Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sírio-Libanês treinará equipes de saúde para a Copa

Oferecida em parceria com Ministério da Saúde, especialização dos gestores de emergência servirá para apoiar Força Nacional do SUS nos estados-sede da competição
 
Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde começaram nesta quarta-feira (28) um treinamento para atender à demanda de pacientes nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. No Rio, onde será disputada a final, haverá 120 profissionais treinados em vigilância sanitária e gestão de emergência. O curso, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, terá aulas presenciais e a distância, com término em junho de 2014.
 
As aulas serão teletransmitidas duas vezes por mês, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad. Esta é a segunda fase do projeto. A primeira etapa foi feita entre março e agosto deste ano e formou professores, que agora lecionam aos alunos selecionados.
 
Uma das professoras do curso, Cristiana Silveira, informou que, na primeira fase do programa, nove professores que se inscreveram, ou receberam indicação, foram selecionados. “Ele [o curso] está sendo ministrado nas cidades-sede da Copa do Mundo. Nós vamos fazer a especialização dos gestores de emergência em saúde pública, para que possa dar uma contribuição à Força Nacional do SUS nos estados-sede da Copa do Mundo”, disse.
 
A professora explicou que o curso vai exigir mais dos participantes do que dos instrutores, e será baseado em possíveis problemas que podem ocorrer durante a Copa do Mundo. “A gente vai utilizar uma metodologia ativa de ensino, uma metodologia que requer mais dos alunos do que dos instrutores. E vai ser sempre baseada em situações-problema”.
 
O veterinário Fernando Ferreira, que participará do treinamento em vigilância sanitária, disse que os profissionais de saúde foram selecionados com base na análise de currículos. “O processo seletivo foi baseado na análise do currículo. Eles fizeram a análise, selecionaram as pessoas que, pelo menos eu acho, têm mais aptidão para aplicar o curso. A expectativa é grande”.
 
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que possibilita às entidades de saúde de referência assistencial a participação no desenvolvimento do SUS, compartilhando tecnologias e experiências com outros hospitais. Em cada cidade, uma unidade de saúde foi escolhida para ministrar as aulas. O curso é executado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
 
SaudeWeb

Einstein implanta código azul na atenção primária de São Paulo

A meta é treinar 720 profissionais de acordo com o novo protocolo de socorro a paradas cardiorrespiratórias. Método aumenta taxa de sobrevida dos pacientes e diminui custos
 
Desde o início de agosto as equipes nos aparelhos de saúde municipais, administrados pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS), pertencente ao Albert Einstein, vêm sendo treinadas neste novo protocolo de socorro a paradas cardiorrespiratórias. Desde o início, 57 colaboradores como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem já foram capacitados e a meta é de 720 profissionais preparados para adotar a padronização de atendimento da parada cardíaca intitulada em todo o mundo como código azul.
 
Essa forma de atendimento prevê a sistematização do atendimento aos pacientes com suspeita de parada cardiorrespiratória, de forma a abreviar ao máximo o acesso ao suporte básico e avançado de vida. Isso, em linhas gerais, aumenta a taxa de sobrevida dos pacientes e diminui os custos hospitalares e sociais nesse tipo de ocorrência.
 
De acordo com comunicado do Einstein, os funcionários estão sendo treinados em bases teóricas e práticas, com o uso de manequins e robôs, adultos e infantis, para o reconhecimento da parada, a técnica correta de ventilação, a organização do atendimento, o usos de dispositivos para liberação da via aérea e o uso do desfibrilador externo automático (DEA).
 
SaudeWeb

Hackers invadem sistema da Anvisa

Suspeita inicial é de que nomes de servidores e senhas criptografadas tenham sido acessadas. Agência invalidou acessos e tirou sistema do ar
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na quarta-feira (28) que detectou uma invasão a um dos sistemas, o VISADOC, base de dados online para consulta pública de documentos referentes ao registro de produtos. Por precaução, o sistema disponível no site da agência foi retirado do ar.
 
A suspeita inicial é que apenas nomes de servidores internos e senhas criptografadas, que segundo a agência não podem ser lidas, foram acessadas. Não foi encontrado nenhum dano a base de dados, mas, por precaução, todas as senhas foram invalidadas. A previsão é que o VISADOC volte ao ar na próxima segunda-feira (2).
 
Segundo órgão, o problema foi identificado pela áreas de tecnologia e segurança institucional da Anvisa, que acionaram o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para iniciar o processo de investigação. O sistema está passando ajustes técnicos para evitar novos acessos indevidos à base de dados.
 
SaudeWeb

Hábitos saudáveis são mais frequentes na população de maior escolaridade

Os hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares são comportamentos que se relacionam ao grau de escolaridade. A constatação está na pesquisa Vigitel 2012, divulgada, nesta quarta-feira (27), pelo Ministério da Saúde. A pesquisa ouviu 45 mil pessoas acima de 18 anos.

O consumo regular de frutas e hortaliças é menor entre as pessoas que têm menos escolaridade. Entre os que estudaram até oito anos, 34% consomem regularmente esses alimentos. Na faixa dos que têm entre nove e 11 anos de estudo, o percentual é 31%. Entre os que estudaram 12 anos ou mais, 45% consomem frutas e hortaliças regularmente.

Entre os avanços apontados pela pesquisa Vigitel 2012 está o aumento no consumo recomendado de frutas e hortaliças pela população e da prática de atividade física no tempo de lazer entre os homens. Um desafio apontado é a alta frequência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas, especialmente entre homens e jovens.
 
Na área da atividade física, os homens são mais ativos no tempo livre (41,5%) que as mulheres (26,5%). Nesse grupo, os mais jovens se exercitam mais e o percentual de prática de atividade física reduz à medida que aumenta a idade.

Já em relação às bebidas alcoólicas, a pesquisa mostra que o consumo abusivo é maior entre quem tem mais escolaridade. É considerado consumo abusivo a ingestão de cinco doses ou mais entre homens e quatro doses ou mais entre mulheres nos últimos 30 dias. De acordo com a pesquisa, 22% da população com 12 anos ou mais de estudo e 15% dos que têm até oito anos de estudo tiveram consumo excessivo.

Entre os homens com 12 anos ou mais de estudo está o maior percentual dos que dirigem após o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica. O consumo abusivo de bebida ocorre principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos, com 24,7%. Em seguida está a população entre 18 e 24 anos (21,8%).

A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel 2012 - entrevistou 45 mil pessoas acima de 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal.
 
isaude.net

Conheça os cinco vilões das dores na coluna nas mulheres

Conheça os cinco vilões das dores na coluna nas mulheres RBS TV/Divulgação
Foto: RBS TV / Divulgação
Prática regular de exercícios físicos e alongamentos são ótimas
opções para evitar as dores na coluna
Alongamentos e exercícios físicos podem amenizar os desconfortos
 
Muitas mulheres sofrem diariamente com dores nas costas. Salto alto, bolsa e má postura são fatores que podem desencadear uma série de desconfortos, mas que podem ser facilmente resolvidos com a mudança de alguns hábitos. Segundo o ortopedista do Hospital São Luiz, Lucas Leite, alongamentos e exercícios físicos são essenciais para evitar dores nas costas.
 
Confira quais são os cinco principais vilões da coluna das mulheres:
 
1- Salto alto
Saltos acima de 3 cm, quando usados frequentemente, podem causar dores na coluna. A recomendação do especialista é que mulheres que usam salto alto todos os dias pratiquem alguma atividade física regularmente e façam alongamentos diários. Seguindo essas dicas, o uso do salto não causará tantos problemas.

2 - Dirigir ou trabalhar sentada por muito tempo
Mulheres que usam o carro como instrumento de trabalho ou ficam muito tempo sentadas também costumam sofrer com problemas na coluna. Ficar na mesma posição por muito tempo sem se alongar é o principal motivo das dores. O especialista aconselha que alongamentos sejam feitos a cada 45 ou 50 minutos para ajudar na circulação e diminuir as dores.
 
3 - Atividades domésticas
Apesar de todas as conquistas femininas dos últimos anos, as mulheres ainda dedicam muito mais tempo às atividades domésticas que os homens. Atividades como lavar a louça e roupas, passar aspirador na casa, varrer e passar pano exigem que a pessoa fique inclinada. Essa posição, quando mantida por muito tempo, pode causar dores na coluna. Realizar intervalos nas atividades e fazer alongamentos podem amenizar os desconfortos.
 
4 - Postura
Em certas ocasiões, a postura incorreta pode ser um fator de complicação. Sentada ou em pé, a postura correta, com as costas retas, evita as dores.
 
5 - Bolsas
Algumas mulheres carregam mais do que deviam em suas bolsas. Bolsas pesadas costumam agravar as dores nas costas porque ficam muito tempo no mesmo ombro, sem distribuir o peso. As bolsas de bebês também precisam conter somente o que a mãe vai usar. O mais aconselhável é usar uma mochila, com alças acolchoadas e que se adapte bem às costas, distribuindo o peso entre os ombros, e que tenha uma cinta abdominal para ajudar na sustentação. O ortopedista indica que se coloque os objetos mais pesados mais próximos às costas, e as leves mais distantes.
 
Lucas Leite também ressalta que a prática regular de exercícios físicos e alongamentos são ótimas opções para evitar as dores na coluna. A ginástica laboral no escritório também é recomendável, principalmente para mulheres que não têm tempo de se exercitar durante a semana.

Zero Hora

BENEFIX® é aprovado no Brasil para prevenção de hemorragias em pacientes com hemofilia B

A Pfizer anuncia que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o medicamento BENEFIX® (fator IX de coagulação-recombinante) indicado para o controle e prevenção de episódios hemorrágicos e para a rotina cirúrgica e profilaxia em pacientes com hemofilia tipo B (deficiência de fator IX de coagulação) ou doença de Christmas.

BENEFIX® é o primeiro medicamento aprovado, produzido por meio de fator IX de coagulação recombinante, usando proteínas produzidas a partir de técnicas biotecnológicas, que por não envolver o plasma humano ou animal como matéria prima são mais recomendados pelos médicos devido aos menores riscos de doenças infectocontagiosas.

Sobre Hemofilia
As doenças hemorrágicas são patologias decorrentes da deficiência de fatores de coagulação do sangue. A hemofilia pode ser de origem adquirida ou congênita (hereditária). Essas doenças se caracterizam pela ocorrência de hemorragias de gravidade variável, de forma espontânea e /ou pós-traumática. Esses pacientes, com coagulopatias, necessitam fazer uso frequente de pró-coagulantes. Segundo dados do Sistema HEMOVIDAS Web Coagulopatias, em 2010, no Brasil 1.669 pacientes foram registrados com Hemofilia tipo B (deficiência do fator IX de coagulação).

PFIZER
Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.
 
Maxpress

Como enfrentar a rotina sem estresse e alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Como enfrentar a rotina sem estresse e alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Fotocromo/stock.xchng
Em nome das metas e dos prazos, muitas pessoas acabam passando
 horas e horas trancadas em seus escritórios
Uma vida saudável fora do escritório é fundamental para o bem-estar no trabalho
 
Ser ativo e trabalhar é fundamental para a satisfação profissional e financeira. Mas, algumas vezes, o ambiente de trabalho se torna uma fonte de problemas físicos e emocionais. Em nome das metas e dos prazos, muitas pessoas acabam passando horas e horas trancadas em seus escritórios, quase sem ver a luz do dia, dedicadas a resolver os problemas de suas empresas.
 
O trabalho, aos poucos, se torna um fardo pesado demais para ser carregado e totalmente dissociado do prazer de viver. As doenças relacionadas ao excesso de atividades aparecem e podem colocar em risco a saúde do trabalhador.
 
— Os trabalhadores são obrigados a fazer muitas coisas em um curto espaço de tempo: reuniões, cumprimentos de prazos, dar conta de uma agenda lotada de compromissos, levar trabalho para casa e checar constantemente telefonemas e e-mails. Estamos sempre conectados com o trabalho, pois a tecnologia também nos permite este adoecimento — alerta a psicóloga e consultora empresarial Roberta Lopes do Nascimento.
 
Mas ninguém quer um trabalhador indisposto, cansado e doente. Uma relação saudável e feliz com o trabalho é fundamental para a qualidade de vida das pessoas e, inclusive, para a saúde das empresas. Quando levantar da cama todos os dias para ir trabalhar se torna difícil demais, é sinal que algo está errado e precisa ser revisto. O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto Ogato, afirma que o bem-estar no trabalho é uma questão central para a felicidade.
 
— Uma pesquisa mundial desenvolvida recentemente pelo Instituto Gallup mostrou que o trabalho tem uma influência enorme em todos os outros pilares da vida: a saúde física, a questão comunitária, o emocional e a saúde financeira. Passamos muito tempo trabalhando e, quando você não está feliz com o que faz, todo o seu estilo de vida tende a se tornar ruim — afirma Ogato.
 
E não é somente o trabalhador que sai perdendo quando ele não está feliz com a sua rotina. Um funcionário desmotivado também deve ser motivo de preo­cupação para as empresas. De acordo com a diretora de Inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Solange Azambuja, o bem-estar é um tema que está cada vez mais presente na pauta das corporações.
 
— A qualidade de vida é um dos novos desafios para gestão contemporânea, porque ela afeta diretamente a vida das pessoas e, consequentemente, os resultados das organizações. A busca pelo bem-estar dos funcionários é, hoje, uma importante estratégia competitiva.
 
Em busca do trabalho saudável
Se a qualidade e vida no trabalho é tão importante, quais são os caminhos para alcançá-la? O que faz alguém ser feliz no seu emprego? A coaching empresarial e diretora da Bora Design de Negócios, Roberta Ribeiro Hentschke, aponta que a principal reclamação dos trabalhadores está na falta de uma “vida própria”.
 
— As empresas ainda estão muito preocupadas com o horário de trabalho, com o tempo que o funcionário fica no escritório. As pessoas acabam dedicando muito mais horas do que o acertado e não enxergam o trabalho como parte da vida, como se só fosse possível viver fora dali. Chega um momento que o trabalhador cansa e precisa viver coisas diferentes, dedicar-se a algo que lhe dê prazer.
 
O que a pessoa faz nos momentos de folga, portanto, tem consequências diretas para a satisfação no ambiente de trabalho. A boa e velha fórmula alimentação saudável + exercícios físicos também pode (e deve) ser aplicada quando se busca a qualidade de vida dentro das empresas.
 
— A chave está no equilíbrio. Ser ativo, praticar atividades físicas e alimentar-se bem não é uma necessidade somente para não ficar doente. É também para ter energia, força, boa memória e disposição para fazer as coisas e, até, para buscar novos caminhos. Tudo depende das escolhas que a gente faz – enfatiza o presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto Ogata.
 
VÍDEO: Trabalho com madeira é opção para quem busca fugir do estresse:



A psicóloga Roberta Lopes do Nascimento dá outras dicas para gerenciar o estresse no trabalho:
 
— Mantenha uma agenda atualizada, com a lista das tarefas a serem cumpridas para não perder prazos ou compromissos.
 
— Contorne a fadiga com algumas pausas, seja em sua mesa ou em outro local da empresa, Isso ajudará a repor sua energia, mental e corporal.
 
— Exercite-se regularmente, durma o suficiente e coma alimentos que mantenham seu corpo satisfeito e cheio de energia.
 
— Busque hobbies e outros interesses, como sair com os amigos e ir ao cinema, para mantê-lo afastado das questões relacionadas com o trabalho.
 
O que diz o Índice Bem-Estar Unimed
 
A Pesquisa Índice de Bem-Estar (IBE), realizada pela Unimed em Porto Alegre, avaliou também a relação dos porto-alegrenses com o trabalho e a sua autonomia e liberdade. Confira alguns dados obtidos pelo levantamento:
 
> Maiores níveis de bem-estar são encontrados em pessoas de nível de ocupação superior. Aposentados têm nível de bem-estar próximo ao desse grupo
 
> Por faixa etária, observa-se que os mais velhos apresentam IBE mais alto (83,2 na avaliação dos entrevistados com 70 anos ou mais) do que os mais jovens (66,1 para pessoas até 20 anos)
 
> Desempregados têm níveis de bem-estar bem inferiores aos dos demais grupos
 
> O IBE das mulheres (69,9) em relação ao trabalho é mais alto do que o dos homens (65)
 
> A classe D, com 55,4, apresenta índice menor de satisfação profissional do que a classe A (74,3)
 
Zero Hora

Comer antes e depois de fazer exercício pode ajudar na perda de gordura

Comer antes e depois de fazer exercício pode ajudar na perda de gordura Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Depois dos exercícios, o ideal é uma refeição ou um lanche que
tenha carboidratos, vegetais e uma proteína magra
Alimentos ricos em carboidratos e fibras ajudam a manter a energia e podem até acelerar a queima de gordura
 
Ter uma alimentação balanceada antes de depois da malhação traz benefícios para o corpo e ajuda na queima de gordura e na manutenção da massa muscular. No entanto, é necessário escolher adequadamente o que será consumido.
 
A nutricionista Lara Natacci recomenda um lanche leve antes da atividade física, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura.
 
— Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são excelentes opções — diz.
 
Depois dos exercícios, o ideal é uma refeição ou um lanche que tenha carboidratos, vegetais e uma proteína magra.
 
— A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular — esclarece Lara.
 
A nutricionista indica, principalmente para quem não tem o hábito de comer após os exercícios, um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru ou presunto magro ou rosbife, fatias de tomate e folhas de alface.
 
Lara chama a atenção para o consumo de água antes, durante e após a atividade física.
 
— Estudos recentes recomendam o consumo de dois copos de água meia hora antes dos exercícios para repormos o que o organismo gasta — afirma.
 
Para a especialista, uma alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos melhoram a qualidade da atividade física e podem ajudar a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular.
 
Zero Hora

Estudo mostra que mulheres se culpam por depressão enquanto homens creditam a fatores externos

Estudo mostra que mulheres se culpam por depressão enquanto homens creditam a fatores externos Jonathan Hwang/Yale Scientific
Foto: Jonathan Hwang / Yale Scientific
Pesquisa mostra que a forma de manifestação da depressão muda
 conforme o sexo
Quando estão deprimidas, 70% das mulheres perdem o desejo sexual. Entre os homens, o índice é de 40%. Enquanto elas admitem que a doença tem causas internas, eles tendem a creditar a tristeza a situações externas, como o clima ou problemas no trabalho.

Um estudo recém publicado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) mostra que a forma de manifestação da depressão muda conforme o sexo, o que aponta para possibilidades de tratamentos específicos para homens e mulheres.

Isso abre precedente para que os profissionais se questionem com relação ao método a ser adotado de acordo com o sexo do paciente. A hipótese da melhora diferenciada entrou pela primeira vez na bíblia dos psicólogos e psiquiatras – o guia de doenças mentais, chamado Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) – só na última edição, em junho deste ano.

E mesmo lá não há respostas concretas – apenas um indicativo de que a questão tem que ser melhor estudada daqui para frente. Já a tese de doutorado em saúde e comportamento da psicóloga Mariane Lopez Molina indica alguns caminhos. O perfil traçado por ela com base na comparação dos sintomas revela que as mulheres choram mais, se deprimem mais e têm mais dificuldades para tomar decisões.

Mas os dois itens que mais chamam a atenção são o da perda de libido e o fato de os homens apontarem fatores externos como causa da depressão até 12 vezes mais do que elas. Ou seja, eles se enganam com os próprios sintomas, dizendo que o problema não é com eles, mas tudo culpa daquele chefe que pega no pé, da previsão do tempo horrorosa ou do excesso de trabalho.

— As mulheres tendem a ser mais abertas e, por isso, assumem mais facilmente a doença. Por causa da característica de falar mais, também identificamos que um certo tipo de tratamento era mais apropriado – afirma Mariane.

Foram testados dois tipos de métodos. Um se chama “psicoterapia cognitiva narrativa”, em que o paciente elege quatro episódios da vida que ele acredita serem responsáveis pela depressão e faz uma conversa com o psicólogo para aprender a lidar com eles. Esse foi considerado mais propício para mulheres, justamente pela característica de conseguir se expressar melhor.

O segundo é a “psicoterapia cognitivo comportamental”, em que o psicólogo ajuda o paciente a identificar comportamentos disfuncionais e ensina a readequá-los ao seu contexto. Esse tipo, em que muitas vezes se utiliza um diário para que o paciente se dê conta de sua realidade, foi melhor recebido pelos homens.

Psicoterapias estudadas foram pensadas para o SUS

Também estudioso do assunto, o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da Uuniversidade de São Paulo (USP), aponta que há outras terapias eficazes como a psicanálise, que é de longa duração. Porém as psicoterapias estudadas foram analisadas justamente por serem de curta duração (sete sessões) para serem indicadas ao uso no Sistema Único de Saúde. No entanto, Dunker reconhece a lógica do estudo.

— A diferença apontada ainda faz algum sentido pois no caso do homem é de fato importante transformar os esquemas interpretativos da realidade enquanto no caso da mulher a recuperação do déficit narrativo é muito importante – explica.

A tese de Mariane, que faz parte da Equipe de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em saúde e comportamento da UCPel, foi composta por duas pesquisas, realizadas entre 2007 e 2012. O trabalho contou com 1560 entrevistados. Durante os trabalhos, 137 pacientes realizaram  a psicoterapia proposta.
 
Zero Hora

Prefeitura de Bananal - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Bananal, no estado de São Paulo, divulgou edital resumido de processo seletivo nº 02/2013, destinado ao provimento de cadastro reserva para contratações em regime celetista.

As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 19 de agosto a 06 de setembro de 2013 na sede da Prefeitura Municipal de Bananal situada na Praça D. Domiciana, 185 - Centro - Bananal/SP, das 09:00 às 12:00 horas, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo.
 
O edital resumido deste certame, foi divulgado através do Diário Oficial de São Paulo, pág 214, de 14 de agosto de 2013.

Concurso FUST - Taubaté

A Fundação Universitária de Taubaté (FUST), em São Paulo, publicou edital de concurso público nº 02/2013, para preenchimento dos empregos públicos, referente ao Convênio com a Prefeitura Municipal de Tremembé, para o desenvolvimento de atividades na Casa Abrigo de Tremembé, sob o Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O concurso será executado pela EPTS - Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté.
 
São oferecidas 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ R$ 2.105,00. Ficam reservados 5% do número de vagas de cada emprego para a nomeação de portadores de necessidades especiais.
 
As vagas oferecidas são para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Limpeza, Cozinheiro, Cuidador Infantil/Adolescente, Motorista, Psicólogo, Vigia (feminino) e Vigia (masculino).
 
As inscrições serão feitas somente via internet, no site: www.epts.com.br, no período das 8h do dia 19 de agosto às 24h do dia 1º de setembro de 2013, observando-se o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
O concurso público compreenderá uma etapa de provas objetivas e outra de exames médicos. A prova objetiva será realizada no dia 15 de setembro de 2013, para os todos os empregos, com o fechamento do portão, impreterivelmente, às 9 horas, no departamento de Ciências Sociais e Letras, na Rua Visconde do Rio Branco, 22 – centro. Ponto de referência: Em frente à pizzaria La Fornarina.
 
O gabarito será publicado na data prevista de 16 de setembro de 2013 e a classificação final será na data provável de 27 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Concurso Fundação de Saúde de Rio Claro - SP

A Fundação de Saúde de Rio Claro, no estado de São Paulo, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, abriu simultaneamente os editais 01 e 02/2013 de concurso público e o edital 01/2013 de processo seletivo. Juntos, os certames oferecem 169 vagas mais cadastro de reserva, com salários que podem chegar a R$ 12.675,69, dependendo do cargo ocupado.

Podem participar do certame pessoas com nível fundamental, médio ou superior, inclusive portadores de necessidades especiais, que têm direito a uma cota legal de 5% do total de postos a serem preenchidos.
 
As vagas são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Veterinário, Cadastrador do SUS, Supervisor de Campo (Agente de Combate às Endemias), Agente de Controle de Vetores, Agente de Controle de Zoonoses, Auxiliar de Informação, Educação e Comunicação, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços de Manutenção Geral, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Motorista, Técnico em Nutrição e Dietética, Telefonista/Operador de Rádio, Médicos p/ Ambulatório: Cardiologista, Clínico, Ecocardiografista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Geriatra, Hematologista, Neurologista, Neuropediatra, Oftalmologista, Pediatra Infectologista, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista, Ultrassonografista; Médicos Plantonistas: Clínico, Pediatra, SAMU, Psiquiatra e Médico do PSF.
 
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 75,00, ficarão abertas exclusivamente através da internet, no endereço eletrônico do IBAM (www.ibamsp-concursos.org.br), das 9 horas do dia 12 de agosto até às 23h59min do dia 06 de setembro de 2013.

A aplicação das provas objetivas, para todos os cargos, está prevista para o dia 06 de outubro de 2013. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados nos sites do IBAM e da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (www.saude-rioclaro.org.br). Para alguns cargos haverá ainda prova de títulos e/ou prova prática.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado a critério do interesse público da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro por igual período.

Já a validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado a critério do interesse público da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro por igual período.

Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag)

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Rio de Janeiro abriu concurso para 80 vagas: 40 para analista de planejamento e orçamento e 40 para especialista em políticas públicas e gestão governamental. Os salários são de R$ 5.082, mais adicional de qualificação. Do total de vagas, 20% são para negros e índios e 5% para deficientes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

As inscrições devem ser feitas no site www.ceperj.rj.gov.br até 1º de setembro. A taxa é de R$ 110.

Para os candidatos que não têm acesso à internet, a Ceperj coloca à disposição posto de inscrição presencial que funcionará durante todo o período, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, nos dias úteis, das 10h às 16h. Os candidatos devem levar documento oficial de identidade original e comprovante de residência.

O concurso público constará de duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório: a primeira, com prova objetiva de conhecimentos geral e específico, prova discursiva e avaliação de títulos e experiência profissional; a segunda, com o curso de formação que estará sob a responsabilidade da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Ceperj.

A prova objetiva terá 80 questões elaboradas com base no conteúdo programático descrito no anexo VII do edital. Será considerado reprovado quem não obtiver, no mínimo, 20% de acertos em cada uma das disciplinas da prova objetiva de conhecimentos gerais, 40% em cada uma das disciplinas da prova de conhecimentos específicos e 50% de acertos em todo o exame, conforme estabelecido no anexo VI.

O curso de formação, será concedida ao candidato matriculado bolsa-auxílio por dedicação exclusiva, correspondente a R$ 1.050.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 29 de setembro. A entrega de títulos será no mesmo dia.

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz)

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz) vai realizar novo concurso para 100 vagas de auditor fiscal da receita estadual. O salário-base inicial é R$ 13.186,76. As informações são do site da secretaria. e

A Fundação Carlos Chagas será a organizadora da seleção. O cargo exige nível superior. A taxa de inscrição será de R$ 180. O concurso foi autorizado pelo governador Sérgio Cabral e publicado no Diário Oficial de 18 de abril.

Neste concurso, a Sefaz alterou o conteúdo e as disciplinas avaliadas, incluindo, por exemplo, inglês e direito penal. O concurso contará com duas provas, ambas de caráter eliminatório e classificatório e serão realizadas em dois domingos subsequentes.

 Na prova 1 serão abordadas as seguintes disciplinas: língua portuguesa (20), língua inglesa (10), administração e Informática (26), contabilidade geral, contabilidade de custos e auditoria (20), direito constitucional, direito administrativo, direito civil e direito penal (24). Na prova 2 as matérias serão: direito empresarial/comercial (12), economia e finanças públicas (18), matemática financeira, estatística e raciocínio lógico (24), direito tributário, legislação tributária e legislação das receitas não tributárias (46).

Desde 2007, foram nomeados 599 auditores. No mesmo ano, também foi feito o primeiro concurso, após 18 anos sem ampliação do quadro de auditores.

A Secretaria de Fazenda, além dos cinco concursos para auditores fiscais, já realizou dois concursos para a categoria de oficial de fazenda e criou a categoria de analista de finanças públicas. No total, desde 2007, foram empossados 877 servidores. A meta é realizar novos concursos periodicamente para o preenchimento de 100 vagas cada.

Entre as atribuições dos auditores fiscais está o exercício das atividades de tributação, fiscalização, arrecadação, cadastro, planejamento e informações econômico-fiscais da Secretaria de Fazenda. Ou seja, é o auditor fiscal que garante o ingresso, nos cofres públicos, dos recursos essenciais à manutenção da máquina estatal e aos investimentos capazes de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais vai abrir as inscrições do concurso público para 80 vagas em cargos de nível superior para analista de gestão e políticas públicas em desenvolvimento. O salário inicial é de R$ 2.083,72.

As inscrições podem ser feitas do dia 27 de agosto a 20 de setembro, no site www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa é de R$ 80.

Os candidatos também podem se inscrever presencialmente nas sedes da secretaria em várias cidades, das 9h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados. A lista dos endereços pode ser encontrada no edital.

As provas estão previstas para o dia 20 de outubro

Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Administração do Estado de Santa Catarina abriu 44 vagas para analista técnico em gestão pública em funções de nível médio e superior. Os salários iniciais vão de R$ 972 a R$ 2.592. Há ainda gratificação que chega a R$ 3.463,79.

Os cargos de nível superior são de analista de informática, analista técnico administrativo II, assistente social, enfermeiro, psicólogo, médico cardiologista, médico clínico geral, médico ortopedista e médico psiquiatra. O cargo de nível médio é de técnico em atividades administrativas.

As vagas são para Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

As inscrições devem ser feitas até 9 de setembro pelo site
www.sea2013.fepese.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e de R$ 90 para nível superior.

A prova objetiva terá duração de 4 horas e será realizada no dia 29 de setembro, nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.

Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira - MG

A Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
19 de agosto a 19 de setembro, pelo www.ambasp.org.br

Cargos:
Médico (02); Enfermeiro (02); Dentista (01); Farmacêutico/ Bioquímico (01); Contador (01); Engenheiro (01); Professor Recreador (02); Assistente Social (01); Técnico em Enfermagem (02); Auxiliar Administrativo (03); Auxiliar de Biblioteca (01); Motorista (14); Contínuo (02); Coveiro I (01); Operário Qualificado (05); Operador de Máquinas (03); Carpinteiro (01); Encanador (01); Eletricista (01); Gari (02); Pedreiro (02); Tratorista (01).

Remuneração:
R$ 681,21 a R$ 1.170,00.

Provas:
Haverá Prova Objetiva, Prova Prática e Prova de Títulos

Prefeitura de Toledo (PR)

A Prefeitura Municipal de Toledo, no oeste do Paraná, abriu inscrições para preencher 102 vagas em 22 funções nas áreas da saúde e assistência social, além de outros setores. O custo é de R$ 60 para os cargos de nível médio e R$ 100 para os de nível superior. As inscrições seguem até o dia 16 de setembro.

De acordo com a prefeitura, o maior número de vagas é para auxiliar de serviços gerais, com 20 vagas, e assistente social e assistente em administração, com 15. A prova está prevista para ser aplicada no dia 20 de outubro. Os salários variam de R$ 663,17 a R$ 10.215,62, conforme o Plano de Cargos e Vencimentos.

As inscrições poderão ser feitas por meio do site da prefeitura. Segundo o Executivo, quem não tiver acesso à internet, poderá fazer a inscrição na Biblioteca Pública Municipal.

Processo Seletivo Prefeitura de Mongaguá - SP

A Prefeitura de Mongaguá, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo nº 002/2013, destinado ao provimento de 18 vagas de níveis médio/técnico e superior, por salários de até R$ 8 mil.
As oportunidades estão distribuídas nas funções de Técnico de Enfermagem Resgatista, Técnico de Enfermagem Resgatista Condutor de Motolância, Enfermeiro Intervencionista e Médico Intervencionista.      
                                                                          
As inscrições serão recebidas entre os dias 02 e 06 de setembro de 2013, na Base do SAMU de Mongaguá, localizada na Avenida Monteiro Lobato, nº. 6.092, Jardim Praia Grande.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada provavelmente no dia 21 de setembro de 2013, e prova prática apenas para os concorrentes à função de Técnico de Enfermagem Condutor de Motolância.
 
O presente processo terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Fortaleza - CE

A Prefeitura de Fortaleza, no estado do Ceará, lançou edital N° 23/2013 de processo seletivo para contratação de estagiários. Ao todo, serão ofertadas 389 vagas para estudantes de 38 cursos diferentes que serão lotados em todos os órgãos do Município, de acordo com a demanda inicial apresentada.

A título de bolsa-estágio, o estudante receberá da Prefeitura Municipal de Fortaleza o valor de R$ 500,00, correspondentes à carga horária de 20h semanais, adequada, imperiosamente, à necessidade do órgão requisitante e à jornada escolar do estagiário, acrescido de auxílio-transporte referente aos dias de efetivo exercício das funções.

A seleção gera ainda um banco de reservas com validade de um ano renovável por mais um ano, podendo atender a outras demandas que venham a ser identificadas.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, através do preenchimento de formulário de inscrição eletrônico próprio, no endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de setembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

O processo será realizado pelo Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) sob a coordenação da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da SEPOG e terá três etapas: uma prova objetiva, análise curricular e entrevista.

A primeira etapa está marcada para 29 de setembro de 2013, as entrevistas serão realizadas entre 17 e 30 de Outubro e o resultado final será divulgado no dia 1º de Novembro de 2013.

Prefeitura de Papanduva - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Papanduva, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 003/2013 para realização de processo seletivo destinado ao provimento de 15 vagas mais cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental e superior e o certame será realizado pela empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda.
 
Os salários podem chegar a R$ 11.501,33, mais Gratificação de R$ 1.500,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Médico e Operador de Máquinas.
 
As inscrições serão realizadas via internet, até às 23h59min do dia 03 de setembro de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, com início às 09h00min, na Escola de Educação Básica Alinor Vieira Côrte, sito à Rua Graciliano Machado, 253, Centro – Papanduva-SC.
 
Já a prova prática será aplicada no dia 15 de setembro de 2013, com início às 14h00min, na Garagem da Prefeitura Municipal, sito a Rua José Reva, 389, Centro – Papanduva-SC. Realizarão a prova prática somente os candidatos que apresentarem a via original da Carteira Nacional de Habilitação - CNH “Categoria C”.
 
O gabarito da prova escrita objetiva será divulgado no dia 16 de setembro de 2013, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na prefeitura Municipal de Papanduva, disponibilizado no site: www.klcconcursos.com.br e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município e no site: www.papanduva.sc.gov.br.
 
A validade do certame será de 01 ano, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

SES - SC abre vagas para médicos

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES - SC) promove seleção por meio dos editais Nº 27 e 28/2013 com o objetivo de contratar 06 Médicos, com remuneração de até R$ 7.074,23. As chances são para Médico nas funções de Pediatra, Ortopedista, Anestesiologista, Ginecologista e Obstetra. De acordo com os editais, os profissionais irão atuar no Hospital Waldomiro Colautti, em Ibirama, e na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.
 
As inscrições podem ser efetuadas até 06 de setembro de 2013, pelo site www.saude.sc.gov.br. Para efetivar a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário e entregá-lo na SES, situada na Rua Esteves Júnior, nº 160, 3º andar, Centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis/SC; no Hospital Dr. Waldomiro Colautti, na Rua Três de Maio, s/nº, Ibirama, ou, ainda, na Maternidade Darcy Vargas, localizada na Rua Miguel Couto, nº. 44, Anita Garibaldi, Joinville. 
 
A seleção dos candidatos se dará por meio de análise curricular, considerando-se o somatório dos pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada. Os processo seletivos terão validade de 01 ano, podendo ser prorrogados por igual período. 

Concurso Prefeitura de Sete Lagoas - MG

A Prefeitura de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, lançou edital republicado N° 002/2012 de concurso público para o preenchimento das vagas constantes do Quadro da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal e será realizada sob a responsabilidade da Fundação Mariana Resende Costa - FUMARC.

Haverá 220 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 920,20 mais gratificação de + gratificação de 30%.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Professor I, Assistente de Turno I, Assistente Social I, Auxiliar de Serviços Gerais I, Auxiliar de Almoxarifado I, Motorista I, Nutricionista I, Pedagogo I, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II- Educação Física Anos Finais, Técnico em Educação I, Técnico em Nutrição e Dietética I, Técnico Orçamentário I, Técnico Superior de Ensino I, Telefonista I e Inspetor Escolar I.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet das 09h00min horas do dia 02 de setembro de 2013 às 22h00min horas do dia 02 de outubro de 2013, no endereço eletrônico: www.fumarc.com.br.

Taxas
Nível Superior - R$ 60,00;
Nível Médio e Técnico - R$ 50,00;
Nível Fundamental e Alfabetizado - R$ 40,00.

Provas
A FUMARC disponibilizará via INTERNET em até 05 (cinco) dias úteis, antes da data programada para realização das provas, o CDI – Cartão Definitivo de Inscrição, no endereço eletrônico www.fumarc.com.br, em que constarão data, local e horário de realização da prova, para impressão pelo candidato.

As provas terão duração de no mínimo 1 (uma) hora e no máximo de 04 (quatro) horas, e serão realizadas no dia 03 de novembro de 2013 na cidade de Sete Lagoas e se necessários em cidades próximas, com horário, dia e locais indicados no Cartão de Informação.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/MG.

Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL 2013

Foram publicados os editais n°s 40 e 41/2013 de concurso público para o preenchimento de cargos na Prefeitura de Arapiraca, no estado de Alagoas. De acordo com os documentos, estão sendo ofertadas 696 vagas para os cargos nas áreas da administração pública, saúde, educação, entre outras. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Apolônio Salles.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais;

- Nível Médio: Assistente Administrativo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Recreador Infantil, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletricidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Fiscal de Trânsito, Técnico em Radiologia e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Nível Superior: Acupunturista, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Contador, Dentista, Cirurgião-Dentista Buco Maxilofacial, Dentista Estomatologista, Dentista Endodontista, Dentista para pacientes com necessidades especiais, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal Municipal, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Geólogo, Gestor de Documentos, Médicos Alergista, Angiologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Fisiatra, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Infectologista, Mastologista, Neurologista (adulto), Neuropediatra, Obstetra, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Radiologista, Reumatologista, Urologista, Nutricionista, Procurador Municipal, Professor de Artes, Professor Educação Infantil (Creche/Pré-escola), Séries Iniciais 1º a 5º, Professores de Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Português e Matemática, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Zootecnista.
 
Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 5.000,00 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais, lembrando que o concurso ofertará 5% das vagas para pessoas portadoras de deficiência.
 
Inscrições
As inscrições já estão abertas, obedecendo o calendário que segue de 29 de agosto até 29 de setembro de 2013, por meio do site www.fadurpe.com.br/arapiraca2013 e www.fadurpe.com.br/transito2013. Os interessados que não dispuserem de equipamentos para efetuar a inscrição poderão se dirigir ao Centro de Apoio à Educação Integral II – Museu Zezito Guedes - Praça Luiz Pereira Lima, 82, Centro/Arapiraca-AL, período de inscrição, nos dias úteis, nos horários das 08 h às 12 h e das 13 h às 17 h.
 
As taxas são de R$ 90,00 para os cargos de nível superior, R$ 70,00 para concorrer aos cargos de nível médio e técnico e R$ 50,00 para o cargo de nível fundamental incompleto.

Provas
As provas objetivas serão realizadas no município de Arapiraca provavelmente nos dias 03 e 10 de novembro de 2013, dependendo do cargo pretendido, em horários e locais previamente definidos e informados no Cartão de Inscrição.

O Cartão de Inscrição estará disponibilizado no endereço eletrônico www.fadurpe.com.br/arapiraca2013 a partir de 28 de outubro de 2013, no qual constará a identificação do candidato, cargo, deficiência física, data, local e horário de prova.
 
Validade
O concurso terá validade  dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso CRF - PR tem inscrições prorrogadas

O Conselho Regional de Farmácia no Estado do Paraná - CRF-PR, publicou edital n°001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 51 vagas, sendo 01 imediata e 50 para cadastro de reserva, no cargo de assistente administrativo operacional (nível médio), com salário de R$ 1.269,32 por carga horária de 44 horas semanais.
 
A coordenação, organização e aplicação do concurso ficarão sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes. Além da remuneração, os benefícios concedidos atualmente são: auxilio alimentação no valor de R$ 30,00 por dia, vale-transporte e plano de saúde co-participativo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 19 de setembro de 2013. A taxa é de R$ 14,69.

As provas serão aplicadas simultaneamente no dia 10 de novembro de 2013, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, pela tarde, com duração máxima de 3:00h (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Conselho www.crf-pr.org.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Companhia Carris Porto-Alegrense prorroga prazo de inscrição

A Companhia Carris Porto-Alegrense, no Estado do Rio Grande do Sul, prorrogou novamente as inscrições do edital n° 01/2013 de concurso público para ampliação do seu quadro de funcionários. Serão incorporados imediatamente 50 novos profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro de reserva. Os salários podem chegar a R$ 5.334,32 por carga horária de 30 ou 44 horas semanais, em regime celetista.
 
As chances são para os cargos de agente administrativo - geral, agente de apoio I, agente de apoio II, agente de manutenção I, agente de manutenção II - mecânica automotiva, agente de manutenção III - elétrica veicular, almoxarife, arquivista, assistente social, auxiliar de enfermagem do trabalho, borracheiro, cobrador, contador, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro mecânico, jardineiro, manobrista abastecedor, médico do trabalho, recebedor, recepcionista vistoriador de veículos, técnico contábil e vigilante.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas somente por meio da internet, no site www.energiaessencial.com, no período das 9h do dia 30 de agosto até às 23h do dia 13 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade e poderão ser pagas em qualquer agência bancária, ou terminal de auto-atendimento, até o dia 16 de setembro de 2013.
 
A prova objetiva terá a duração de 3 horas e será realizada na cidade de Porto Alegre, em 10 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados através de Edital de homologação das inscrições a ser publicado no dia 10 de outubro de 2013 e estará disponível aos candidatos, no mural da CARRIS e também no site www.energiaessencial.com.
 
O gabarito das provas objetivas do concurso será publicado no mural da CARRIS, na Rua Albion, 385, Bairro São José, nesta Cidade, e no site www.energiaessencial.com, no primeiro dia útil após a realização da prova, às 14h.
 
O concurso terá validade por 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da CARRIS.

Concurso SEMAE de Ouro Preto – MG

O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto – SEMAE/OP, em Minas Gerais, lançou edital Nº 03/2013 de processo seletivo para formação de cadastro reserva nos cargos de Administrador, Almoxarife, Recepcionista e Secretária.  A faixa remuneratória oferecida está entre R$ 996,64 e R$ 2.936,58.
 
Os interessados podem efetuar a inscrição entre 02 e 06 de setembro de 2013, na sede do Semae, situada na Rua Mecânico José Português, nº 240, bairro São Cristóvão. Os candidatos que tiverem as suas inscrições deferidas serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 13 de outubro de 2013.
 
O processo seletivo terá validade por 12 meses. 

Prefeitura de Paulista (PE) prorroga inscrições de processo seletivo

O Município de Paulista, no estado de Pernambuco, prorrogou as inscrições do processo seletivo que visa o preenchimento de 179 vagas para profissionais da área de saúde, que possuam níveis médio/técnico ou superior. 
 
Cargos 
Agente de Saúde Escolar, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Condutor - Samu, Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Cuidador - Residência Terapêutica, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Samu, Acupunturista, Citopatologista, Cardiologista, Clínico, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ginecologista, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Ortopedista,  Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra, Traumato-Ortopedia, Urologista, Auditor e Psiquiatra), Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição e Seleção
Os interessados podem fazer a inscrição até 05 de setembro de 2013, pelo site www.ipad.com.br/selecaopublicapaulista2013. As taxas de inscrição variam de R$ 35 a R$ 65. 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, e o gabarito preliminar será anunciado em 23 de setembro. 
 
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Crack e cocaína avançam entre as mulheres em São Paulo

São Paulo – Nos últimos quatro anos, mudou o perfil das mulheres dependentes químicas, que procuram tratamento no ambulatório do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Se antes as mulheres que procuravam tratamento no Programa da Mulher Dependente Química (Promud) eram em maior número de dependentes de álcool, hoje a maioria é de mulheres dependentes em drogas ilícitas.
 
Entre 1996, quando o Promud começou a funcionar, até 2008, 60% dos casos atendidos no programa correspondiam a mulheres alcoólatras e 40% eram dependentes de drogas. No entanto, a partir de 2009, o número foi invertido: 60% dos casos passaram a representar mulheres dependentes de cocaína e crack e o alcoolismo passou a somar 40% dos atendimentos.
 
O estudo, que está em andamento e deverá ser divulgado em outubro, durante o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Curitiba, mostra que houve mudança na faixa etária das mulheres que buscam tratamento, com aumento de dependência das mulheres acima de 30 anos, o que era raro.
 
“O que temos percebido nos últimos quatro anos é uma mudança no perfil das mulheres. Quando começamos no Promud, as pacientes eram 60% dependentes de álcool e mais velhas, entre 40 anos e 50 anos, e as demais 40% eram muito mais jovens, em torno de 20 anos, dependentes de cocaína. Nos últimos anos, mais de 50% das mulheres que chegaram [no Promud] têm acima dos 30 anos”, disse Patricia Hochgraf, médica-assistente e coordenadora do Promud.
 
Segundo Patricia, o Promud não tem respostas sobre o que provocou a mudança. “Temos algumas hipóteses. Observamos que aumentou muito a oferta de droga. É mais fácil achar crack. Quase todas as mulheres começam a usar crack e cocaína com o companheiro, seja marido ou namorado. São mulheres que nem usavam drogas antes, o que chama muito a atenção”, disse ela. Patricia ressaltou que muitas mulheres usam crack ou cocaína pensando, por exemplo, que vão emagrecer.
 
De acordo com Silvia Brasiliano, psicóloga, e também coordenadora do Promud, 70% das pacientes que procuram o tratamento no Promud o fazem por pressão dos filhos. O tratamento contra a dependência, segundo Silvia, deve ser procurado o mais rapidamente possível, principalmente no caso de dependência por crack. “O crack é uma droga que tem grande poder de causar dependência. É o tipo de droga em que se deveria procurar tratamento até uma semana depois”, disse.
 
Agência Brasil

Cigarro não fornece a força para enfrentar a vida, diz psicóloga

São Paulo – O que leva uma pessoa a ficar presa à vontade de fumar é a dependência causada por uma das substâncias presentes no cigarro: a nicotina. Mas também está vinculada à carga emocional e aos hábitos, segundo explica a psicóloga Ivone Charran, coordenadora da área de tabaco do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas.
 
“Muitos fumantes associam os atos de ir ao banheiro, de tomar um café ou sentar ao computador ao hábito de fumar. E alguns, por achar que não conseguem lidar com as dificuldades da vida, com os sentimentos, acendem um cigarro, associando a ele [o cigarro] a força que obtém. Então, é necessário retomar para si esta força”, recomenda a psicóloga, defendendo a conscientização dos hábitos que despertam o desejo.
 
Ela fez as recomendações ao participar da campanha da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, em ação de alerta sobre os riscos do tabagismo. Em um espaço montado na Estação da Luz, próximo às plataformas de embarque e desembarque da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), dentistas, nutricionistas e outros profissionais passaram a manhã dando consultas e orientação aos interessados.
 
Foi oferecida medição do índice de massa corporal e dadas orientações sobre alimentação saudável. “Muitas pessoas têm medo de parar de fumar e engordar”, explicou Ivone Charran. Foram feitos também exames de detecção de lesões na boca, com suspeita de câncer. Os casos graves foram encaminhados para tratamento em unidades públicas especializadas.
 
Além disso, quem passou pelo atendimento recebeu folhetos com informações de alerta contra o tabagismo e um kit denominado fissura, composto por porções de cravo, canela, uva-passa, semente de abóbora e casca de laranja seca. O uso das porções é alternativa que, segundo Charran, ajuda afastar o cigarro, porque deixam um gosto forte na boca, que não combina com o tabaco.
 
Assim que bateu os olhos no cartaz sobre a campanha o aposentado Wanderley Zani, de 69 anos, foi atraído para o local onde fez o exame de monoximetria, equipamento que mede o índice de monóxido de carbono no organismo. Com a mesma técnica utilizada pelo bafômetro, a presença de gás é detectada quando a pessoa sopra um bocal.
 
No caso do aposentado, o resultado foi 28 partes por milhão (ppm) de monóxido de carbono, que o coloca na categoria do fumante pesado. Nesse tipo de teste, a classificação tem quatro categorias que se inicia pelo não fumante, que vai de 1 a 6 ppm, passa pelo fumante leve (de 7 a 10 ppm), pelo fumante intermediário (11 a 20 ppm) e acima disso, fumante pesado.
 
“Eu estou aqui mais por causa da minha filha. Ela fuma muito”, relatou ele, e “seria bom encontrar uma maneira de estimulá-la a largar o cigarro”. A orientação que recebeu foi para procurar uma unidade de saúde, a mesma recomendação feita a vários fumantes submetidos ao exame.
 
“Eu quero parar [de fumar], porque não quero morrer”, afirmou Vitalina Soares Pereira, de 65 anos, nascida em Minas Gerais e moradora de Itapecerica da Serra desde 1989. No teste dela, o resultado do monóxido de carbono foi 15 ppm. Com kit fissura na mão, saiu com a esperança de atingir o objetivo.
 
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde, por meio da pesquisa Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), indica que a parcela da população brasileira acima dos 18 anos que fuma caiu 20% durante o ano passado. No Estado de São Paulo, a taxa ficou um pouco menor, 17%.
 
Agência Brasil

Especialistas elogiam políticas públicas de combate ao fumo

Rio de Janeiro – No Dia Nacional de Combate ao Fumo, ontem (29), médicos e especialistas na área elogiaram as políticas públicas implementadas que, nos últimos 20 anos, contribuíram para uma queda de cerca de 50% no número de fumantes no país. Para o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Ademir Lopes Júnior, a criação de ações complementares e interligadas permitiu a diminuição.
 
“Restringiram a propaganda do cigarro, houve um aumento de disponibilidade de tratamento para quem quisesse parar de fumar e restringiram o número de locais onde as pessoas podem fumar”, destacou o médico à Agência Brasil.
 
De acordo com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, a Lei 12.546, de 2012, que proíbe o fumo em local coletivo fechado, privado ou público, não diminuiu a clientela. A percepção desses estabelecimentos, segundo o sindicato, é que a adesão e o entendimento da sociedade sobre o assunto é cada vez maior e que os clientes fumantes já assimilaram a legislação em vigor, retirando-se para local aberto na hora de fumar.
 
O médico de família também citou as ações do governo, dentro da política antitabagismo, que vem trabalhando com os pequenos produtores de fumo, incentivando-os a parar com a cultivo e começar outros tipos de produção, inclusive com incentivo financeiro.
 
O epidemiologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), André Szklo, ressaltou que, embora cada uma das políticas tenha tido sua contribuição na redução de fumantes, a iniciativa de maior impacto foi a de aumento de impostos nos derivados do tabaco e de fixação de preço mínimo do cigarro.
 
“Metade da queda que ocorreu pode ser explicada somente pela política do aumento dos impostos”, comentou ele.
 
Szklo acrescentou que “o aumento do preço do cigarro tem grande impacto na iniciação, inibe a iniciação por parte de uma pessoa jovem, que ainda não tem o mesmo poder aquisitivo de um adulto”.
 
O diretor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Daniel Kitner, também elogiou as políticas de combate ao tabagismo, mas criticou a falta de ações específicas para os idosos. “Hoje o idoso é incluído no grande grupo dos adultos e as orientações vêm para o idoso no mesmo modelo que vão para o indivíduo mais jovem. Mas sabemos que, depois dos 50 anos, a dependência à nicotina fica mais intensa do que no indivíduo mais jovem”.
 
Kitner ressaltou que os idosos começaram a fumar “com idades mais precoces e acumulam uma carga de pré-disposição ao tabaco mais intensa”. Para o médico, campanhas voltadas a eles contribuiriam para romper com a crença, por grande parte dos idosos, que parar de fumar em idade avançada já não causa benefícios após décadas de fumo acumulado.
 
“Já temos dados bem seguros da literatura científica provando que a qualquer momento em que o indivíduo abandone o tabagismo terá benefícios, como melhora de qualidade de vida, de performance respiratória e anos depois, o risco de câncer de pulmão começa a reduzir mais, assim como o risco das doenças cardiovasculares”, enumerou o médico.
 
A patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Thais Mauad, enfatizou que nunca é tarde para deixar de fumar. “Parar de fumar é a medida mais importante para melhorar a qualidade de vida e até prolongá-la, mesmo em pacientes mais velhos, parar de fumar traz benefícios à saúde. Entre aqueles que pararam aos 60 anos, observou-se um ganho [de vida] de até dois anos em homens e três anos em mulheres”, disse ela.
 
Agência Brasil

Dos brasileiros com até oito anos de escolaridade 16% são fumantes

Brasília - No Brasil, o hábito de fumar atinge 16% das pessoas com até oito anos de escolaridade. Entre a população com mais de 12 anos de estudos, 9% são fumantes. É o que apontam os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2012, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. O levantamento aponta ainda que entre 2006 e 2012 o número de fumantes acima dos 18 anos no Brasil caiu de 15% para 12%, uma redução de 20%.
 
No mesmo período, o número de homens que fumam caiu de 19% para 15% e entre as mulheres, de 12% para 9%. Consequentemente, o número de pessoas que sofrem danos por conviverem com fumantes no ambiente de trabalho, os fumantes passivos, caiu de 12% para 10% da população. A pesquisa também mostra que a frequência de homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia também teve queda no mesmo período, de 6% para 5%.
 
Porto Alegre (RS) é a cidade com maior número de adultos fumantes, 18% da população. A capital gaúcha também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia, 7% da população. Enquanto isso, Salvador é a capital com o menor índice de fumantes, 6% da população adulta.
 
O levantamento do Ministério da Saúde monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do país.
 
Agência Brasil

População brasileira tem 12% de fumantes

Brasília - "Para mim, deixar o cigarro foi uma libertação". É o relato do músico de 32 anos, Odair Souza que, por 11 anos foi fumante, e depois de mais de cinco tentativas, deixou o cigarro há dois anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 12% dos brasileiros são fumantes. Para tentar conscientizar outras pessoas a seguir o exemplo de Odair, são feitas, hoje, ações educativas em praticamente todo o país desde 1986, quando foi sancionada a lei que instituiu 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
 
O pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles, alerta que o tabagismo é uma doença que pode ocasionar outras 50. Vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de menopausa, infertilidade e envelhecimento precoces são alguns dos problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo fumo.
 
Meirelles explica que, logo depois de deixar o cigarro, o ex-fumante já sente melhora na qualidade de vida. "Ele sente uma melhora dentro de dois, três dias no fôlego, se não tiver uma doença respiratória, já dá pra subir uma escada melhor, fazer exercícios", disse o especialista.
 
Foi o que aconteceu com Odair. À Agência Brasil, o músico lembra que decidiu parar de fumar quando começou a sentir dificuldade para cantar e dor na garganta. "Depois que parei vi diferença em vários aspectos, na hora de cantar, na respiração, tanto para cantar como pra fazer exercício físicos, na alimentação, o gosto dos alimentos é muito melhor agora", destacou.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, 24.515 equipes de 4.371 municípios brasileiros estão inscritas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que inclui o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A meta do governo é reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes na população adulta até 2022.
 
O tratamento contra o vício em tabaco do serviço público inclui apoio psicológico, medicamentos (entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona), atendimentos educativos e terapêuticos. Segundo Meirelles, deixar de fumar é difícil, mas o acompanhamento de profissionais pode tornar o processo mais confortável.
 
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. Além disso, cerca de 1,2 bilhão de pessoas são fumantes. "Cerca de 80% dos fumantes desejam parar, mas apenas 3% conseguem realmente abandonar o vício. Além disso, é considerado ex-fumante a pessoa que fica um ano sem fumar”, explica o cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, João Ferreira Marques. O médico esclarece que, quem abandona o vício antes dos 30 anos, consegue reestabelecer o organismo a ponto de parecer que nunca fumou.
 
De acordo com Meirelles, muitas vezes o fumante espera ter um problema de saúde para decidir parar de fumar. O médico acrescentou que a proibição de fumar em locais fechados fez com que muitos fumantes se sentissem incomodados em ter que deixar o ambiente de amigos para fumar e isso está fazendo com que pensem em deixar o vício. "Ele está conversando com amigos e tem que sair para fumar, a pessoa sente-se escrava do cigarro. Se está no shopping e precisa sair pra fumar, isso passa a ser desconfortável".
 
Segundo pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entre 1989 e 2010 um em cada três brasileiros deixou de fumar devido à entrada em vigor das medidas que restringiram a propaganda de cigarros na televisão e em veículos de comunicação de massa.



Agência Brasil

Frutas protegem contra diabetes, mas sucos elevam risco da doença

 Mirtilo, uva e maçã, consumidos três vezes por semana, foram
 as frutas que mais diminuíram o risco de diabetes, em 26%, 12%
e 7%, respectivamente
Uma pesquisa publicada hoje pelo "British Medical Journal" pode amargar o café da manhã de muita gente: o consumo diário de um ou mais copos de suco de fruta eleva em até 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2
 
A doença, que é considerada uma epidemia mundial, afeta 347 milhões de pessoas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
O estudo, liderado por Isao Muraki, da Escola Médica de Harvard (EUA), analisou dados de mais de 187 mil homens e mulheres acompanhados por 24 anos para saber se o consumo de diferentes tipos de fruta poderia influenciar positiva ou negativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 
Mais de 12 mil participantes (6,5%) receberam diagnóstico da doença durante o estudo. O diabetes tipo 2, diretamente relacionado à obesidade, é caracterizado pela resistência do corpo à ação da insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, ou pela produção insuficiente do hormônio.
 
Trabalhos anteriores já haviam tentado averiguar se o consumo de frutas poderia reduzir o risco de diabetes, mas, segundo os autores, não havia sido encontrada ligação forte entre uma coisa e outra.
 
Por isso eles decidiram analisar cada fruta separadamente. Mirtilo, uva e maçã, consumidos três vezes por semana, foram as frutas que mais diminuíram o risco de diabetes, em 26%, 12% e 7%, respectivamente.
 
Já o melão foi a única fruta cujo consumo esteve ligado a um aumento dos casos de diabetes. Os autores também notaram um aumento no risco de desenvolver a doença entre os que tomavam suco de fruta.
 
Segundo os cálculos do estudo, trocando os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas inteiras, o risco de diabetes cai 7%; a queda pode ser maior dependendo da escolha de cada um (de novo, uva e mirtilo deram os melhores resultados).
 
De acordo com Daniela Jobst, nutricionista funcional e membro do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, a diferença de resultado entre as frutas tem a ver com seu índice glicêmico (potencial de cada uma de gerar "picos" na produção de insulina) mas, talvez principalmente, aos nutrientes que cada uma delas tem.
 
"O diabetes envolve um processo de estresse oxidativo, aumenta a quantidade de radicais livres. Frutas como mirtilo e uvas têm fitoquímicos antioxidantes."
 
O problema dos sucos é que, em relação à fruta inteira, eles têm muito menos fibras, o que eleva a velocidade da absorção do açúcar, gerando os picos que podem ser prejudiciais ao organismo.
 
Melhor eliminar o suco da dieta? "Não precisa. Dá para acrescentar fibras ao suco, para tornar a digestão mais lenta. Uma folha, como couve, ou grãos como linhaça e chia são boas opções."
 
Folhaonline

Para ficarem livres do fumo, hospitais orientam funcionários

Roberto Custódio/JL / Bitucas recolhidas durante a manhã de ontem na parte externa do HU
Roberto Custódio/JL
Bitucas recolhidas durante a manhã de ontem na parte externa do HU
No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, unidades de saúde ainda lutam para reduzir o número de fumantes entre funcionários e usuários     
 
No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado ontem, o Hospital Universitário de Londrina (HU) faz campanha de conscientização sobre os malefícios do cigarro junto à sua população interna: mais de 5 mil pessoas entre servidores, pacientes, acompanhantes, alunos e professores. Não há uma estatística, mas muitas destas pessoas fumam no ambiente que por excelência cuida da saúde. "Os fumantes utilizam a área externa do hospital, na área interna ninguém fuma", esclarece a enfermeira Márcia Pizzo, chefe de Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade UEL (DASC) e coordenadora do Ambulatório do Tabagismo do Hospital de Clínicas (HC) da UEL. "Mas queremos um HU 100% livre do tabagismo."
 
Márcia não tem números de Londrina, mas afirma que no Brasil 30,6 milhões de pessoas - 16% da população adulta - são fumantes. A campanha interna do HU vai abordar as pessoas com informações sobre a quantidade de mortes por causa do tabagismo, o número de doenças que decorrem deste hábito, os danos do vício e os ganhos que têm aqueles que o deixam.

Segundo a enfermeira, no Brasil 200 mil pessoas morrem todos os anos por causa de males provocados pelo tabagismo, que é responsável por mais de 50 tipos de doenças. Vinte e cinco por cento dessas mortes são por complicações no coração e 85% por bronquite e enfisema. Márcia destaca ainda que 90% dos casos de câncer no pulmão decorrem do cigarro e 30% das mortes provocadas por outros tipos de câncer acontecem em decorrência do fumo.
 
"Quem fuma tem 10 vezes mais chance de ter câncer de pulmão, cinco vezes mais chances de sofrer infarto, cinco vezes mais probabilidade de ter bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes mais chances de ter derrame cerebral", alerta.
 
Além do mural informativo e dos panfletos que serão distribuídos, essas informações serão passadas também por meio do sistema de som. O impacto do cigarro no meio ambiente também estará em foco. Um grupo de servidores, auxiliado por alunos de Farmácia, também fará um mutirão para retirada de todas as bitucas de cigarro que são jogadas diariamente na área externa do hospital. "O cigarro contém 4.720 substâncias tóxicas que [por meio das bitucas jogadas no chão] contaminam o meio ambiente. Queremos limpar o hospital deste lixo tóxico", diz Márcia.
 
Os fumantes dentro dos hospitais também preocupam a Santa Casa de Londrina. Grande parte dos 1.500 funcionários também é fumante. Assim como eles, pacientes e acompanhantes também fumam diariamente na área externa do hospital.

A analista de Recursos Humanos da Santa Casa, Renata Gusmão, afirma que algumas ações estão sendo desenvolvidas para incentivar os funcionários a largarem o vício. "Ainda estamos iniciando, mas temos alguns projetos."
 
Além de murais com informações sobre os malefícios do cigarro, Renata diz que está sendo estudada uma parceria com grupo da Secretaria de Saúde que atua nesta área para dar palestras sobre o tema na Santa Casa.
 
Jornal de Londrina