Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de abril de 2013

Novos desfibriladores permitem que médicos monitorem pacientes à distância

Pacientes com problemas cardíacos que são submetidos a cirurgias para colocação de cardiodesfibriladores implantáveis (CDI) podem, agora, ser monitorados à distância.
 
De acordo com pesquisa apresentada no 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), que ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina, a nova geração desse equipamento permite que os portadores se submetam a exames de ressonância magnética com segurança.
 
O diretor científico do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da SBCCV, Antonio Vitor Moraes Junior, explica que essa tecnologia, que está sendo implantada no Brasil, é importante porque 75% da população será submetida a exames de ressonância magnética em algum momento da vida.
 
A grande novidade é que a nova geração de CDIs pode ser reprograma a distância, via wireless, e registra os dados da fibrilação atrial (dia, hora, quantidade e duração dos episódios), mesmo nos casos assintomáticos. Esses são enviados para os médicos em tempo real, o que permite um atendimento rápido e reduz os riscos de complicações.
 
A nova geração de marcapassos e CDIs permite a detecção do estado clinico do paciente, a segurança do dispositivo implantável, assim como a identificação de várias arritmias cardíacas.
 
De acordo com Antonio Vitor Moraes Junior, os avanços na tecnologia dos dispositivos implantáveis nos últimos anos permitem que os pacientes portadores de marcapasso ou CDI levem uma vida praticamente normal.
 
Fonte: 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), Florianópolis, Santa Catarina, 18 a 20 de abril.
 
Por Boa Saúde

Tratamento utiliza jogo Tetris para corrigir desordem ocular

Jogo treina os dois olhos a cooperarem, aumentando plasticidade do cérebro e permitindo que adultos com ambliopia reaprendam
 
Pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá, desenvolveram uma abordagem que utiliza o popular jogo de quebra-cabeça Tetris para tratar a ambliopia adulta, vulgarmente conhecida como "olho preguiçoso".
 
Através da distribuição de informações entre os dois olhos de uma forma complementar, o jogo treina os dois olhos para trabalhar juntos, o que é contrário a tratamentos anteriores para a doença (por exemplo, aplicação de adesivos em um dos olhos).
 
Este avanço médico fornece evidência direta de que aliviar a supressão do olho mais fraco, forçando ambos os olhos a cooperarem, aumenta o grau de plasticidade do cérebro e permite que o cérebro com ambliopia reaprenda.
 
A pesquisa foi publicada na revista Current Biology.
 
A ambliopia é a causa mais comum de deficiência visual na infância, afetando até 3% da população. É causada pelo mau processamento no cérebro, o que resulta na supressão do olho mais fraco pelo olho mais forte. Os tratamentos anteriores para o distúrbio, que têm se centrado principalmente em cobrir o olho mais forte, a fim de forçar o olho mais fraco a trabalhar, provou ter um sucesso apenas parcial em crianças, e têm sido ineficazes em adultos.
 
"A chave para melhorar a visão dos adultos, que atualmente não têm outras opções de tratamento, foi a criação de condições que permitam que os dois olhos cooperem pela primeira vez em uma determinada tarefa", afirma o autor sênior Robert Hess.
 
De acordo com Hess e seus colaboradores, o cérebro humano adulto tem um elevado grau de plasticidade e isto proporciona a base para o tratamento de uma variedade de condições em que a visão tem sido perdida como resultado de um período de desenvolvimento visual interrompido cedo na infância.
 
Os pesquisadores examinaram o potencial de tratar adultos amblíopes utilizando o vídeo game Tetris, que envolve a ligação de blocos de diferentes formas conformem eles caem no chão.
 
"Usando óculos montados na cabeça fomos capazes de permitir que um olho visse apenas os objetos que caem e o outro olho apenas os objetos no chão. Forçando os olhos a trabalhar juntos, acreditamos, poderia melhorar a visão no olho preguiçoso", explica Hess.
 
Os pesquisadores testaram uma amostra de 18 adultos com ambliopia. Nove participantes jogaram o jogo monocularmente com o olho mais fraco, enquanto o olho mais forte foi vedado, os outros nove jogaram o mesmo jogo com cada olho vendo apenas uma parte separada do jogo.
 
Após duas semanas, o último grupo mostrou uma melhoria dramática na visão do olho mais fraco, bem como na percepção de profundidade 3D. Quando o grupo monocular, que mostrou apenas uma melhora moderada, foi transferido para a nova formação, a visão deste grupo também melhorou dramaticamente.
 
Segundo os pesquisadores, a adequação deste tratamento para crianças será avaliado no final deste ano, em um ensaio clínico em toda a América do Norte.
 
 
Fonte isaude.net

Estudo mostra como herbicida usado na soja é cancerígeno para ratos

Segundo pesquisador, diuron provoca necrose no revestimento da bexiga, predispondo ao desenvolvimento de tumores
 
Pesquisa identifica modo de ação do diuron, um herbicida amplamente utilizado nas culturas de soja e cana-de-açúcar, que provocou câncer na bexiga de ratos. " Mostramos que, quando eliminados pela urina, o diuron ou seus metabolitos provocam necrose em múltiplos focos do urotélio, o revestimento da bexiga. Em resposta, esse revestimento prolifera para substituir as áreas lesadas. A proliferação celular contínua, se mantida durante muito tempo, acaba levando a erros nas sucessivas cópias do DNA, alguns deles predispondo ao desenvolvimento de tumores" , disse o médico João Lauro Viana de Camargo, professor de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenador do estudo.

O estudo confirmou o potencial cancerígeno do diuron para os ratos e mostrou que tal condição pode ocorrer mesmo com doses cinco vezes menores do que aquelas antes consideradas nocivas. Segundo o pesquisador, esse modo de ação evidencia que o diuron atua de forma não genotóxica, isto é, não provoca, de início ou diretamente, lesão de DNA. Tal lesão tende a ocorrer em momentos posteriores, se a exposição for mantida por tempo longo. O potencial cancerígeno desse herbicida para a espécie humana já havia sido alertado pela United States Environmental Protection Agency (EPA), a agência de proteção ambiental do governo dos Estados Unidos.

" As alterações provocadas pelo diuron na bexiga do rato ocorrem segundo uma relação dose-resposta, isto é, quanto maior a dose, mais alterações moleculares, ultraestruturais e histológicas acontecem" , explicou Camargo. " Nesta linha, identificamos a chamada ' dose limiar' - uma quantidade abaixo da qual o herbicida não é cancerígeno, mesmo se o animal for exposto a ele por tempo prolongado."

De acordo com o pesquisador, a toxicidade do produto manifesta-se bem cedo, já no primeiro dia de exposição a altas doses. " Avaliada por sua expressão gênica, a resposta do urotélio é aparentemente adaptativa, sugerindo que, se a exposição for interrompida, a bexiga voltará ao normal. O problema existirá se as doses forem altas e a exposição mantida por longo tempo" , afirmou.

Quando fornecido em doses relativamente altas para ratos, o diuron provoca toxicidade sanguínea." Nesse caso, o alvo predominante é o baço, um órgão relacionado à imunidade e ao suprimento sanguíneo, que de modo consistente mostrou volume aumentado devido a excesso de sangue e acúmulo de restos celulares" , disse Camargo. Essa alteração também foi verificada na prole masculina de ratas prenhes que haviam recebido o diuron em altas doses.

O estudo sobre o diuron fez parte de um Projeto Temático chamado " Praguicidas agrícolas como fator de risco" . Além do diuron os pesquisadores investigaram também os efeitos, em ratos e camundongos, de cinco praguicidas cujos resíduos foram encontrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no tomate à disposição da população brasileira.

" Ratos machos, alimentados durante oito semanas com ração contendo aquela mistura de praguicidas em doses relativamente baixas, apresentaram o sistema hepático de biotransformação de substâncias químicas potencialmente mais ativo" , disse Camargo.

Essa descoberta sugere que os organismos dos animais estariam fazendo um esforço extra para se livrar das substâncias estranhas a que estavam sendo expostos. Mas a mistura não promoveu o desenvolvimento de câncer hepático em ratos que haviam sido tornados artificialmente predispostos a este tipo de doença.

Outro efeito preocupante foi constatado. Os ratos machos alimentados com a ração contendo os praguicidas apresentaram redução na mobilidade dos espermatozoides. " Este achado pode indicar o comprometimento da fertilidade dos animais" , disse Camargo.

Seu cuidado em dizer " pode indicar" , e não " indica" , se deve ao fato de não terem sido verificadas alterações em outros parâmetros relacionados ao sistema reprodutor masculino, como os níveis dos hormônios sexuais, a morfologia espermática, a produção diária de espermatozoides, a velocidade de trânsito pelo epidídimo - o ducto que coleta os espermatozoides, produzidos nos testículos - e a estrutura histológica dos testículos e epidídimos.

Baseado no mesmo critério de prudência, Camargo evita extrapolar para o homem as descobertas feitas em ratos. "A extrapolação dos resultados deve ser feita de modo criterioso e a relevância dos resultados assumida com cautela" , disse.

" Para a extrapolação rigorosa, há necessidade de comparar os processos metabólicos e biológicos pelos quais as substâncias estudadas passam e provocam em cada espécie", ponderou o professor.
 
Fonte isaude.net

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina sexta-feira

Balanço do Ministério da Saúde indica que mais de 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença até o último sábado
 
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (26). Balanço parcial do Ministério da Saúde indica que mais de 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe até as 12h do último sábado(20), Dia de Mobilização Nacional contra a doença. O número representa 17,5% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas.

A meta do governo é imunizar 80% dos chamados grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (período de puerpério), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. A população carcerária também vai receber a dose.

Foram vacinadas 599 mil de crianças (13,71%); mais de 432 mil trabalhadores de saúde (12,67%); 301 mil gestantes (13,81 %); 3,5 milhões de idosos (16,8%); 59,8 mil índios (9,94%); 68,8 mil mulheres em período de puerpério (19,18%); 665 mil doentes crônicos e 14 mil pessoas privadas de liberdade.

O ministério reforçou que a vacina é segura e constitui a principal arma na tentativa de reduzir complicações, casos graves e mortes provocadas pela gripe." A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias" , informou, por meio de nota.
 
Fonte isaude.net

Ingestão de cogumelos fornece tanta vitamina D quanto suplementos

Vitamina D desempenha um papel importante na modulação do sistema imunológico e reduz o risco de muitas doenças comuns, incluindo câncerCogumelos expostos ao sol e que contêm vitamina D2 são tão eficazes em aumentar e manter níveis de vitamina D quanto suplemento
 
Pesquisadores da Boston University School of Medicine, nos EUA, descobriram que a ingestão de cogumelos fornece tanta vitamina D ao organismo quanto o uso de suplementos.
 
A pesquisa indica que os cogumelos, que contêm a vitamina D2, podem ser tão eficazes em aumentar e manter os níveis de vitamina D quanto os suplementos de vitamina D2 e vitamina D3.
 
A vitamina D é essencial para uma boa saúde óssea e força muscular; quantidades adequadas ajudam o corpo a manter a densidade óssea reduzindo o risco de fratura, osteomalácia, osteoartrite e osteoporose. O nutriente também desempenha um papel importante na modulação do sistema imunológico para ajudar a combater infecções como a gripe e reduz o risco de muitas doenças comuns, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, depressão e diabetes.
 
A equipe investigou 30 adultos saudáveis que tomaram cápsulas contendo 2 mil Unidades Internacionais (UI) de vitamina D2, 2 mil UI de vitamina D3 ou 2 mil UI de cogumelo em pó contendo vitamina D2, uma vez por dia durante 12 semanas, durante o inverno.
 
A base sérica de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], medida que determina o estado de vitamina D de uma pessoa, não foi significativamente diferente entre os grupos. Os níveis de vitamina D entre os três grupos aumentou gradualmente e se estabilizou em sete semanas, e foram mantidos durante as cinco semanas seguintes.
 
Após 12 semanas de suplementos de vitamina D, os níveis séricos de 25 (OH) D não foram estatisticamente diferentes entre aqueles que ingeriram 2 mil UI de vitamina D2 ou o cogumelo em pó.
 
"Estes resultados fornecem evidências de que a ingestão de cogumelos que foram expostos à luz ultravioleta e contêm vitamina D2, é uma boa fonte de vitamina D que pode melhorar o estado da vitamina D de adultos saudáveis. Além disso, mostramos que a ingestão de cogumelos contendo vitamina D2 foi tão eficaz em criar e manter um status de vitamina D em um adulto saudável quanto o uso de suplementos de vitamina D2 e D3", afirma o pesquisador principal Michael F. Holick.
 
A equipe ressalta que ingerir cogumelos que contenham vitamina D2 pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o status da vitamina D uma pessoa.
 
De acordo com os pesquisadores, o processo pelo qual os cogumelos produzem vitamina D2 é semelhante ao que ocorre na pele humana após exposição ao sol. Eles também foram capazes de demonstrar que os cogumelos não só produzem vitamina D2, mas podem produzir vitamina D3 e vitamina D4.
 
Os investigadores concluem que os cogumelos são outra boa fonte de alimento natural para a vitamina D que pode ser facilmente encontrada em supermercados.
 
Fonte isaude.net

Modelo matemático supera médicos na previsão da resposta do doente ao tratamento

Modelos matemáticos devem ser implementados na prática clínica para orientar as decisões
Modelos matemáticos devem ser implementados na prática
 clínica para orientar as decisões
Diferenças aplicam-se mesmo depois que médicos tiveram contato com o paciente e sabem qual plano de tratamento será adotado
 
Modelos matemáticos de previsão são melhores do que os médicos para prever os resultados e as respostas dos pacientes com câncer de pulmão ao tratamento, de acordo com pesquisadores do Maastricht University Medical Center, na Holanda.
 
Segundo os pesquisadores, essas diferenças aplicam-se mesmo depois que os médicos tiveram contato com o paciente, o que pode fornecer informações extra, e sabem qual plano de tratamento e a dose de radiação que será adotada.
 
 
"O número de opções de tratamento disponíveis para os pacientes com câncer de pulmão está aumentando, assim como a quantidade de informação disponível para o paciente individual. É evidente que isso pode complicar a tarefa do médico no futuro. Se os modelos com base nas características do paciente, do tratamento e do tumor superam os médicos, então não é ético tomar decisões de tratamento baseado exclusivamente em opiniões dos médicos. Acreditamos que os modelos devem ser implementados na prática clínica para orientar as decisões", afirma o pesquisador Cary Oberije.
 
Oberije e seus colegas na Holanda utilizaram modelos matemáticos de previsão que já tinham sido testados e publicados. Os modelos utilizam informação de pacientes anteriores para criar uma fórmula estatística que pode ser utilizada para prever a probabilidade de resultados e as respostas à radioterapia, com ou sem quimioterapia, para doentes futuros.
 
Tendo obtido as previsões dos modelos matemáticos, os pesquisadores pediram radioterapeutas experientes para prever a probabilidade de pacientes com câncer de pulmão sobreviverem por dois anos, ou sofrerem falta de ar (dispneia) e dificuldade para engolir (disfagia) em dois pontos no tempo:
 
- depois de terem visto o doente pela primeira vez;
 
- e depois que o plano de tratamento estava feito.
 
No primeiro momento, os médicos previram a sobrevivência de dois anos para 121 pacientes, dispneia para 139 e disfagia para 146 pacientes.
 
No segundo momento, as previsões só estavam disponíveis para 35, 39 e 41 pacientes, respectivamente.
 
Para todas as três previsões e em ambas as ocasiões, os modelos matemáticos superaram substancialmente as previsões dos médicos.
 
Segundo os pesquisadores, é importante que mais pesquisas sejam realizadas sobre como modelos de previsão podem ser integrados no atendimento clínico padrão. Além disso, a melhoria dos modelos, incorporando os mais recentes avanços em áreas como a genética, a imagem e outros fatores, é importante. Isso fará com que seja possível adequar o tratamento biológico ao tipo de tumor do paciente.
 
Fonte isaude.net

Composto químico feito sob medida permite morte de células cancerosas

WEHI-539 se liga e bloqueia função da proteína BCL-XL, que normalmente impede que as células anormais morram
 
Cientistas do Walter e Eliza Hall Institute, na Austrália, desenvolveram um novo composto químico feito sob medida que bloqueia uma proteína associada à fraca resposta ao tratamento em pacientes com câncer.
 
O desenvolvimento do composto, chamado WEHI-539, é um passo importante para o projeto de um novo potencial agente anticâncer.
 
WEHI-539 foi criado para se ligar e bloquear a função de uma proteína chamada BCL-XL, que normalmente impede que as células morram. A morte e a eliminação de células anormais no corpo são importantes contra o desenvolvimento do câncer. Mas as células cancerosas adquirem alterações genéticas que lhes permitem evitar a morte celular, o que também reduz a eficácia de tratamentos anticâncer, tais como quimioterapia.
 
As células cancerosas podem se tornar de longa duração, produzindo altos níveis de proteína BCL-XL, e altos níveis de BCL-XL também estão associados com piores resultados para os pacientes com câncer de pulmão, estômago, cólon e pâncreas.
 
 
Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento de WEHI-539 foi um marco importante no caminho para a criação de agentes anticancerígenos potenciais que agem para restaurar a morte das células, inibindo BCL-XL. "Embora WEHI-539 não seja otimizado para uso em pacientes, será uma ferramenta muito valiosa para os pesquisadores dissecarem como BCL-XL controla a sobrevivência da célula cancerosa", conclui o pesquisador Guillaume Lessene.
 
Fonte isaude.net

Pílula de maconha proporciona alívio mais duradouro da dor crônica

Em comparação com fumo, Dronabinol tem maior eficácia analgésica e não causa efeitos ligados ao uso abusivo da droga
 
A pílula de maconha proporciona maior alívio da dor do que quando uma pessoa fuma a droga. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que o alívio da dor com o comprimido pode durar mais tempo e não causa as sensações do fumo da droga.
 
 
A pílula, conhecida como Dronabinol, contém o ingrediente ativo da maconha, tetrahidrocanabinol (THC), e já foi aprovada para o tratamento de pacientes de quimioterapia e AIDS com náuseas e vômitos.
 
"Estudos recentes têm demonstrado o potencial terapêutico dos canabinoides para tratar a dor, mas nenhum comparou a eficácia analgésica da maconha fumada com o tetrahidrocanabinol administrado por via oral", afirmam os autores.
 
O estudo envolveu 30 participantes (15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino) que eram fumantes de maconha. Os pesquisadores, liderados por Ziva Cooper e Margaret Haney, compararam a resposta à dor diária dos participantes.
 
Os voluntários fumaram maconha, ou tomaram Dronabinol oral ou um placebo. Em seguida, participaram de um experimento chamado de "cold pressor test", onde a mão é imersa em um banho de água muito frio (4 graus celsius) por até dois minutos.
 
O tempo que os participantes levaram para relatar a dor (sensibilidade à dor) e remover a mão da água (tolerância à dor) foi documentado.
 
Os resultados mostraram que, em comparação com o placebo, maconha e Dronabinol diminuíram as avaliações subjetivas de dor; reduziram a sensibilidade à dor e aumentaram a tolerância à dor.
 
Os especialistas constataram que a droga Dronabinol proporcionou um efeito mais duradouro na sensibilidade à dor e foi menos susceptível aos resultados associados ao uso abusivo da droga, em relação à maconha fumada.
 
Os autores apontam que o relatório apenas observou pessoas que já haviam fumado maconha em uma base diária. Portanto, os efeitos do Dronabinol em não fumantes ainda não são conhecidos.
 
Embora mais pesquisa seja necessária, eles afirmam que os resultados mostram o potencial para usos médicos da pílula THC.
 
Fonte isaude.net

Leite ajuda a emagrecer, mas pode provocar enxaqueca, dizem especialistas

Leite é fonte de cálcio, mas pode provocar
 enxaqueca, segundo especialista
De acordo com nutricionista, há vários estudos que apontam boas e más qualidades do alimento
 
Vilão ou mocinho? Especialistas afirmam que não é possível rotular o leite como algo bom ou ruim para o organismo. Tudo depende da quantidade que é consumido e da disposição genética da pessoa.
 
Além de tradicionalmente ser fonte de cálcio, há estudos que afirmam que ele pode ajudar a emagrecer, mas também faz parte da lista dos alimentos que podem desencadear, por exemplo, uma enxaqueca.
 
De acordo com a professora de Nutrição da Unicamp (Universidade de Campinas) e autora do livro Leite Para Adultos: Mitos e Fatos Frente à Ciência, Adriane Elisabete Costa Antunes, há pesquisas científicas que comprovam benefícios da ingestão deste alimento e de seus derivados, como também seus malefícios. No fim do mês passado, por exemplo, um estudo americano trouxe informações de que os aditivos existentes no leite poderiam provocar câncer de ovário e mama.
 
— Um ponto relevante nessa queda de braço é que para algumas pessoas o leite é um alimento salutar e para outras o alimento é desaconselhado. Isso depende de diversos fatores, entre eles o genético. É importante dizer que o ser humano é extremamente adaptável e pode viver bem com ou sem leite em sua dieta, contudo que seja capaz de incluir em sua alimentação boas fontes de nutrientes dos quais o leite é rico.
 
Um dos pontos positivos, segundo a pesquisadora, é que o alimento pode ajudar a emagrecer, claro que, desde que tomado na dose certa. Para quem não tem nenhuma restrição ao consumo, como alergia e intolerância à lactose (açúcar presente no leite), são recomendadas três doses por dia.
 
— Há redução de peso e modulação na gordura corporal entre os consumidores regulares de leite.
Esse efeito está relacionado com o cálcio em sinergia com outros componentes do alimento. O que indica que a suplementação isolada do cálcio não tem o mesmo efeito.
 
Essa porção diária recomendada para à saúde pode ser também dividida entre o leite e seus derivados, como o iogurte e o queijo, conforme explica a professora da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição, Olga Amâncio. De acordo com ela, independentemente da idade, a pessoa “não pode descuidar do consumo”.
 
Porém, Olga afirma que é necessário avaliar a genética familiar antes de escolher o tipo de leite que vai tomar, se o desnatado ou integral.
 
— As orientações para o consumo são individuais. Mas claro que, por exemplo, se é gordinho ou tem a família de mãe ou pai gordo é melhor tomar o tipo desnatado. Além disso, independentemente dos benefícios do alimento é necessário verificar também a alimentação que a pessoa tem no geral, além de ter que incluir a prática de exercícios físicos
 
Cuidado com a enxaqueca
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, o leite e seus derivados são alimentos que desencadeiam a enxaqueca (dor latejante na cabeça). Porém, segundo o neurologista André Felício, membro da Academia Brasileira de Neurologia, nem todas as pessoas que sofrem deste mal precisam deixar de consumir o alimento.
 
— Os alimentos de modo geral que desencadeiam crises em alguns pacientes, não desencadeiam em outros. A recomendação geral é para se evitar consumo do leite para quem tem a doença, mas nem sempre isso vale para todas as pessoas. Embora esta seja uma área bastante interesse, ainda é pouco explorada. Carece de várias informações.
 
Para o médico, o ideal é que a pessoa que sofre de enxaqueca faça uma avaliação para saber o que pode ou não fazer para evitar que a dor apareça. Caso o leite ou seus derivados, como os queijos cheddar e outros amarelos sejam o problema, é ideal procurar um nutricionista.
 
— Quem tem enxaqueca crônica tem que procurar um nutricionista ou nutrólogo para encontrar substitutos na dieta.
 
Fonte R7

Doença rara desafia a medicina e obriga médico a cortar comida da dieta

Problemas de saúde se atribuem a dificuldade que o corpo tem em absorver os nutrientes
 
A Enteropatia Auto-Imune encara qualquer tipo de alimento como se fosse veneno. Desta forma, as pessoas que tem esta doença não podem ingerir nada pela boca, somente pela veia. Os problemas de saúde se atribuem a dificuldade que o corpo tem em absorver os nutrientes.
 
João Vitor, de sete anos, faz tratamento para a Enteropatia Auto-Imune, em sua casa com auxílio da sua mãe e enfermeiros. Pela falta de vitamina B1, ele teve uma lesão no cérebro e tem deficiência de cálcio nos ossos.
 
A primeira vez que a reportagem do Domingo Espetacular encontrou o João Vitor foi há quatro anos. Na época, o garoto se alimentava com carne de rã. Com o tempo, médicos fizeram testes em busca de um alimento compatível a doença, porém, os especialistas não tiveram sucesso.
 
Através do método de alimentos na corrente sanguínea, Vitor tem conseguido ganhar peso: em uma semana, adquiriu um quilo.
 
Atualmente, João Vitor está com 16 quilos, mas sua meta é chegar aos 22 quilos.

Assista à matéria no vídeo abaixo:


 
Fonte R7

Leite pode ser substituído por feijão, brócolis ou sardinha

Leite pode ser substituído por outros alimentos
De acordo com especialistas, quem tem intolerância à lactose ou alergia deve evitar consumo
 
Apesar de ser uma das boas fontes de nutrientes para o corpo humano com cálcio — que fortalece os ossos e os dentes — e vitaminas, nem todo mundo pode consumir o leite. Algumas pessoas devem restringir o alimento ou até mesmo substitui-lo por causa de alergia ou intolerância.
 
De acordo com a professora de Nutrição da Unicamp (Universidade de Campinas) e autora do livro Leite Para Adultos: Mitos e Fatos Frente à Ciência, Adriane Elisabete Costa Antunes, a intolerância a lactose faz com que a pessoa tenha incapacidade de digerir o chamado “açúcar do leite”. Já a alergia vem de uma reação do sistema imunológico a proteínas ou a parte de suas moléculas.
 
— Nesses casos, para repor o cálcio que vem do leite, a pessoa deve ingerir outros alimentos que sejam ricos em cálcio, como a sardinha, o couve, o feijão, o repolho chinês, o brócolis, o espinafre. Em alguns casos, é necessária a suplementação por medicamento.
 
Para quem sofre com a lactose, mas adora o leite e seus derivados, a especialista sugere o iogurte como opção. Segundo Adriane, esse alimento costuma ser digerido com mais facilidade.
 
— No entanto, a maioria dos iogurtes, especialmente os mais cremosos tem leite em pó ou soro de leite, o que acaba elevando novamente a quantidade de lactose. De qualquer forma aos intolerantes, existe a opção de se consumir leite deslactosado, o que apresenta redução mínima de 90% no teor original da lactose. Queijos maturados também é uma boa opção.
 
Cuidados
Segundo a professora da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição, Olga Amâncio, quem tem intolerância a lactose precisa se cuidar e realmente não abusar do leite e seus derivados.
 
— Algumas pessoas têm sintomas leves, como poucos gases. Porém, às vezes os sintomas são muito exacerbados, como dores de cabeça e vomito.
 
Mitos sobre o leite
—Diferentemente dos ensinamentos populares, não se deve tomar leite quando se está com dor de estômago. Pelo contrário, ele deve ser evitado
 
—Leite e manga podem ser ingeridos juntos
 
—Consumo de leite aumenta a produção de muco nas vias respiratórias

Fonte R7

Viver em área verde é mais benéfico que casamento, diz estudo

Estadão Conteúdo
Parque fazem bem para a saúde, diz pesquisa
Ficar próximo à vegetação dá mais satisfação pessoal, de acordo com pesquisa
 
Espaços verdes como parques, jardins e praças melhoram notavelmente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem em regiões urbanas, segundo um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

De acordo com a pesquisa, para a qual foram utilizadas informações de 5.000 casas durante um período de 17 anos, viver em um bairro próximo a espaços verdes tem um efeito positivo significativo nas pessoas.

O especialista Mathew White e estudiosos do Centro Europeu do Meio Ambiente e Saúde Humana detectaram menos estresse e níveis mais altos de satisfação pessoal em pessoas que vivem perto de espaços verdes. Também foram constatados melhores salários, empregos e saúde física nas pessoas.
 
—Descobrimos que viver em uma região urbana com muitos espaços verdes pode ter um impacto significativamente muito positivo ao bem-estar pessoal, inclusive maior do que ser casado.

O estudo foi publicado na revista especializada Psychological Science e o resultado da pesquisa poderá ajudar em planejamentos urbanos.
 
Donte R7

Experiência lança luz sobre comportamento do sistema imunológico no espaço

Um experimento de laboratório enviado ao espaço há dois anos deu novas pistas sobre o esforço do sistema imunológico dos astronautas para se adaptar a um entorno sem gravidade, afirmaram cientistas militares americanos esta segunda-feira.
 
Os pesquisadores enviaram células encontradas nos vasos sanguíneos à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e as deixaram lá durante seis dias.
 
Depois, os astronautas introduziram as células em uma potente endotoxina lipopolissacarídea, que causa uma infecção sanguínea conhecida como septicemia.
 
Após seis dias no espaço, as células começaram a apresentar mudanças genéticas típicas da baixa imunidade característica da falta de gravidade, uma condição com frequência observada nos astronautas.
 
"Quando adicionamos o agonista (substância capaz de se unir a um receptor celular), elas não responderam muito bem", relatou Marti Jett, diretor do Programa Biológico de Sistemas Integrativos no Comando Médico do Exército americano, que apresentou os resultados na conferência de Biologia Experimental 2013, celebrada em Boston.
 
Os cientistas reproduziram a experiência na Terra para ver como a infecção progredia em condições de gravidade normal em comparação com a do espaço.
 
O experimento deu novas pistas na busca para o tratamento da septicemia que, segundo os cientistas, afeta 750.000 pessoas por dia e pode ser mortal caso não seja tratada. A septicemia é uma das principais causas de morte pós-cirúrgica.
 
Pesquisas anteriores tinham mostrado como a permanência no espaço repercute na saúde dos astronautas, provocando de perda de densidade óssea e muscular ao aumento do risco de desenvolver doenças como o mal de Alzheimer.
 
Além disso, os cientistas militares se deram conta, durante o estudo, de que os efeitos são similares entre as forças especiais dos Army Rangers, que apresentavam quedas em sua sua imunidade quando estavam sob estresse provocado por um regime de treinamento intensivo.
 
Segundo Saralyn Mark, consultora médica da Nasa que não participou do estudo, os médicos querem saber mais sobre o sistema imunológico para que os astronautas possam permanecer saudáveis em missões de longo prazo.
 
"O espaço é um ambiente maravilhoso para que micróbios floresçam, é como se estivessem voltando para casa, de alguma forma", relatou à AFP.
 
"Mas por outro lado, está esta outra questão em que o sistema imunológico está se enfraquecendo e esta é uma equação muito difícil. Pode predispor a uma forte infecção", acrescentou.
 
"É o impacto da microgravidade? É o impacto da radiação no sistema imunológico? Estamos observando todos estes parâmetros para ver como o corpo se adapta", concluiu.
 
Fonte R7

'Desafio da canela', moda entre jovens na web, faz mal aos pulmões

A canela é "um pó cáustico, composto de fibras de celulose,
biorresistentes, que não se dissolvem, nem se degradam nos pulmões
O "desafio da canela" (cinnamon challenge), uma brincadeira de gosto duvidoso que virou febre entre jovens na internet que filmam a si próprios enquanto engolem uma colher de sopa cheia de canela em pó em um minuto, pode ser perigoso para a saúde, alertam pediatras americanos.
 
Segundo um artigo publicado na edição online da revista Pediatrics, a canela é "um pó cáustico, composto de fibras de celulose, biorresistentes, que não se dissolvem, nem se degradam nos pulmões".
 
Estudos feitos em camundongos mostram que as partículas podem causar, três meses após inalada, lesões graves na elasticidade dos pulmões, que poderia provocar, inclusive, uma fibrose pulmonar.
 
"Tentar engolir uma grande quantidade de canela seca representa um verdadeiro risco de ser aspirada", o que pode provocar inflamações pulmonares, pneumonias ou crises de asma", afirmaram.
 
O estudo diz que os centros de intoxicação americanos receberam 51 ligações em 2011 - depois que estes desafios viraram moda - e 178 no primeiro semestre de 2012, quando a mania se disseminou no YouTube. Nenhum dos jovens tratados sofreu graves consequências, diz o estudo.
 
"Mesmo sem termos registrado sequelas pulmonares confirmadas em humanos, é prudente advertir que o desafio da canela tem altas probabilidades de fazer mal aos pulmões", concluiu o estudo.
 
Na internet podem ser encontrados milhares de vídeos que mostram jovens risonhos a ponto quase de engasgar e cuspir canela em pó, uma brincadeira que tem sua própria página na internet cinnamonchallenge.com, que desaconselha praticá-la.
 
Fonte R7

Governo de São Paulo (II)

O Governo de São Paulo realiza seleção para preenchimento de 19 vagas para a Coordenadoria de Serviços de Saúde para São Paulo, Campinas e São Jose dos Campos.

Inscrições:
Até 26 de abril de 2013

Cargo:
Enfermeiro (19)

Remuneração:
R$ 1.464,83.

Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo realiza seleção para preenchimento de 10 vagas para o Hospital Ipiranga

Inscrições:
24 de abril a 8 de maio de 2013, das 10h às 16h, no Hospital Ipiranga (Avenida Nazaré, nº 28, Ipiranga - Entrada de Funcionário - Capela).

Valor:
R$ 42,61.

Cargo:
Técnico de Enfermagem.

Remuneração:
R$ 942,88

Provas:
Haverá Avaliação de Títulos e Prova Objetiva

Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTrans/MG

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS - MG), Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 118 vagas

Inscrições:
De 20 de maio a 21 de junho, pelo www.gestaodeconcursos.com
.br ou na avenida Presidente Antônio Carlos, nº. 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, campus Pampulha/UFMG

Valor:
R$ 45,00 e R$ 75,00.

Remuneração:
R$ 1.146,00 a R$ 5.287,96.

Provas:
Haverá provas objetivas e de redação.

Cargos:
Médio - Atendente, Operador de Central de Atendimento, Técnico de Administração, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Transporte e Trânsito, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Mecânica;

Superior - Advogado, Analista Contábil, Analista de Administração e Finanças, Analista de Comunicação Social, Analista de Gerenciamento de Projetos, Analista de Gestão da Informação, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas de Tráfego, Analista de Tarifas e Custos, Analista de Transporte e Trânsito nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, Assistente Social, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletroeletrônico, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho e Pedagogo

Conselho Regional de Odontologia do Ceará - CRO/CE

O Conselho Regional de Odontologia do Ceará - CRO-CE realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 12 de abril a 3 de maio pelo www.promunicipio.com


Valor:
R$ 80,00 a R$ 120,00

Cargos e vagas:
Nível Superior: Bibliotecário - Nível I (1), Fiscal (Cirurgião-Dentista) - Nível I (3);
Nível Médio: Agente Administrativo - Nível I (3), Motorista - Nível I (1).

Provas:
Provas escritas: 16 de junho de 2013

Conselho Regional de Nutricionistas da 4 Região

O Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4) realiza concurso para provimento de 19 vagas e cadastro reserva para Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Macaé/RJ, Petrópolis/RJ e Volta Redonda/RJ.

Inscrições:
Até 23 de maio de 2013.

Valor:
R$ 45,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Assistente Técnico em Informática e Assistente Técnico em Nutrição e Dietética;
Ensino Superior - Fiscal Nutricionista e Secretário Executivo Jr.

Remuneração:
R$ 1.030,00 a R$ 3.100,06

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Conselho Regional de Enfermagem do Pará - Coren/PA

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren - PA) realiza concurso para provimento de 28 vagas para Belém, Santarém, Altamira, Marabá, Redenção

Inscrições:
5 de abril a 17 de maio

Valor:
R$ 70,00 e R$ 90,00

Remuneração:
R$ 1.152,31 a R$ 4.070,00

Cargos:
Médio - Técnico Administrativo;
Superior - Fiscal.
Cadastro de reserva
Superior - Analista de Tecnologia da Informação, Contador e Administrador

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga - CISAMAPI

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga - CISAMAPI realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
22 e 23 de abril, na Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova - MG.

Cargos:
Agentes de Controle de Endemias.

Outras informações na rua Felisberto Leopoldo, nº 706, Santa Tereza, Ponte Nova - MG

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar realiza seleção para preenchimento de vagas em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama

Inscrições:
Até 2 de maio pelo www.cops.uel.br


Valor:
R$ 50,00 a R$ 100,00

Cargos:
Técnico ambiental, técnico de agrimensura, técnico de contabilidade, técnico de instrumentação, técnico de segurança do trabalho, técnico eletrônico, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em mecatrônica, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico.

nível superior: administrador, advogado, arquiteto urbanista, biólogo, bioquímico, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, médico do trabalho e químico.

CR:técnico em informática e técnico em telecomunicações, analista de informática

Remuneração:
R$ 2.000,00 a R$ 5.771,65

Provas:
Prova objetiva: 23 de junho de 2013

Prefeitura de Sebastião Barros - PI lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sebastião Barros, estado do Piauí, por meio da empresa Fundelta, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo com vistas à contratação de pessoal por tempo determinado e em caráter excepcional, bem como para a formação de cadastro de reserva. São ofertadas 60 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 11.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico da ESF, Enfermeiro Plantonista, Cirurgião Dentista, Nutricionista, Médico Veterinário, Assessor Jurídico, Arquiteto, Engenheiro Agrônomo, Assistente Social, Psicóloga, Analista de Sistema, Professor de Ensino Fundamental II, Professor de Ensino Infantil, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Digitador, Auxiliar de Secretaria, Motorista categoria B, Motorista categoria D, Vigia e Zelador.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.fundelta.com.br, no período entre 10 horas do dia 22 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 05 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição será de R$ 65,00 para os cargos de nível superior, R$ 45,00 para os cargos de nível médio e R$ 35,00 para os cargos de nível fundamental incompleto.

Provas
As provas serão aplicadas no município de Sebastião Barros, Estado do Piauí, na data prevista de 26 de maio de 2013. Até o dia 21 de maio de 2013 serão disponibilizados pela FUNDELTA os "Cartões de Inscrição", no qual constarão o local e o horário de realização da prova.

A divulgação dos cadernos de provas e do gabarito preliminar da prova objetiva será na data provável de 28 de maio de 2013.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, a contar da data da publicação de sua homologação.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina, por meio do edital nº 006/2013, realiza processo seletivo visando a contratação e formação de cadastro reserva para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. São oferecidas 50 vagas, com exigência de nível fundamental, e vencimento de até R$ 678,00, referente à carga horária de 40 horas semanais.
 
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.sociesc.org.br/concursos, das 10h do dia 22 de abril até às 23h59min do dia 13 de maio de 2013, horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 26 de maio de 2013, em horário e local que serão divulgados a partir do dia 21 de maio de 2013, através do site de inscrição. O gabarito preliminar das provas será publicado em até 24 horas após o horário do término das mesmas.
 
O processo seletivo será válido por 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 22 de abril de 2013, pág. 179 a 184.

Concurso Hospital Estadual de Presidente Prudente - SP

O Hospital Estadual "Dr. Odilo Antunes de Siqueira" de Presidente Prudente, estado de São Paulo, realiza o concurso público regido pelo edital nº 05/2013 para o preenchimento de 01 vaga no cargo de Agente Técnico de Assistência à Saúde - Assistente Social. O candidato aprovado e nomeado fará jus ao salário de R$ 1.269,02, acrescido de prêmio de incentivo de até R$ 600, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até 03 de maio de 2013, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, no Hospital Estadual, situado na Av. Coronel José Soares Marcondes, 3758 - 1º andar - Jd. Bongiovani em Presidente Prudente - SP. A ficha de inscrição poderá ser impressa no site da Coordenadoria de Recursos Humanos (www.saude.sp.gov.br). Será cobrada taxa de R$ 63,92.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva de Conhecimentos Específicos e Avaliação de Títulos. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 19 de maio de 2013.
 
Este certame terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Processo seletivo Prefeitura de Brusque (SC)

A Administração Pública do município de Brusque, no estado de Santa Catarina, lançou os editais de nº 016 e 017/2013, ambos de processo seletivo, com objetivo de contratar profissionais para cadastro de reserva nos cargos de monitor escolar, professor e coordenador pedagógico. Os salários variam de R$ 930,65 a R$ 2.498,48.
 
O edital 016/2013 prevê a ocupação de vagas para monitor escolar I (ensino fundamental), II e III (ensino médio). As inscrições devem ser feitas até 05 de maio de 2013, exclusivamente pelo site www.semebrusque.com.br, sem a cobrança de taxa de inscrição.
 
Os candidatos devem enviar a documentação para análise de títulos, nos dias 8 e 9 de maio de 2013, das 14h às 20h, na Arena Brusque, Piso Térreo, Sala do Centro Municipal de Inclusão Digital - CMID, localizada na Rua Gentil Batisti Archer, Centro II, ao lado do Pavilhão da Fenarreco, Brusque - SC.
 
O processo seletivo se dará apenas por análise de títulos, cujo resultado final será informado em 20 de maio de 2013.
 
Já o edital 017/2013 estabelece a contratação de professores (nível superior) e coordenadores pedagógicos (nível superior), com prazo de inscrição aberto até 12 de maio de 2013, também pelo site www.semebrusque.com.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção dos candidatos deste certame se dará por meio de valoração de títulos e o resultado final será dado em 28 de maio de 2013. O prazo de validade dos dois processos seletivos será até dezembro de 2013.

Concurso Sorocaba - SP 2013: Prefeitura e FUNSERV abrem 189 vagas

No Município de Sorocaba, localizado a 95 km de São Paulo, a Prefeitura e a Fundação de Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais (FUNSERV) recebem inscrições para o concurso público nº 02/2013, que preencherá 189 vagas na administração direta. A contratação ocorrerá pelo regime jurídico estatutário, que garante estabilidade empregatícia.

Segundo o edital, são oferecidas 59 vagas para médico clínico geral, 29 para médico ginecologista, 25 para pediatra, 39 para médico plantonista clínico geral e mais 33 para médico plantonista em pediatria, além de 4 vagas para médico clínico geral da FUNSERV, todos com salário de R$ 41,79 por hora, com carga horária de 15 horas semanais. Ainda com relação às vagas, é importante lembrar que dentro desses cargos existem vagas especiais para médicos que possuem algum tipo de deficiência.

Para participar, o candidato precisa ter formação em Medicina, com especialização na área desejada e registro no Conselho Respectivo - CRM.

A inscrição deverá ser efetuada de 22 de abril a 06 de maio 2013, exclusivamente pela internet, através do site www.publiconsult.com.br. Para efetivar a participação, é necessário o pagamento da taxa de R$ 70,00.

As provas serão realizadas no município de Sorocaba/SP, com data prevista para o dia 09 de junho de 2013 (domingo), às 09 horas, para os cargos de Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral FUNSERV, Médico Ginecologista, Médico Pediatra e às 14 horas para os cargos de Médico Plantonista Clínico Geral e Médico Plantonista Pediatra. O gabarito será publicado no dia 14 de junho de 2013.

O prazo de validade do Concurso Público é de dois (02) anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a juízo da Administração Municipal.
 

Concurso Prefeitura de São João do Oeste - SC

A Prefeitura de São João do Oeste, Estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público 001/2013, destinado ao preenchimento de 03 vagas para os empregos/funções de Médico Clínico Geral e Técnico em Enfermagem. Os profissionais atuarão na Estratégia Saúde da Família – ESF, da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social da Prefeitura Municipal.
 
As vagas ofertadas são para profissionais de nível Técnico e superior, com salários variados de R$ 1.035,90 e R$ 8.549,80 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Para as pessoas com deficiência são reservados 5% desprezadas as frações, das vagas oferecidas no concurso, até a extinção da validade do concurso, de acordo com a Constituição Federal.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de maio de 2013, das 07h30min às 11h e das 13h:15min às 16h:45min, nas dependências da Prefeitura Municipal, setor de recursos humanos, no Município de São João do Oeste (SC), sito à Rua Encantado, 66, Centro, São João do Oeste, SC.
 
Taxas
R$ 110,00 - Nível Superior;
R$ 80,00 - Nível Técnico.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 01 de junho de 2013, das 8h30min às 11h30min horas, nas dependências da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, sito a rua Encantado, 255, centro no Município de São João do Oeste - SC.
 
A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 03 de junho de 2013, após as 14h.
 
Validade
O concurso público será realizado através da empresa AMEOSC e terá validade de até 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de São José do Rio Claro (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de São José do Rio Claro, estado de Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, com a intenção de preencher oito (08) vagas para os cargos de Médico, Enfermeiro e Professor (nível superior). Os vencimentos variam de R$ 898,20 a R$ 9.018,30 por carga horária de 24 e 40 horas semanais.

Inscrições
Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer, na Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de São José do Rio Claro, Departamento de Recursos Humanos, do dia 23 de abril a 07 de maio de 2013, no horário das 07 h30 as 11h30 e das 13h30 as 15h30.

Taxas
- Médico: R$ 50,00;
- Enfermeiro: R$ 30,00;
- Professor Pedagogo: R$ 20,00;
- Professor Magistério: R$ 20,00.

Provas e Validade
A prova será realizada provavelmente no dia 11 de maio de 2013, com início às 8h e término ás 10h, na Sede do Núcleo de Ensino Superior (antigo Senac). O gabarito será publicado no 1º dia útil após aplicação das provas.

A previsão do resultado final do certame será na data prevista de 21 de maio de 2013.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Carlinda (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Carlinda, estado de Mato Grosso, abriu o processo seletivo regido pelo edital 001/2013, visando o preenchimento de uma (01) vaga de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 678,00 e carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições
A inscrição será realizada gratuitamente até o dia 14 de maio de 2013, somente de forma presencial, na Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
 
Para efetuar a inscrição, são imprescindíveis os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade (RG), comprovante de residência, comprovante de escolaridade e foto 3x4 do candidato.
 
Provas
A seleção será constituída de prova objetiva e títulos.
 
Os documentos relativos a prova de títulos serão entregues no ato da inscrição.
 
Já a prova objetiva será realizada provavelmente no dia 26 de maio de 2013, das 8h às 12h, em local que será informadp em tempo hábil no Edital, cabendo ao candidato acompanhar todas as informações do processo seletivo.
 
Os gabaritos serão divulgados nos endereços eletrônicos www.carlinda.mt.gov.br, www.amm.org.br e afixado em mural no hall de entrada da Prefeitura de Carlinda - MT e Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 28 de maio de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de dois (02) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 22 de abril de 2013, pág. 57 a 64.

Concurso Prefeitura de Jandaia - GO

A Prefeitura de Jandaia, estado de Goiás, através da empresa Consultar, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 53 vagas existentes e formação de cadastros de reserva técnica. Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.868,38 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Enfermeira PSF, Gestor de Resíduos Sólidos, Gari, Motorista, Monitor, Professor PI - Educação Física, Professor PI - Pedagogo, Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Trabalhador Braçal e Trabalhador Braçal.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão realizadas exclusivamente pela internet no site www.consultarconcursos.com.br, no período de 20 de maio a 10 de junho de 2013. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 10 de agosto de 2013, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público. A divulgação dos gabaritos preliminares das Provas Objetivas, será no dia 12 de agosto de 2013.
 
Serão submetidos à prova prática de volante os candidatos aos cargos de motorista, a qual será realizada no dia 31 de agosto de 2013 (sábado), em local e horários previamente divulgados pela organizadora do certame.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Barrinha (SP) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Barrinha, no estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo n° 02/2013 para formação de cadastro de reservas para os cargos de Enfermeiro e Farmacêutico (nível superior). A remuneração é de R$ 1.411,44 para o cargo de Enfermeiro e de R$ 1.574,30 para Farmacêutico, e ambos cumprirão jornada de 30 horas semanais.

O processo seletivo será executado pela EGP - Empresa de Gestão Pública Ltda EPP e as inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.consultoriaegp.com.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de abril de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Barrinha - SP, na Escola EMEF Antônio Duarte Nogueira, Rua Carlos Bombonato, nº 1.000 – Bairro Jardim Paulista – Barrinha SP, provavelmente, no dia 12 de maio de 2013, às 9 horas (horário de Brasília DF). Os gabaritos oficiais preliminares serão publicados na data prevista de 12 de maio de 2013, após às 18 horas.

A validade do certame será de um ano, contado da homologação final do resultado, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Vale do Anari (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vale do Anari, situada a 326 km da capital do estado de Rondônia, divulgou edital nº. 002/SEMSVS/2013 para realização de processo seletivo. O certame visa à contratação de servidores temporários para preenchimento de duas (02) vagas nos cargos de Médicos (Clínico Geral e Ginecologista), a fim de atender às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Os profissionais contratados receberão subsídios de até R$ 3.950,00 (acrescidos de adicional de insalubridade e adicional noturno), por jornada de trabalho de 20 horas semanais
 
Inscrições
As inscrições e os documentos serão recebidos até o dia 25 de abril de 2013, na Av. Presidente Dutra, 4611, Centro de Vale do Anari/RO, das 7h às 12h e das 14h às 17h (de segunda a quinta).
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de análise curricular através de avaliação de títulos. A partir do dia 02 de maio de 2013 será divulgado o resultado da avaliação curricular e o resultado final será divulgado na Imprensa Oficial dos Município (AROM), a partir do dia 08 de maio de 2013.
 
Os candidatos contratados serão admitidos em caráter emergencial e temporário, pelo prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de assinatura do contrato de trabalho, de acordo com as necessidades da administração pública.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 22 de abril de 2013, pág. 40 a 44.

Processo Seletivo SPDM

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) divulgou edital de processo seletivo N° 066/2013 para ocupação de 06 vagas de nível técnico e superior para o cargo de Profissional de Saúde Indígena, nas funções de Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem e Cirurgião-Dentista.

Os salários variam de R$ 1.196,00 a R$ 5.824,00, com jornadas de 40h semanais. De acordo com o edital, o contrato será em regime celetista, com período de experiência entre 45 e 90 dias.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 24 de abril de 2013, pelo site www.saudeindigena.spdm.org.br.

Haverá entrevista presencial no dia 25 de abril de 2013, das 9h às 17h, no DSEI Kayapó PA (avenida Ministro Oscar Thompson Filho, nº. 701, Setor Morada da Paz, Redenção), bem como avaliação de títulos.

Os nomes dos candidatos convocados para início imediato do trabalho serão divulgados no dia 29 de abril de 2013, e também estarão disponíveis na sede do DSEI Kayapó PA.

Hospital do Rio vai tratar pacientes em casa

Rio de Janeiro – A partir de agora, pacientes do Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande, na zona oeste do Rio, serão beneficiados com atendimento especial após período de internação na unidade de saúde.
 
Uma equipe formada por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional irá até a casa desses pacientes para dar continuidade ao tratamento, evitando reinternações desnecessárias. A expectativa é que o hospital, referência no atendimento ao idoso na capital fluminense, faça cerca de 15 visitas por mês.
 
Segundo o diretor da unidade, Edson Mendes Nunes, a intenção do projeto é aperfeiçoar o atendimento ao idoso, faixa etária que mais cresce no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12% da população brasileira têm mais de 60 anos e o número de idosos cresceu 55% nos últimos dez anos.

“Com o passar do tempo, começamos a perceber que essa ida [dos profissionais de saúde] no domicílio representa qualidade de vida ao idoso. É ainda uma forma de ampliar o número de altas, desafogando os leitos do hospital. Muitas vezes o paciente que poderia ter alta fica internado porque não tem assistência em casa”.

A visita é feita por uma equipe multidisciplinar conhecida do idoso, facilitando o tratamento médico. De acordo com Nunes, as visitas têm ocorrido somente com moradores de Campo Grande e que tenham doenças que possam ser tratadas em casa, como enfermidades próprias da idade. Cada paciente será avaliado na primeira visita, e receberá tratamento personalizado segundo as suas necessidades.
Segundo o diretor, os pacientes receberão as visitas até que possam receber alta médica. Caso contrário, eles serão inseridos no Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, para dar continuidade ao tratamento. “Não há outro projeto no estado que tenha esse perfil, que englobe um espaço hospitalar com atendimento ambulatorial, internação e visita domiciliar”, avaliou Nunes.

O hospital, inaugurado em 1973, foi o primeiro a ser planejado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. Com 120 leitos disponíveis, a unidade faz cerca de 100 internações e 2,5 mil consultas médicas por mês.
Para ampliar a assitência à terceira idade no estado, o governo do Rio inaugurou em outubro do ano passado o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, zona sul da cidade, que vai promover simpósios, seminários e cursos sobre o tema, além de prestar atendimento clínico. No mesmo mês, foi lançado o Centro Estadual do Trauma do Idoso (Ceti), no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, zona norte, destinado a idosos com fratura no fêmur.

Fonte Agência Brasil

Hospitais da Rede D’Or São Luiz adotam protocolos para reduzir eventos adversos

Hospital Santa Luzia e Hospital do Coração do Brasil, ambos de Brasília, adotaram políticas de assistência hospitalar. São elas: identificação do paciente, prevenção de quedas; e alergia
 
Em linha com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado durante a primeira semana de abril pelo Ministério da Saúde, os hospitais Santa Luzia e do Coração do Brasil, ambos da Rede D´Or São Luiz, em Brasília, adotaram políticas de assistência hospitalar. Foram elas: identificação do paciente, prevenção de quedas; e alergia.
 
As normas visam manter a segurança do paciente durante toda sua estadia no hospital. De acordo com o grupo, desde a entrada até a saída, o paciente passará por múltiplas checagens dos protocolos.
 
De acordo com o programa, cada paciente receberá, após uma triagem inicial, um crachá, que irá identifica-lo com seu nome completo, idade, registro de atendimento (número e código de barras) e filiação. A identificação também é feita por meio de cores. São duas cores utilizadas: vermelha e amarela, que identificam o paciente alérgico e os que possuem risco de queda, respectivamente.
 
A expectativa é que essa metodologia promova uma redução significativa no padrão de assistência à saúde nos hospitais em dois anos. Segundo a diretora da unidade, Gabriela Miquelino, isso possibilitará maiores investimentos no setor pela Rede D´Or São Luiz. “Para implantação do sistema foram feitos investimentos em todos os setores, que vão desde a qualificação profissional até a incorporação de novas tecnologias”, ressalta. “O Distrito Federal tem um potencial humano incrível e a população deseja novos serviços para a saúde”, completa a executiva.
 
Fonte Saudeweb

Hospital Samaritano inaugura Núcleo de Neurologia

Este é o quinto núcleo de especialidade inaugurado pela instituição. Serviços diferenciados para memória, trauma cranioencefálico e hidrocefalia em adulto são destaques do novo investimento
 
Com o objetivo de oferecer um atendimento integrado, o Hospital Samaritano de São Paulo inaugura um Núcleo de Neurologia contemplando desde procedimentos ambulatoriais até casos cirúrgicos. Este é o quinto Núcleo inaugurado pela instituição. No ano de 2012 foram abertos o de Ortopedia, Cardiologia e de Medicina Fetal e, no início de 2013, o de Gastroenterologia.
 
“Nosso foco é formar núcleos especializados nas áreas nas quais já somos referência, para prestar um atendimento global. Os pacientes poderão realizar todo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dentro do Samaritano”, explica o Superintendente Corporativo Luiz De Luca.
 
Entre os principais procedimentos realizados pelo novo núcleo estão o Centro de Atenção a Memória, que oferece também o check-up da memória, forma de detectar precocemente alterações neurológicas, Centro de Atenção e Reabilitação em Trauma Cranioencefálico e o Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal, demência comum que atinge atualmente cerca de 60 mil pessoas no Brasil.
 
O Núcleo é composto por equipe multiprofissional, com médicos das especialidades de neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, fisitatras, entre outros profissionais que estão aptos para realizar o atendimento de uma forma integrada.

Centro de Atenção a Memória
O novo serviço é composto por equipe multidisciplinar sob o comando do neurologista Renato Anghinah e tem como objetivo tratar as diversas alterações neurológicas que comprometem a memória.

Os diagnósticos possíveis em distúrbios de memória podem ter causas primárias, como a doença de Alzheimer, demência por corpos de Lewy, demência Fronto-Temporal e causas secundárias, como causas vasculares, endócrinas, hematoma subdural, metabólica, tóxica, infecciosa (HIV, PRION, LUES), hidrocefalia de pressão normal, depressão e distúrbio do sono.

“Há diversas formas de manifestação dos distúrbios da memória e, por isso, é extremamente importante a investigação e a realização de exames clínicos e de imagem, para um diagnóstico preciso, que garantirá melhores resultados no tratamento que for aplicado”, afirma Anghinah.

Check-up da Memória
O check-up da memória realiza uma avaliação preventiva, possibilitando o tratamento precoce de problemas relacionados a memória e futuras complicações. O check-up da memória está disponível em dois módulos: para pacientes jovens e adultos com distúrbios cognitivos e para pessoas idosas funcionalmente ativas.

O check-up é composto por avaliação médica, avaliação neuropsicológica, eletroencefalograma, exames gerais e de imagem (ressonância magnética, tomografia computadorizada e Pet/CT). Com esses exames é possível rastrear vários tipos de alterações e encaminhar o paciente para o tratamento. Mesmo que o resultado não apresente nenhuma alteração, é importante a realização do check-up na periodicidade indicada pelo médico para que os resultados sejam sempre comparados, assim o médico faz um acompanhamento evolutivo do paciente.

Centro de Atenção e Reabilitação em Traumatismo Cranioencefálico
O novo serviço oferece tratamento integral na recuperação cognitiva de pacientes com lesão cerebral causada por trauma. Este Centro também está sob o comando do neurologista Renato Anghinah.

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é a principal causa mundial de morbimortalidade, que é a morte causada por fatores externos, como acidentes. No Brasil cerca de 500 mil pessoas são hospitalizadas anualmente com lesão cerebral após o TCE.

“O diagnóstico preciso dos deficits e a correta orientação dos familiares e pacientes são fundamentais para a otimização no tratamento levando a melhor qualidade de vida ao paciente”, explica o especialista.

Neurocirurgia
A Neurocirurgia evoluiu muito nos últimos anos devido ao avanço das novas tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de equipamentos e técnicas diagnósticas mais precisas e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

As técnicas minimamente invasivas auxiliaram a Neurocirurgia a ampliar seu campo de atuação, podendo ser aplicada no tratamento de doenças como a Epilepsia e o Parkinson, garantindo bons resultados para os pacientes que não obtiveram melhora do quadro clínico com o tratamento convencional.
 
De acordo com a entidade, o Núcleo de Neurologia conta com uma equipe de Neurocirurgia altamente capacitada, apta a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e minimamente invasivas (cirurgias no cérebro, medula espinhal, nervos e coluna vertebral) para tratamento de tumores, aneurismas cerebrais, hidrocefalias, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos e isquêmicos, hérnia de disco, compressões na medula, lesões de nervos, dor crônica, doença de Parkinson, epilepsia e traumatismos crânio-encefálicos.

Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal
O serviço oferece um tratamento multidisciplinar para o problema que atinge atualmente cerca de 60 mil pessoas no Brasil e está sob o comando do neurocirurgião Fernando Gomes Pinto.

A Hidrocefalia de Pressão Normal é um tipo de demência que acomete homens e mulheres na terceira idade e é caracterizada pelo acúmulo de volume do líquor – líquido cefalorraqueano (LCR) nas cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, que pressiona o cérebro causando alterações neurológicas.
 
O diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão Normal é realizado por meio de avaliação clínica e exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada centro especializado conta com as principais técnicas de tratamento, como a derivação ventriculoperitoneal, que consiste na implantação de um sistema com válvula no cérebro que drena o líquido que está em excesso para a cavidade abdominal, fazendo com que ele seja absorvido, promovendo assim o equilíbrio hidrodinânico dentro da caixa craniana e recuperando as funções do paciente e a Neuroendoscopia, que consiste na abertura de uma membrana cerebral com restabelecimento do fluxo liquórico em casos específicos.
 
Fonte Saudeweb

10 passos para um planejamento estratégico eficiente

"Podemos dizer que a empresa é regida sobre os pilares Qualidade, Preço e Serviço, e o seu sucesso deriva da correta gestão de cada um deles"
 
Como os filósofos gregos de 2000 anos, podemos afirmar que tudo muda com continuidade e continuamente. Hoje as mudanças são mais evidentes e contundentes porque acontecem em períodos sempre mais curtos. A percepção é mais imediata.

Essas mudanças no âmbito empresarial significam:
 
Existem forças endógenas e exógenas que obrigam a empresa a modificar o próprio comportamento a fim de garantir sua perenidade por meio da geração de valor. O processo preventivo de adequações é difícil e tenso. Se instaura uma prova de força entre o conservadorismo e a inovação, com o risco de paralisia empresarial. As mutações devem ser evidenciadas e decifradas, tanto no interno das organizações como no cenário externo, para correção tempestiva da rota empresarial.
 
O radar que possibilitou enxergar os navios antes dos binóculos garantiu enorme vantagem para a marinha inglesa em relação aos seus inimigos que não tinham essa possibilidade. É necessário elaborar rapidamente uma estratégia de resposta. O sistema empresa deve, por consequência, ser aberto a inovações. O conflito conservadorismo x mudanças deve ser resolvido o quanto antes, por meio de uma liderança e organização adequadamente evoluídas. Um sistema rigidamente estruturado e mono escopo é destinado à rápida obsolescência, uma vez que não pode “reagir” às mudanças.
 
Essa evolução/mudança no tempo, por sua vez, continua como a “nova” razão de ser das modernas organizações. Como afirma Gardner, no seu livro “The individual and the innovative Society”, Harper & Row, New York: “Uma empresa que simplesmente aperfeiçoa o seu sistema operativo é destinada a morrer, mesmo operando com competência crescente, contrariamente daquela que continuamente promove a inovação, renovação e renascimento”.
 
A capacidade de renovar-se em função das mudanças não deve ser uma peculiaridade episódica, mas estrutural da empresa. Isto é um dos ensinamentos das organizações de sucesso. Essas são sempre mais competentes, mas “continuamente diferentes”, pois as condições são sempre distintas. É importante, como ação propedêutica, estruturar uma filosofia que leve a uma cultura empresarial orientada para as mudanças.
 
É imperioso acompanhar e reconhecer os fatores sensíveis oriundos do ambiente onde opera a empresa, tais como a economia, o sistema jurídico, o sistema político, o mercado de trabalho, a cultura técnica e tecnológica e o comportamento da concorrência. A empresa que possuir a maior capacidade de enxergar e de se adaptar às mutações dos cenários que se apresentam determinará o ritmo e a dimensão da mudança conquistando, por consequência, a liderança e, se estruturado como cultura, a geração de valor no tempo.
 
O homem em geral – e os funcionários das empresas em particular – tendem a movimentar-se com segurança. Adquirido um modus operandi, o conserva e aplica como seu patrimônio e, se possível, ao infinito. Esta situação lhe dá segurança porque age em um terreno conhecido e certo. Como, vice versa, a realidade está em contínua mudança, com este comportamento aumentará a distância entre sua técnica e a realidade, alargando, cada vez mais, a “tesoura” até a obsolescência completa.
 
Até pouco tempo, quando o ritmo de mudanças eram muito mais lento, as adequações eram realizadas entre gerações. Ninguém no período da própria vida se sentia marginalizado por uma cultura emergente. O homem podia construir o próprio conhecimento e apoiar sobre o mesmo o comportamento de toda a vida. Hoje não mais: a eletrônica, as informações em tempo real, a pressão social tornam rapidamente “velhos” os esquemas organizativos e de comportamento. É necessário individualizar a tendência da realidade e adquirir constantemente a capacidade de adequar-se a cada momento. A única constante que não muda é a “mudança” (…)
 
O Planejamento Estratégico é o processo que constrói e adapta constantemente essas estratégias que são articuladas em várias fases, conforme figura abaixo, e assim definidas:
 
1. Definir a missão e os objetivos de longo término da empresa.

2. Avaliar os recursos disponíveis, a capacidade da organização, os pontos de força e fraqueza da empresa.

3. Analisar as condições externas da empresa, objetivando avaliar oportunidades e ameaças.

4. Estabelecer uma nova definição dos objetivos em função dos resultados da análise do ambiente externo e interno e, sucessivamente, desenvolver uma série de ações, devidamente coordenadas, visando atingi-los.

5. Planejar a estratégia no tempo, fixando a sequência e os pontos comuns entre as várias ações que compõem os três níveis empresariais: Corporativo, Negócios e Funcional (Planejamento Estratégico).

6. Realizar a estratégia.

7. Projetar a estrutura organizacional em consonância com as características da estratégia escolhida.

8. Projetar um sistema de controle adequado à empresa.

9. Integrar gestão, organização e controle.

10. Confrontar o realizado com o planejado, considerando inclusive a “Curva de Mudanças” e, se necessário, promover as ações corretivas e adequações em mérito (…).
 
PARA LER NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.