Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de abril de 2013

Composto químico feito sob medida permite morte de células cancerosas

WEHI-539 se liga e bloqueia função da proteína BCL-XL, que normalmente impede que as células anormais morram
 
Cientistas do Walter e Eliza Hall Institute, na Austrália, desenvolveram um novo composto químico feito sob medida que bloqueia uma proteína associada à fraca resposta ao tratamento em pacientes com câncer.
 
O desenvolvimento do composto, chamado WEHI-539, é um passo importante para o projeto de um novo potencial agente anticâncer.
 
WEHI-539 foi criado para se ligar e bloquear a função de uma proteína chamada BCL-XL, que normalmente impede que as células morram. A morte e a eliminação de células anormais no corpo são importantes contra o desenvolvimento do câncer. Mas as células cancerosas adquirem alterações genéticas que lhes permitem evitar a morte celular, o que também reduz a eficácia de tratamentos anticâncer, tais como quimioterapia.
 
As células cancerosas podem se tornar de longa duração, produzindo altos níveis de proteína BCL-XL, e altos níveis de BCL-XL também estão associados com piores resultados para os pacientes com câncer de pulmão, estômago, cólon e pâncreas.
 
 
Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento de WEHI-539 foi um marco importante no caminho para a criação de agentes anticancerígenos potenciais que agem para restaurar a morte das células, inibindo BCL-XL. "Embora WEHI-539 não seja otimizado para uso em pacientes, será uma ferramenta muito valiosa para os pesquisadores dissecarem como BCL-XL controla a sobrevivência da célula cancerosa", conclui o pesquisador Guillaume Lessene.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário