Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de abril de 2013

Hospital Samaritano inaugura Núcleo de Neurologia

Este é o quinto núcleo de especialidade inaugurado pela instituição. Serviços diferenciados para memória, trauma cranioencefálico e hidrocefalia em adulto são destaques do novo investimento
 
Com o objetivo de oferecer um atendimento integrado, o Hospital Samaritano de São Paulo inaugura um Núcleo de Neurologia contemplando desde procedimentos ambulatoriais até casos cirúrgicos. Este é o quinto Núcleo inaugurado pela instituição. No ano de 2012 foram abertos o de Ortopedia, Cardiologia e de Medicina Fetal e, no início de 2013, o de Gastroenterologia.
 
“Nosso foco é formar núcleos especializados nas áreas nas quais já somos referência, para prestar um atendimento global. Os pacientes poderão realizar todo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dentro do Samaritano”, explica o Superintendente Corporativo Luiz De Luca.
 
Entre os principais procedimentos realizados pelo novo núcleo estão o Centro de Atenção a Memória, que oferece também o check-up da memória, forma de detectar precocemente alterações neurológicas, Centro de Atenção e Reabilitação em Trauma Cranioencefálico e o Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal, demência comum que atinge atualmente cerca de 60 mil pessoas no Brasil.
 
O Núcleo é composto por equipe multiprofissional, com médicos das especialidades de neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, fisitatras, entre outros profissionais que estão aptos para realizar o atendimento de uma forma integrada.

Centro de Atenção a Memória
O novo serviço é composto por equipe multidisciplinar sob o comando do neurologista Renato Anghinah e tem como objetivo tratar as diversas alterações neurológicas que comprometem a memória.

Os diagnósticos possíveis em distúrbios de memória podem ter causas primárias, como a doença de Alzheimer, demência por corpos de Lewy, demência Fronto-Temporal e causas secundárias, como causas vasculares, endócrinas, hematoma subdural, metabólica, tóxica, infecciosa (HIV, PRION, LUES), hidrocefalia de pressão normal, depressão e distúrbio do sono.

“Há diversas formas de manifestação dos distúrbios da memória e, por isso, é extremamente importante a investigação e a realização de exames clínicos e de imagem, para um diagnóstico preciso, que garantirá melhores resultados no tratamento que for aplicado”, afirma Anghinah.

Check-up da Memória
O check-up da memória realiza uma avaliação preventiva, possibilitando o tratamento precoce de problemas relacionados a memória e futuras complicações. O check-up da memória está disponível em dois módulos: para pacientes jovens e adultos com distúrbios cognitivos e para pessoas idosas funcionalmente ativas.

O check-up é composto por avaliação médica, avaliação neuropsicológica, eletroencefalograma, exames gerais e de imagem (ressonância magnética, tomografia computadorizada e Pet/CT). Com esses exames é possível rastrear vários tipos de alterações e encaminhar o paciente para o tratamento. Mesmo que o resultado não apresente nenhuma alteração, é importante a realização do check-up na periodicidade indicada pelo médico para que os resultados sejam sempre comparados, assim o médico faz um acompanhamento evolutivo do paciente.

Centro de Atenção e Reabilitação em Traumatismo Cranioencefálico
O novo serviço oferece tratamento integral na recuperação cognitiva de pacientes com lesão cerebral causada por trauma. Este Centro também está sob o comando do neurologista Renato Anghinah.

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é a principal causa mundial de morbimortalidade, que é a morte causada por fatores externos, como acidentes. No Brasil cerca de 500 mil pessoas são hospitalizadas anualmente com lesão cerebral após o TCE.

“O diagnóstico preciso dos deficits e a correta orientação dos familiares e pacientes são fundamentais para a otimização no tratamento levando a melhor qualidade de vida ao paciente”, explica o especialista.

Neurocirurgia
A Neurocirurgia evoluiu muito nos últimos anos devido ao avanço das novas tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de equipamentos e técnicas diagnósticas mais precisas e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

As técnicas minimamente invasivas auxiliaram a Neurocirurgia a ampliar seu campo de atuação, podendo ser aplicada no tratamento de doenças como a Epilepsia e o Parkinson, garantindo bons resultados para os pacientes que não obtiveram melhora do quadro clínico com o tratamento convencional.
 
De acordo com a entidade, o Núcleo de Neurologia conta com uma equipe de Neurocirurgia altamente capacitada, apta a realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e minimamente invasivas (cirurgias no cérebro, medula espinhal, nervos e coluna vertebral) para tratamento de tumores, aneurismas cerebrais, hidrocefalias, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos e isquêmicos, hérnia de disco, compressões na medula, lesões de nervos, dor crônica, doença de Parkinson, epilepsia e traumatismos crânio-encefálicos.

Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal
O serviço oferece um tratamento multidisciplinar para o problema que atinge atualmente cerca de 60 mil pessoas no Brasil e está sob o comando do neurocirurgião Fernando Gomes Pinto.

A Hidrocefalia de Pressão Normal é um tipo de demência que acomete homens e mulheres na terceira idade e é caracterizada pelo acúmulo de volume do líquor – líquido cefalorraqueano (LCR) nas cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, que pressiona o cérebro causando alterações neurológicas.
 
O diagnóstico da Hidrocefalia de Pressão Normal é realizado por meio de avaliação clínica e exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada centro especializado conta com as principais técnicas de tratamento, como a derivação ventriculoperitoneal, que consiste na implantação de um sistema com válvula no cérebro que drena o líquido que está em excesso para a cavidade abdominal, fazendo com que ele seja absorvido, promovendo assim o equilíbrio hidrodinânico dentro da caixa craniana e recuperando as funções do paciente e a Neuroendoscopia, que consiste na abertura de uma membrana cerebral com restabelecimento do fluxo liquórico em casos específicos.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário