Foto: Roche No Brasil, o Xeloda (da Roche) pode custar até R$ 2500,00 em caixas com 120 comprimidos de 500 miligramas |
O EUA Food and Drug Administration (FDA) aprovou, nesta segunda-feira (13), a primeira versão genérica do Xeloda (capecitabina), pílula de quimioterapia oral usada para tratar o câncer de cólon ou reto e câncer de mama.
A Teva Pharmaceuticals EUA ganhou a aprovação do FDA para comercializar o genérico da capecitabina em 150 e 500 miligramas. No Brasil, o Xeloda (da Roche) pode custar até R$ 2500,00 em caixas com 120 comprimidos de 500 miligramas.
O FDA alerta que "é importante o médico certificar que o paciente não esteja tomando medicamento para diluir o sangue, como a varfarina. A capecitabina pode aumentar o efeito do medicamento, levando a efeitos secundários graves.
Ainda segundo o FDA, " a fabricação de medicamentos genéricos deve passar pelos mesmos padrões de qualidade que medicamentos de referência, portanto, têm o mesmo padrão de qualidade."
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer do EUA, estima-se que 1,6 milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer e 580 mil e morreram em decorrência da doença em 2013. O os casos de câncer de cólon e reto chegaram a 142 mil diagnósticos no mesmo ano com 50 mil mortes. Os registros de câncer de mama atingiram 232 mil casos com 39 mil mortes em 2013.
Isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário