Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pós-Graduação de Informática em Saúde está com inscrições abertas

O ano de 2017 será marcado por uma nova fase na saúde, com a implantação do Registro Eletrônico de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)


Com a plataforma digital será possível conhecer o histórico do paciente, como exames já realizados ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, com a tecnologia para informação, a pasta economizará R$ 84 milhões por ano.

"O atendimento unificado é um grande avanço, mas precisamos formar profissionais que sejam capazes de dar efetividade a ele", destaca a Dra. Beatriz de Faria Leão, que atua na coordenação da Pós-graduação de Informática em Saúde, do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Considerando o número de secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal, de secretarias municipais de saúde de municípios com mais de 200 mil habitantes, de hospitais com mais de 200 leitos e operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil vidas, são necessários mais de dois mil profissionais em informática clínica, nesta primeira etapa de implantação.

O curso, que está em seu terceiro ano, tem como objetivo formar a liderança na área de informática em saúde, capaz de utilizar o conhecimento tecnológico para facilitar a utilização da informação na rede de saúde proporcionando melhorias de processos que refletirão no atendimento ao paciente. A pós-graduação que tem como público-alvo gestores e profissionais das áreas de saúde e TI, dispõe de conteúdo que envolve desde o apoio à gestão até aspectos mais especializados, como gerenciamento de imagens e informática clínica.

Baseado nas competências adotadas pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com três grandes eixos - saúde, gestão e informática - o curso de pós-graduação conta com corpo docente interdisciplinar, que reúne profissionais do próprio Hospital Sírio-Libanês e especialistas nacionais e internacionais.

"O uso adequado dos recursos com planejamento e governança na informática em saúde já se faz obrigatório no cenário atual e isso se acentuará nos próximos anos. Trata-se de uma área cujos profissionais são fundamentais, a exemplo do que já ocorre em países como França e Inglaterra", ressalta a Profa. Dra. Heimar de F. Marin, diretora de Inovação e Tecnologia da Informação do Hospital Sírio-Libanês e também coordenadora do curso.

Anote em sua agenda: Pós-graduação de Informática em Saúde:

Inscrições: Até 06/03/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 - São Paulo-SP

Fonte: Assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês