Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de abril de 2013

Pílula de maconha proporciona alívio mais duradouro da dor crônica

Em comparação com fumo, Dronabinol tem maior eficácia analgésica e não causa efeitos ligados ao uso abusivo da droga
 
A pílula de maconha proporciona maior alívio da dor do que quando uma pessoa fuma a droga. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que o alívio da dor com o comprimido pode durar mais tempo e não causa as sensações do fumo da droga.
 
 
A pílula, conhecida como Dronabinol, contém o ingrediente ativo da maconha, tetrahidrocanabinol (THC), e já foi aprovada para o tratamento de pacientes de quimioterapia e AIDS com náuseas e vômitos.
 
"Estudos recentes têm demonstrado o potencial terapêutico dos canabinoides para tratar a dor, mas nenhum comparou a eficácia analgésica da maconha fumada com o tetrahidrocanabinol administrado por via oral", afirmam os autores.
 
O estudo envolveu 30 participantes (15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino) que eram fumantes de maconha. Os pesquisadores, liderados por Ziva Cooper e Margaret Haney, compararam a resposta à dor diária dos participantes.
 
Os voluntários fumaram maconha, ou tomaram Dronabinol oral ou um placebo. Em seguida, participaram de um experimento chamado de "cold pressor test", onde a mão é imersa em um banho de água muito frio (4 graus celsius) por até dois minutos.
 
O tempo que os participantes levaram para relatar a dor (sensibilidade à dor) e remover a mão da água (tolerância à dor) foi documentado.
 
Os resultados mostraram que, em comparação com o placebo, maconha e Dronabinol diminuíram as avaliações subjetivas de dor; reduziram a sensibilidade à dor e aumentaram a tolerância à dor.
 
Os especialistas constataram que a droga Dronabinol proporcionou um efeito mais duradouro na sensibilidade à dor e foi menos susceptível aos resultados associados ao uso abusivo da droga, em relação à maconha fumada.
 
Os autores apontam que o relatório apenas observou pessoas que já haviam fumado maconha em uma base diária. Portanto, os efeitos do Dronabinol em não fumantes ainda não são conhecidos.
 
Embora mais pesquisa seja necessária, eles afirmam que os resultados mostram o potencial para usos médicos da pílula THC.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário