Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Homem fica com barriga deformada após injetar insulina no mesmo lugar

Sul-africano aplicava doses da substância nos mesmos pontos do abdômen. Hormônio provoca inchaços sob as camadas de pele do diabético.

Um sul-africano de 55 anos ficou com a barriga deformada após injetar insulina seguidas vezes no mesmo lugar. Após aplicar as doses do hormônio que ajuda no controle do açúcar no sangue, o homem diabético deixou de revezar os locais onde perfurava a pele, causando dois grandes inchaços que mais se assemelham a implantes mamários de silicone. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

A condição é conhecida como lipohipertrofia e acontece com alguma frequência entre pessoas que precisam de doses diárias da substância, mas o caso do sul-africano impressiona pois ele deixou de revezar os locais de aplicação durante três décadas (veja foto abaixo).

Portador do tipo 1 da doença, o pãncreas do homem não consegue produzir o hormônio por conta própria, o que torna as injeções vitais para o cotidiano do paciente.

A deformidade no abdômen do sul-africano é tão severa que os próprios médicos do Centro de Diabetes e Endocrinologia em Johanesburgo resolveram divulgar as imagens como forma de alerta, preservando a identidade do diabético. O homem não foi mais visto pelo grupo, pois faltou a consultas posteriores.

Sul-africano de 55 anos fica com dois inchaços na barriga após três décadas aplicando injeções de insulina no mesmo lugar. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Sul-Africano de 55 anos fica com dois inchaços na barriga após três décadas aplicando injeções
de insulina no mesmo lugar. (Foto: Daily Mail / Reprodução)
Durante a estadia do homem no centro especializado em diabetes, os médicos o aconselharam a trocar os lugares das aplicações e o prescreveram um outro tipo de insulina. Eles afimaram que o problema passou despercebido pois os inchaços não causavam dor ao sul-africano.

A equipe médica também relatou o caso na revista "New England Journal of Medicine", uma das principais publicações médicas do mundo, para alertar a pacientes com diabetes sobre os riscos de aplicar injeções seguidas de insulina no mesmo lugar.

Para Stan Landau, um dos médicos que atendeu o diabético, um caso tão extremo de lipohipertrofia nunca havia sido testemunhado no centro médico. Ele afirma que o paciente precisará de cirurgia plástica caso queira restaurar o formato original do abdômen.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário