Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sem médicos, centros cirúrgicos do Hospital de Base ficam sem funcionar

Entrada do Hospital de Base, em Brasília, nesta sexta-feira (30) (Foto: Raquel Morais/G1)
Foto: Raquel Morais/G1
Entrada do Hospital de Base, em Brasília
Quatro salas não funcionam por falta de anestesistas e técnicos, diz comitê. Secretaria de Saúde afirma que contratação temporária vai resolver problema
 
Quatro dos 16 centros cirúrgicos do Hospital de Base de Brasília estão sem funcionar por falta de anestesistas e técnicos de enfermagem, segundo o Comitê Distrital de Saúde. O hospital é referência em cirurgias de alta complexidade na rede pública do DF. Entre os procedimentos realizados no local estão os de trauma, tratamentos de câncer e neurocirurgias.

O comitê é formado por representantes do Tribunal de Justiça, da Justiça Federal, da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O grupo se reúne, entre outras razões, para monitorar as ações judiciais que envolvam a prestação de assistência à saúde.

O relato elaborado pelo comitê sobre a reunião de 6 de dezembro diz que “de acordo com o secretário [secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara], desde a sua criação, esta é a primeira vez que o Hospital de Base tem os 16 centros cirúrgicos preparados para atender a população, no entanto, quatro unidades estão ociosas pela falta de profissionais.”
 
Miziara disse ao G1 que os 16 centros cirúrgicos do Hospital de Base nunca funcionaram integralmente, por falta de estrutura e de médicos. Segundo ele, parte do problema foi resolvida com a reforma dos espaços, que começou no fim do ano passado e foi concluída no último semestre, e com a compra de equipamentos.

O secretário-adjunto calcula que 11 mil cirurgias são realizadas no Hospital de Base de Brasília por ano. Com os 16 centros em funcionamento, a expectativa é que esse número suba para 15 mil intervenções.

O documento do comitê diz ainda que “o principal problema enfrentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no DF, atualmente, é a falta de anestesistas e de técnicos de enfermagem.”
 
A Secretaria de Saúde reconhece a falta de médicos anestesistas, mas diz que o problema está sendo resolvido com concurso temporário aberto no dia 25 de novembro, para a contratação de 443 médicos, dentre os quais, 30 anestesistas. Atualmente, a rede pública de saúde conta com 364 especialistas dessa área.
 
“Com os novos contratados, a Saúde poderá oferecer um serviço de mais qualidade à população. Porém, a demanda sempre aumenta, e é necessário investir constantemente em recursos humanos”, afirmou a pasta em nota.

Sobre os técnicos de enfermagem, Miziara informou que o número de profissionais atende à demanda atual, mas não permite uma expansão do trabalho. “Sempre houve o número de técnicos de enfermagem para o número de salas, mas nunca o suficiente para os 16 centros.”

De acordo com secretário-adjunto de Saúde, a publicação da classificação dos aprovados no concurso temporário deve sair ainda esta semana no Diário Oficial do DF e será prosseguida pela contratação dos profissionais.

“A falta de médicos é um problema histórico no DF. Pela primeira vez, os 16 centros estão em condições de atender, com as reformas realizadas e os equipamentos comprados. Agora, estamos trabalhando na contratação dos profissionais”, fala.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário