Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Exercício físico combate a perda de libido provocada pelos antidepressivos em mulheres

Os antidepressivos compõem a principal forma de tratamento da depressão nos dias atuais. Dos efeitos colaterais produzidos pelos antidepressivos, um dos mais frequentes, principalmente em mulheres, é a alteração da função sexual.
 
Estudos apontam que a maioria das mulheres (96%) que tomam antidepressivos relatam algum tipo de disfunção sexual. Além de reduzir a qualidade de vida, este efeito colateral diminui muito a aderência ao tratamento.

O exercício físico é um fator bem estabelecido na promoção da saúde e bem estar geral. Especificamente, o exercício melhora a função sexual em mulheres deprimidas que não tomam medicação. Em mulheres saudáveis, o exercício físico moderado antes de um estímulo sexual aumenta a resposta excitatória a este estímulo.

Baseado neste conjunto de observações foi realizada uma pesquisa para testar se o exercício físico poderia melhorar a função sexual em mulheres que tomam antidepressivos e sofrem os efeitos adversos desta medicação. O estudo avaliou 52 mulheres que tomavam antidepressivos e que apresentavam algum tipo de efeito colateral sobre a função sexual.

As mulheres foram acompanhadas por nove semanas e instruídas a ter atividade sexual regular que consistia em atividade sexual com parceiro ou masturbação três vezes por semana. Após as primeiras três semanas as mulheres foram divididas em dois grupos, as mulheres de ambos os grupos continuavam a atividade sexual regular por mais três semanas, adicionando dois padrões de exercício. Um dos grupos realizava exercícios físicos em momentos distantes da atividade sexual, o outro grupo realizava os exercícios imediatamente após a atividade sexual. Após três semanas os grupos foram invertidos, e acompanhados por mais três semanas, fechando as nove semanas totais.

A análise dos resultados feita pelos pesquisadores demonstrou que as duas rotinas de exercícios (distante ou próximo da atividade sexual) mostrou um aumento no orgasmo em todas as mulheres. Além disso, o exercício imediatamente antes da atividade sexual produziu um grande aumento na libido e uma melhora na função sexual como um todo.

A conclusão do estudo é de que uma atividade sexual regular, associada a um programa de exercícios, pode ser uma ferramenta importante para a redução dos efeitos colaterais dos antidepressivos sobre a função sexual em mulheres.

Fonte
Depression and Anxiety 00:1–8, 2013 - DOI 10.1002/da.22208

ABC da Saúde

Cientistas argentinos conseguem novos avanços no tratamento do diabetes

O diabetes é gerado quando o pâncreas não produz insulina suficiente
 ou quando o corpo não pode utilizá-la de forma eficaz
Especialistas conseguiram fazer com que células do pâncreas voltem a produzir insulina
 
Uma equipe de médicos argentinos conseguiu pela primeira vez, por meio de engenharia celular, que células do pâncreas voltem a produzir insulina, o que é um avanço fundamental para um futuro tratamento contra o diabetes. A partir de células-tronco provenientes da gordura, os pesquisadores conseguiram criar ilhotas de Langerhans, os acúmulos de células do pâncreas, e reconstituir sua função de produzir o hormônio insulina e seu complementar, o glucagon.
 
O diabetes é gerado quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizá-la de forma eficaz. A descoberta foi realizada pelo Centro de Pesquisa em Engenharia de Tecidos e Tratamentos Celulares da Universidade Maimónides, de Buenos Aires, dedicado à reconstrução de órgãos com o objetivo de substituir os que faltam ou suprir os que têm alguma insuficiência.
 
O diretor do centro, Gustavo Moviglia, explicou à Agência Efe que a importância da conquista se deve principalmente porque todos esses elementos "podem ser obtidos do mesmo paciente que vai se tratar, assim é possível evitar complicações ou rejeições derivadas dos transplantes" que atualmente se realizam. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há mais de 347 milhões de pessoas com diabetes e previsões de 2005 já indicavam que as mortes pela doença se multiplicarão em 2030.
 
O avanço se baseia no conhecimento prévio que um tipo de glóbulo branco, os linfócitos, mantêm certas características próprias da camada que, quando o ser humano ainda é um embrião, permite o desenvolvimento dos diferentes órgãos. A isto se uniu o conhecimento que um processo inflamatório se encontra diretamente relacionado com a reparação e a regeneração de tecidos.
 
A descoberta consistiu então em ver o que uma célula com atividade inflamatória durante a reparação de um órgão provoca, se é posta em contato com uma célula-tronco, que amadureça com as características desse mesmo órgão, segundo o diretor do centro.
 
— Colocamos linfócitos que favoreciam a inflamação no pâncreas, tudo proveniente de um mesmo indivíduo, diante de um grupo de células-tronco que começaram a se diferenciar em linha com esse órgão.
 
O passo seguinte foi saber se podiam obter também as células-tronco adultas do mesmo indivíduo e, as duas possibilidades para utilizar, eram aquelas provenientes da medula óssea e aquelas da gordura.
 
Por fim, os pesquisadores chegaram à conclusão que estas últimas respondiam melhor ao tratamento.
 
— Em cinco dias, as células já tinham se transformado e, ativamente, estavam produzindo insulina.
 
Segundo o pesquisador, esta rapidez é fundamental para permitir um tratamento em massa no futuro, já que atualmente, os modelos de geração de estruturas de órgãos têm um lapso de produção entre três e seis semanas.
 
— Tem que ser realizado em um ambiente muito especial, com custos muito altos. O tempo economizado também reduz os custos e nos dá a possibilidade que o tratamento possa ser massificado.
 
Até agora, as únicas alternativas são os tratamentos com células provenientes de cadáveres ou de porcos e o paciente tem que se manter dentro de um regime de remédios para não rejeitar o transplante. Mas a ilhota, que costuma se renovar por si mesma, não pode se regenerar quando está protegida com drogas e tem uma duração limitada, motivo pelo qual o tratamento, que nos Estados Unidos supera inclusive os R$ 600 mil, deve se repetir a cada dois anos, um problema que ficaria solucionado se for gerado com elementos próprios do indivíduo.
 
Entre outras melhoras, um avanço destas características ajudaria também a prevenir doenças associadas à diabetes como a coronariopatia, o acidente vascular cerebral, a retinopatia e a nefropatia diabéticas, entre outras. Embora o método ainda se encontre em um nível pré-clínico e as pesquisas continuem, Moviglia é otimista.
 
— Estamos vendo se com essas ilhotas podemos regular a vida de animaizinhos que foram incapacitados de produzir insulina. Esperamos confirmar que não será rejeitada.
 
EFE/R7

Menu antiansiedade para controlar a vontade de comer doces

ansiedade-controlar-comer-docesSabidamente uma das coisas mais difíceis no dia a dia é  resistir a tentação de comer um pedaço de doce, principalmente em dias estressantes ou quando se está diante de uma dose de ansiedade, momento em que as guloseimas deixam de ser opção e passam a ser quase que obrigação, visto que como consequência elas acentuam a serotonina que alivia os sintomas de estresse e ansiedade.

Apesar do benefício  momentâneo, o fato é que com o passar do tempo o consumo excessivo de doces pode trazer sérias consequências para a saúde, como por exemplo, a obesidade que é um problema temido por boa parte da população. Felizmente existem outras formas de aliviar os sintomas da ansiedade sem lançar mão dos doces, uma delas estende o benefício por um período maior e ainda pode levar a perder 1 kg por semana, bastando tão somente uma mudança em relação à alimentação, passando a consumir alimentos ricos em fibras, além de exercitar-se por três vezes na semana, na sequência você compreende maiores detalhes a esse respeito.

Primeiras orientações para controlar a ansiedade de maneira saudável
Não pense que para controlar a ansiedade vai precisar cortar os doces de forma definitiva, o procedimento é bem menos radical, entretanto, é importante priorizar os doces naturais, boas pedidas são banana com aveia e cacau e canela ao forno esses alimentos ajudam a regular o intestino e além disso a canela auxilia na redução de gordura localizada

Frutas e castanhas secas
Carregue sempre na bolsa porções de frutas ou castanhas secas, quando pensar em beliscar algum doce poderá lançar mão desses alimentos mais saudáveis, que além de conter sais minerais, ajudam também na produção da serotonina.
 
Alimentos ricos em fibras
Consumir mais fibras auxilia no controle da ansiedade e na perda de peso pelo fato de regular o intestino, isso faz com que os inchaço sejam reduzidos, além de aumentar a produção de serotonina. Consuma alimentos como banana, mamão, melão e abacaxi, além de verduras, legumes e cereais integrais, como linhaça e chia.
 
Aumentar a produção de triptofano
Para aumentar essa substância no cérebro é necessário consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, tais como leite e derivados, além de ricota e leguminosas. Com uma produção maior de triptofano o organismo terá mais serotonina, ficando também mais relaxado e tranquilo.
 
Consumo de magnésio
O magnésio é considerado uma substância anti-estresse , além de dar mais energia ao corpo é fundamental para a produção de serotonina, ele está presente em alimentos como agrião, brócolis, couve e espinafre, avelã e nozes.
 
Alimentos ricos em vitamina C
Consumir alimentos ricos em vitamina C diminui o cortisol que é o hormônio do estresse, além disso, a vitamina C também diminui o cansaço por aumentar a oxigenação das células. Alimentos ricos em vitamina C são: acerola, laranja, kiwi, morango, mamão, pimentão e couve-flor.
 
Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos além de auxiliar no emagrecimento, ajuda a controlar a ansiedade pelo fato de levar mais oxigenação ao cérebro e ajudar no aumento da produção de endorfina capaz de dar a sensação de bem-estar. Um segredo para não desistir de malhar em poucos dias é procurar uma atividade que goste, se ainda não sabe o  tipo de atividade preferida, a dica é ir variando até descobrir a ideal.

Clickgratis

Consumo moderado de álcool pode fortalecer sistema imunológico, aponta pesquisa

Consumo moderado de álcool pode fortalecer sistema imunológico, aponta pesquisa Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Apenas consumo moderado traz efeitos benéficos
Excesso no consumo, entretanto, pode trazer grandes prejuízos para a saúde
 
Algumas pesquisas já têm estudado se o consumo moderado de álcool pode fazer bem para a saúde. Pesquisadores da Universidade da Califórnia resolveram entrar nesta discussão. Eles descobriram que a ingestão moderada de álcool pode reforçar o nosso sistema imunológico e, possivelmente, ampliar nossa capacidade de combater infecções.
 
A descoberta foi publicada nesta terça-feira na revista Vaccine e pode ajudar a compreender melhor como o nosso sistema imunológico funciona. A pesquisa também pode abrir caminho para novas intervenções que melhorem a nossa capacidade de responder à vacinas e infecções, beneficiando principalmente as populações vulneráveis, como os idosos.
 
— Sabe-se, há muito tempo, que o consumo moderado de álcool está associada a menor mortalidade.

O nosso estudo, conduzido em macacos, mostra pela primeira vez que ingerir bebida alcoólica com moderação estimula respostas imunológicas à vacinação — disse a professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina e autora do trabalho, Ilhem Messaoudi.
 
Messaoudi realizou a maior parte da investigação, enquanto ela era uma professora assistente da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon , onde colaborou com Kathleen Grant , professor de neurociência comportamental e um coautor do trabalho de pesquisa . Ela se juntou a UC Riverside , no início deste ano.
 
Para estudar o impacto do consumo de álcool sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram macacos para consumir álcool por conta própria. A equipe, então, vacinou os animais contra a varíola e depois dividiu-os em dois grupos: um que poderia acessar álcool e outro que tinha disponível água com açúcar. Os dois grupos tinham acesso livre à água e alimentos. Os pesquisadores passaram a monitorar o consumo de álcool diário dos animais durante 14 meses. Os macacos também receberam mais uma dose de vacina, sete meses após o início da experiência.
 
A equipe descobriu que a média de consumo diário de álcool variava acentuadamente entre os animais.
 
— Assim como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável em relação a bebida. Alguns ingeriam grandes volumes, enquanto outros bebiam com moderação — disse Messaoudi.
 
Segundo o pesquisador, antes de consumir álcool, todos os animais apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Após a ingestão, no entanto, os macacos tiveram respostas diferentes quando receberam a vacina de reforço.
 
Os pesquisadores constataram que os animais que beberam quantidades maiores de álcool tiveram menos respostas à vacina na comparação com os que beberam somente água. Ao mesmo tempo, aqueles que ingeriram quantidades moderadas tiveram boas respostas.
 
— Esses resultados surpreendentes indicam que o consumo moderado de álcool pode impulsionar o sistema imunológico do corpo. Isso confirma o que já se pensava anteriormente: beber com moderação diminui as causas de mortalidade e doença cardiovascular. Entretanto, o consumo excessivo traz impacto muito negativo para a saúde — afirma Messaoudi.
 
O pesquisador fez questão de destacar:
 
— Se você tem histórico pessoal ou familiar de abuso de álcool, não estamos recomendando que você saia bebendo para melhorar seu sistema imunológico! Mas, para quem bebe um copo de vinho no jantar, isso pode, em geral, melhorar a saúde cardiovascular e o sistema imunológico — alertou.
 
O estudo foi realizado em estrita conformidade com as recomendações descritas no Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório do Instituto Nacional de Saúde, o Escritório de Bem-Estar Animal e do Departamento de Agricultura dos EUA.
 
Zero Hora

Cuidados paliativos: O tratamento que respeita a dor

Cuidados paliativos: O tratamento que respeita a dor Shannon Freshwater/NYTNS
Foto: Shannon Freshwater / NYTNS
Método se concentra em melhorar a qualidade de vida do paciente e aliviar o sofrimento
 
Qualquer pessoa diante de uma doença crônica ou que ameace a vida deveria ter tanta sorte quanto Catherine, garçonete de 27 anos de Nova York.
 
A Dra. Diane E. Meier, especialista em tratamento paliativo do Centro Médico Mount Sinai, contou a história da jovem paciente em artigo publicado em 2011 no Journal of Clinical Oncology.
 
Identificada apenas pelo primeiro nome para preservar sua privacidade, Catherine foi diagnosticada com leucemia e sofria dores ósseas intratáveis, não aliviadas com paracetamol com codeína.
 
Mesmo assim, ela não estava disposta a tomar opiáceos porque um familiar tinha problemas com abuso de drogas. Meier e equipe foram convocadas para ajudar, e sua orientação aquietou os temores da jovem em relação ao vício e a auxiliou a compreender que o alívio da dor era uma parte importante do tratamento. Catherine se recuperou, vindo a cursar pós-graduação e a se casar.
 
Conforme relata Meier, sua história nos diz algo sobre a importância dos cuidados paliativos. Os médicos se concentraram em curar o câncer, mas era seu sofrimento que representava fardos significados, mas remediáveis à paciente.
 
Médicos especializados em cuidados paliativos como Meier se concentram no alívio desse sofrimento, e não apenas para os moribundos. Todos os pacientes merecem tal tipo de tratamento quer sejam terminais, passíveis de recuperação total ou encarando anos com sintomas debilitantes de uma doença crônica ou progressiva.
 
- A grande maioria dos pacientes que necessita de cuidados paliativos não está morrendo. Eles estão debilitados por coisas como dor artrítica que afeta a qualidade de suas vidas e a capacidade de agir, podendo vir a impactar sua sobrevivência - afirmou durante entrevista Meier, diretora do Centro para o Progresso dos Cuidados Paliativos.
 
Caso eu tivesse recebido cuidados paliativos após a troca dupla dos meus joelhos, eu poderia ter evitado a dor séria que me deixou deprimida e incapaz de retomar a vida normal muito mais semanas do que deveria. Se minha tia idosa tivesse acesso a cuidados paliativos quando foi internada na UTI, talvez não tivesse tido delírios e sofrido uma progressão abrupta da demência da qual nunca se recuperou.
 
Entre os benefícios dos cuidados paliativos estão menos passagens por prontos-socorros ou hospitais, custos médicos menores, capacidade melhor de atuar e desfrutar a vida e, como demonstram vários estudos, sobrevivência prolongada para os pacientes terminais. Tais virtudes superam de longe os custos para tornar esse serviço disponível universalmente em hospitais, casas de repouso, clínicas, instalações com assistência social e nas casas dos pacientes.
 
Entretanto, existem dois grandes obstáculos, um dos quais pacientes e familiares podem ajudar a eliminar. O primeiro é o equívoco disseminado do tratamento paliativo pelo público e pela profissão médica - erroneamente, ambos o equiparam a assistência a pacientes terminais.
 
"O atendimento a pacientes terminais é um tipo de cuidado paliativo para pessoas que estão morrendo, mas o cuidado paliativo não tem a ver com morrer, mas sim com viver o melhor possível pelo máximo de tempo que der", assegurou Meier
 
Encomendado pelo centro, uma pesquisa de 2011 com 800 adultos descobriu que 70 por cento "desconheciam" os cuidados paliativos. Porém, assim que informados, uma porcentagem similar acreditava que era "muito importante para os pacientes com doenças sérias terem acesso ao cuidado paliativo em todos os hospitais", e que tal cuidado era apropriado em qualquer idade e em qualquer estágio de uma doença séria.
 
O segundo obstáculo para tornar o cuidado paliativo mais disponível é a falta de médicos com essa formação, declarada especialidade médica em 2007, mas mesmo hoje em dia poucos estudantes de medicina e residentes recebem instruções neste campo apesar de sua importância para a qualidade e o custo do atendimento à saúde.
 
Além disso, outros especialistas raramente pedem este tipo de serviço para pacientes que dele necessitam, asseguram os pesquisadores. Muitos acreditam que os cuidados paliativos somente são apropriados quando nada mais pode ser feito para tratar uma doença ou prolongar a vida do paciente. Porém, ao contrário da assistência a pacientes terminais, o cuidado paliativo pode e deve ser oferecido enquanto os pacientes continuam a tratar suas doenças.
 
- Muitos médicos que trabalham hoje em dia estudaram há mais de 20 anos, quando não existiam cuidados paliativos - observou Meier.
 
Pela lei de assistência médica a preço acessível, os hospitais dos Estados Unidos agora podem sofrer penalidades pesadas quando pacientes da saúde pública são internados repetidas vezes por causa de doenças crônicas ou recorrentes. Espera-se que isso estimule o uso dos cuidados paliativos, os quais já demonstraram reduzir a dependência do paciente em relação ao pronto-socorro e à necessidade de hospitalização. O cuidado paliativo também está disponível em um número crescente de hospitais infantis.
 
Entre idosos, 90 % das passagens em prontos-socorros são por sintomas penosos, tais como dor, dificuldade para respirar e fadiga que podem acompanhar doenças crônicas, afirmou Meier.
 
- Esses sintomas podem e deveriam ser evitados ou administrados por especialistas em cuidados paliativos na própria casa do paciente. O paciente procura ajuda do hospital porque não tem alternativa - pontua.
 
O cuidado paliativo não se limita ao tratamento médico direto. Ele inclui ajuda em acessar serviços da comunidade, obter tratamento de saúde a preço acessível e assistência em casa, garantindo um ambiente seguro na casa, e determinando o que é mais importante para a qualidade de vida do paciente e como essas metas podem ser alcançadas.
 
Uma equipe de tratamento paliativo típica conta com médicos, enfermeiros e assistente social para ajudar pacientes e familiares a entender as necessidades complexas tanto em um ambiente médico quanto em casa. Sempre que possível, a meta é ajudar o paciente a morar na própria residência pelo máximo de tempo possível e desfrutar uma qualidade de vida razoável.
 
Meier pede para pacientes e famílias verificarem se existe uma equipe de cuidados paliativos no hospital normalmente utilizado. Caso contrário, vá a um hospital que conte com ela e explique o motivo ao primeiro hospital.
 
A maioria dos hospitais norte-americanos com mais de 50 leitos oferece cuidados paliativos, mas muitas vezes pacientes e familiares devem ser proativos para conseguir os serviços necessitados.
 
- Eles devem tomar a iniciativa de conseguir a ajuda necessária e dizer que precisam passar por um especialista em cuidados paliativos - explicou Meier.
 
The New York Times

Pilates na gestação garante mais saúde para a mãe e seu bebê

Pilates na gestação garante mais saúde para a mãe e seu bebê nao se aplica/oaclubs,reproducao
Foto: Reprodução
Técnica é usada durante a gravidez e no pós-parto
 
Ao descobrir uma gravidez, muitas mulheres decidem parar de praticar exercícios físicos, mas, assim como durante toda a vida, a prática esportiva é muito importante neste período, para a mãe e para o bebê. Porém, a modalidade deve ser escolhida com cuidado, evitando grandes impactos, por isso uma escolha saudável é o pilates.
 
Sempre com autorização e acompanhamento médico, a prática do pilates ajuda a fortalecer a musculatura, abertura do eixo do quadril e fortalecimento da região pélvica, essenciais para a hora do parto. A prática também trabalha as pernas, evitando o inchaço, além de aumentar o metabolismo da mãe, gerando mais nutrientes para o bebê.
 
A especialista e proprietária do estúdio de pilates Santo Corpo, Priscila Guimarães, explica que a aula de pilates para grávidas é feita de uma maneira totalmente diferente dos demais alunos.
 
- No caso das gestantes, o objetivo é trabalhar a postura para fortalecer a coluna e assim minimizar as dores lombares. Ensinamos a grávida a descarregar o peso extra nas pernas e não na coluna. Outro ponto relevante é a respiração, as aulas mostram como é importante respirar de modo correto, quanto melhor e mais correta for a respiração maior será a oxigenação para o bebê -  explicou a especialista. 
 
Segundo Priscila, o pilates também pode ser praticado no pós-parto, já que os exercícios serão elaborados para preparar a nova mamãe para o dia a dia, como poder suportar o peso do bebê no colo sem sofrer com dores na coluna.

Zero Hora

Tio salva vida de sobrinho de seis meses com transplante de fígado

Tio salva vida de sobrinho de seis meses com transplante de fígado Guilherme Santos/Agencia RBS
Foto: Guilherme Santos / Agencia RBS
O pedreiro Jonas da Cunha Weber, 23 anos, doou parte do
seu fígado para salvar a vida do sobrinho Raizo
Bebê Raizo Weber Stach nasceu com malformação congênita no órgão
 
— Agora, vocês irão se emocionar — anunciava a funcionária do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, enquanto encaminhava a equipe de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas pelos corredores que levavam à UTI. Ao entrar na sala, a constatação de que ela estava certa: o bebê Raizo Weber Stach, 6 meses, descansava tranquilo no colo no mãe, ainda com alguns aparelhos presos ao corpo, consequência de um transplante de fígado realizado há cinco dias. Ao lado deles, um dos protagonistas desta história: o pedreiro Jonas da Cunha Weber, 23 anos, tio de Raizo e doador do órgão que salvou a vida do sobrinho.
 
Raizo nasceu saudável. Era o segundo filho da frentista Andrea da Cunha Stach, 31 anos, e do eletrotécnico Gilmar Stach, 37 anos, moradores de Estrela. Com 15 dias de vida, Andrea percebeu que seu filho estava com a pele muito amarelada e as fezes, brancas. Procurou um pediatra na cidade, que indicou um banho de luzes. Não resolveu. Andrea buscou outro profissional, que suspeitou de hepatite, também sem sucesso.
 
Quando Raizo já estava com mais de dois meses de vida, foi encaminhado para a equipe da Santa Casa de Porto Alegre. Foram pelo menos 20 dias de exames e acompanhamento até o diagnóstico: atresia biliar, uma doença que provoca a perda da função hepática e pode evoluir para cirrose. Somente o transplante de fígado poderia salvar a vida da criança.
 
Mas Raizo não tinha tempo. Encontrar um doador com o tamanho certo do fígado e compatibilidade sanguínea seria muito difícil. Era necessário realizar um transplante de intravivos, com o doador ainda em vida. A cesária feita pela mãe e a presença de anticorpos de hepatite no organismo do pai impediram que eles fossem os doadores. Diante desta situação, Jonas não hesitou.
 
— Eu me ofereci na hora para ser o doador. Estava pronto para ajudar. Algo me dizia que iria dar certo, não tive medo — conta.
 
O transplante aconteceu na sexta-feira, dia 13, no Hospital Dom Vicente Scherer. O procedimento durou 10 horas e envolveu mais de 40 profissionais. Nesta quarta-feira, apenas cinco dias após a cirurgia, Jonas já recebeu alta. Raizo foi encaminhado para o quarto e deve sair do hospital em duas semanas.
 
— É muito emocionante — resumiu Andrea, entre lágrimas, na presença do irmão e do filho.
 
O transplante de Raizo significa um marco para a equipe da Santa Casa de Porto Alegre. O procedimento consolida o complexo como o segundo maior centro de transplantes intravivos pediátricos no país, atrás somente do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, parceiro da Santa Casa. A partir do caso de Raizo, a equipe se torna apta a inserir este procedimento em sua rotina. A meta é realizar um por mês em 2014, todos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.
 
— Raizo é a menor criança do Estado e certamente uma das menores do país a receber um órgão. É muito bom ver um caso como este, quase irreversível, que teve um final feliz por causa de ato magnânimo do seu tio — relata o coordenador cirúrgico dos transplantes hepáticos pediátricos da Santa Casa, Antonio Nocchi Kalil.
 
A coordenadora clínica dos transplantes hepáticos pediátricos da Santa Casa, Cristina Targa Ferreira, também comemora o sucesso do procedimento:
 
— Realizamos um trabalho árduo para concretizar este programa. Quando vemos um desfecho feliz, com o Raizo e o Jonas bem, ficamos emocionados. É o melhor presente de Natal que a nossa equipe poderia ganhar — declara.
 
O que é atresia biliar
A atresia biliar, ou atresia das vias biliares, é uma doença que causa a obstrução dos canais biliares, impedindo o fígado de se comunicar com o restante do organismo.
 
Se diagnosticada antes dos dois meses de vida da criança, é possível realizar uma cirurgia que melhora o quadro retarda ou até elimina a necessidade de transplante. Quando o diagnóstico ocorre depois desse período, o transplante de fígado é a única saída. Sem o procedimento, a taxa de mortalidade é de 100% antes mesmo da criança completar um ano.
 
Por isso, é fundamental ficar atento aos sintomas: pele e olhos amarelados (conhecido como amarelão) e fezes esbranquiçadas. Se a família perceber estes sintomas até os 15 dias de vida do bebê, é necessário procurar um médico e realizar um exame de sangue para iniciar o diagnóstico da doença.
 
Zero Hora

Proteção contra o câncer de pele deve começar antes do verão

Proteção contra o câncer de pele deve começar antes do verão Stock Photos/Stock PhotosÁreas como rosto, peito e ombros exigem maior cuidado
 
A exposição aos raios solares exige cautela muito antes da chegada do verão. No mês de outubro, os gaúchos ficaram em alerta diante dos episódios de alto índice de radiação solar que, em plena primavera, equivaleu-se a um dia de verão intenso.

Segundo um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em decorrência do "efeito secundário do buraco de ozônio Antártico", fenômeno que atingiu o Estado em razão do deslocamento de massas de ar pobres em ozônio da região Antártica, que favorecem a passagem dos raios solares nocivos à pele. A pesquisa sugere que esse episódio poderá acontecer outras vezes antes do verão, por isso, é preciso ficar atento.
 
Segundo a dermatologista Louise Lovatto, a prevenção contra a exposição ao sol deve começar ainda na infância.
 
— Sabemos que a radiação solar possui um efeito cumulativo na pele e que as queimaduras solares na infância aumentam o risco de câncer de pele na vida adulta. Pessoas que já apresentam muitas manchas devido às queimaduras prévias têm um risco aumentado de câncer de pele independente se continuarem ou não se expondo ao sol — alerta Louise.
 
E essas queimaduras podem afetar diversas áreas do corpo, especialmente face, ombros e peitos, regiões mais susceptíveis.
 
— Peles mais sensíveis também são aquelas que queimam com facilidade e nunca ou raramente bronzeiam. Essas, certamente, necessitam de mais cuidado com a exposição solar — avisa.
 
O perigo dos raios solares
Em alguns estabelecimentos, os cremes de fator de proteção solar indicam o efeito contra raios ultravioleta B, que são os causadores das queimaduras na pele. No entanto, todos os tipos de raios exigem atenção e proteção, já que o corpo humano está propenso a desenvolver doenças e neoplasias dermatológicas em consequência de todos eles.
 
— A radiação ultravioleta A, a UVA, que atinge de forma mais profunda a pele, é praticamente constante durante o todo o dia e a principal envolvida nas câmaras de bronzeamento. É responsável pelo envelhecimento e pelas manchas — explica a dermatologista, frisando que ambos os raios, UVA e UVB, estão associados ao câncer.
 
Há ainda o raio infravermelho, o IV, que se torna um perigo ao corpo humano quando há exposição solar intensa.
 
— A radiação infravermelha é outra parte da radiação solar, que penetra mais profundamente do que a radiação ultravioleta e é a responsável pela sensação de calor. Estudos recentes demonstram que esses raios podem contribuir com o envelhecimento da pele — conta a especialista.
 
A escolha do protetor
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de protetores solares diariamente nas áreas expostas ao sol, antes e durante o verão. Além dos cremes, é possível prevenir-se também com a proteção mecânica como roupas, chapéus e óculos de sol. Na hora de procurar pelo produto ideal, a recomendação é que seja um fotoprotetor com FPS de, no mínimo 30. Mas a especialista indica ainda mais alguns cuidados.
 
— Peles mais sensíveis, com doenças de pele como Lupus e manchas como o melasma, requerem fatores de proteção inda mais elevados. A radiação UVA também é bastante nociva à pele, por isso devemos buscar protetores solares de amplo espectro UVA/UVB. A proteção contra os raios UVA também é indicada nos rótulos como PPD, que deve ser ao menos 1/3 do FPS — detalha Louise.
 
Reduza o risco de câncer
A forma mais efetiva de se evitar o risco de câncer de pele é seguir algumas regras de proteção à exposição solar, como:
 
— Minimizar o tempo de exposição ao sol em ambientes externos durante os horários de maior radiação UV (das 10h às 16h)
 
— Evitar queimaduras solares e nunca frequentar câmaras de bronzeamento artificial
 
— Usar filtros solares com fator de proteção solar (FPS) idealmente igual ou acima de 30, reaplicando sempre que necessário e se houver transpiração excessiva ou exposição à água
 
— Usar chapéus de aba larga, roupas protetivas e óculos de sol
 
— Preferir reposição de vitamina D através da dieta ou suplemento oral ao invés de exposição solar
 
— Auto-exame mensal em frente ao espelho à procura de lesões que não cicatrizam, de surgimento recente ou com modificações nas pintas
 
— Avaliação médica imediatamente ao observar lesões suspeitas. O câncer de pele é curável quando detectado precocemente
 
Zero Hora

Pressão arterial pode ser maior para idosos, diz grupo dos EUA

Idosos com pressão alta podem receber um tratamento menos agressivo, com menos remédios, segundo novas diretrizes divulgadas ontem por um grupo de médicos americanos. Mas nem todos os especialistas concordaram com as conclusões do painel, incluindo a agência governamental que havia selecionado o grupo.
A definição de pressão alta não muda: 14 por 9. Mas, para quem tem mais de 60, o tratamento poderia começar a partir de uma pressão de 15 por 9.
Para adultos mais jovens, a meta continua a ser 14 por 9.
As diretrizes divulgadas ontem são baseadas em revisões de estudos publicadas desde a última mudança nas orientações, em 2003. Essas pesquisas sugerem que os idosos podem evitar infartos, derrames e problemas renais mesmo com a pressão um pouco acima dos níveis recomendados hoje.
Muitas pessoas precisam tomar duas ou três drogas para baixar a pressão. Isso poderia ser reduzido se a meta for mais elástica, segundo Paul James, membro do painel de especialistas que publicou suas conclusões na revista especializada "Jama".
O governo americano não endossou as conclusões do painel e vai aguardar novas diretrizes da American Heart Association e do American College of Cardiology, a serem publicadas em 2014.

 Cardiologistas dessas organizações estão preocupados com as recomendações do painel. Cerca de metade dos pacientes tratados segundo as recomendações atuais já não chega à meta terapêutica. Há o temor de que isso piore com as novas diretrizes.
O painel afirmou que sua publicação contém só recomendações e que cada médico deve decidir o que fazer de acordo com as condições de seus pacientes.
Folhaonline

UFRB abre concursos para professor

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para concursos públicos visando à contratação de pessoal do magistério superior. A oferta é de mais de 60 vagas para atuação nos Centros de Ensino localizados nas cidades de Feira de Santana, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
 
Inscrições
Os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 90,00 e preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site de concursos da UFRB (www.ufrb.edu.br/concursos). As inscrições estarão abertas até o dia 06 de janeiro de 2014. 
 
Vagas por edital
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas, oferece 02 vagas para professor adjunto A e 17 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 08/2013. As jornadas de trabalho variam de 20h a dedicação exclusiva.
 
No Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, conforme o edital 09/2013, as oportunidades são para graduados em Música e em qualquer área do conhecimento. São 16 vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva.
 
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, dispõe de 04 vagas para professor adjunto A e 12 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 11/2013. Os candidatos aprovados atuarão em regime de dedicação exclusiva. 
 
Edital nº 10/2013: este edital destina vagas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, que preencherá 07 vagas para professor adjunto A, 01 vaga para professor assistente A e 10 vagas para professor auxiliar. As chances são para as áreas de Saúde Coletiva, Ciências Básicas da Saúde e Prática de Cuidado. Mas atenção: os interessados em participar deste certame têm até o dia 20 de dezembro de 2013 para efetuar inscrição.
 
O prazo de validade dos concursos será de um ano, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Acompanhe os editais dos certames (nºs 08, 09, 10 e 11/2013) no site de Concursos da UFRB.

UEAP publica edital de processo seletivo

Foi divulgado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP) o edital de processo seletivo nº. 042/2013, com o propósito de contratar 17 Professores Formadores do PARFOR. Os novos professores receberão bolsa de R$ 1.300,00 (Professor Formador I) ou de R$ 1.100,00 (Professor Formador II).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de janeiro de 2014, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 na UEAP, na Coordenação Geral do PARFOR, Campus I, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Macapá - AP. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.

O certame será por meio de análise curricular realizada por Banca Examinadora, devidamente homologada pela Comissão Organizadora, obedecendo os critérios de titulação acadêmica e atividades ligadas ao Ensino Superior.

A validade do certame é de 01 ano, contado da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período no interesse e conveniência da UEAP.

Concurso Jovem Aprendiz Correios 2014

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, publicou o edital n° 1.417/2013 de processo seletivo, para contratação especial de jovens que integrarão o Programa Jovem Aprendiz. São oferecidas 2.529 vagas voltadas para a contratação de jovens aprendizes que receberão qualificação na formação de Auxiliar Administrativo, de acordo com o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho. O auxílio mensal será de R$ 318,26.
 
Dentre as exigências para participação no certame, é necessário ter idade entre 14 e 22 anos completos (com exceção das pessoas com deficiência, cuja idade máxima não se aplica), estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio e ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem.
 
O jovem aprendiz realizará atividades como: deslocar documentos entre as áreas internas, receber e expedir documentos, arquivar documentos, repor material de expediente, apoiar a realização de eventos (organizar ambientes), verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado, prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, dentre outras tarefas.
 
A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais e o curso de aprendizagem terá a duração de 12 meses consecutivos
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via endereço eletrônico http://www.correios.com.br/institucional/processo seletivos/correios/, no período compreendido entre o dia 02 de janeiro e 19 de fevereiro de 2014.
 
A primeira fase do processo de seleção será constituída pela inscrição e a segunda será a fase pré-admissional, constituída de exames médicos pré-admissionais. O curso de aprendizagem, do qual participarão os aprovados que forem contratados, será realizado no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (parte teórica) e na ECT (parte prática).
 
Este processo seletivo terá a validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.
 
O regulamento completo e demais atualizações estão publicados no site dos Correios http://www.correios.com.br/institucional/processo seletivos/correios/.
 

Concurso IBGE 2013/2014: Sai edital para 7.825 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou o tão esperado edital n° 06/2013 de processo seletivo, com o objetivo de ocupar 7.825 postos de trabalho para contratação temporária, em todo o país, de profissionais de níveis médio e superior. O certame será realizado pela Fundação Cesgranrio.
 
A maioria das vagas (7.600) é para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, para atuar em 546 municípios distribuídos pelos 26 Estados da Federação e o Distrito Federal; as demais oportunidades são para atuação no município do Rio de Janeiro - RJ, nos postos de Analista Censitário de Geoprocessamento (27), Agente de Pesquisas por Telefone (180) e Supervisor de Pesquisas (18).
 
O salário oferecido será de R$ 765,00 para Agente de Pesquisas por Telefone, R$ 1.020,00 para Agente de Pesquisas e Mapeamento e de R$ 4.000,00 para os cargos de Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas. Todos os contratados terão direito ao Auxílio-Alimentação, no valor de R$ 373,00 e ao Auxílio-Transporte. A jornada de trabalho será de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas no período de 05 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014, no endereço www.cesgranrio.org.br. A taxa de participação será de R$ 25,00 para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, R$ 19,00 para a função de Agente de Pesquisas por Telefone e R$ 80,00 para a função de Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas.
 
De acordo com o edital, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para 23 de fevereiro de 2014, das 13h às 17h (horário de Brasília - DF, horário brasileiro de verão) e os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pela Cesgranrio no primeiro dia útil subsequente ao da realização das provas.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos.
 
Edital / Publicações

Concurso TRE - AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas publicou edital de concurso público nº. 1/2013, que se destina ao preenchimento de 40 vagas mais cadastro reserva para profissionais de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 7.566,42, sendo acrescido o valor de R$ 710,00, relativo ao auxílio-alimentação.
 
Cargos/Área
Analista Judiciário - Administrativa, Especialidade em Contabilidade, Judiciária, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Engenharia, Medicina e Odontologia.
 
Técnico Judiciário - Administrativa, Enfermagem, Higiene Dental, Operação  de Computadores e Programação de Sistemas.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.ibfc.org.br, no período das 8h do dia 06 até às 23h59min do dia 26 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (técnico judiciário) e R$ 70,00 (analista judiciário).
 
Prova
O concurso contará de provas de conhecimentos gerais, específicos e discursivas (para o cargo de analista judiciário). As provas serão aplicadas nas seguintes cidades do estado do Amazonas: Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
 
As provas objetivas e discursiva estão previstas para o dia 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão publicados oportunamente, no Diário Oficial da União e no site de inscrição, a partir de 21 de janeiro de 2014. Os candidatos também serão notificados por e-mail.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado em até 24 horas após sua aplicação.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial da União, de 04 de dezembro de 2013, pág. 201 a 210.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM

A Prefeitura de Tabatinga, no estado do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, divulgou edital n°001/2013 de concurso público, com o propósito de ocupar 520 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 722,90 a R$ 5.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Nos cargos de nível fundamental, as chances são para Auxiliar de Serviços Gerais (41), Coletor de Lixo (10), Coveiro (2), Eletricista (3), Gari (15), Pedreiro (3), Vigia (18), Agente Comunitário Social (5), Auxiliar Administrativo (23), Merendeira (10), Motorista de Ônibus (4), Motorista de Veículos Rodoviários (4) e Operador de Máquinas Pesadas (6).

Para o nível médio, as vagas são para Agente de Trânsito e Transporte (5), Agente de Zoonoses (2), Agente Fiscalização Fundiária (6), Assistente Administrativo (25), Fiscal de Feira e Mercado (5), Fiscal de Limpeza (5), Fiscal de Obras e Posturas (3), Guarda Municipal (20), Mecânico (1), Técnico Agrícola Municipal (3), Técnico Ambiental (2), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Edificações (3), Técnico em Enfermagem (20), Técnico em Laboratório (6) e Técnico Segurança do Trabalho (2).

Já para o nível superior, as oportunidades são para Agente Arrecadação (4), Assistente Social (3), Enfermeiro (4), Engenheiro-Agrônomo (1), Nutricionista (1), Orientador Educacional (2), Professor de Ensino Fundamental Indígena - Zona Rural (80), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Rural Não Indígena (9), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Urbana (87), Professor da Educação Infantil ao 5º ano de Educação Física - Zona Urbana (18), Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Educação Física - Zona Urbana (8), Ciências - Zona Rural Não Indígena (2), Ciências - Zona Urbana (2), Educação Física - Zona Rural Não Indígena (2), Educação Inclusiva - Zona Urbana (7), Geografia - Zona Rural Não Indígena (1), Geografia - Zona Urbana (2), História - Zona Rural Não Indígena (2), História - Zona Urbana (4), Língua Portuguesa - Zona Rural Não Indígena (2), Língua Portuguesa - Zona Urbana (10), Matemática - Zona Rural Não Indígena (2), Matemática - Zona Urbana (10), Ciências Agrárias/ Ambiental - Zona Urbana (2).

Será admitida a inscrição exclusivamente  pelo www.concursoscopec.com.br solicitada no período entre 0 (zero) hora de 10 de dezembro até as 23h59min do dia 30 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Manaus.

Valor da taxa de inscrição:
Ensino Fundamental – R$ 30,00;
Ensino Médio – R$ 40,00;
Ensino Superior – R$ 70,00.

O cartão de confirmação estará disponível no período de 15 a 20 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br; que deverá ser impresso, obrigatoriamente, pelo candidato para fins de comprovação da inscrição e apresentação nos locais de realização das provas.

As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2014 (domingo). O local e horário da realização da prova estarão designados no Cartão de Confirmação.

O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Concurso Prefeitura de Japurá - AM

A Prefeitura de Japurá, no estado do Amazonas, lançou edital de concurso público nº. 01/2013, destinado ao preenchimento de 598 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 681,00 a R$ 8.000,00 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Merendeira, Vigia, Auxiliar Administrativo, Eletricista Geral, Motorista de Veículos Pesados, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo, Fiscal (Meio Ambiente, Obras/Postura, Tributos e Vigilância Sanitária), Guarda Municipal, Professor (Educação Infantil, Educação Física e Ensino Fundamental), Técnico (Enfermagem, Agrícola, Saúde Bucal, Laboratório, Piscicultura e Informática), Advogado, Bioquímico Farmacêutico, Contador, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro (Civil e Pesca) e Nutricionista.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no período das 9h do dia 11 de dezembro de 2013 às 21h do dia 02 de janeiro de 2014, através do site www.iq.org.br e/ou de forma presencial no posto de inscrição do Instituto Qualicon, localizado na Rua Amâncio Barbosa, S/N, próximo da Câmara Municipal, Centro – Japurá/AM.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00(nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva e avaliação psicológica.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente nos dias 25 e 26 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente, podendo também ser consultados pelo site www.iq.org.br, a partir de 16 de janeiro de 2014. Os gabaritos serão divulgados a partir das 10 horas do dia 27 de janeiro de 2014.
 
A avaliação psicológica para o cargo de guarda municipal será realizada na data provável de 09 de março de 2014, em local e horário a serem comunicados por meio da convocação para avaliação psicológica, a partir do dia 20 de fevereiro de 2014.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, à critério da Prefeitura de Japurá, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Polícia Federal 2013-2014: lançado Edital para 566 vagas

Foi divulgado o aguardado edital de abertura do concurso público que irá reforçar o quadro de apoio administrativo da Polícia Federal. O regulamento nº. 28/DGP/DPF/2013 prevê o provimento de 566 vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior, com vencimento inicial entre R$ 3.316,77 e R$ 5.081,18.
 
Cargos
O cargo de Agente Administrativo, que exige o nível médio, é que oferece o maior número de vagas (534), sendo as demais oportunidades (32) para profissionais de nível superior que possuam formação em áreas como Administração, Arquivologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica) e Psicologia. Vale ressaltar que, do total de vagas oferecidas, 41 se destinam a candidatos com deficiência. Há vagas para todos os estados e também para o Distrito Federal.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas no site www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo, até o dia 23 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação custa R$ 60,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
Seleção
O CESPE/UnB aplicará as provas objetiva e discursiva, na data provável de 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 7 de fevereiro de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no no dia 19 de fevereiro e o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva serão disponibilizados no dia provável 2 de abril.
 
O prazo de validade desta seleção será de dois anos, podendo ser prorrogado.
 
Edital / Publicações

Prefeitura de Rodrigues Alves - AC abre processo seletivo

O Município de Rodrigues Alves, no Acre, por meio do Diário Oficial do Estado (de 09 de dezembro de 2013, pág. 35), divulgou extrato do edital nº. 003/2013 de concurso público, visando a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais de nível médio e superior para  atuação em Programas e Convênios na área da Saúde e Assistência Social do município.
 
Cargos
Médico Clínico Geral, Dentista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Dentista, Assistente Social e Orientador Social.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever do dia 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, dias úteis, no Parque Municipal de Rodrigues Alves/Ac.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e análise do curriculum vitae.

Prefeitura de Ipixuna - AM publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ipixuna, no estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, abriu edital de processo seletivo n° 01/2013, com a intenção de ocupar 157 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.000,00.
 
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Motorista de Veículo Pesado, Motorista Fluvial, Operador de Máquina Pesada, Jardineiro, Operador de Sistema Hidráulico, Agente Social, Microscopista, Artífice nas funções de Carpinteiro, Pedreiro e Pintor, Gari, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar de Carpinteiro, Costureira, Merendeira, Fiscal Ambiental, Coveiro, Encanador, Eletricista, Músico, Vigia e Copeiro;

Nível Médio/Técnico: Técnico Agropecuário e Técnico Ambiental;

Nível Superior: Assistente Social e Contador.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, localizada na Avenida Varcy Herculano, Nº 248 - Centro, no período de 06 a 10 de janeiro de 2014, das 08h às 17h. Não será cobrado nenhum tipo de taxa de inscrição.
 
O certame será realizado em uma única etapa, que será realizada no período do dia 03 de fevereiro ao dia 07 de fevereiro de 2014.
 
O resultado oficial do Processo Seletivo Simplificado será publicado no Diário Oficial dos Municípios e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Ipixuna/Am.
 
O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados a partir da data da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Tatuí - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tatuí, no estado de São Paulo, promove processo seletivo por meio do edital nº 03/2013, para contratação de 10 Médicos Plantonistas. A remuneração é de R$ 80 por hora trabalhada. 
 
As inscrições deverão ser efetuadas até 03 de janeiro de 2014,  na sede da Prefeitura Municipal de Tatuí, junto ao Departamento de Recursos Humanos, localizado na Avenida Cônego João Clímaco, nº 240, Centro.
 
A seleção dos candidatos será feita mediante a aplicação de prova escrita, que será realizada na EMEF Eugênio Santos, Praça Adelaide Guedes, s/n, Centro, além da prova prática. 
 
O processo seletivo terá validade de seis meses, prorrogáveis, se necessário, por igual período. 
O edital está disponível no site www.tatui.sp.gov.br.

Prefeitura de Novo Horizonte - SC abre processo seletivo

Por meio do regulamento nº. 005/2013, foi aberto pela Prefeitura de Novo Horizonte, em Santa Catarina, o processo seletivo que se destina ao preenchimento de várias vagas para o emprego público de Agente Comunitário de Saúde, para atuar nas micro áreas 02,04, 05 e 06 (uma vaga para cada micro área).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 17 de janeiro de 2014, na Prefeitura Municipal, à Rua José Fabro, nº01, Centro, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Maiores informações na Prefeitura de Novo Horizonte, om atendimento nos dias úteis, nos mesmos horários citados acima, também pelo Telefone (49) 3362-0024.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 18 de dezembro de 2013, pág. 349.

Concurso Prefeitura de Boa Vista das Missões - RS

A Prefeitura de Boa Vista das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Actio Assessoria, lançou edital n° 34/2013 de concurso público n° 001/2013, destinado ao preenchimento de 36 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que vão de R$ 670,29 a R$ 4.352,50 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo Auxiliar, Agente do Departamento de Compras, Assistente Social, Atendente de Saúde, Farmacêutico, Fiscal, Fiscal Ambiental/Sanitário, Mecânico, Médico Veterinário, Médico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor Área 01 (Educação Infantil), Professor Área 01 (Séries iniciais), Professor Área 02 (Matemática), Professor Área 02 (Português c/Habilitação Espanhol), Secretário de Escola, Servente, Técnico Controle Interno, Técnico de Enfermagem e Vigilante.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no www.actio.srv.br , no período compreendido entre 10h de 23 de dezembro de 2013 e 15h de 17 de janeiro de 2014 (horário de Brasília). As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 110,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita será realizada nas Escolas localizadas na sede do Município de Boa Vista das Missões/RS, na data provável de 09 de fevereiro de 2014, salvo a ocorrência de fatos supervenientes de modo a impossibilitar a realização nesta data ou se houver número de inscritos superior à capacidade dos locais de prova, caso em que poderá ser designada mais de um período na mesma data ou até mais de uma data para a realização das mesmas.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 10 de fevereiro de 2014.
 
As provas práticas para os cargos de Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro serão realizadas na data provável de 08 ou 09 de março de 2014.

Prefeitura de São João do Sul - SC abre processo seletivo

Foi divulgado o edital nº. 001/2013 para a realização dos processos seletivos 001, 002 e 003/2013 da Prefeitura de São João do Sul, estado de Santa Catarina. O certame oferece várias vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.809,06 em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
edital 001 - Professor, Auxiliar de Ensino, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Nutricionista.
 
edital 002 - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicólogo e Farmacêutico.
 
edital 003 - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamentos, Veterinário, Técnico Agrícola, Assistente Social, Psicólogo e Educador Social.
 
Inscrição
Os interessados deverão preencher o formulário de pré-inscrição disponível no site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul, até às 12h de 23 de dezembro de 2013, imprimir o comprovante que foi gerado e dirigir-se aos seguintes locais para efetivarem as  inscrições:
  • Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Virgílio Borba, n.º 26, centro, São João do Sul/SC;
  • Prefeitura Municipal, situada na Av. Nereu Ramos, n.º 50, centro, São João do Sul/SC;
  • Secretaria Municipal de Educação de São João do Sul, sita na Av. Nereu Ramos, n.º 70 (ao lado da Prefeitura Municipal), Centro, São João do Sul/SC.
Documentação necessária para a inscrição:
  • Formulário de Pré-inscrição impresso;
  • CPF e Carteira de Identidade ou CNH (original e cópia);
  • Comprovante de residência;
  • Título Eleitoral e comprovante de quitação eleitoral e, quando do sexo masculino, de estar quite com as obrigações do serviço militar;
  • Documentos para comprovação de cursos de aperfeiçoamento ou atualização (original e cópia);
  • Comprovante de habilitação profissional (registro no Órgão Fiscalizador) e da escolaridade exigida para o cargo pleiteado (graduação), curso de pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação (original e cópia);
  • Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o certificado de conclusão ou diploma do curso (original e cópia);
  • Laudo médico, para os candidatos que concorrerem como pessoa com deficiência.
Os candidatos que não tiverem equipamentos ou acesso a Internet para efetivar a sua pré-inscrição, poderão dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação de São João do Sul, situada na Av. Nereu Ramos, n.º 70 (ao lado da Prefeitura Municipal), Centro, no período acima descrito, no horário de expediente.
 
ProvaO processo seletivo será composto de prova objetiva e de títulos, a depender do cargo pretendido.
 
A prova objetiva será aplicada no município de São João do Sul/SC, na data provável de 19 de janeiro de 2014, na Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes de Borba, situada na Rua Jaime Grundler, n.º 468, Centro, São João Sul - SC.
 
O gabarito será divulgado até às 23h59 do dia da realização da prova objetiva, através do site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul.
 
A classificação final será divulgada a partir do dia 31 de janeiro de 2014.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar de sua homologação, permitida sua prorrogação, uma única vez, por igual período.
 
Os editais foram publicados no site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul.

Concurso Prefeitura de Dom Bosco - MG prorroga inscrições

A Prefeitura de Dom Bosco, estado de Minas Gerais, por meio da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, publicou o edital n° 01/2013, de processo seletivo, com o objetivo de preencher 13 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias (nível fundamental). A jornada de trabalho dos contratados será de 40 horas semanais, por remuneração de R$ 678. 
 
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e os interessados podem fazer até o dia 24 de dezembro 2013, na Prefeitura Municipal de Dom Bosco, localizada na Praça Eliane Queiroz da Silva, 25, Alto Boa Vista, ou  por via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br. A taxa é de R$ 20.

Seleção e Validade
O concurso público constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os cargos na data prevista de 12 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. 
 
O prazo de validade do certame é de dois  anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de Varjota - CE 2014

A Prefeitura de Varjota, no estado do Ceará, abriu edital n° 001/2013 de concurso público, com o fito de ocupar 1.209 vagas de trabalho, sendo 205 para contratações  imediatas e 1.004 para cadastro de reserva em cargos de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar a R$ 11.000,00, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
A execução do Concurso Público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades - IC.
 
Cargos
- Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Merendeira, Motorista com CNH Categoria B, Motorista com CNH Categoria D e Vigia;
 
- Nível Médio/Magistério/Técnico: Auxiliar Administrativo, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Agente de Obras, Agente Social, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal de Tributos, Monitor de Informática, Professor da Educação Infantil, Professor da Educação Básica I, Técnico em Telecomunicação e Técnico em Enfermagem;
 
- Nível Superior: Analista de Sistemas, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro Hospital, Enfermeiro PSF, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Médico Clinico Geral, Médico-veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Historia, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de Artes, Professor de Língua Estrangeira - Inglês, Professor de Ciências, Psicólogo, Procurador Municipal e Psicopedagogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23h59 do dia 02 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 50 a R$ 120, de acordo com a função escolhida.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, a partir do dia 02 de janeiro de 2014.
 
Provas
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Varjota, no Estado do Ceará, com data prevista para o dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Prefeitura de Matias Barbosa - MG abre vagas

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Matias Barbosa, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 012/2013 de processo seletivo para contratação emergencial e temporária de 45 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados trabalharão em regime de 20 a 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 6.580,00.
 
Cargos
Engenheiro Civil, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Angiologia, Cardiologista, Clinica Geral Plantonista, Ginecologista, Neurologia, Ortopedista, Pediatria Plantonista, Psiquiatria e Urologista), Psicólogo, Técnico (Enfermagem, Farmácia, Radiologia e Saúde Bucal), Especialista em Educação, Professor de Educação Fundamental e Professor (Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Ensino Religioso e Informática).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas nos dias 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro de 2013, na sede da Prefeitura de Matias Barbosa, Sala n.º: 01 - Setor de Protocolos, situada na Av. Cardoso Saraiva, n.º: 305, centro, Matias Barbosa-MG, no horário de 8h às 16h.
 
O Requerimento, fornecido no ato da inscrição, deverá ser preenchido e entregue acompanhado dos seguintes documentos (original e cópia ou cópia autenticada em cartório): Carteira de identidade; CPF; e Comprovante de obtenção de título.
 
Prova
O certame será realizado por meio de prova objetiva e análise de títulos. A prova objetiva está prevista para 12 de janeiro de 2014, às 9h, na Escola Municipal Lucy de Castro Cabral, situada à Rua Joaquim Murtinho, n.º: 60 - Centro - Matias Barbosa. Os títulos deverão ser protocolados através de fotocópias autenticadas, no ato da inscrição.
 
Os gabaritos serão divulgados na data provável de 12 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 13 de janeiro de 2014, no site www.matiasbarbosa.mg.gov.br e na sede da Prefeitura de Matias Barbosa.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano e o edital encontra-se disponível no site www.concursosjcm.com.br.

Concurso Coren - ES 2014

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo – COREN/ES, publicou o edital de concurso público nº. 01/2013. O certame que será executado pelo Instituto Nacional de Concurso Público - INCP tem como objetivo preencher 11 vagas para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração varia entre R$ 1.306,15 e R$ 4.500,00, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Auxiliar Administrativo, Analista Técnico da Informação, Administrador, Advogado, Contador e Enfermeiro Fiscal.
 
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet - site www.incp.org.br. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 40 para os cargos de nível médio e de R$ 60 para os demais cargos.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.incp.org.br, no dias 13 e 14 de fevereiro de 2014.
 
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na data provável de 25 de fevereiro de 2014, no Órgão Oficial de publicação e através site www.incp.org.br.
 
O envio dos títulos deverá ser feita do dia 27 de março a 03 de abril de 2014, por meio de envelope com a Folha de Rosto e os títulos, devidamente autenticados em cartório e deverá ser postado através de AR para: Concurso Público do COREN/ES - CAIXA POSTAL – 114341- Campos do Goytacazes / RJ, CEP 28010-972.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogáveis uma vez, a critério do COREN-ES, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Secretaria Municipal de Saúde - SP 2014

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS - SP) abriu grande oportunidade para profissionais da saúde. É que foram publicados os editais de concursos públicos nºs 01, 02, 03 e 04/2013, os quais, juntos, têm a finalidade de preencher um total de 3.272 vagas de diversos níveis de escolaridade, com salários de até R$ 3.510,80. A responsabilidade pelas seleções é da Fundação VUNESP.
 
Cargos
O edital nº 01/2013 prevê a ocupação de vagas nos cargos de Especialista Em Saúde – Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Psicólogo, Químico e Terapeuta Ocupacional. 
 
No edital n° 02/2013, as chances são para cargos de Especialista em Saúde – Médico, nas funções de Acupuntura, Anatomia Patológica, Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Infantil, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Medicina Intensiva Adulto, Medicina do Trabalho, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, Saúde Pública e Urologia.
 
Já no edital n° 003/2013, as oportunidades são para cargos de Especialista em Saúde – Médico, para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - 192.
 
Por fim, o concurso regido pelo edital nº 04/2013 se destina ao preenchimento de vagas distribuídas entre os cargos de: Técnico em Saúde, nas atividades técnicas de: Enfermagem, Farmácia, Higiene Dental, Laboratório e Prótese Dentária; e Auxiliar Técnico em Saúde, nas atividades técnico auxiliares de: Autópsia, Consultório Dentário, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Enfermagem, Gasoterapia e Histologia/Citologia.
 
Inscrições e Provas
Os interessados em participar do certame deverão se inscrever entre 6 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014, no site www.vunesp.com.br. As taxas de inscrição variam de R$29,10, R$37,10 a R$74,10.
 
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, que será aplicada em duas etapas, de acordo com o cargo pretendido. A primeira prova será feita por candidatos de nível superior, que será aplicada provavelmente em 23 de março de 2013.
 
A segunda prova, para os cargos de nível médio e técnico e também para profissionais médicos será realizada no dia 30 de março de 2014. Os candidatos aos cargos de nível superior ainda serão avaliados por prova de títulos.

A validade dos concursos será de um ano, havendo possibilidade de prorrogação. 

Prefeitura de Rio Branco do Sul - PR abre seleção

Médicos que almejem prestar serviço na saúde pública já podem fazer a inscrição para o processo seletivo nº 005/2013, da Prefeitura de Rio Branco do Sul, no Paraná. O objetivo é que, através dessas contratações, médicos atuem em hospitais e postos de saúde do município.
 
As vagas são para Médicos de Estratégia da Família, Generalista, dentre outras especialidades, por carga horária de trabalho de regime de plantão, que pode ser de 8 a 12 ou 40 horas por semana, oferecendo rendimentos de até R$ 14.000.
 
As inscrições podem ser feitas até 30 de dezembro de 2013, das 8h às 17, na sede da prefeitura, localizada à Rua Horacy Santos, nº 222, Centro, Rio Branco do Sul, Paraná.
 
Os inscritos serão selecionados por análise de Curriculum Vitae e Títulos.
 

Prefeitura de Camboriú - SC abre vagas para todos os níveis

A Prefeitura de Camboriú, em Santa Catarina, tornou público o edital nº 025/2013, de concurso público, para avisar que dispõe de 303 vagas de trabalho, para contratações imediatas, para candidatos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 745, 30 a R$ 2.015, 98 por jornada de trabalho 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Administrador Escolar, Arquiteto,  Auxiliar de Serviços Gerais, Engenheiro Civil, Intérprete de Línguas Brasileira de Sinais – Libras, Instrutor de Libras), Merendeira, Monitor, Monitor de Inclusão, Motorista, Orientador Educacional, Psicólogo, Professores de Anos Iniciais,, Professores nas áreas de Arte, Ciências, Educação Infantil, Educação Física, Ensino Religioso, História, Inglês, Língua Portuguesa,  Matemática, Servente, Supervisor Escolar, Assistente Social, Biólogo, Educador Social, Engenheiro Sanitarista e Fiscal Ambiental.
Inscrições
 
As inscrições podem ser feitas entre 04 de janeiro e 03 de fevereiro de 2014, pelo www.clicksolucoesinteligentes.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 20 para nível fundamental; R$ 38,50 para nível médio e R$ 47 para nível superior.

Avaliações
Os candidatos serão avaliados por prova escrita, prática (para alguns cargos) e valoração de títulos (somente para alguns cargos também). A prova será aplicada nas prováveis datas de 22 e 23 de fevereiro de 2014, pela manhã e tarde, dependendo da vaga para qual o candidato se inscreveu.
 
A Prova Prática e Recolha dos Títulos serão realizadas provavelmente em 23 de março de 2014, em local e horário a serem divulgados na Agenda da Prova Prática e Recolha dos Títulos que será publicada no dia 15 de março de 2014.

Validade
A validade do concurso será de dois anos.