Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Limpeza do umbigo do bebê deve ser feita a cada troca de fraldas, indica pediatra

Processo de limpeza do coto umbilical é indolor para o bebê
Processo pode ser feito com hastes flexíveis e álcool
 
Logo após o nascimento do bebê, uma das principais preocupações das mamães é a limpeza do coto umbilical, uma pequena parte do umbigo. Inicialmente, a região tem um aspecto gelatinoso, esbranquiçado e mole, que com o tempo torna-se mais escuro e ressecado da ponta para a raíz.
 
De acordo com o pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, de São Paulo, Rogério Almeida, a higienização do coto deve ser feita, preferencialmente, a cada troca de fraldas.
 
— Recomenda-se a utilização de hastes flexíveis umedecidas em álcool 70% quando houver secreções ou discreta quantidade de sangue, passando pelo coto e a pele até total limpeza da região — indica o especialista.
 
O processo de limpeza é indolor devido não ter terminações nervosas na região. Em média, após sete dias do nascimento, ocorre a queda do umbigo e a assepsia deve ser mantida pelos próximos sete ou dez dias. Durante a cicatrização deve-se evitar enfaixar ou fazer curativos fechados na região, não usar outros medicamentos no local e nem seguir mitos populares, como colocar uma moeda, que pode trazer infecções.
 
Em caso de umbigo inflamado, como secreção esbranquiçada, vermelhidão, inchaço ou mau cheiro é necessário consultar um especialista.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário