Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Falta de higiene fecha 607 restaurantes em São Paulo

Alimentos mal armazenados ou sem refrigeração, além de moscas e baratas, causaram interdições

São Paulo, 10 - Flagrados por apresentarem condições precárias de higiene, 607 restaurantes, lanchonetes e mercados, entre outros estabelecimentos, foram interditados pela Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo no ano passado. O número é 20% maior do que em 2010, quando ocorreram 505 fechamentos temporários. Os agentes sanitários chegaram a esses locais após denúncias da população e inspeções de rotina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as interdições ocorrem quando são identificados problemas como alimentos com a validade vencida ou estocados em locais sem ventilação ou refrigeração adequada ou ainda infestados de insetos, principalmente baratas e moscas.

A multa ao estabelecimento vai de R$ 100 a R$ 50 mil, dependendo da infração. Em casos de interdição, a reabertura só é permitida após a situação ser regularizada. A SMS não soube informar o motivo do aumento, mas afirma que um local pode ter sido alvo de mais de uma blitz.

A Vigilância Sanitária atua, muitas vezes, em conjunto com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), que prende em flagrante quem estiver vendendo comida estragada e sem origem de fabricação. No último dia 7, mesmo sem apresentar falhas de limpeza, o restaurante Ritz, na Alameda Franca, Jardins, foi acusado pelo DPPC de armazenar comida com prazo de validade vencido. Foram recolhidos 280 quilos de peças como queijos, pancettas e leite de cabra impróprios para consumo. Um gerente foi preso. Procurada pelo JT, a assessoria do restaurante não respondeu.

A professora Avany Bon, coordenadora da Faculdade de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, alerta que alimentos vencidos ou armazenados de forma imprópria podem provocar infecção e intoxicação alimentar, causando diarreia e vômito. Em casos graves, podem levar à morte por desidratação. “Um alimento vencido ou que foi malconservado pode conter um número maior de micro-organismos, bactérias, vírus, ou fungos, que podem causar um distúrbio gastrointestinal.”

O delegado Marcelo Jacobucci, titular da 1ª Delegacia de Saúde Pública do DPPC, diz que o que mais se apreende são queijos estragados. E, segundo ele, foi detectado que quem mais guarda comida estragada são mercados, padarias e restaurantes. “Só no ano passado foram 110 toneladas de comidas assim”, lembra Jacobucci.

Visite a cozinha
Especialistas orientam que é preciso atenção na hora de escolher onde comer. O comerciante Jesus Américo Gouveia, de 58 anos, nunca visitou a cozinha de um restaurante. “Normalmente, quando como fora é porque estou com pressa”, diz ele. A supervisora de vendas Thamires Kraut, de 20 anos, que comia num restaurante árabe na Avenida Paulista na tarde de ontem, também nunca visitou a cozinha de um estabelecimento. “Quando dá, olho pela janela na porta da cozinha e vejo se o pessoal está usando touca.”

O diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Alberto Lyra, diz que, como em vários outros setores da economia, muitos estabelecimentos abrem as portas sem formalidade, estrutura técnica, ou funcionários preparados. “Daí a ser interditado é questão de tempo.” Lyra ressalta que a entidade mantém um Programa de Qualificação Profissional, que dá orientações sobre normas que os restaurantes devem seguir.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) diz que na Grande São Paulo há 55 mil estabelecimentos ligados à gastronomia.

Fonte Estadão

Filhos de pais com transtorno bipolar são mais sensíveis ao estresse

Um estudo internacional liderado por pesquisadores da Universidade de Concórdia, nos EUA, mostra que crianças com pelo menos um dos pais com transtorno bipolar do humor são mais sensíveis ao cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

De acordo com a pesquisa, as crianças apresentam níveis mais elevados do hormônio em resposta a situações do cotidiano.

“Estudos anteriores mostraram que crianças com pais com transtorno bipolar tem quatro vezes mais chances de desenvolver transtornos do humor do que as crianças sem casos na família”, explica Mark Ellenbogen, principal autor do estudo. “O nosso objetivo foi determinar como isso está acontecendo.”

Para chegar nos resultados, divulgados no periódico Psychological Medicine, a equipe de Ellenbogen mediu os níveis de cortisol em crianças onde pelo menos um dos pais tinha transtorno bipolar e aqueles com pais não diagnosticados com o transtorno durante crises ou momentos de estresse. Em ambas as circunstâncias, os filhos de pais com transtorno bipolar apresentaram maior aumento nos níveis de cortisol do que aqueles dos pais sem o transtorno.

“Nosso estudo demonstra que essas crianças são biologicamente mais sensíveis à experiência de estresse em seu ambiente natural e normal, em comparação aos seus pares não afetados”, afirma Ellenbogen. “Essa maior reatividade ao estresse pode ser uma explicação de porque os filhos acabam desenvolvendo transtornos e é um claro fator de risco para desenvolver transtorno bipolar do humor mais tarde”, finaliza

Fonte O que eu tenho

Mulheres copiam padrões alimentares das amigas

Quando duas mulheres fazem as refeições juntas elas tendem a sincronizar a velocidade com que comem com diferença de no máximo cinco segundos. O comportamento, chamado de “mimetismo comportamental”, foi observado por pesquisadores holandeses e publicado no periódico PLoS One.

Os pesquisadores da Universidade de Nijmegen, liderados por Roel Hernans, principal autor do esudo, explicaram que estudos anteriores haviam indicado que mulheres tinham tendência de comer quantidades similares de alimentos quando na companhia de outras amigas. E apesar do mimetismo comportamental ter sido observada em outras situações o estudo é um dos primeiros a testar essa hipótese.

A pesquisa envolveu 140 mulheres adultas, com média de 21 anos e que forma dividadas em 70 pares que faziam as refeições conjuntamente em um teste de laboratório. Antes das observações uma das participantes de cada par eram informadas de como deveriam, prioritariamente, se comportar à mesa, comendo as porções em quantias determinadas pelos pesquisadores. A outra componente do par era observada.

Apesar da quantidade de comida ingerida ter variado em até 30%, os ritmos de ingestão e mastigação, aos poucos, ia se emparelhando. E o ritmo era, na maioria dos casos, determinado pelas mulheres que foram instruídas pelos pesquisadores.

Os autores indicam que esse tipo de comportamento pode influenciar, mesmo em níveis variados, a qualidade e a quantidade de comida ingerida. “Contextos relacionados à refeição podem manter ou desviar um comportamento alimentar saudável. Dependendo de quem come com você à mesa é possível que haja uma dificuldade de fazer as melhores escolhas em situações como essa”, concluem os autores que não afirmaram como a dominância desse tipo de padrão se dá.

Fonte O que eu tenho

Hipertensão Arterial Pulmonar, você sabe o que é?

Fadiga, cansaço, dor no peito são alguns dos sintomas da hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma doença rara, caracterizada pela dificuldade da passagem de sangue por dentro do pulmão.

“Esse aumento de resistência à passagem do sangue sobrecarrega o coração e pode levar à insuficiência cardíaca”, diz o pneumologista Carlos Jardim, do Núcleo Avançado do Tórax, do Hospital Sírio Libanês. Como os sintomas são similares ao de outras doenças, muitas pessoas demoram a receber o diagnóstico precoce de HAP – fundamental para melhorar a qualidade de vida ou sobrevida de um paciente.

Os sintomas iniciais são bastante inespecíficos. A queixa mais comum, explica o pneumologista, é cansaço aos esforços habituais, ou seja, subir escadas, andar à pé ou outras atividades que o paciente realizava sem notar o esforço. “O exame que estabelece a suspeita mais precocemente é o ecocardiograma (ultrassonografia do coração). Entretanto, o diagnóstico definitivo só pode ser obtido com a realização de um cateterismo”, completa.

Existem diversos tipos de tratamento e cada um é ajustado de acordo com o mecanismo principal da doença, gravidade, fatores associados, etc. A maioria dos tratamentos é administrado por via oral. “Algumas medicações são administradas por via inalatória. No Brasil ainda não dispomos de tratamento intravenoso”.

Transplante de pulmão é alternativa, mas riscos são grandes
Um das alternativas para o tratamento da HAP é o transplante de pulmão, mas as estatísticas brasileiras não são animadoras. No Brasil já foram feitos mais de cem transplantes pulmonares, mas apenas quatro pacientes com hipertensão arterial se submeteram ao procedimento e todos morreram. O caso mais recente foi o jornalista Ale Rocha, que morreu após um transplante de pulmão no início de dezembro do ano passado. Ale ficou famoso por seu trabalho como crítico de televisão.

“É um procedimento bastante complexo. Infelizmente poucos transplantes em hipertensão pulmonar foram realizados aqui no Brasil. Mas em outros países há muitos pacientes que se beneficiam do transplante de pulmão”.

Causas incertas
Ainda não se sabe exatamente porque a doença ocorre. “Ela pode aparecer sem um fator associado evidente (forma idiopática) ou pode ocorrer em conjunto com outras doenças, como infecção pelo HIV, vírus das hepatites B e C, doeças autoimunes, esquistossomose e outras doenças menos conhecidas”, explica o pneumologista. “Alguns genes já foram identificados com o desenvolvimento da hipertensão pulmonar. Em famílias em que esses genes estão presentes, pode haver risco maior da doença se manifestar.”

Apesar de tipos diferentes de hipertensão pulmonar serem mais comuns em determinadas faixas etárias, a doença pode se manifestar em qualquer idade. Estima-se que ocorram anualmente entre um e dois casos por um milhão de brasileiros.

Estudo relaciona uso antidepressivos durante a gravidez e HAP em bebês

Em um estudo recente, divulgado no periódico British Medical Journal, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, mostram que o uso de antidepressivos durante a gravidez pode estar relacionado com a incidência de hipertensão pulmonar no recém-nascido.

Eles acompanharam 1,6 milhão de nascimentos realizados entre 1996 e 2007 em cinco países do norte da Europa (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). Segundo os resultados, 11 mil mulheres que tomaram antidepressivos do tipo ISRS (Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina) após a 20ª semana de gravidez deram à luz 33 crianças com hipertensão pulmonar.

Para os autores, mais estudos são necessário para confirmar os resultados, mas as mulheres grávidas com sintomas de depressão deveriam conversar com seus médicos e buscar um tratamento alternativo, não medicamentoso. “É uma boa ideia essas mulheres buscarem o tratamento mais seguro para elas e seus bebês”, finalizam.

Fonte O que eu tenho

Dor de garganta: conheça as causas e acabe com ela

Desconforto pode indicar infecções virais, refluxo e até câncer


Fonte Minha Vida

Dor de garganta: conheça as causas e acabe com ela

Desconforto pode indicar infecções virais, refluxo e até câncer


Fonte R7

Micoses: lesões na pele são sintomas das infecções causadas por fungos

Entenda o problema e saiba como se proteger das coceiras e descamações


Fonte R7

Taiwan: Epidemia de gripe já matou 59 pessoas

Hospitais registram uma média de 2.000 casos diários

A epidemia de gripe que castiga Taiwan já causou 59 mortes em um tempo frio incomum para a ilha, informou nesta sexta-feira (10) o Centro de Controle de Doenças de Taiwan.

Os hospitais ilhéus registram uma média de 2.000 casos diários e os estabelecimentos estão saturados pelo avanço da doença, que nos últimos dias matou cinco pessoas, todos maiores de 60 anos que padeciam de doenças crônicas e não haviam sido vacinadas, acrescentou o Centro.

As autoridades sanitárias de Taiwan pediram à população que adote as precauções necessárias para evitar o contágio, tais como manter-se abrigado, lavar as mãos com frequência e estar alerta perante as mudanças bruscas de temperatura.

O perigo da expansão desta gripe aumentará na próxima semana com o início das aulas, interrompidas pelas férias do Ano-Novo Lunar.

Fonte R7

São Paulo segue ritmo estadual e reduz abruptamente o número de casos de dengue

Foram 4.161 em janeiro de 2011, contra apenas 53 registrados no mês passado

A cidade de São Paulo conseguiu reduzir o número de incidências de dengue em 88,7% em janeiro de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 53 casos, contra 4.161 de janeiro de 2011.

O Estado de São Paulo também teve baixa significativa: 95% menos casos de Dengue em janeiro deste ano, em relação ao ano passado: foram 129 casos, contra 2.562.

Os números são da Prefeitura de São Paulo.

Outra boa notícia é que, das 645 cidades do Estado todo, 590 não registraram nenhum caso da doença.

Fonte R7

Acordo entre Índia e UE pode ameaçar acesso a medicamentos

Cúplula deveria fechar acordo de livre-comércio

O acesso dos mais pobres aos medicamentos pode ser limitado caso seja fechado um acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e a Índia, alertou nesta quinta-feira o Fundo Internacional para a Compra de Remédios (Unitaid).

A Índia e a UE realizarão nesta sexta-feira em Nova Délhi uma cúpula bilateral na qual estava previsto que fosse fechado um acordo de livre-comércio que, segundo fontes europeias, não poderá ser concluído nesta semana por conta de divergências em vários setores.

No entanto, o Unitaid, que promove o acesso universal ao tratamento de doenças, aproveitou esta situação para se certificar de que "o acesso aos remédios, e em particular aos medicamentos para tratar a Aids, não seja prejudicado por interesses comerciais por meio de disposições que poderiam afetar a produção, o registro e a disponibilidade de remédios genéricos".

"Fazemos um chamado à União Europeia - com sua longa tradição de direitos humanos - para que assegure o direito de milhões de pessoas dos países em desenvolvimento a continuarem tendo acesso a remédios produzidos pela indústria indiana de genéricos".

A Unitaid não distribui remédios, mas seu principal objetivo é conseguir a redução dos preços dos mesmos e garantir seu acesso a todos aqueles que precisem. A entidade lembra que nos últimos anos foram obtidos muitos êxitos na luta contra a Aids, o que ocorreu, "em grande parte", pela capacidade da Índia de produzir remédios genéricos.

"No entanto, disposições como o monopólio de dados, as extensões de patentes, e ações nas fronteiras poderiam restringir a capacidade dos produtores de genéricos de produzir remédios de baixo preço para poder exportá-los a outros países em desenvolvimento", diz o comunicado da entidade.

A Unitaid lembrou que uma de suas maiores conquistas até o momento foi proporcionar remédios a 90% das crianças soropositivas no mundo, e isso foi possível graças aos remédios genéricos produzidos na Índia. Os genéricos indianos proporcionaram 80% dos remédios contra a Aids financiados por doadores internacionais no mundo nos últimos oito anos, segundo o Unitaid, um fundo criado em setembro de 2006 e que tem presença em 94 países, sobretudo na África e Ásia.

Fonte R7

Músculos precisam de sobrecarga e descanso para crescerem saudáveis

Quem quer ganhar massa magra deve fortalecer o corpo com musculação. Hipertrofia só ocorre se a pessoa descansar a região no dia seguinte.

Emagrecer não significa necessariamente trocar gordura por músculos. Para ganhar massa magra, é preciso fortalecer o corpo com atividades como a musculação.

Além de controlar os movimentos e a postura, os músculos desempenham um importante papel na visão, na respiração e na deglutição. O maior músculo do corpo é chamado sartório ou costureiro e vai do quadril até o joelho. Trabalha na rotação e flexão da perna ao sentar-se como um alfaiate ou costureira – daí o nome.

Musculos (Foto: Arte/G1)

Segundo o preparador físico José Rubens D’Elia e a fisioterapeuta Márcia Viana, outros exercícios que podem ajudar a aumentar o volume da musculatura – em menor proporção que “puxar ferro” na academia – são o pilates, a hidroginástica (principalmente com pesos) e o RPG.

Para crescer, o músculo precisa de sobrecarga. E os estímulos que provocam sobrecarga são: aumento da carga do exercício, duração aumentada (com séries adicionais) ou uma combinação das duas.

Sempre que o músculo se adaptar à sobrecarga, devem ser adicionadas intensidade e carga para aumentar a resposta ao treinamento.

Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.

Consumir proteína e carboidratos antes ou após o exercício também melhora o desempenho, dá mais energia e ajuda a recuperar o tecido. Dormir bem, sem interrupções, é outro fator que contribui para o crescimento muscular.

Assim como a falta de sono, treinar demais, sem repouso, ter uma vida estressante e consumir álcool contribuem para um resultado ruim.

Já a dor é geralmente provocada pelo resíduo de ácido lático nos músculos após as reações químicas realizadas para gerar energia.

Quando os músculos estão fracos, os espaços entre as articulações não ficam preservados, provocando a artrose, doença que não surge apenas na terceira idade. O desgaste pode começar bem antes, se houver desvios posturais e maus hábitos no dia a dia.

Fatores que contribuem para ganhar massa
- Genética
- Gênero (homens têm mais facilidade)
- Alimentação
- Tipo de treino
- Estilo de vida

Importância do fortalecimento
- Ajuda a preservar a coluna, o quadril, as pernas e os movimentos
- O impacto da contração ajuda a renovar as células ósseas, que são produzidas todos os dias
- Para crescer, o músculo também precisa passar por uma sobrecarga

Benefícios da musculação
- Reduz o colesterol e a necessidade de remédios
- Garante melhor qualidade de vida
- Diminui osteopenia, osteoporose e dores
A musculação só deve ser iniciada quando os ossos pararem de crescer, após a puberdade.

Alimentos que regeneram os músculos
- Leite
- Ovos
- Carnes vermelhas
- Peito de peru
- Carboidratos

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, é bom que a pessoa tome um café da manhã completo, com fonte de proteínas como queijo, peito de peru, presunto, ovo, pão integral e uma fruta ou o suco. No almoço, carne bovina, peixe ou frango e grãos (como feijão, lentilha ou grão de bico).

As fontes de carboidrato, antes do exercício, podem ser pão ou frutas e, para depois da malhação, uma refeição mais completa com batata ou outros tubérculos. Se for uma refeição como almoço ou jantar, dê ênfase ao arroz e feijão, que dão mais energia.

Perda muscular de uma pessoa sedentária
- Dos 25 aos 50 anos: 10 %
- Dos 50 aos 80 anos: 30%
- Após os 80 anos, já foram eliminados 40%

Um jovem de 20 anos precisa de 50% da força muscular da coxa para levantar-se lentamente sem apoio. Para erguer-se rapidamente, necessita de 75 % da força da coxa. Já um idoso de 80 anos se levanta devagar usando toda a força que tem, e não consegue erguer-se rapidamente.

Fonte G1

Mutação genética faz pelo crescer no rosto de três irmãs indianas

As irmãs Savita, Monisha e Savitri Sangli (Foto: Caters News)
As irmãs Savita, Monisha e Savitri Sangli (Foto: Caters News)

Savita, Monisha e Savitri herdaram hipertricose do pai, já falecido. As três não têm dinheiro para remover pelos com laser.

Três irmãs indianas lutam para superar uma condição rara que cobre todo o corpo com pelos grossos: a hipertricose. Savita, de 23 anos, Monisha, de 18, e Savitri Sangli, de 16, herdaram a característica de seu pai, já falecido.

A hipertricose é uma mutação genética que faz com que os pelos nasçam em áreas onde eles normalmente não existem, como na testa. No caso das mulheres, isso também significa o surgimento de barba.

As três irmãs sonham em ter um casamento e, por isso, tentam driblar a hipertricose. Sem dinheiro para remover os pelos com laser – o tratamento custaria mais de R$ 12 mil para cada uma delas –, elas usam um creme especial para tentar frear o crescimento deles.

As três vivem em uma pequena vila perto da cidade de Pune, no centro da Índia. Nessa sociedade, mulheres solteiras não têm muitas perspectivas e, por isso, a mãe Anita se esforça para arrumar um casamento para as filhas.

“Se uma boa proposta vier, vou conseguir casá-las. Se nada vier, terão que trabalhar e sobreviver. Enquanto eu estiver viva, vou continuar tentando”, afirmou.

Savita, a mais velha, contou que sofreu preconceito desde a infância. Na escola, ouvia frases como “não sente perto dela”. Depois de tudo isso, ela já perdeu as esperanças. “Casamento não é uma opção para nós, não é provável que aconteça”, lamentou.

Fonte G1

Consumo exagerado de maconha dobra chances de bater o carro

Estudo revisou dados de 49.411 acidentados no Reino Unido. Pesquisadores defendem que a droga afeta a coordenação motora.

O consumo exagerado de maconha pode dobrar as chances de batidas de carro, segundo um estudo publicado nesta semana no "British Medical Journal", publicação científica inglesa. Os autores da Universidade Dalhousie revisaram dados de nove estudos para chegar à conclusão sobre os efeitos da droga na direção.

Os cientistas acreditam que a maconha prejudica a atividade motora coordenada pelo cérebro que é necessária para guiar o veículo com segurança. A análise abordou as informações coletadas de 49.411 pessoas que bateram o carro no Reino Unido. Os estudos anteriores falharam em separar a influência da droga de outras substâncias como o álcool.

A maconha é a substância ilegal mais consumida no mundo, segundo os autores. Com as estatísticas apontando o aumento no uso da droga, os pesquisadores acreditam que o risco de pessoas estarem dirigindo fora das condições ideais de consciência também cresce.

Eles citam o exemplo da Escócia, onde 15% de 537 pessoas entre 17 e 39 anos confessaram ter usado maconha até 12 horas antes de pegar o volante em 2007.

Todas as colisões analisadas no levantamento aconteceram em vias públicas e envolveram carros, vans, veículos esportivos, caminhões, ônibus e motocicletas. A prova do consumo da droga entre os acidentados foi feita tanto por confissão como por testes de sangue.

Fonte G1

Homem fica com barriga deformada após injetar insulina no mesmo lugar

Sul-africano aplicava doses da substância nos mesmos pontos do abdômen. Hormônio provoca inchaços sob as camadas de pele do diabético.

Um sul-africano de 55 anos ficou com a barriga deformada após injetar insulina seguidas vezes no mesmo lugar. Após aplicar as doses do hormônio que ajuda no controle do açúcar no sangue, o homem diabético deixou de revezar os locais onde perfurava a pele, causando dois grandes inchaços que mais se assemelham a implantes mamários de silicone. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

A condição é conhecida como lipohipertrofia e acontece com alguma frequência entre pessoas que precisam de doses diárias da substância, mas o caso do sul-africano impressiona pois ele deixou de revezar os locais de aplicação durante três décadas (veja foto abaixo).

Portador do tipo 1 da doença, o pãncreas do homem não consegue produzir o hormônio por conta própria, o que torna as injeções vitais para o cotidiano do paciente.

A deformidade no abdômen do sul-africano é tão severa que os próprios médicos do Centro de Diabetes e Endocrinologia em Johanesburgo resolveram divulgar as imagens como forma de alerta, preservando a identidade do diabético. O homem não foi mais visto pelo grupo, pois faltou a consultas posteriores.

Sul-africano de 55 anos fica com dois inchaços na barriga após três décadas aplicando injeções de insulina no mesmo lugar. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Sul-Africano de 55 anos fica com dois inchaços na barriga após três décadas aplicando injeções
de insulina no mesmo lugar. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Durante a estadia do homem no centro especializado em diabetes, os médicos o aconselharam a trocar os lugares das aplicações e o prescreveram um outro tipo de insulina. Eles afimaram que o problema passou despercebido pois os inchaços não causavam dor ao sul-africano.

A equipe médica também relatou o caso na revista "New England Journal of Medicine", uma das principais publicações médicas do mundo, para alertar a pacientes com diabetes sobre os riscos de aplicar injeções seguidas de insulina no mesmo lugar.

Para Stan Landau, um dos médicos que atendeu o diabético, um caso tão extremo de lipohipertrofia nunca havia sido testemunhado no centro médico. Ele afirma que o paciente precisará de cirurgia plástica caso queira restaurar o formato original do abdômen.

Fonte G1

Irmãs inglesas dão à luz filhas na mesma ala de hospital

As irmãs Nicole (à esquerda) e Elisa, com as respectivas filhas no colo. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Partos ocorreram com apenas 7 horas de diferença.Ambas descobriram que estavam grávidas ao mesmo tempo.

Duas irmãs britânicas deram à luz bebês no mesmo dia e ala de hospital, com diferença de horas entre os dois partos. Elisa Pass, de 30 anos, e Nicole Jeffs, de 19, descobriram que estavam grávidas ao mesmo tempo e desde então fizeram todos os preparativos para receberam as filhas na mesma época. As informações são do jornal britãnico "Daily Mail".

Os nascimentos deveriam ter acontecido com duas semanas de distância, mas Nicole começou o trabalho de parto horas antes da bolsa de Elisa ter se rompido.

Ao chegaram ao hospital Stepping Hill, na cidade inglesa de Stockport, as irmãs foram atendidas na mesma ala do hospital. Isla, a filha de Nicole, nasceu às 18 horas, após 14 horas de trabalho de parto da mãe. O bebê pesava 3,2 quilos. Já Elisa deu à luz Hollie, com 3,9 quilos, na primeira hora do dia seguinte.

Os pais Paul e Gail tiveram de se dividir para atender às necessidades das duas filhas e correr para não perder nenhum dos partos. As mães deixaram o hospital também juntas, dois dias depois dos nascimentos.

A equipe do hospital afirmou nunca ter registrado nascimentos tão próximos de filhos de irmãs, apesar de fazer 4 mil partos por ano.

Fonte G1

Irmãs inglesas dão à luz filhas na mesma ala de hospital

As irmãs Nicole (à esquerda) e Elisa, com as respectivas filhas no colo. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Partos ocorreram com apenas 7 horas de diferença.Ambas descobriram que estavam grávidas ao mesmo tempo.

Duas irmãs britânicas deram à luz bebês no mesmo dia e ala de hospital, com diferença de horas entre os dois partos. Elisa Pass, de 30 anos, e Nicole Jeffs, de 19, descobriram que estavam grávidas ao mesmo tempo e desde então fizeram todos os preparativos para receberam as filhas na mesma época. As informações são do jornal britãnico "Daily Mail".

Os nascimentos deveriam ter acontecido com duas semanas de distância, mas Nicole começou o trabalho de parto horas antes da bolsa de Elisa ter se rompido.

Ao chegaram ao hospital Stepping Hill, na cidade inglesa de Stockport, as irmãs foram atendidas na mesma ala do hospital. Isla, a filha de Nicole, nasceu às 18 horas, após 14 horas de trabalho de parto da mãe. O bebê pesava 3,2 quilos. Já Elisa deu à luz Hollie, com 3,9 quilos, na primeira hora do dia seguinte.

Os pais Paul e Gail tiveram de se dividir para atender às necessidades das duas filhas e correr para não perder nenhum dos partos. As mães deixaram o hospital também juntas, dois dias depois dos nascimentos.

A equipe do hospital afirmou nunca ter registrado nascimentos tão próximos de filhos de irmãs, apesar de fazer 4 mil partos por ano.

Fonte G1

Droga contra câncer combate efeitos do Alzheimer em camundongos

'Bexaroteno' reduziu os níveis de substância típica no avanço da doença. Remédio é aprovado nos EUA apenas contra certos tipos de tumores.

Uma droga usada para o combate de tumores foi aplicada com sucesso para reduzir os efeitos do Alzheimer em camundongos nos Estados Unidos. O grupo responsável pela pesquisa usou um composto conhecido como bexaroteno para livrar o cérebro dos roedores de depósitos de proteína que provocam a doença.

O estudo é tema da edição desta semana da revista "Science" e foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina Case Western, na cidade norte-americana de Cleveland, em Ohio.

Fragmentos de proteína conhecidos como beta-amiloides são peças-chave no desenvolvimento do Alzheimer, mas em pessoas saudáveis, esses pedaços são destruídos por uma enzima chamada ApoE.

A equipe coordenada pela cientista Paige Cramer sabia que o bexaroteno é capaz de estimular a ativação da enzima. O grupo resolveu apostar na possibilidade do remédio conseguir aumentar os níveis de ApoE e reduzir os níveis de beta-amiloide.

Os camundongos utilizados na pesquisa eram propensos a desenvolver a doença. Apenas seis horas após a aplicação da droga, os cientistas notaram uma diminuição de 25% nos níveis de amiloide-beta no cérebro das cobaias. No final do experimento, o grupo obteve até 75% de queda nos níveis dos fragmentos de proteína.

Os animais também apresentaram melhoras cognitivas, na interação social e no olfato. Os pesquisadores destacaram a capacidade que os roedores apresentaram em formar "ninhos" com o material disponível no laboratório, característica que era sufocada pelo desenvolvimento da doença.

Somente nos Estados Unidos, 5,4 milhões de pessoas sofrem com o Alzheimer. Elas poderiam ser beneficiadas caso a droga receba uma nova aprovação da autoridade sanitária norte-americana para combate à doença neurodegenerativa.

Fonte G1

Polícia investiga morte de bebê na Maternidade Santa Joana

Pais da criança alegam que a instituição teria cometido erros. O hospital se defende dizendo que todos os critérios médicos foram atendidos e em nenhum momento o bebê ficou sem atendimento

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar a morte da recém-nascida Maria Victória Santos Ribeiro, morta aos 41 dias de vida no Hospital e Maternidade Santa Joana, uma das maiores maternidades particulares da capital paulista, após ter nascida supostamente saudável. As informações são do jornal Estado de. S. Paulo.

De acordo com a reportagem, o técnico em telecomunicações Reginaldo Ribeiro da Silva, de 39 anos, e a analista de sistemas Erika Alvares Borges, de 35, pais da criança, dizem que o hospital teria cometido erros que provocaram a morte inexplicada.

A suspeita de mau atendimento levou a família a registrar boletim de ocorrência, pedir necropsia fora do hospital e acionar a Justiça para tentar descobrir o que aconteceu no hospital. Eles querem ter acesso a todas as imagens de dentro do berçário – sobretudo às da câmera que focava apenas o berço da filha.

Os pais também criaram uma página na internet, na qual relatam o que aconteceu na maternidade, e fizeram um perfil da criança em redes sociais para divulgar o caso e buscar respostas.

O laudo preliminar da morte da criança, elaborado pelo Instituto Médico-Legal (IML), aponta septicemia, broncopneumonia e fratura de ossos. O complementar deve ficar pronto em até 30 dias.

Em nota ao Saúde Web, o Hospital Santa Joana informa que “durante o período de 41 dias de internação, a instituição acompanhou e informou toda evolução clínica em conjunto com o médico especialista particular contratado pela família, que estava de acordo com as hipóteses e investigações diagnósticas e terapêuticas adotadas pelo corpo clínico”.

A ocorrência foi registrada na polícia no dia 23, como morte suspeita. Nesta quarta-feira, (08), o delegado titular do 6.º Distrito Policial, José Gonzaga Pereira da Silva Marques, afirmou que pedirá as gravações ao hospital e convocará a equipe médica que socorreu a menina para depor. As imagens podem ser enviadas para perícia técnica.

Marques diz, porém, que somente com o laudo final da causa da morte, feito pelo IML, poderá concluir a investigação. Segundo ele, a antecipação do inquérito será instaurada porque existem dúvidas que precisam ser esclarecidas.

Em relação ao laudo parcial do IML e demais afirmações por parte dos pais do recém-nascido, o Hospital informa que já adotou as medidas judiciais cabíveis e está tomando as medidas competentes com relação às acusações.

Histórico
Maria Victória nasceu no dia 13 de dezembro. Reginaldo e Erika dizem que escolheram o Santa Joana como maternidade para o parto – ao custa de R$ 9 mil – depois de visitarem três hospitais.

Reginaldo diz que mostraram o berçário, o centro cirúrgico e os quartos a eles e o hospital foi escolhido porque havia câmeras por todos os lugares, até mesmo filmando os berços dos bebês dos berçários.

De acordo com ele, a menina nasceu com peso normal e recebeu “nota 10″ no atendimento pós-parto. O problema com o bebê teria ocorrido na madrugada do dia 15, quando o pai a levou para trocar a fralda no berçário, depois de ser amamentada.

A instituição diz que o recém-nascido da Sra. Erika Àlvares Borges nasceu por via parto cesárea, tendo este transcorrido normalmente, segundo os critérios médicos e todos os protocolos assistenciais da instituição. no decorrer da internação, o pai encaminhou o recém-nascido ao berçário para troca de fralda. No berçário, a equipe de enfermagem detectou alterações clínicas e providenciou avaliação médica, sendo a mesma realizada.

O pai conta que a auxiliar de enfermagem havia lhe dito que a trocaria e a levaria de volta. Mas, como demorou, acabou adormecendo. Ele afirma que sua esposa e ele foram acordados já de dia, com uma médica dizendo que o coração da sua filha tinha parado de bater.

A suspeita da família é de que a auxiliar de enfermagem tenha colocado a criança no bercinho e se descuidado quando a criança “escorregou”, tendo se sufocado com a coberta. Os pais reclamam de demora no socorro.

O hospital afirma que no decorrer da internação, o pai encaminhou o recém-nascido ao berçário para troca de fralda. No berçário, a equipe de enfermagem detectou alterações clínicas e providenciou avaliação médica, sendo a mesma realizada. Em nenhum momento o recém-nascido permaneceu sem cuidados

De acordo com o jornal, a equipe do hospital diz que a auxiliar de enfermagem desconfiou de hipotermia, porque as unhas do bebê estavam roxas, e chamou a médica de plantão, que verificou falta de oxigenação e decidiu levá-la à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lá, a menina foi entubada e medicada, porque estava com frequência cardíaca baixa.

Maria Victoria entrou em coma, teve convulsões e uma lesão na membrana pulmonar (por tentativa de reanimação). Depois, foi diagnosticada lesão cerebral. Nenhum exame realizado desvendou a doença original.

Fonte SaudeWeb

Lucro da Sanofi cresce 13% e soma € 2 bilhões no 4º tri

Somente no Brasil, as vendas da companhia chegaram a € 1,522 milhão, caracterizando um aumento de 16,9% em relação a 2010

A Sanofi-Aventis, empresa francesa do setor farmacêutico, registrou lucro líquido das operações de € 2,077 bilhões no quarto trimestre, valor 13% superior ao ganho de € 1,838 bilhão observado um ano antes.

Mesmo assim, o desempenho anual foi inferior em 2011. A companhia alcançou lucro líquido de € 8,795 bilhões no ano passado, contra € 9,215 bilhões em 2010.

“O ano de 2011 foi um ano importante na transformação da Sanofi”, destacou Christopher A. Viehbacher, diretor‐geral da Sanofi, em comunicado.

“Fomos bem‐sucedidos na aquisição e integração da Genzyme, nossas plataformas registraram crescimento de dois dígitos, reduzimos nossos custos como previsto e submetemos cinco novos produtos às autoridades regulatórias”, completou o executivo.

As vendas subiram 8,8% no quarto trimeste, frente ao mesmo período de 2010, para € 8,508 bilhões. No ano, as vendas totalizaram € 33,389 bilhões, cifra 3,2% maior que a verificada em 2010.

Vale destacar que as vendas nos mercados emergentes tiveram expansão de 10,4% (excluindo Genzyme e as vendas da A/H1N1), alcançando €10,133 bilhões. Somente no Brasil, as vendas da companhia chegaram a € 1,522 milhão, caracterizando um aumento de 16,9% em relação a 2010.

Fonte SaudeWeb

Laboratório Sabin abre filial em Minas Gerais

Espaço é resultado de uma parceria com o Laboratório Santa Lucília, de Uberaba

O Laboratório Sabin, presente do Distrito Federal, firmou uma parceria com o Laboratório Santa Lucília, de Uberaba, como parte do seu programa de expansão.

De acordo com a empresa, a novidade tem o objetivo de beneficiar os moradores da região com serviços de medicina laboratorial, atendimento humanizado e agilidade na liberação de laudos.

Para a concretização do empreendimento, houve um estudo estrataégico da geolocalização da região Sudeste e do desenvolvimento de Uberaba. A sócia-diretora técnica do laboratório, Sandra Costa, conta que uma das principais características que levou à escolha do município foi a constatação de um considerável avanço técnico-científico.

O Laboratório Santa Lucília/ Sabin em Uberaba já está disponível para a população, com capacidade de atendimento para mais de 400 pacientes por dia. A sede conta com um Núcleo Técnico Operacional em suas instalações. A estrutura abriga também um serviço de assessoria cientifica, onde os especialistas, em diferentes áreas da medicina, esclarecem dúvidas sobre exames e laudos laboratoriais.

Para gerenciar as atividades na região do Triângulo Mineiro, associaram-se os médicos José Gastão Cunha Neto, patologista clínico e colaborador do Laboratório Sabin há 12 anos na função de coordenador técnico do setor de Hematologia; e Guilherme Ferreira de Oliveira, patologista clínico, especialista em Medicina Tropical pela UFTM, com mestrado em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atual presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

O Laboratório Sabin iniciou em 1998 o processo de crescimento para outras regiões do Brasil. A estratégia de expansão é assessorada pela Fundação Dom Cabral. De acordo com a sócia-diretora executiva do laboratório, Janete Vaz, a instalação de unidades pelo país faz parte de uma política de expansão que pretende estar em 70% dos estados brasileiros até 2020.

Fonte SaudeWeb

Plano de saúde pode ser obrigado a cobrir reparação de cirurgias

Segundo o projeto, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), a cobertura será obrigatória mesmo que os procedimentos não estejam previstos no contrato do cliente

Está em trâmite na Câmara o Projeto de Lei 2981/11, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que obriga as operadoras de planos de saúde a cobrir todos os procedimentos médicos necessários para reparar lesões decorrentes de cirurgias feitas pelo plano. Segundo o projeto, a cobertura será obrigatória mesmo que os procedimentos não estejam previstos no contrato do cliente.

De acordo com o deputado, a inspiração do projeto veio de um caso ocorrido no seu estado, em que uma pessoa ficou com lesões após uma cirurgia e o plano não aceitou custear os procedimentos reparadores, por estarem fora dos serviços contratados.

Segundo ele, a obrigação de reparação do dano causado é regra primária de direito. “Entretanto, a ausência de previsão específica na legislação referente aos planos de saúde impede que ela seja feita automaticamente, obrigando o cidadão já prejudicado a procurar o Judiciário para ver atendido o seu direito”, disse Praciano.

A proposta altera a lei dos planos privados de saúde (9.656/98).

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2934/04 e será analisado, em regime de prioridade, pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.

Fonte SaudeWeb

Hospital São Camilo dobra PS e aumenta produtividade em 25%

Urgências relativas e casos mais graves serão atendidos em andares diferentes, com infraestrutura capacitada para cada situação

O Hospital São Camilo Pompeia inaugurou, na primeira semana de fevereiro, um novo espaço voltado exclusivamente ao atendimento de urgências relativas, classificadas com a pulseira verde na triagem. Esta ampliação praticamente dobrou a área útil do Pronto-Socorro Adulto (PSA), que passa a contar agora com 1.254 m².

Localizada no 1° andar do Bloco 1, o novo espaço do PSA conta com cinco consultórios voltados à clínica geral, duas salas de espera, sala de medicação, conforto médico e escritórios administrativos.

“Esta nova obra faz parte do plano diretor de expansão do Hospital. Somente no PSA, atendemos uma média de 17 mil pacientes por mês. Com a inauguração do novo espaço, vamos aumentar em cerca de 25% a nossa capacidade de atendimento”, o diretor administrativo do Hospital São Camilo Pompeia, José Carlos de Oliveira, em comunicado.

Sala de Medicação
Um dos grandes destaques do novo espaço é a Sala de Medicação com divisórias, proporcionando, segundo o hospital, privacidade entre os pacientes. A sala possui 25 boxes – sendo quatro equipados com monitorização contínua de sinais vitais e um box adaptado exclusivamente ao atendimento de pacientes preferenciais. O ambiente também conta com TVs de LCD.

A sala de medicação também possui dois boxes reservados para coleta de exames laboratoriais e interligação direta com uma farmácia-satélite, o que contribui para agilizar a dispensação e administração de medicamentos aos pacientes.

A instituição ressaltou, em nota, que a triagem inicial dos pacientes continua sendo feita no mesmo local. A diferença é que as urgências relativas agora são encaminhadas para o 1° andar, enquanto as urgências absolutas (classificadas com as pulseiras laranja e amarela) e os atendimentos preferenciais (pulseira azul) são encaminhados ao térreo.

A estrutura do andar térreo do PSA – com seis consultórios, sala de medicação e observação – continuará funcionando normalmente, só que exclusivamente para pacientes que, em detrimento do quadro clínico mais emergencial, necessitam de um atendimento mais rápido e monitoramento maior por parte das equipes assistenciais. Ainda em 2012, o andar térreo também deve passar por reformas, com o propósito de deixá-lo mais moderno e alinhado à nova hotelaria do Hospital.

Fonte SaudeWeb

AMIB e ABTO lança regras para preservação de órgãos

Segundo dados de 2010 do RBT do total de 6979 potenciais doadores, 18,3% foram perdidos durante a manutenção do paciente. Especialistas acreditam que é possível reduzir o percentual de perdas de órgãos em 50%

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) lança, pela primeira vez no País, as Diretrizes para manutenção de múltiplos órgãos no potencial doador falecido. O objetivo é uniformizar os cuidados prestados ao doador falecido para aumentar a qualidade e quantidade de transplantes no país e diminuir as perdas da preservação dos doadores durante a espera pela retirada dos órgãos.

Segundo dados de 2010 do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) do total de 6979 potenciais doadores de órgãos, 18,3% foram perdidos durante a manutenção do paciente com morte encefálica diagnosticada. Problemas na manutenção são a segunda maior causa da não efetivação de transplantes, ficando atrás somente não autorização familiar, com 25,8%.

A elaboração das Diretrizes é fruto da parceria entre AMIB e ABTO e contou com o trabalho de dezenas de médicos em sua redação. O resultado é um documento que concentra informações que vão favorecer a atuação dos médicos intensivistas e profissionais que atuam nas UTI brasileiras.

“Acreditamos que é possível reduzir o percentual de perdas de órgãos no processo de manutenção em 50%”, diz, em comunicado, o coordenador da campanha e um dos autores das Diretrizes, Fernando Machado.

O lançamento das Diretrizes faz parte da terceira edição da campanha nacional Orgulho de Ser Intensivista, iniciativa da AMIB e que este ano tem como tema principal “A Doação de Órgãos Começa na UTI”. O documento, em formato cartilha, está sendo distribuído nas UTI de todo o Brasil e está disponível no site da campanha.

A campanha da AMIB também desenvolveu materiais específicos para as famílias dos pacientes – um direcionado à família do potencial doador de órgãos, que é aquele que já teve o diagnóstico da morte encefálica, e outro para famílias que têm parentes internados na UTI, seja qual for o motivo.

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: MM Expectorante

Produção de medicamentos: Abbott assina parceria com a Organização DNDi

Acordo tem o objetivo de desenvolver novos tratamentos para doenças como doença de Chagas, verminoses, leishmaniose e doença do sono

A Organização DNDi e a Abbott assinaram, no última dia 30, acordo de quatro anos, para pesquisa conjunta e de licenciamento não exclusivo para o desenvolvimento de novos tratamentos para várias das doenças tropicais mais negligenciadas do mundo, incluindo doença de Chagas, verminoses, leishmaniose e doença do sono. Por este acordo de colaboração, os cientistas da DNDi e da Abbott tem o objetivo de concentrar seus esforços iniciais na descoberta e desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos, que agem nessas doenças.

Desde 2009, a Abbott fornece compostos para a DNDi analisar sua ação contra doenças negligenciadas. Este novo acordo tem o intuito de ampliar este relacionamento e oferecer acesso para a DNDi a determinadas classes de moléculas e acompanhamento de dados levantados pela Abbott.

Segundo o vice-presidente sênior da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos da Abbott, John Leonard, as parcerias para o desenvolvimento de produtos possibilitam suprir as necessidades das doenças negligenciadas.

Para o diretor executivo da DNDi, Bernard Pécoul, esta parceria significa uma nova massa crítica de conhecimento que possibilitará que a DNDi busque atender as necessidades ainda não supridas de pacientes negligenciados nas áreas mais pobres do mundo.

O acesso adequado a tratamentos para doenças negligenciadas em todos os países endêmicos, não somente nos países menos desenvolvidos, é a parte central do acordo; como resultado do acordo, a DNDi tem o compromisso de garantir o menor preço sustentável para quaisquer produtos desenvolvidos e distribuídos.

Fonte SaudeWeb

FDA aprova nova versão de medicamento para diabetes tipo 2 da Merck

Comprimido atua nos três principais problemas do diabetes tipo 2 – a deficiência de insulina no pâncreas, a resistência à insulina e a hiperprodução de glicose pelo fígado

A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.

O novo comprimido atua nos três principais problemas do diabetes tipo 2 – a deficiência de insulina no pâncreas, a resistência à insulina e a hiperprodução de glicose pelo fígado. De acordo com a Merck, fabricante do medicamento, o remédio reduz o nível de glicose (açúcar) no sangue, melhorando o controle da doença e não causa hipoglicemia.

“A combinação de sitagliptina com metformina de ação prolongada foi bioequivalente e tão efetiva quanto à co-administração dos dois medicamentos separadamente. “Janumet XR® é um novo tratamento que associa a conveniencia da dose única à eficácia no tratamento dos pacientes com diabetes tipo 2″, diz, em comunicado, o vice presidente de Diabetes e Endocrinologia da Merck, Barry Goldstein.

Fonte SaudeWeb

Entenda como funciona o programa Sentinelas em Ação 2012

Projeto é uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Sírio Libanês, com apoio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

Em abertura à reunião do programa Sentinelas em Ação 2012, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, disse que o projeto é uma boa parceria no âmbito da gestão de saúde, com o objetivo de mitigar o risco. O Sentinelas em Ação é uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Sírio Libanês, com apoio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

De acordo com a instituição, a prioridade do programa é tratar de assuntos relacionados à vigilância sanitária de produtos que já estão no mercado, promovendo a atualização e o intercâmbio de conhecimentos.

Realizado por vídeo conferência, conta com a participação de representantes do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós) e da área de segurança do paciente. A atividade é direcionada às instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde em todo o Brasil e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

A Rede Sentinela é composta por 148 hospitais que atuam de forma constante na identificação e notificação de problemas com produtos para saúde.

Fonte SaudeWeb

Tenha a bondade madame!

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí - IPAG/RS

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG), Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 15 vagas.

Inscrições:
Até 22 de fevereiro, pelo http://www.msconcursos.com.br/.


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 743,63 a R$ 5.616,26.

Provas:
Prova objetiva: 11 de março.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda e Telefonista.
Médio - Agente Administrativo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática.
Superior - Arquivista, Contador, Economista, Médico Auditor, Médico Perito do Trabalho, Médico Psiquiatra, Médico Traumatologista, Odontólogo Auditor e Procurador Jurídico.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (II)

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realiza concurso para provimento de 1 vaga para Agente Técnico de Assistência a Saúde (Psicólogo)

Inscrições:
Até 24 fevereiro, pelo http://www.hcnet.usp.br/
ou na Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, 1º. andar, Prédio da Administração, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP: 05.403-010

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.186,00

Provas:
Haverá prova escrita, prova prática oral e títulos

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP realiza concurso para provimento de 2 vagas para o Núcleo de Diagnóstico e Tratamento da Obesidade e Transtornos Alimentares da Divisão de Psicologia da Diretoria Executiva do Instituto Central e Núcleo de Neuropsicologia da Divisão de Psicologia da Diretoria Executiva do Instituto Central

Inscrições:
Até 1º de setembro, pelo http://www.hcnet.usp.br/
. A documentação deve ser enviada para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225, 1º andar, Prédio da Administração - Cerqueira César, São Paulo - SP, CEP 05403-010.

Valor:
R$57,59.

Cargo:
Psicólogo.

Remuneração:
R$ 1.001,95.

Provas;
Haverá prova escrita, prática-oral e de títulos.

Concurso Prefeitura de Saltinho - SC 2012

A Prefeitura de Saltinho, Estado de Santa Catarina, através da empresa Alternative Concursos Ltda, abre inscrições para concurso público, visando preencher 07 vagas em cargos de níveis alfabetizado e superior. O salário oferecido é de R$ 630,23 a R$ 10.540,02, com carga horária de 10 a 40 horas semanais. Confira o edital.
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino), Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Médico Veterinário e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 06 de março de 2012, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.alternativeconcursos.com.br/. As taxas variam de R$ 40,00 para cargo de nível alfabetizado e R$ 100,00 para nível superior.
Provas
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 18 de março de 2012 das 09h00min às 12h00min no Núcleo Escolar Municipal Saltinho, sito à Rua Erica Pfeifer, s/n.°, Centro, no Município de Saltinho (SC).
Os cadernos de questões estarão disponíveis, no dia 20 de março de 2012, no site da Prefeitura Municipal de Saltinho (SC), bem como no da empresa contratada http://www.alternativeconcursos.com.br/.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Saltinho – Santa Catarina

Concurso Prefeitura de São João do Manteninha - MG

No município de São João do Manteninha, Estado de Minas Gerais, haverá concurso público de provas e títulos para provimento de vagas nos cargos do Quadro Permanente da Prefeitura Minicipal. As inscrições para a seleção pública, que será executada pela empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda, começam a partir de 28 de fevereiro.

São oferecidas 47 vagas para cargos de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 1.503,97, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Administrador, Agente de Controle Interno, Assistente de Informática, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Técnico em Administração, Auxiliar de Serviços de Educação Básica, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Sanitário, Médico, Motorista, Nutricionista, Oficial de Serviços - Pedreiro, Operário, Professor de Educação Básica Nível I, Psicólogo, Recepcionista, Supervisor, Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia e Técnico em Saúde Bucal. 

Inscrições e Taxas
Após iniciadas, as inscrições via internet prosseguirão até 29 de março de 2012, no site http://www.imperialconcursos.com.br/, ou pessoalmente, no Município de São João do Manteninha, sede da Prefeitura Municipal, para os candidatos que não possuem computador, de 09 às 16 h, exceto sábados, domingos e feriados, no mesmo período.

As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00.

Provas e Gabaritos
O concurso será realizado mediante duas etapas: a primeira composta pela Prova Objetiva e de Títulos, sendo a segunda etapa, a Prova Prática.

As Provas Eliminatórias Objetivas serão realizadas no Município de São João do Manteninha, Estado de Minas Gerais, no dia, horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico  http://www.imperialconcursos.com.br/. O Gabarito Oficial será divulgado no primeiro dia útil subseqüente à realização da prova objetiva.

Valdiade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Novo São Joaquim - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo São Joaquim, Estado de Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo, destinado a contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades excepcional de interesse público nas áreas Administrativas, de Infra Estrutura, Educação e Saúde do município de Novo São Joaquim.
São oferecidas 27 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 1.113,72, para carga horária de 25 a 40h semanais.
Cargos
Nível Fundamental - Operador de Máquinas (3 vagas) e Agente de Serviços Gerais (3).
Nível Médio - Fiscal de Tributos (3), Agente de Administrativo (4), Auxiliar de Laboratório (3) e Técnico de Enfermagem (6).
Nível Superior - Professor de Matemática (2) e Professor de Pedagogia (3).
Inscrições
As inscrições presenciais poderão ser feitas na Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim - MT cito a Rua Cachoeira da Fumaça, Nº 77, Jardim Palmeiras, com o acompanhamento de um funcionário público até o dia 10 de fevereiro de 2012, das 13hs00min às 17hs00min.
Provas
Aplicação de provas objetivas será na data prevista de 13 de fevereiro de 2012, das 19hs00min às 21hs00min na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Soto situada na Rua Tiradentes, Nº. 131, Jardim Boa Esperança, Novo São Joaquim - MT.

O resultado final será divulgado mediante publicação no quadro de publicação oficial da Prefeitura Municipal e no site: www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.

Este processo terá validade de 01 ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Rosário Oeste - MT

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Rosário Oeste, Estado de Mato Grosso. O concurso, que será realizado pela empresa ACPI, terá prazo de validade de 02 anos, contados a partir de sua  homologação, podendo ser prorrogado. Confira o edital.

As 58 oportunidades são para os cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo 5% dos postos reservados a portadores de deficiência. A remuneração é de até R$ 7.998,63, para desempenho das funções por 40 horas semanais.
Cargos
Nível Superior: Assistente Social, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Veterinário. Nível Médio: Atendente, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Cuidador da Casa Transitória, Fiscal de Tributos e Monitor de Informática. Nível
Fundamental: Apreendedor de Animais, Bombeiro Hidráulico, Operador de Máquinas, Auxiliar de Cuidador, Gari, Motorista Especial Categoria D, Contador e Controlador Interno.
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser feitas pela internet no endereçoda organizadora (http://www.acpi.inf.br/), ou presencialmente no Tele Centro Elizabeth Evangelista, sito à Rua Floriano Peixoto, Centro (Casa Vó Nhana), até o dia 17 de fevereiro de 2012.
As taxas de inscrição variam entre R$ 30, R$ 60,00 e R$ 90,00.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 04 de março de 2012 no período matutino, em locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.acpi.inf.br/ e http://www.rosariooeste.mt.gov.br/ será afixado no local de costume.

O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino.

Saiba mais

Prefeitura de Rio das Ostras - RJ abre concurso público

A Prefeitura de Rio das Ostras (Rio de Janeiro) lança nesta sexta-feira, dia 10, o edital do VI Concurso Público, elaborado pela Fundação Trompowsky, responsável pela organização do concurso. Ao todo serão oferecidas 3.482 vagas para os cargos em todas as áreas da administração pública, priorizando as áreas de saúde e educação.
As vagas serão divididas entre a administração direta (3.435), Fundação Rio das Ostras de Cultura (42) e Rio das Ostras Previdência (5) e as inscrições já começam a partir do dia 11 de fevereiro, no site da Fundação Trompowsky (http://concursos.trompowsky.org.br/).
Presencialmente, os candidatos poderão se inscrever em um dos sete pontos de atendimento espalhados na cidade, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou na Central de Atendimento ao candidato (rua Mayer, 736 - Liberdade), que vai funcionar no mesmo horário dos postos de atendimento. O prazo final para inscrições será 07 de março de 2012. Confira a relação dos pontos de inscrição:

- Secretaria de Ciência e Tecnologia: Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, S/N, Extensão do Bosque, Rio das Ostras.

- Centro Municipal de Qualificação Profissional: Rua do Engenheiro, Quadra F, Lote 9C, ZEN, Rio das Ostras.

- Centro Municipal de Inclusão Digital de Cantagalo: Estrada da Califórnia, S/N, Centro de Apoio ao Produtor Rural, Cantagalo, Rio das Ostras.

- Centro de Cidadania Ricardo Muylaert Salgado: Rua das Casuarinas, Nº 595, Âncora, Rio das Ostras.

- Colégio Estadual Rocha Leão: Rua Henrique Sarzedas, Nº 241 Centro, Rocha Leão, Rio das Ostras.

- Escola Estadual Municipalizada Fazenda da Praia: Estrada da Praia, S/N, Mar do Norte, Rio das Ostras.

- Casa da Educação: Rua Araruama, nº 86, Centro, Rio das Ostras

O valor da inscrição varia de acordo com o cargo pretendido:candidatos aos cargos que exigem ensino superior, pagam R$120,00. Já para os cargos que exigem Ensino Médio e Técnico, a inscrição será de R$ 70,00 e, por fim, aqueles que optarem por uma das oportunidades nos cargos que exigem Ensino Fundamental completo e incompleto irão pagar R$40,00 e R$30, respectivamente.
O prazo final para quem pretenda solicitar isenção do valor dessa taxa é até 22de fevereiro. Vale lembrar que será necessário providenciar toda a seguinte documentação: requerimento de Inscrição impresso do sistema, comprovante de residência de mês anterior ao da inscrição em nome do Candidato ou do familiar residente no mesmo endereço (conta de energia elétrica, de água, de telefone fixo); Certidão de nascimento ou de casamento, ou decisão de separação ou de divórcio ou de falecimento do cônjuge, do Candidato bem como dos familiares residentes no mesmo endereço; Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Candidato bem como dos familiares maiores de 18 anos de idade, residentes no mesmo endereço; e comprovante de renda do Candidato e dos familiares residentes no mesmo endereço.

Dentre os cargos novos que estarão disponíveis no edital, estão os de Analista Processual, Gestor Ambiental, Instrutor de Atividades Físicas em Saúde e Orientador Jurídico.
Os candidatos deverão ler atentamente o edital, que será publicado aqui. Aguarde.
Com informações da Prefeitura de Rio das Ostras