Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de julho de 2012

Entenda a função das principais vitaminas para o equilíbrio do organismo

Organização Mundial da Saúde recomenda consumo diário de 400g de frutas, legumes e verduras

Clima ameno, terra abundante, solo fértil, muita água e uma incrível variedade de frutas, verduras, legumes, cereais, peixes e carne vermelha. As feiras e os supermercados de norte a sul do Brasil estão repletos de vitaminas à disposição durante os 365 dias do ano. O cardápio da população, no entanto, está cada dia menos nutritivo. Independentemente da classe social, crianças, adultos e idosos nem sempre ingerem a quantidade mínima desses micronutrientes — indispensáveis para garantir uma vida saudável.

O resultado preocupa especialistas: o brasileiro está adoecendo por falta de vitaminas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de frutas, legumes e verduras, mas no país campeão de produção de grãos a ingestão desses produtos representa apenas um terço do total preconizado pela OMS. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no total de calorias diário ingerido pelo brasileiro, apenas 2,3% vêm do consumo de frutas e verduras.

Pequenas no tamanho, mas gigantes no propósito de garantir o bom funcionamento do organismo, elas previnem males e podem garantir a longevidade. A falta de vitaminas causa estragos porque desequilibra a máquina humana. O corpo passa a sofrer com problemas que variam da falta de apetite à cegueira noturna, retardo no crescimento, infertilidade, anemia, alteração no sistema nervoso central, osteoporose e muitos outros.

De acordo com o médico José Humberto Gebrin, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a desinformação e o estilo de vida adotado nos últimos anos condicionam a população à ingestão de refeições rápidas, de alimentos industrializados e sem nutrientes.

— Por isso, doenças como o escorbuto (decorrente da falta de vitamina C) e o raquitismo, desencadeado pela escassez de vitamina D, ainda atingem a população — lamenta o especialista.

Cores indispensáveis
Uma dieta equilibrada deve ser praticada da infância à velhice, incluindo nutrientes encontrados nos vegetais, legumes, nas frutas e nas carnes. Para manter a saúde em dia precisamos de combinações que garantam um prato colorido.

— Simplificando, cores diferentes oferecem a vasta gama de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas que o corpo demanda para manter a energia, se proteger contra os efeitos da idade e reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas — garente Gebrin.

Os suplementos vitamínicos são indicados somente para suprir uma falta emergencial.

Tudo começa com a ingestão dos alimentos fontes, seguida da exposição solar que ativa a vitamina D no organismo e um rim saudável para transformá-la em hormônio e garantir que o intestino permita a absorção do cálcio.

— De nada adianta tomar leite e derivados, se essa sequência for quebrada em algum momento — explica a endocrinologista Luciana Naves.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário