Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de julho de 2012

Câncer de próstata, abandone o machismo, toque retal pode salvar vidas

Estudos confirmam o que estamos cansados de presenciar, homens evitam o exame de próstata por medo de descobrir que têm a doença e por adotar uma atitude machista em relação à consulta.

O que é a próstata?
A próstata é um órgão pequeno situado logo abaixo da bexiga, só os homens possuem próstata.

Qual a função da próstata?
A próstata produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, formam o sêmem ou esperma.

Quais as doenças da próstata?
Doenças podem que atingir homens, adolescentes e idosos.
Prostatite (inflamação da próstata), Tumor benigno da próstata (Consiste em um crescimento das glândulas prostáticas, depois de toda a próstata).

Tumor maligno da próstata
O câncer de próstata, geralmente, não apresenta sintoma. Mais tarde, começará a obstruir a urina.

O câncer da próstata, quando avança, pode se disseminar (espalhar-se) pelo corpo, vindo a atingir outros órgãos, e principalmente os ossos.

Os sintomas do câncer de próstata – estão dor no momento de urinar ou ejacular, sangue no sêmen ou na urina e dor na parte inferior das costas, quadris e coxas.

Importantes Exames Preventivos

Toque retal – Os homens, a partir dos 40 anos, deve realizar o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Neste exame, o médico pesquisa o tamanho, consistência, pontos endurecidos dolorosos e mobilidade. O reto é a única via natural de acesso para tocar na próstata. Este toque serve para se fazer o diagnóstico precoce do tumor e se encontrado após tratamento cirúrgico, leva à cura em grande número de casos.

PSA – Significa antígeno prostático específico, um exame realizado no sangue do paciente. Trata-se de um antígeno específico da próstata, podendo estar normal ou aumentado tanto no adenoma benigno da próstata quanto no câncer da próstata, sendo que neste último, na maioria das vezes, está aumentado.

O PSA não substitui o Toque Retal, pois pode acontecer variações e existem fatores interferentes que podem mascarar o resultado. A realização do Toque Retal em conjunto com o PSA é a melhor estratégia.

Pode ser feito ainda a ultra-sonografia e outros mais sofisticados se o médico achar necessário.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens de meia-idade.

Abandone o machismo e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito.

Ser “macho” não vai livrar nenhum homem da possibilidade de ter câncer de próstata, e deixar para depois, no próximo mês, ano que vem poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas.

Fonte www.plugbr.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário