Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Filhos de pais com transtorno bipolar são mais sensíveis ao estresse

Um estudo internacional liderado por pesquisadores da Universidade de Concórdia, nos EUA, mostra que crianças com pelo menos um dos pais com transtorno bipolar do humor são mais sensíveis ao cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

De acordo com a pesquisa, as crianças apresentam níveis mais elevados do hormônio em resposta a situações do cotidiano.

“Estudos anteriores mostraram que crianças com pais com transtorno bipolar tem quatro vezes mais chances de desenvolver transtornos do humor do que as crianças sem casos na família”, explica Mark Ellenbogen, principal autor do estudo. “O nosso objetivo foi determinar como isso está acontecendo.”

Para chegar nos resultados, divulgados no periódico Psychological Medicine, a equipe de Ellenbogen mediu os níveis de cortisol em crianças onde pelo menos um dos pais tinha transtorno bipolar e aqueles com pais não diagnosticados com o transtorno durante crises ou momentos de estresse. Em ambas as circunstâncias, os filhos de pais com transtorno bipolar apresentaram maior aumento nos níveis de cortisol do que aqueles dos pais sem o transtorno.

“Nosso estudo demonstra que essas crianças são biologicamente mais sensíveis à experiência de estresse em seu ambiente natural e normal, em comparação aos seus pares não afetados”, afirma Ellenbogen. “Essa maior reatividade ao estresse pode ser uma explicação de porque os filhos acabam desenvolvendo transtornos e é um claro fator de risco para desenvolver transtorno bipolar do humor mais tarde”, finaliza

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário