Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Consumo moderado de álcool pode fortalecer sistema imunológico, aponta pesquisa

Consumo moderado de álcool pode fortalecer sistema imunológico, aponta pesquisa Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Apenas consumo moderado traz efeitos benéficos
Excesso no consumo, entretanto, pode trazer grandes prejuízos para a saúde
 
Algumas pesquisas já têm estudado se o consumo moderado de álcool pode fazer bem para a saúde. Pesquisadores da Universidade da Califórnia resolveram entrar nesta discussão. Eles descobriram que a ingestão moderada de álcool pode reforçar o nosso sistema imunológico e, possivelmente, ampliar nossa capacidade de combater infecções.
 
A descoberta foi publicada nesta terça-feira na revista Vaccine e pode ajudar a compreender melhor como o nosso sistema imunológico funciona. A pesquisa também pode abrir caminho para novas intervenções que melhorem a nossa capacidade de responder à vacinas e infecções, beneficiando principalmente as populações vulneráveis, como os idosos.
 
— Sabe-se, há muito tempo, que o consumo moderado de álcool está associada a menor mortalidade.

O nosso estudo, conduzido em macacos, mostra pela primeira vez que ingerir bebida alcoólica com moderação estimula respostas imunológicas à vacinação — disse a professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina e autora do trabalho, Ilhem Messaoudi.
 
Messaoudi realizou a maior parte da investigação, enquanto ela era uma professora assistente da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon , onde colaborou com Kathleen Grant , professor de neurociência comportamental e um coautor do trabalho de pesquisa . Ela se juntou a UC Riverside , no início deste ano.
 
Para estudar o impacto do consumo de álcool sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram macacos para consumir álcool por conta própria. A equipe, então, vacinou os animais contra a varíola e depois dividiu-os em dois grupos: um que poderia acessar álcool e outro que tinha disponível água com açúcar. Os dois grupos tinham acesso livre à água e alimentos. Os pesquisadores passaram a monitorar o consumo de álcool diário dos animais durante 14 meses. Os macacos também receberam mais uma dose de vacina, sete meses após o início da experiência.
 
A equipe descobriu que a média de consumo diário de álcool variava acentuadamente entre os animais.
 
— Assim como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável em relação a bebida. Alguns ingeriam grandes volumes, enquanto outros bebiam com moderação — disse Messaoudi.
 
Segundo o pesquisador, antes de consumir álcool, todos os animais apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Após a ingestão, no entanto, os macacos tiveram respostas diferentes quando receberam a vacina de reforço.
 
Os pesquisadores constataram que os animais que beberam quantidades maiores de álcool tiveram menos respostas à vacina na comparação com os que beberam somente água. Ao mesmo tempo, aqueles que ingeriram quantidades moderadas tiveram boas respostas.
 
— Esses resultados surpreendentes indicam que o consumo moderado de álcool pode impulsionar o sistema imunológico do corpo. Isso confirma o que já se pensava anteriormente: beber com moderação diminui as causas de mortalidade e doença cardiovascular. Entretanto, o consumo excessivo traz impacto muito negativo para a saúde — afirma Messaoudi.
 
O pesquisador fez questão de destacar:
 
— Se você tem histórico pessoal ou familiar de abuso de álcool, não estamos recomendando que você saia bebendo para melhorar seu sistema imunológico! Mas, para quem bebe um copo de vinho no jantar, isso pode, em geral, melhorar a saúde cardiovascular e o sistema imunológico — alertou.
 
O estudo foi realizado em estrita conformidade com as recomendações descritas no Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório do Instituto Nacional de Saúde, o Escritório de Bem-Estar Animal e do Departamento de Agricultura dos EUA.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário