Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pata de vaca – Benefícios e propriedades

Reprodução: Bauhinia foticata
Também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, a planta medicinal é muito utilizada para complementação de tratamento medicamentoso do diabetes

De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada. A árvore pode chegar aos 6 m de altura, e suas folhas são relativamente grandes, com até 15 cm de comprimento e 14 cm de largura. As folhas da planta de nome científico Bauhinia foticata podem ser encontradas para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades e benefícios
O chá feito com as folhas da pata de vaca são usados para combater o diabetes, uma vez que suas propriedades agem de forma a fazer com que o pâncreas produza mais insulina, reduzindo também o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e emagrecedor. Pode ser usado ainda para tratamento de problemas do fígado, intestino, estômago, rins, e no combate à diarreia, insuficiência urinária, prisão de ventre e urina solta.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

Como preparar?
O chá de pata de vaca deve ser feito com a proporção de uma ou duas folhas da árvore para duas xícaras de água. Lave e pique as folhas e coloque em um recipiente junto com a água. Leve ao fogo em seguida e, ao alcançar fervura, aguarde mais aproximadamente cinco minutos, desligando em seguida. Tampe a solução e espere amornar. Coe e consuma em seguida, a porção de duas xícaras ao longo do dia.

O mesmo chá que pode ser consumido, quando feito em concentração maior –aumente a quantidade de água e de folhas-, pode ser usado para o banho. A solução deve ser colocada em um recipiente, ainda com as folhas, agindo como cicatrizante, principalmente para pacientes com diabetes –que tendem a ter dificuldades na cicatrização-. No entanto, é preciso que o tratamento seja feito diariamente até que a ferida se feche.

Contraindicações e precauções
Assim como qualquer planta medicinal ou medicamento industrializado, o chá de pata de vaca pode afetar o efeito de outros medicamentos e, por isso, somente deve ser feito o consumo mediante considerações médicas. O consumo deve ser evitado ainda por aqueles que possuem doenças crônicas ou pacientes gestantes e lactantes, que devem sempre consultar seu médico antes de consumir.

http://www.remedio-caseiro.com/pata-de-vaca-beneficios-e-propriedades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário