Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 24 de julho de 2012

Entenda a função das principais vitaminas para o equilíbrio do organismo

Organização Mundial da Saúde recomenda consumo diário de 400g de frutas, legumes e verduras

Clima ameno, terra abundante, solo fértil, muita água e uma incrível variedade de frutas, verduras, legumes, cereais, peixes e carne vermelha. As feiras e os supermercados de norte a sul do Brasil estão repletos de vitaminas à disposição durante os 365 dias do ano. O cardápio da população, no entanto, está cada dia menos nutritivo. Independentemente da classe social, crianças, adultos e idosos nem sempre ingerem a quantidade mínima desses micronutrientes — indispensáveis para garantir uma vida saudável.

O resultado preocupa especialistas: o brasileiro está adoecendo por falta de vitaminas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de frutas, legumes e verduras, mas no país campeão de produção de grãos a ingestão desses produtos representa apenas um terço do total preconizado pela OMS. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no total de calorias diário ingerido pelo brasileiro, apenas 2,3% vêm do consumo de frutas e verduras.

Pequenas no tamanho, mas gigantes no propósito de garantir o bom funcionamento do organismo, elas previnem males e podem garantir a longevidade. A falta de vitaminas causa estragos porque desequilibra a máquina humana. O corpo passa a sofrer com problemas que variam da falta de apetite à cegueira noturna, retardo no crescimento, infertilidade, anemia, alteração no sistema nervoso central, osteoporose e muitos outros.

De acordo com o médico José Humberto Gebrin, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a desinformação e o estilo de vida adotado nos últimos anos condicionam a população à ingestão de refeições rápidas, de alimentos industrializados e sem nutrientes.

— Por isso, doenças como o escorbuto (decorrente da falta de vitamina C) e o raquitismo, desencadeado pela escassez de vitamina D, ainda atingem a população — lamenta o especialista.

Cores indispensáveis
Uma dieta equilibrada deve ser praticada da infância à velhice, incluindo nutrientes encontrados nos vegetais, legumes, nas frutas e nas carnes. Para manter a saúde em dia precisamos de combinações que garantam um prato colorido.

— Simplificando, cores diferentes oferecem a vasta gama de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas que o corpo demanda para manter a energia, se proteger contra os efeitos da idade e reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas — garente Gebrin.

Os suplementos vitamínicos são indicados somente para suprir uma falta emergencial.

Tudo começa com a ingestão dos alimentos fontes, seguida da exposição solar que ativa a vitamina D no organismo e um rim saudável para transformá-la em hormônio e garantir que o intestino permita a absorção do cálcio.

— De nada adianta tomar leite e derivados, se essa sequência for quebrada em algum momento — explica a endocrinologista Luciana Naves.

Fonte Zero Hora

Tire suas dúvidas sobre a cistite

Medicação, hidratação e higienização adequada são fundamentais para a prevenção

Infecção urinária — ou cistite, como também é chamada — está entre as doenças mais comuns, sobretudo entre as mulheres. No mundo todo, ocorrem cerca de 150 milhões de infecções urinárias por ano, o que representa, somente nos Estados Unidos, um gasto direto aproximado de US$ 6 bilhões. O principal responsável por essas infecções é uma bactéria chamada Escherichia coli, representando entre 70% e 90% dos casos.

A maior parte das infecções urinárias sintomáticas envolve mulheres jovens. Cerca de um a dois quintos delas terão cistite em algum momento durante a vida e 20% terão as chamadas infecções recorrentes. A colonização excessiva da mucosa vaginal e da região genital parece ser um pré-requisito necessário para as cistites causadas pela E. coli. Trata-se de uma bactéria que faz parte da flora normal da pele e das mucosas, por isso haveria uma predisposição para que ela se tornasse patogênica, ou seja, causadora de doença, no caso, a cistite.

As mulheres que apresentaram uma taxa de mais de duas infecções por ano ao longo dos anos têm grande probabilidade de continuarem a ter infecções recorrentes. Embora os episódios isolados de infecção possam ser tratados com o uso de antibióticos adequados em tratamentos de curta duração, algumas mulheres podem apresentar reinfecções em intervalos frequentes e, nesses casos, pode ser preferível a profilaxia, ou seja, tratar-se antecipadamente por um período pré-definido.

Medicamento de dose única
Na última década, agentes antibióticos como sulfametoxazol-trimetoprim, nitrofurantoína e quinolonas provaram-se eficientes no tratamento profilático de longa duração das cistites recorrentes. Entretanto, a emergência de cepas de bactérias urinárias resistentes a estas drogas representa uma preocupação.

A recomendação da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo é a utilização de Fosfomicina Tromental no tratamento. Estudos concluíram que, por ser ministrado em única dose, a droga apresenta menor resistência bacteriana.

Tire suas dúvidas

:: Como descobrir a doença?
O exame de urina é útil no diagnóstico de mulheres com suspeita de cistite sem quadro clínico típico. Porém, o resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção, sendo indicada urocultura. Abaixo, algumas das principais dúvidas sobre o problema.

:: O uso indiscriminado de antibióticos pode dificultar tratamentos futuros?
Sim. A escolha do tipo de medicação e o tempo em que será utilizada deve ser orientada pelo médico, pois pode deixar as bactérias mais resistentes.

:: As cistites sempre são causadas por bactérias?
Não. Os sintomas encontrados na cistite bacteriana podem estar associados a outras doenças.

:: Roupa íntima causa cistite?
Depende. Roupas muito justas, ou que dificultem a transpiração da região vaginal podem favorecer a proliferação bacteriana e colonização da bexiga. Algumas mulheres têm o hábito de usar diariamente absorvente vaginal, que também pode favorecer a ocorrência de cistites.

Fonte Zero Hora

Médicos do Hospital Evangélico ameaçam greve

Os profissionais informaram que no mês passado eles receberam a remuneração referente a novembro de 2011 e janeiro de 2012. Os salários de fevereiro, março, abril, maio e junho estão atrasados

Com salários atrasados há mais de cinco meses, médicos do Hospital Evangélico de Curitiba se reúnem, na terça-feira (24), com a Secretaria Municipal de Saúde, para discutir os repasses da prefeitura à unidade. Segundo o diretor clínico do hospital, José Luiz Takaki, o encontro pode ser a última tentativa de consenso. Caso não haja acordo, os médicos devem adotar medidas mais severas para forçar o atendimento.

De acordo com o diretor do Evangélico, médicos que atuam com pacientes em internação não recebem os salários há cinco meses. Os que atendem em ambulatório estão com os vencimentos atrasados há seis meses. Ele diz que não há condições de trabalhar sem receber. Apesar da efervescência na categoria, a negociação tem sido feita pelos próprios médicos, sem a intervenção de sindicatos ou do Conselho Regional de Medicina.

Os médicos informaram que no mês passado eles receberam a remuneração referente a novembro de 2011 e janeiro de 2012. Os salários de fevereiro, março, abril, maio e junho estão atrasados. Os profissionais não são contratados da instituição, eles trabalham como prestadores de serviços e recebem conforme produção. Na semana passada, o corpo clínico do Hospital Evangélico chegou a fazer uma paralisação de 48 horas. Apenas casos considerados urgentes foram atendidos.

Na sexta-feira (20), a Secretaria de Saúde de Curitiba antecipou o repasse de dinheiro ao Evangélico para auxiliar no pagamento de salário dos médicos. A pasta também aguarda a liberação de mais um recurso – chamado “Porta de Entrada” – do Ministério da Saúde para auxiliar a manutenção do hospital. Segundo a Secretaria, os repasses estão em dia e são estabelecidos conforme uma tabela nacional, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Fonte SaudeWeb

Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG

Antes de ser transferido para o Hospital da Mulher o serviço era oferecido na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG. Esta doença é identifica após a mulher receber um exame positivo para gravidez. No entanto, após o exame de ultrassom, descobre-se que em vez de esperar um bebê, ela tem uma mola hidatiforme, que é um tumor com potencial de se tornar maligno.

O tratamento é feito através da retirada da mola por meio de aspiração e a mulher é acompanhada por um tempo que varia de 6 meses a 1 ano. Em 20% a 30% dos casos, o quadro evolui para um câncer e a mulher precisa ainda passar por um tratamento de quimioterapia e é acompanhada por mais dois anos e, idealmente, uma vez por ano pelo resto da vida.

Antes de ser transferido para o Hospital da Mulher o serviço era oferecido na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Na primeira semana de serviço quase 50 pacientes da Santa Casa já foram encaminhadas para o HMHS. O Centro de Referência de Neoplasia Trofoblastica Gestacional é coordenado pelo professor Paulo Belfort, que conta com uma equipe de oncologistas, ginecologistas e obstetras, além de enfermeiros.

Fonte Saudeweb

Uso de dispositivos móveis pode oferecer riscos à saúde

Os dispositivos móveis, como os smartphones, tablets e celulares, estão se popularizando cada vez mais, fazendo com que as pessoas passem a depender dessas tecnologias. Porém, nem todos sabem dos riscos que esses objetos podem oferecer à saúde. O seu uso pode causar diversos problemas, como o estresse, dores nas costas e pescoço e favorecer também complicações na coluna causadas por má postura.

De acordo com uma pesquisa feita Chartered Society of Physiotherapy (associação dos fisioterapeutas no Reino Unido), a maior motivação para o uso desses eletrônicos é o trabalho, e a média de horas extras feitas através dos dispositivos móveis é de duas horas por dia.

Os pesquisadores recrutaram 2.010 funcionários de escritórios e concluíram que dois terços deles continuavam trabalhando durante o trajeto de volta para casa ou no caminho de ida ao trabalho. Dessa forma não havia horário de descanso, e os participantes passavam o tempo todo a serviço de seus empregos.

Os momentos extras passados trabalhando podem ser muito prejudiciais, mas de acordo com o fisoterapeuta Arllen Junqueira (do Hospital Daher) existem métodos simples que aliviam o estresse e as dores. “Um bom plano de exercícios, alongamentos, atividades respiratórias durante um período do trabalho é fundamental para o bem-estar físico e mental do trabalhador”. Quem usa esses dispositivos em casa também deve ter cuidado. As tarefas devem ser organizadas de forma que o trabalho seja realizado apenas durante o expediente, prevenindo o desgaste emocional e físico. “O ideal é cumprir as metas diárias em horários pré-estabelecidos. Se ocorrerem imprevistos no cumprimento das atividades, refaça o planejamento para o dia seguinte", completa Arllen.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Daher Lago Sul, 20 de julho de 2012

Por boasaude.com.br

Câncer de próstata, abandone o machismo, toque retal pode salvar vidas

Estudos confirmam o que estamos cansados de presenciar, homens evitam o exame de próstata por medo de descobrir que têm a doença e por adotar uma atitude machista em relação à consulta.

O que é a próstata?
A próstata é um órgão pequeno situado logo abaixo da bexiga, só os homens possuem próstata.

Qual a função da próstata?
A próstata produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, formam o sêmem ou esperma.

Quais as doenças da próstata?
Doenças podem que atingir homens, adolescentes e idosos.
Prostatite (inflamação da próstata), Tumor benigno da próstata (Consiste em um crescimento das glândulas prostáticas, depois de toda a próstata).

Tumor maligno da próstata
O câncer de próstata, geralmente, não apresenta sintoma. Mais tarde, começará a obstruir a urina.

O câncer da próstata, quando avança, pode se disseminar (espalhar-se) pelo corpo, vindo a atingir outros órgãos, e principalmente os ossos.

Os sintomas do câncer de próstata – estão dor no momento de urinar ou ejacular, sangue no sêmen ou na urina e dor na parte inferior das costas, quadris e coxas.

Importantes Exames Preventivos

Toque retal – Os homens, a partir dos 40 anos, deve realizar o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Neste exame, o médico pesquisa o tamanho, consistência, pontos endurecidos dolorosos e mobilidade. O reto é a única via natural de acesso para tocar na próstata. Este toque serve para se fazer o diagnóstico precoce do tumor e se encontrado após tratamento cirúrgico, leva à cura em grande número de casos.

PSA – Significa antígeno prostático específico, um exame realizado no sangue do paciente. Trata-se de um antígeno específico da próstata, podendo estar normal ou aumentado tanto no adenoma benigno da próstata quanto no câncer da próstata, sendo que neste último, na maioria das vezes, está aumentado.

O PSA não substitui o Toque Retal, pois pode acontecer variações e existem fatores interferentes que podem mascarar o resultado. A realização do Toque Retal em conjunto com o PSA é a melhor estratégia.

Pode ser feito ainda a ultra-sonografia e outros mais sofisticados se o médico achar necessário.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens de meia-idade.

Abandone o machismo e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito.

Ser “macho” não vai livrar nenhum homem da possibilidade de ter câncer de próstata, e deixar para depois, no próximo mês, ano que vem poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas.

Fonte www.plugbr.net

Câncer de próstata é mais agressivo em obesos

Estudo da Universidade de llinois, nos Estados Unidos, indica que homens com sobrepeso ou obesidade com tumores de próstata em fase inicial têm piores prognósticos de desenvolvimento da doença.

Em 119 homens que estavam à espera de uma cirurgia para o câncer de próstata clinicamente localizado, os pesquisadores analisaram o índice de massa corporal (IMC), níveis de antígeno prostático específico, os resultados do exame físico e os resultados de biópsia de câncer de próstata.

Os resultados mostraram que o risco de recorrência do câncer aumentou com o aumento do IMC. Homens com maior IMC foram quase oito vezes mais propensos a ter câncer de próstata e tinham um risco que variava de moderado a elevado de recorrência da doença após o tratamento quando comparados com os homens dentro do peso ideal.

O estudo foi apresentado em uma reunião da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.

Fonte: UPI, 19 de julho de 2012

Por boasaude.com.br

Fármaco brasileiro mostra potencial contra tuberculose e câncer

Cientistas descrevem em artigo os potenciais mecanismos de ação do P-MAPA, droga capaz de ativar receptores do sistema imunológico.
Foto: Eliana Assumpção/Unesp Ciência
Cientistas descrevem em artigo os potenciais mecanismos de ação
do P-MAPA, droga capaz de ativar receptores do sistema imunológico
Tipo de molécula também estimula o sistema imune a combater malária, leishmaniose visceral e algumas viroses hemorrágicas

Em artigo recém-publicado na revista Infectious Agents and Cancer, pesquisadores brasileiros e norte-americanos demonstraram que um fármaco desenvolvido no Brasil e batizado de P-MAPA é capaz de ativar determinados receptores do sistema imunológico e favorecer o combate à tuberculose e ao câncer de bexiga.

Estudos anteriores indicaram que a molécula, criada pela rede de pesquisa Farmabrasilis a partir do fungo Aspergillus oryzae, tem ação imunomoduladora, ou seja, estimula o sistema imune a combater diversos tipos de tumores e doenças infecciosas, entre elas malária, leishmaniose visceral e algumas viroses hemorrágicas.

Agora, pela primeira vez, os possíveis mecanismos de ação da droga foram descritos. Testes in vitro com células humanas e experimentos em animais revelaram que o P-MAPA ativa receptores existentes na membrana celular conhecidos como toll-like. Além disso, em ratos, a droga modificou a expressão da proteína p-53, possivelmente relacionada à regulação dos receptores.

" Os receptores toll-like são capazes de reconhecer fragmentos de vírus e bactérias, além de fatores moleculares associados a tumores ou a doenças infecciosas" , explicou Wagner José Fávaro, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e orientador do trabalho de pós-doutorado de Fábio Rodrigues Ferreira Seiva, que teve Bolsa da FAPESP.

Esses receptores podem auxiliar na redução tumoral de duas maneiras: inibindo a formação dos vasos sanguíneos que irrigam a região e recrutando células de defesa para atacar o tumor.

Segundo Fávaro, o P-MAPA abreviação de agregado polimérico de fosfolinoleato-palmitoleato de magnésio e amônio proteico atua especificamente sobre os subtipos 2 e 4 dos receptores toll-like. De acordo com a literatura científica, esses subtipos estariam relacionados ao câncer de bexiga.

" Ainda não se sabe com certeza se a resposta desencadeada por eles é favorável ou desfavorável. Podem atuar como reguladores negativos ou positivos da carcinogênese, mas nossos resultados indicam que a ativação dos receptores auxiliou na regressão do tumor" , disse Fávaro.

Os experimentos foram realizados em ratos. Os pesquisadores introduziram diretamente na bexiga dos animais o carcinógeno N-metil-N-nitrosoureia (composto N-nitroso) substância também existente no cigarro. Após oito semanas de exposição, os roedores já apresentavam lesões pré-malignas e malignas na bexiga urinária.

" Esse modelo animal se aproxima muito do que acontece com humanos. fumantes e trabalhadores expostos a determinadas substâncias químicas inalam o N-nitroso e o excretam na urina. O contato do carcinógeno com o epitélio da bexiga, ao longo do tempo, acaba causando o câncer" , explicou Fávaro.

Os animais foram então tratados por outras oito semanas. O efeito do P-MAPA foi comparado com o da vacina BCG (sigla para Bacillus Calmette-Guerin), usada originalmente na prevenção da tuberculose e considerada atualmente a melhor opção para o controle do câncer de bexiga.

" O principal tratamento para o câncer do tipo não-músculo invasivo, que apresenta lesões superficiais, consiste em remover cirurgicamente o tumor e aplicar a imunoterapia com a vacina BCG diretamente na bexiga" , disse Fávaro.

Descobriu-se na década de 1970 que a BCG induz uma resposta imune massiva, estimulando a produção de células que atacam o tumor. No experimento, os ratos tratados com a vacina, verificou-se uma redução de 20% a 30% no grau tumoral, mas os animais continuavam a apresentar lesões malignas.

Já no grupo que recebeu o P-MAPA, a redução do grau tumoral foi de 90%. " Os animais deixaram de apresentar lesões malignas e pré-malignas, passando a apresentar apenas lesões inflamatórias" , disse Fávaro.

Outra vantagem do P-MAPA é a baixa ocorrência de efeitos adversos verificada em estudos com diversos tipos de animais. " A BCG é preparada com bacilos atenuados e, portanto, é contraindicada para pacientes com imunodeficiência" , disse.

Os efeitos colaterais, explicou o pesquisador, estão presentes em mais de 90% dos pacientes tratados com BCG e vão desde sintomas irritativos leves até reações alérgicas, instabilidade hemodinâmica e febre persistente. Nesses casos, o tratamento precisa ser suspenso.

" Nos testes com animais, o P-MAPA mostrou resultados mais eficazes e com menores efeitos colaterais. Isso indica que pode se tornar um grande aliado no tratamento" , destacou Fávaro.

Tuberculose
A eficácia do P-MAPA no combate à tuberculose foi investigada graças a uma parceria da Farmabrasilis com o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) e pesquisadores da Colorado State University, nos Estados Unidos.

" Primeiro foram feitos testes in vitro, nos quais foi aplicado o P-MAPA sobre colônias da bactéria causadora da tuberculose. O objetivo era ver se a droga possuía efeito antibiótico" , contou Fávaro.

O resultado foi negativo. Quando comparado aos antibióticos normalmente usados no tratamento da tuberculose, o P-MAPA não se mostrou capaz de inibir o crescimento dos bacilos. " Mas quando foi testado em animais, o imunomodulador se mostrou capaz de reduzir significativamente as unidades formadoras de colônias" , ressaltou.

O experimento foi feito com ratos infectados com a bactéria causadora da tuberculose por meio de um aerossol. Nesse caso, o tratamento com o P-MAPA foi comparado com o moxifloxacin (fluorquinolona), antibiótico sintético de quarta geração em fase final de aprovação pela Food and Drug Administration (FDA) órgão do governo norte-americano que regula medicamentos .

No grupo tratado com P-MAPA, houve uma redução de 28% da carga bacteriana. No grupo tratado com Moxifloxacin, a queda foi de 40%. Os animais tratados com a associação das duas drogas apresentaram carga bacteriana 38% menor.

" O P-MAPA sozinho teve um efeito menor, mas também causou menos reações adversas. A vantagem de associar as duas drogas é que você consegue obter um resultado semelhante ao do moxifloxacin isolado, mas com menos efeitos colaterais" , disse Fávaro.

Em diversas pesquisas realizadas com animais e em testes preliminares com humanos, o P-MAPA apresentou baixa toxicidade. Até o momento, não foram relatados efeito adversos importantes nas dosagens usadas experimentalmente.

Farmabrasilis
A rede Farmabrasilis, entidade sem fins lucrativos criada em 2001 e constituída por cientistas brasileiros, chilenos, europeus e norte-americanos, também pesquisa outros candidatos a fármacos. O P-MAPA é o produto em estágio mais avançado de desenvolvimento.

" O próximo passo é tentar provar em testes com seres humanos que a droga pode ser uma opção terapêutica valiosa" , disse Iseu Nunes, um dos diretores da rede.

Segundo Nunes, a droga poderia ser usada em conjunto com a vacina BCG no tratamento do câncer de bexiga. Também poderia ser usada para auxiliar antivirais e antibacterianos no tratamento de doenças infecciosas.

A Farmabrasilis é a primeira a adotar no Brasil o modelo de fonte aberta para o desenvolvimento de fármacos e opera com uma política diferenciada de propriedade intelectual.

" Todos os produtos em desenvolvimento podem vir a ser cedidos gratuitamente para o tratamento de doenças negligenciadas e para programas de interesse da saúde pública" , contou Nunes.

Para financiar seus projetos, a rede conta com doações, parcerias nacionais e internacionais, apoio de órgãos de fomento e trabalho voluntário de seus integrantes. Os estudos do P-MAPA em tuberculose foram apoiados pela Farmabrasilis e NIAID e os estudos em câncer de bexiga pela Farmabrasilis, FAPESP e CNPQ.

Há pelo menos outros cinco projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, alguns já concluídos, que investigam o efeito do P-MAPA no combate a doenças como, câncer de bexiga, leishmaniose visceral em cães e na inflamação induzida por toxinas da bactéria Escherichia coli.

O artigo Effects of P-MAPA Immunomodulator on Toll-Like Receptors and p53: Potential Therapeutic Strategies for Infectious Diseases and Cancer pode ser lido aqui..


Fonte isaude.net

Humor: Hospital do SUS

Homens com câncer procuram cada vez mais tratamentos de beleza em hospital

Serviços oferecidos pelo Icesp já fazem parte da rotina do público masculino atendido na unidade; pesquisa foi feita com mais de 15 mil pacientes

Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de S. Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, mostra que os homens em tratamento de câncer estão se preocupando cada vez mais com a aparência.

Mais de 40% dos pacientes do Icesp que procuraram os tratamentos de beleza oferecidos na unidade no último ano são do sexo masculino.

No início do projeto “Cantinho da Beleza”, oferecido pelo Serviço de Hotelaria e Hospitalidade, o índice de participação de homens era de 15%.

Ao todo são oferecidos sete serviços estéticos para os pacientes, homens e mulheres: corte de barba e cabelo, minicursos de maquiagem e de como colocar lenços, hidratação das mãos, higienização da pele e manicure.

Higienização da pele é a ação mais procurada, sendo alvo da demanda de 31% dos pacientes. Em seguida, estão os serviços de manicure, com 24% da demanda, hidratação das mãos (15%), maquiagem (12%), corte de cabelo (8%), corte de barba (6%) e como colocar lenços (4%).

Entre os homens, os serviços mais procurados são barba e unha, responsáveis por cerca de 10% dos atendimentos.Segundo a gerente do setor, Vânia Pereira, ações como essa ajudam na autoestima do paciente, além de amenizar o processo do tratamento.

—Tanto para os internados quanto para quem está em atendimento ambulatorial, receber uma atenção desse tipo é fundamental. E que bom que os homens também aderiram a esses cuidados.

O Icesp disponibiliza os serviços do Cantinho da Beleza aos pacientes em tratamento ambulatorial de quimioterapia e os que se encontram internados na unidade. Os atendimentos são realizados por dois profissionais todas as segundas, terças e sextas-feiras, durante três horas por dia.

Fonte R7

Epidemia de gripe A causa dezenas de doentes na Nova Zelândia

A cidade mais afetada é Christchurch, na ilha do sul e com uma população de 370 mil pessoas

As autoridades de saúde da Nova Zelândia alertaram a população sobre a presença de uma epidemia de gripe A (H3N2) que causa febre alta, náuseas e alucinações e que pode ser tão perigosa como a de 2009, que matou 49 pessoas, informaram neste domingo (22) a imprensa local.

A cidade mais afetada é Christchurch, na ilha do sul e com uma população de 370 mil pessoas, embora também tenham sido registrados contágios em Auckland, na ilha do norte. O médico Alistair Humphrey, de Canterbury, disse que o hospital de Christchurch separou uma área especial onde se atende 60 doentes, dos quais sete estão na unidade de terapia intensiva, segundo o jornal "The New Zealand Hearald".

— É uma doença grave. Não é algo que as pessoas devam ignorar.

A vacina para as pessoas com sintomas, as mulheres grávidas e os cidadãos de 65 anos em diante é de graça até o dia 31 de julho, mas mesmo assim as autoridades preveem que a epidemia se propagará por todo o país nas próximas semanas.

O virólogo Lance Jennings, de Saúde de Canterbury, explicou que este vírus da gripe A (H3N2) deriva da pandemia que surgiu em Hong Kong em 1968 e sustentou que circulará pela Nova Zelândia até que a população atinja um nível de imunidade alto.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Matias Cardoso 2012

A partir do dia 23 de julho de 2012 começa o período de inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Matias Cardoso, em Minas Gerais. Serão selecionados 102 servidores para ocupação de diversos postos na Administração, lembrando também que será formado cadastro reserva de classificados para algumas dos cargos oferecidos.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Médico – ESF, Nutricionista, Psicólogo, Professor de diversas disciplinas, Psicopedagogo, Supervisor Escolar, Supervisor de Merenda Escolar, Defensor Público Municipal, Monitor, Técnico de Enfermagem – Farmácia/Laboratório, Técnico de Enfermagem – Plantonista, Técnico de Enfermagem – UBS Rural, Técnico em Meio Ambiente, Agente Administrativo para Assistência Social, Agente Administrativo – Geral, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Secretaria, Encanador Hidráulico, Guarda Municipal, Mestre de Obra CR, Motorista para Assistência Social, Motorista de Transporte

Escolar, Operador de Patrol, Brigadista CR, Auxiliar de Serviço Geral, Auxiliar de Serviços Gerais para Escolas, Carpinteiro,
Gari, Jardineiro, Motorista e Vigilante.

A remuneração inicial varia de um salário mínimo (R$ 622) a R$ 8.000,00.

Inscrições
O prazo de inscrições prosseguirá até 12 de agosto de 2012 através do site da organizadora IDECAN (www.idecan.org.br). Já as inscrições presenciais serão realizadas na CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO DO IDECAN, localizada junto à sede da Prefeitura Municipal de Matias Cardoso/MG, Avenida Hudson Charles, s/nº, Alto Bonito, Matias Cardoso/MG, no período entre 23 de julho de 2012 e 10 de agosto de 2012.

O candidato poderá realizar mais de uma inscrição no concurso público, desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas.

Etapas do concurso
De acordo com o Edital, o Concurso Público será realizado em quatro etapas:

1ª etapa – provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada no dia 02 de setembro de 2012, pela manhã e pela tarde;

2ª Etapa – avaliação de títulos somente para os cargos de “Professor” em todas as modalidades, de caráter apenas classificatório, no mesmo dia da prova escrita;

3ª Etapa – provas práticas somente para os cargos de: Auxiliar de Serviço Geral, Auxiliar de Serviços Gerais para Escolas, Carpinteiro, Encanador Hidráulico, Gari, Jardineiro, Mestre de Obra, Motorista, Motorista para Assistência Social, Motorista de Transporte Escolar e Operador de Patrol, de caráter eliminatório e classificatório. Está prevista para 29 de setembro de 2012;

4ª Etapa – comprovação de requisitos e apresentação de exames e atestados médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada após a homologação do concurso, sob a responsabilidade da Administração Municipal.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site do IDECAN às 16h00min do primeiro dia útil após a prova escrita (segunda-feira).

Por fim, a validade do concurso será de dois anos contados a partir de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mantena - MG

Terá início a partir do dia 27 de junho as inscrições para concurso público n°001/2012 da Prefeitura de Mantena, Estado de Minas Gerais. Serão selecionados 318 novos servidores de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 6.255,30 e carga horária de 20, 24, 25, 30 e 40 horas semanais.

Serão reservados 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Agente Administrativo, Agente de Programas Sociais, Agente de Saúde, Analista de Educação Básica, Analista Técnico do Serviço de Saúde, Arquivista, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente, Atendente de Regulação, Atendente de Saúde, Atendente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Professor de Creche, Auxiliar de Secretaria, Médico, Professor, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 do dia 27 de junho até às 19:00 do dia 26 de julho de 2012.

Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas no município de Mantena, Estado de Minas Gerais, no dia, horário e local a serem divulgados oportunamente através da publicação de Avisos na sede da Prefeitura de Mantena e no endereço eletrônico: www.imperialconcursos.com.br.

O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.

Os títulos/certificados autenticados deverão ser entregues pessoalmente ou postados via sedex ou com AR para o endereço da empresa organizadora do concurso, situada a Rua Synval Ladeira, n. 100, Bairro Cachoeirinha, Cep.: 31.150-050, Belo Horizonte – MG ou entregues na sede da Prefeitura Municipal, situada na Avenida José Mol, n.º 216, 1º andar, Centro, Mantena / MG, CEP: 35.290/000 a comissão supervisora do concurso público n.º 001/2012, no mesmo período da realização das inscrições.

A prova prática será realizada através de convocação, em local e horário previamente comunicados por meio de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura de Mantena e no endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Machacalís - MG

A Prefeitura de Machacalís, Estado de Minas Gerais, através da empresa TR Concursos, publicou editais de concurso público e processo seletivo para provimento de 166 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 15.000,00 para carga horária de 25 a 40h semanais.

Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente de controle interno, agente de vigilância sanitária, assistente social, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza pública (gari), auxiliar de saúde I, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços I, bibliotecário, condutor de veículos e máquinas III, digitador e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre 20 de agosto e 21 de setembro de 2012, sendo que a Prefeitura Municipal de Machacalís – MG disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro comunitário de Machacalís, situado à Rua Manoel Vital nº 53- A, Centro - CEP: 39.873-000, no horário de 08:00 às 16:00h.

As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 102,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Machacalís e no site: www.trconcursos.com.br.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

A validade do processo seletivo será de 01 ano prorrogável por igual período a critério da administração municipal, ou enquanto durar o Programa, vinculado a sua existência e repasses de recursos pela esfera governamental convenente.

Editais

Prefeitura de Jequitinhonha – MG abre concurso

Em Minas Gerais, a prefeitura do município de Jequitinhonha acaba de lançar dois editais de número 001/2012 promovendo a abertura de concurso público e processo seletivo. Ambos objetivam a contratação de pessoal para o quadro do município, somando um total de 337 oportunidades, sendo 277 para o concurso e 60 para o processo seletivo.

Cargos do Concurso

Assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de odontologia, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços públicos, balseiro, condutor de veículos leves - ambulância "carteira d" (sec. Saúde), condutor de veículos pesados, digitador, enfermeiro - TFD, enfermeiro, facilitador de oficina de convívio, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, médico cardiologista, médico ginecologista, médico mastologista, médico neurologista, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico psf, médico urologista, monitor caps, monitor de canto, monitor de violão, nutricionista, odontólogo ceo, oficial especializado, orientador social, professor de artes, professor de ciências, professor de educação religiosa, professor de matemática, professor nível superior, psicólogo, psicólogo, recepcionista, técnico de enfermagem, técnico do programa bolsa família, técnico em radiologia, telefonista, terapeuta ocupacional.

Cargos Processo Seletivo

Agente comunitário de saúde - PSF, agente de combate à epidemiologia - FUNASA.

Inscrições

No período que compreenderá os dias 24 de julho a 23 de agosto de 2012 os interessados poderão se inscrever em um desses certames tanto presencialmente quanto pela internet. Para efetuar as inscrições presencialmente o candidato deverá comparecer neste período na sede da prefeitura municipal de Jequitinhonha, situada à Avenida Pedro Ferreira, nº 159, Centro. Quem optar por realizar as inscrições virtuais deverá acessar o site da organizadora, no endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br.

O valor da taxa de inscrição no concurso público varia em função do cargo pretendido, oscilando entre as cifras de R$ 37,00 e R$ 150,00, enquanto que para concorrer a uma das vagas do processo seletivo o investimento será único, no valor de R$ 37,00.

Provas

Tanto no concurso quanto no processo seletivo haverá a aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ocorrer no dia 30 de setembro de 2012 na própria cidade de Jequitinhonha. O local e horário será divulgado em data oportuna através do site da organizadora, lembrando que o concurso público ainda avaliará alguns candidatos por meio de provas práticas e de títulos.

O gabarito das provas será divulgado na data de 02 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de dois anos e do processo seletivo de 01 ano, mas ambos poderão ser prorrogados.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itaperuna - RJ

No município de Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro, foi disponibilizado o edital n° 01/2012 abrindo concurso público de provas e títulos para preenchimento de cargos e formação de cadastro reserva do quadro de servidores efetivos da Prefeitura Municipal. O certame terá a execução técnica – administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP.

São oferecidas 580 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 2.537,27 em carga horária de 18 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Ajudante de Carpinteiro, Auxiliar de Jardineiro, Ajudante de Mecânico, Ajudante de Pedreiro, Bombeiro Hidráulico, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Coveiro, Lanterneiro Pintor, Pedreiro, Pintor, Servente (Limpeza Pública), Servente e demais cargos.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 03 de agosto de 2012, através do site www.incp.org.br, ou pessoalmente das 09 às 17 horas (exceto sábados, domingos e feriados), no Shopping Itaperuna Rio Center 2° Piso, na Av. Cardoso Moreira n.º 285 - Centro – Itaperuna/RJ.

Taxas
Nível Fundamental: R$ 50,00;
Nível Médio: 60,00;
Nível Superior: 80,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de agosto de 2012, em locais e horários a serem ainda divulgados. O gabarito preliminar da prova objetiva sairá na data prevista 28 de agosto de 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Goianésia do Pará 2012

Mais um concurso encontra-se aberto no Estado do Pará, desta vez no município de Goianésia do Pará, localizado na região sudeste do Estado. A prefeitura da cidade objetiva a contratação de 884 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. Serão providos postos imediatos e formado cadastro de reservas com os demais nomes classificados, lembrando que os vencimentos ficarão entre R$ 622,00 a R$ 6.246,56, a depender do cargo a ser exercido. Confira o edital.

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Ajudante de Mecânico Leve, Agente de Vigilância Noturna (Vigia), Ajudante de Mecânico Pesado, Pedreiro, Carpinteiro , Soldador, Encanador, Eletricista Predial, Eletricista de Auto, Pintor, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Equipamentos Leves, Mecânico de Equipamentos Pesados, Operador de Equipamentos Pesados-Retro Escavadeira, Operador de Equipamentos Pesados-Pá Mecânica, Operador de Equipamentos Pesados-Pá Carregadeira, Operador de Equipamentos Pesados-Trator de Esteira, Operador de Equipamentos Pesados-Patrol, Assistente Administrativo, Agente de Tributos, Técnico em Laboratórios Médicos, Técnico em Radiologia Médica, Técnico de Enfermagem, Microscopista, Desenhista Projetista, Técnico Agrícola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Edificação, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Analista em Gestão Ambiental, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Nutricionista, Odontólogo , Psicólogo, Auxiliar Educacional - Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional - Porteiro Escolar, Auxiliar Educacional - Servente, Auxiliar Educacional - Segurança Escolar, Auxiliar Educacional - Merendeira, Assistente Educacional - Agente Administrativo, Secretário Escolar N-I /Casse A, Anos iniciais e Educação Infantil, professor nas matérias: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Artes, Educação Física, Sociologia, Física, Ensino Religioso, Estudos Amazônicos, Inglês, Biologia, Filosofia e Técnico Pedagógico N-I /Classe A.

Inscrições:
Para participar deste concurso público basta acessar o endereço eletrônico www.coned.com.br no período que compreende 03 de setembro a 04 de outubro de 2012. A taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 50,00 e R$ 75,00.

Provas:
Este concurso dar-se-á através da aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que se realizará no respectivo município de Goianésia do Pará em um ou mais dias de domingo ou feriado, no período de 11 a 18 de novembro de 2012. A data, local e horário em que ocorrerá a prova objetiva serão divulgados junto com a confirmação das inscrições. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de Professor e Técnico Pedagógico que forem aprovados na prova objetiva.

Validade:
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, caso faça-se necessário.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Extrema - MG

No Município de Extrema, localizado a 492 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura já lançou o tão esperado edital de concurso público nº 001/2012, que preencherá 358 vagas na administração direta. Há oportunidades para cidadãos dos níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior. Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 552,31 e R$ 13.977,32, com carga horária de até 40 horas semanais.

Cargos

Ajudante de Serviço Escolar, Ajudante de Manutenção Geral, Motorista, Pedreiro Vias Publicas, Pintor de Parede, Cozinheiro, Mecânico de Veículos a diesel, Agente Epidemiológico, Agente da Administração, Auxiliar de Consultório Dentário, Inspetor de Alunos, Monitor Escolar, Auxiliar Administrativo, Instrutor de Informática, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Secretária de Escola e demais cargos.

Inscrições

As inscrições serão efetivadas no período de 20 de agosto a 20 de setembro de 2012, somente via Internet, através do endereço eletrônico: www.libertas-mg.com.br.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, na sede da Biblioteca Pública Municipal de Extrema,, localizada à Praça Coronel Simeão, s/nº, Centro, EXTREMA - MG, no horário de 08:00 às 12:00 H e das 13:00 às 17:00 H de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

A taxa de inscrição varia de R$ 29,80 a R$ 200,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, será realizada no Município de EXTREMA, nos dias 27 e 28 de outubro de 2012, com duração máxima de 3:00 horas. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até 23 de outubro de 2012, no Hall da Prefeitura Municipal de EXTREMA, no DOE e nos sites: www.libertas-mg.com.br e www.extrema.mg.gov.br.

O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 29 de outubro de 2012, às 13h, nos termos do nitem XIV-1 deste Edital – Das Disposições Gerais.

Validade

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Diamantina - MG

A Prefeitura de Diamantina, em Minas Gerais, abrirá concurso público para preenchimento de 70 vagas, divididas entre cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários para os aprovados variará de R$ 622,00 a R$ 6.000,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais. O concurso será executado através da empresa MSM Consultoria.

As chances são para cargos de assistente social, bibliotecário, bombeiro, calceteiro, contador, enfermeiro II, farmacêutico, fiscal de tributos, fisioterapeuta, guarda - vidas, mecânico de máquina pesada, monitor esportivo, médico, motorista de veículo pequeno / leve, motorista de veículo pesado, nutricionista, operador de máquina II, operador de máquina III, porteiro, psicólogo, técnico de segurança do trabalho, terapeuta ocupacional, turismólogo e vigia.

As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 25 de junho a 24 de julho de 2012, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas nos dias úteis, em Diamantina: na Prefeitura Municipal de Diamantina, situada à Rua da Glória, 394 – Centro –Diamantina – MG e pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 150,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Com previsão de aplicação no dia 19 de agosto de 2012, no turno matutino ou vespertino, as provas serão realizadas nas Escolas do Município de Diamantina, de acordo com a quantidade de inscritos. Já o gabarito será publicado no dia 21 de agosto de 2012, lembrando que o certame terá validade inicial de dois anos contados após a homologação final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Córrego do Bom Jesus – MG

Acaba de ser lançado edital nº 01/2012 que dispõe sobre concurso público da prefeitura de Córrego do Bom Jesus, nas Minas Gerais, que tem por finalidade a provisão de pessoal para diversos cargos no quadro de servidores públicos municipal. Podem participar cidadão dos níveis alfabetizado, médio e superior.

Cargos
As 55 vagas disponíveis estão distribuídas entre os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante de Conservação e Manutenção, Motorista, Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de ETA, Vigia, Telefonista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Eletricista, Pintor, Contador, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Informática, Professor de Ensino Infantil.

Os vencimentos iniciais variam de acordo o cargo e oscilam entre os valores de R$ 762,48 e R$ 2.503,80.

Inscrições
As inscrições serão realizadas de forma presencial e online. Quem preferir a forma presencial deve comparecer na sede da Prefeitura, situada à Rua 12 de Dezembro, nº 347, Centro, portando todos os documentos. Já as inscrições online estão sendo feitas na página da organizadora Rumo Certo (www.rumocertoservicos.com.br), bastando que o interessado preencha a ficha de inscrição. O período para realizar as inscrições compreende os dias 23 de julho a 22 de agosto de 2012 e a taxa fica entre R$ 25,00 e R$ 70,00.

Provas
A prova objetiva será realizada no dia 21 de outubro de 2012 e na mesma data ocorrerá a prova prática para os cargos que assim o exigem. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de nível superior.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Confins - MG

A Prefeitura de Confins, Estado de Minas Gerais, através da empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda, publicou edital 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 90 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.827,08 em carga horária de 12 a 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Saúde, Atendente de Saúde, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Disciplina, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Coletor de Lixo, Coveiro, Eletricista, Farmacêutico, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Trânsito, Fisioterapeuta e demais cargos.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 09 de julho às 19 h hs do dia 09 de agosto de 2012, ou pessoalmente, no Município de Confins, na sede da Prefeitura Municipal, para os candidatos que não possuem computador, de 12 às 16 h, exceto sábados, domingos e feriados. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As Provas Eliminatórias Objetivas serão realizadas no Município de Confins, Estado de Minas Gerais e o Gabarito Oficial será divulgado no primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

Validade
O Concurso Público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cláudio - MG

A Prefeitura de Cláudio, Estado das Minas Gerais, está com concurso público nº. 001/2012 aberto para o preenchimento de 107 vagas em diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.532,94.

Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro I, Carpinteiro I, Eletricista I, Mecânico I, Operário I, Calceteiro, Pintor, Jardineiro, Pedreiro I, Supervisor de Serviços, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Motorista da Educação, Vigia Escola, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Epidemiológica, Atendente de PSF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Odontologia, Agente Administrativo, Auxiliar Rural de Saúde, Fiscal Municipal de Saúde, Motorista de Ambulância, Técnico de Higiene Bucal, Auxiliar Administrativo, Atendente de Museu, Instrutor de Música, Monitor Desportivo, Técnico de Nível Médio, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Operador de PABX, Fiscal Municipal de Tributação, Fiscal Municipal de Obras, Auxiliar Administrativo da Educação, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Básica de Educação Básica Português, Professor Educação Básica Matemática, Professor de Educação Básica Geografia, Professor Educação Básica História, Professor Educação Básica Ciências, Professor Educação Básica Inglês, Professor Educação Básica Educação Física, Professor Educação Básica Ensino Religioso, Professor de Educação Básica Música, Pedagogo, Bibliotecário, Agente Social de Esporte e Lazer, Coordenador de Núcleo Desportivo, Engenheiro Civil, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico do Trabalho, Nutricionista, Odontólogo, Odontopediatra, Psicólogo e Veterinário.

Inscrição:
Os interessados deverão se inscrever até o dia 10 de agosto de 2012, pela internet, através do site www.libertas-mg.com.br.

Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações da Sede da Prefeitura Municipal de Cláudio, localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº. 152, Centro. As taxas de inscrição variam entre as cifras de R$ 34,60 e R$ 200,00.

Prova:
As provas objetivas estão previstas para 16 de setembro de 2012, sendo que a confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições através do edital de convocação para provas objetivas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Cláudio e divulgado no site da organizadora.

Validade:
O presente concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Cássia – MG

A Prefeitura de Cássia, Estado das Minas Gerais, através do edital nº 001/2012, estará recebendo inscrições para o concurso que objetiva o provimento de 91 vagas em seu quadro de servidores públicos. As oportunidades são para profissionais que possuam níveis fundamental, médio e superior, sendo o salário inicial entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 2.683,47.

Cargos:
As vagas disponíveis são para Faxineiro, Operário, Eletricista, Guarda, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde do PSF , Agente do Serviço Sanitário e Epidemiológico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Merendeira, Auxiliar de Enfermagem do PSF, Fiscal, Fiscal de Tributos, Professor , Telefonista, Assistente Social , Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta , Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições:
Os interessados deverão se inscrever a partir de 30 de julho atravé do endereço eletrônico www.imam.org.br, preenchendo a ficha de inscrição. O prazo final de inscrição será 30 de agosto de 2012, lembrando que aqueles que não tiverem acesso à internet poderão comparecer ao Posto de Atendimento instalado no Auditório da Rádio Cultura de Cássia, situado à Praça Daniel Puntel, nº 56, Centro, Cássia, Minas Gerais.

A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 70,00 a depender do nível de escolaridade do candidato e da função pretendida.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas de caráter eliminatório e classificatório com questões de múltipla escolha que serão aplicadas nas prováveis datas de 13 e 14 de outubro de 2012. O local e horário, bem como a confirmação do dia serão definidos no Cartão de Inscrição. Caso ocorra alguma mudança neste cronograma, os candidatos estarão sendo informados previamente.

Validade:
O concurso de Cássia terá validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, caso haja necessidade.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Carmo do Rio Claro - MG 2012

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, lançou o edital n° 01/2012 de concurso público que visa o preenchimento de 99 vagas, sendo 60 para cadastro imediato e 39 para cadastro de reserva. As vagas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Será reservado o equivalente a 5% das vagas aos portadores de deficiência física.

O certame será executado através da empresa ESCAL - Empresa de Serviços de Contabilidade e Assessoria Ltda. O salário varia de R$ 644,44 a R$ 3.776,09.

Cargos
Para nível fundamental incompleto são oferecidas vagas para Eletricista, Guarda, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Servente.

Quem tem o nível fundamental completo pode concorrer nos cargos de Almoxarife, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos, Eletricista de Autos e Motorista de Ônibus e Servente Escolar.

No nível médio, os postos são para Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Obras Públicas e Saneamento, Fiscal de Tributos e Monitor Educação Infantil.

Já para o nível superior, há vagas nas funções Assistente Social, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra e Nutricionista.

Além dessas funções, o certame também oferece vagas para Professor de Educação Física, Professor PI, Professor PII (Português/Inglês/Redação), Professor PII (Matemática/Geometria/Educação Ambiental/Ciências), Professor PII ( Geografia/História) e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.escal.com.br no período de 01 a 31 de agosto de 2012.

As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas na E.E. Monsenhor Mário - R. Monsenhor Mário n 400 - B. Cascalho - Carmo do Rio Claro/MG, nas datas previstas de 27 de outubro de 2012, às 9h00min, em locais e horários a serem divulgados, no site www.escal.com.br. Após o término das provas (12h30min) serão afixados no local de realização das mesmas os gabaritos, que serão também encontrados no site de inscrição.

Validade
O Concurso Público, para todos os efeitos, tem validade de dois anos, prorrogável por igual período, a partir da data da homologação do resultado final publicado por um dos Órgãos de Imprensa Oficial local e afixado na Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campos Belos - GO

Com a finalidade de preencher 139 vagas, a Prefeitura de Campos Belos, cidade localizada a 630 km de Goiânia, em Goiás, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 2.000,00, dependendo da função ocupada. Serão reservadas 10% das vagas as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Agente Administrativo, Agente de Serviços de Higiene e Alimentação, Agente de Serviços Gerais, Agente de Vigilância, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Gestor de Resíduos Sólidos, Monitor, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Professor, Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 11 a 03 de agosto de 2012, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00 horas, na Escola Municipal Professora Niedja de Sousa Machado, localizado na Rua Nossa Senhora de Lurdes, quadra 27, lote 01, Setor Cruzeiro, Campos Belos, Goiás.
A taxa de inscrição varia entre R$ 18,00 e R$ 60,00.

Prova

As provas serão realizadas, provavelmente, nos dias 21 e 28 do mês outubro de 2012, sendo as confirmações publicadas no dia 08 de agosto.

O gabarito será divulgado no placar e no site da Prefeitura nos dias 22 de outubro de 2012 para os cargos de candidatos que realizarem provas no dia 21 de outubro e no dia 29 de outubro de 2012 para os cargos de candidatos que realizarem provas no dia 28 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da última publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campos Belos - GO

Com a finalidade de preencher 139 vagas, a Prefeitura de Campos Belos, cidade localizada a 630 km de Goiânia, em Goiás, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 2.000,00, dependendo da função ocupada. Serão reservadas 10% das vagas as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Agente Administrativo, Agente de Serviços de Higiene e Alimentação, Agente de Serviços Gerais, Agente de Vigilância, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Gestor de Resíduos Sólidos, Monitor, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Professor, Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 11 a 03 de agosto de 2012, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00 horas, na Escola Municipal Professora Niedja de Sousa Machado, localizado na Rua Nossa Senhora de Lurdes, quadra 27, lote 01, Setor Cruzeiro, Campos Belos, Goiás.
A taxa de inscrição varia entre R$ 18,00 e R$ 60,00.

Prova

As provas serão realizadas, provavelmente, nos dias 21 e 28 do mês outubro de 2012, sendo as confirmações publicadas no dia 08 de agosto.

O gabarito será divulgado no placar e no site da Prefeitura nos dias 22 de outubro de 2012 para os cargos de candidatos que realizarem provas no dia 21 de outubro e no dia 29 de outubro de 2012 para os cargos de candidatos que realizarem provas no dia 28 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da última publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Caldas - MG

No Município de Caldas, localizado a 434 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura lançou o edital de concurso público n° 001/2012, que objetiva a contratação de 82 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. O concurso público será organizado pela empresa Centro de Consultoria e Treinamentos Libertas.

Os salários vão até R$ 1.088,25 em carga horária variada de 20, 24, 30 e 40 horas semanais. Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do certame, 5% delas serão igualmente reservadas para candidatos portadores de deficiência, devidamente comprovados.

Cargos
As chances são para os cargos de Operário, Auxiliar de Manutenção, Motorista, Operador de Máquina, Serviçal da Educação, Agente da Administração, Agente de Zoonose, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do endereço eletrônico www.libertas-mg.com.br, solicitadas entre 12:00 hrs do dia 28 de agosto até 23:59 hrs do dia 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer durante o período de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Caldas, localizada à Praça Paulino Figueiredo, s/n° - Centro - CEP 37780.000 - Caldas - MG, Minas Gerais, munido de documento de identidade e CPF.

Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no Município de Caldas no dia previsto de 11 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas serão divulgados até 06 de novembro de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 12 de novembro de 2012, às 13h.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cabrobó - PE

A Prefeitura de Cabrobó, Estado de Pernambuco, lançou edital N° 001/2012 de Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para provimento de 484 vagas na estrutura administrativa do Município. São 45 cargos públicos disponíveis, lembrando que o concurso será executado pela empresa ASCONPREV - Assessoria, Consultoria Contábil, Previdenciária e Gestão de Pessoas Ltda.

Há oportunidades em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 6.00,00.

Cargos
As chances são para os cargos de Carpinteiro, Auxiliar Administrativo, Eletricista, Encanador, Mecânico, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro, Soldador e demais cargos.

Inscrições
As inscrições, que ocorrerão de 11 de junho a 11 de agosto de 2012, serão efetuadas pela internet através do site: www.asconprev.com.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 88,00 para os cargos de Nível Superior, R$ 68,00 para os cargos de Nível Médio e Nível Técnico e R$ 48,00 Nível Fundamental.

Provas
A Prova Objetiva terá duração total de 04 horas e tem previsão de realização no dia 21 de outubro de 2012, com a confirmação de datas e horários realizada através da emissão do Cartão de inscrição. As provas e o gabarito preliminar serão disponibilizados, ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso, no site www.asconprev.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do Concurso Público.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Brumadinho - MG

Foi divulgado o edital Nº 01/2012 do Concurso Público do município de Brumadinho, Estado das Minas Gerais, que objetiva a contratação de profissionais que deverão compor o Quadro Permanente de servidores do município. Ao todo serão 261 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade com remuneração de até R$ 2.360,00 .

Cargos:
Engenheiro civil, contador, administrador, veterinário, advogado, assistente social, engenheiro ambiental, biólogo, geógrafo, biomédico, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, médico nas especialidade (clínico, anestesista, angiologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, psiquiatra, urologista, pneumologista, endocrinologista, pediatra, nefrologista, médico do trabalho, médico do trabalho), técnico em edificações, desenhista projetista, topógrafo, assistente técnico estradas, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, técnico em meio ambiente, técnico florestal, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em patologia, técnico em higiene dental, técnico em edificações, mecânico de autos, pintor de parede, eletricista de manutenção, armador, bombeiro hidráulico, pedreiro, serralheiro, soldador, marceneiro, lanterneiro de veículos, calceteiro, mecânico de máquinas agrícolas, jardinagem, agente administrativo, agente condutor - motorista, operador de máquinas leves, operador de retroescavadeira, operador de pá carregadeira, operador de trator de esteira, auxiliar de biblioteca e secretaria, professor nas disciplinas de (português, educação física, inglês), supervisor pedagógico, secretário escolar, gari, auxiliar de serviços gerais (masculino e feminino).

Inscrições:
Os interessados poderão se inscrever no período que compreende os dias 25 de setembro a 26 de outubro de 2012 todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados. O local de realização das inscrições é diretamente no prédio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, situada à Rua Dr. Victor de Freitas, 128, Centro, Sala I Térreo, Brumadinho, Minas Gerais. O horário de atendimento será de 9:00 às 16:00 horas.

Os candidatos que preferirem outra maneira de se inscrever, estará disponível também a modalidade online, através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.

Taxas:
O valor da taxa de inscrição oscilará entre os valores de R$ 35,00 e R$ 150,00 a depender do cargo e nível de escolaridade.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova prática e prova de títulos, de acordo a exigência do cargo a que se disputam às vagas. A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, formulada com questões de múltipla escolha, será aplicada, segundo o edital, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012. As informações do local das provas e horários serão divulgadas através do site www.magnusconcursos.com.br e do mural da prefeitura de Brumadinho no dia 26 de novembro de 2012.

Vale ressaltar que as provas práticas, para os cargos que exigirem, serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012.

Validade:
O prazo de validade deste concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo da Administração Municipal.

Edital / Publicações