Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Segundo especialista, colocar silicone nos seios não interfere na amamentação

Segundo especialista, colocar silicone nos seios não interfere na amamentação Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Sucção do bebê não será interrompida ou dificultada pela prótese
Único método não recomendado é aquele em que o preenchimento é feito pelas aréolas dos seios
 
Toda mãe deseja que o seu filho nasça e cresça com saúde e, para que o bebê tenha um desenvolvimento adequado, é importante que ele se alimente com leite materno até completar dois anos de idade, segundo o Ministério da Saúde (OMS).

Além de ser a melhor e a mais completa alimentação para o bebê, a amamentação também constrói um elo de amor e confiança entre a mãe e o filho. Apesar de ser um dos momentos mais importantes para a mulher, ela também gera algumas preocupações.

Isso porque a pele ao redor das mamas sofre um estiramento devido ao aumento do volume mamário que ocorre nos últimos meses da gestação e no pós-parto. Quando as fibras elásticas se rompem, tendem a aparecer estrias nos seios. E os problemas não param por aí.

Pode haver flacidez ou, no caso de quem tem seios pequenos, um aumento de volume devido à lactação. No entanto, quando essa fase acaba, eles tendem a diminuir, o que pode abalar a autoestima da mãe.

Nesses casos, muitas mulheres optam pela mamoplastia, que consiste na colocação de uma prótese de silicone nos seios. Segundo o cirurgião plástico Fábio Malzone, a cirurgia é recomendada para mulheres com seios pequenos e para aquelas que, após a amamentação, tiveram uma grande redução de volume mamário, sem que houvesse ptose de mama (queda).

A interferência do silicone na amamentação
As mulheres que desejam fazer mamoplastia tem uma grande preocupação com a amamentação. Entretanto, segundo Malzone, elas podem ficar tranquilas, pois a prótese é colocada abaixo da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral e não há, portanto, influência direta na produção de leite. Os seios com silicone podem, inclusive, permitir uma amamentação tão saudável quanto os naturais.
— Não optando pelos procedimentos do tipo periareolar ou transveolar, em que o preenchimento é feito pelas aréolas dos seios, todos os métodos de implante atuais são seguros para as futuras mamães — afirma o cirurgião plástico.

A sucção do bebê também não será interrompida ou dificultada pela prótese de silicone, bem como a qualidade do leite não ficará comprometida.

Apesar de não apresentar problemas durante a amamentação, o médico recomenda que as mães que não tem a prótese e desejam colocá-la esperem até o fim desse processo.

E se a prótese romper durante a amamentação?
Algumas mulheres ficam com receio, também, de fazer a mamoplastia e engravidar logo em seguida, principalmente em relação ao risco da prótese romper no período da amamentação.

Malzone esclarece, entretanto, que mesmo se o material se romper, o que não é muito comum, nas próteses seguras e de boa qualidade o gel é envolvido por uma membrana e, portanto não se mistura com o corpo ou o leite.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário