Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de julho de 2012

Entenda a composição da pílula anticoncepcional e acerte na escolha da sua

Cada tipo de hormônio tem indicação e ação específicas

Existem hoje diversas pílulas anticoncepcionais no mercado, cada grupo com suas particularidades. Isso permite que as mulheres possam escolher as melhores de acordo com seus objetivos. Mas lembro que algumas mulheres devem tomar cuidado antes de optar por esse método contraceptivo. Mulheres fumantes, por exemplo, devem ter cuidado redobrado, pois o tabagismo associado ao uso de pílulas anticoncepcionais aumenta significativamente o risco de formação de trombos na corrente sanguínea.

As pílulas mais utilizadas são compostas por dois tipos de hormônio, o estrogênio e a progesterona. A quantidade e o tipo de estrogênio e progesterona podem variar e é por isso que a escolha do anticoncepcional deve ser individualizada.

Estrogênio
São dois os tipos de estrogênio usados nas pílulas: o etinilestradiol é um estrogênio sintético e o valerato de estradiol é natural. As primeiras pílulas tinham dose alta, 100 µg de etinilestradiol e por isso provocavam mais efeitos colaterais, como aumento do peso e muitos enjoos. Atualmente a dose do etinilestradiol é apenas de 15 µg, mantendo o risco de gravidez baixo. Veja abaixo os tipos e as características das pílulas anticoncepcionais e escolha o melhor para você.

Quanto à dosagem
As pílulas de etinilestradiol podem ser de ultrabaixa dosagem (15 µg), baixa dosagem (30 e 20 µg) ou média dosagem (35 µg). Nem sempre as pílulas de ultrabaixa dose são as mais indicadas, pois muitas mulheres podem ter sangramentos de escape e demorar para se adaptar. Normalmente começamos a usar essas pílulas para adolescentes e também moças que já apresentaram efeitos colaterais com outras pílulas (ganho de peso, enjoos ou vômitos, dores de cabeça, nas pernas e dores nas mamas).

Como tomar
Pílulas de ultrabaixa dosagem (15 µg) devem ser tomadas no regime 24 por quatro. Ou seja, a pílula é tomada por 24 dias e a pausa dura quatro dias. Mas, para a maior parte dos tipos de pílula, a tomada deve durar 21 dias e a pausa sete. Uma exceção é a pílula Yaz, que contém 20 µg e obedece ao regime de 24 por quatro, e a Qlara que deve ser tomada continuamente.

Progesterona
A progesterona é o hormônio que faz a diferença nos efeitos complementares dos anticoncepcionais, a depender do tipo utilizado na composição de cada um.

Levonorgestrel
O levonorgestrel foi uma das primeiras progesteronas usadas na composição das pílulas e está no mercado até hoje. Alguns dos produtos que levam esse tipo de produto na composição são o Microvlar, Ciclo 21 e Level. Ele tem ação androgênica, ou seja, parecida com hormônios masculinos. Pode provocar maior oleosidade da pele, acne e aumento de pelos. Em contrapartida, pode ser uma boa opção para aquelas mulheres que reclamam da queda da libido com uso de pílulas.

Gestodeno
O gestodeno tem efeito androgênico pequeno, isto é, o aumento de características masculinas - como pelos, oleosidade da pele e aumento da libido - é discreto. Também tem ação diurética. O princípio é bom para mulheres que apresentam sintomas leves de inchaço pré- menstrual e acnes. Exemplos: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet, Tamisa, Ginesse, entre outros.

Desogestrel
Essa substância tem ação intermediária quanto ao efeito androgênico. Ela oferece um bom controle de peso e ajuda na saúde da pele. Alguns exemplos são: mercilon, gracial, mercilon conti, minian,femina, primera e minian. Elas podem ainda estar associadas a 20 ou 30 µg de etinilestradiol.

Acetato de ciproterona
Este é mais antigo e está presente em várias pílulas associadas a 35 µg de etinilestradiol, como a Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis. Tem ação antiandrogênica muito potente, por isso é muito usada para o tratamento de Síndrome dos Ovários Policísticos, já que essas mulheres apresentam, em geral, muita acne, pele oleosa e pelos em excesso.

Drospirenona
Esse também tem ação antiandrogênica potente e diurética ao mesmo tempo, o que pode ser útil para aquelas mulheres que reclamam de inchaço pré-menstrual. Yasmin, Yaz e Elani ciclo contam com esse princípio, a única diferença entre elas é a dose de etinilestradiol e o regime de tomada.

Clormadinona
Segundo o fabricante, esse tipo tem ação antiandrogênica e por isso traz benefícios para a pele sem perda do apetite sexual. Vem associada a 30 µg de etinilestradiol. A Belara contém a clormadinona.

Dienogest
Esta também tem ação antiandrogênica e é usada em associação com o valerato de estradiol. A Qlara usa o dienogest.

O uso de qualquer pílula implicará numa amenização do fluxo menstrual e das cólicas. Algumas foram desenvolvidas pensando em tratar a Síndrome Pré-Menstrual, como a Mercilon conti, já que além dos 21 comprimidos, apresenta mais 7 comprimidos com dose baixa (10 µg) de etinilestradiol, evitando a variação hormonal brusca do período e melhorando os sintomas. A drospirenona age no organismo nos quatro dias de pausa, o que possivelmente melhora os sintomas.

Existem diferentes pílulas diferentes, com composições variáveis e efeitos muitas vezes diferentes, por isso aquela que serve para sua irmã ou amiga, provavelmente não será a melhor para você. São muitos detalhes que devem ser levados em consideração na hora da escolha do melhor método anticoncepcional e se a escolhido for a pílula, ainda há muito em que se pensar até se chegar a melhor opção. Então só a paciente, em parceria com a ginecologista, é capaz de definir isso.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário