colegas.

Para a consultoria, o número fica abaixo do esperado, considerando a natureza dos dados, e mostra que o setor ainda tem um longo caminho a percorrer, ao menos em se tratando de segurança da informação. A questão da criptografia em dispositivos é particularmente sensível quando se percebe, por exemplo, que 78% das perdas de dados no setor relacionam-se à perda ou roubo destes dispositivos.

Amparados pela ideia de que os cibercriminosos estão mais interessados em números de cartões de crédito e senhas de banco, boa parte dos hospitais não protegem os dados dos pacientes. No entanto, segundo a Forrester, dados mais relacionados à assistência médica também podem ser negociados no “mercado negro” da informação digital.

Atualmente, cerca de 18% do orçamento dos departamentos de TI dos hospitais vão pra segurança da informação, comparados os 21% registrado em outras indústrias.

* Com informações do WSJ Online

Saúde Web

Despesas de operadoras com internações sobem 23,1% em 2013

Usando dados da ANS, Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) identificou custo médio de internação de R$ 6,7 mil para planos coletivos e de R$ 7 mil para individuais
 
As internações hospitalares dos beneficiários de plano de saúde coletivo (empresarial ou por adesão) custaram, em média, R$ 6,7 mil em 2013, considerando despesas assistenciais para as operadoras. O valor é 23,1% maior que o registrado um ano antes, quando o gasto médio com cada internação foi de R$ 5,5 mil.

Os números fazem parte da Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar (Naciss), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), entidade ligada às empresas do setor de saúde privado, mas com base nas informações atualizadas pela ANS. A íntegra da Naciss pode ser lido no site do instituto.

Nos planos individuais, o gasto médio com internação hospitalar de beneficiários foi ainda maior, de R$ 7 mil, um incremento de 30,8% na comparação entre 2013 e o ano anterior. Em valores monetários, a despesa das operadoras era, em média, de R$ 5,4 mil por internação de beneficiário nos planos individuais, em 2012. Em média, considerando tanto beneficiários de planos coletivos quanto individuais, a despesa com cada internação foi de R$ 6,8 mil, em 2013, uma alta de 23,8% em comparação a 2012.

Segundo o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, destaca que o aumento das despesas com internação é um ponto a ser acompanhado de perto pelo mercado por conta do elevado peso desse item nas despesas médico-hospitalares das operadoras. Em 2012, diz, o gasto com internação correspondeu a 40,8% das despesas assistenciais do setor.

De acordo com a série histórica da Naciss, desde o primeiro trimestre de 2003 a despesa assistencial per capita das operadoras com cada beneficiário de planos de saúde cresceu 230,5%, saltando de R$ 46,30 para R$ 153 no primeiro trimestre deste ano. Já o gasto médio do beneficiário com mensalidade de planos de saúde avançou 214,3% no mesmo período, saindo de R$ 60 para os atuais R$ 188,60. Uma diferença de 16,1 pontos porcentuais entre o aumento da despesa assistencial per capita das operadoras e da mensalidade média dos beneficiários. A comparação considera os valores nominais, sem descontar a inflação do período, que foi de 65% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No total, as operadoras receberam R$ 28,6 bilhões no primeiro trimestre de 2014, 13,4% a mais do que no primeiro trimestre do ano anterior, e gastaram R$ 23,2 bilhões com as despesas assistenciais, 14,5% a mais do que no mesmo período de 2013. Os números, entretanto tratam apenas das despesas assistenciais, ou seja, os gastos das operadoras com serviços de saúde utilizados por seus beneficiários. 
 
Saúde Web