Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Software avalia risco de tuberculose em paciente

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) criou um software que estima, com base em um questionário, o risco de uma pessoa estar com tuberculose.

Segundo o professor José Manoel de Seixas, o sistema foi "treinado" para reconhecer pessoas com a doença.

Editoria de Arte/Folhapress

Fruto do trabalho de profissionais de medicina, engenharia e estatística, o software foi batizado de Neural TB e tem distribuição gratuita para unidades de saúde.

O cálculo do risco é feito a partir de informações como sexo e idade do paciente e a presença ou não de tosse, falta de ar, dor no peito, perda de peso, febre, catarro com sangue e suor noturno.

O Ministério da Saúde preconiza que pacientes com tosse persistente com ao menos três semanas de duração sejam encaminhados para baciloscopia (exame que detecta o bacilo da tuberculose).

Porém, segundo Afrânio Kritski, coordenador do Programa Acadêmico de Tuberculose da UFRJ, esse critério deixa de fora pessoas que podem estar com a doença.

Outro problema, segundo ele, é que o exame identifica só 60% dos casos da doença.

Kritski diz acreditar que o Neural TB vai ajudar os profissionais de saúde a tomarem decisões.

A ferramenta pode ser útil em três etapas do atendimento: na triagem de pacientes, no atendimento médico e no acompanhamento do tratamento.

Na triagem, o profissional responsável reúne informações sobre o paciente. Ao completar o questionário, a ferramenta indica, por meio de cores, se o risco de a pessoa estar com tuberculose é alto (vermelho), médio (amarelo) ou baixo (verde).

Com base no resultado, o profissional pode, por exemplo, optar por colocar uma máscara no paciente, solicitar exames como raio-X e baciloscopia ou antecipar a consulta com o especialista.

Na etapa seguinte, da consulta médica, os resultados dos exames são incorporados ao sistema e um novo cálculo de risco é feito.

Isso ajuda o médico a avaliar a necessidade de exames mais precisos e caros e a decidir se deve dar início ao tratamento imediatamente.

Além disso, o sistema funciona como um prontuário eletrônico, permitindo o acompanhamento do paciente ao longo do tempo.

Por enquanto, o software está sendo usado só na fase de triagem, em 12 postos de saúde e hospitais de sete Estados. O objetivo é avaliar, até o fim do ano, o impacto do uso da ferramenta.

Seixas e Kritski dizem que o programa deve melhorar o diagnóstico e racionalizar o uso dos recursos para a detecção e o tratamento da tuberculose, priorizando os exames mais sofisticados e a antecipação de consultas para pacientes com mais risco.

No Brasil, estima-se que 63 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose. Até 10% dos infectados desenvolvem a doença, que tem mais de 70 mil casos novos por ano e causa 4.600 mortes.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário