Quem pratica exercício, já deve ter ouvido falar várias vezes da importância de se alongar antes de fazer qualquer atividade. Porém, essa afirmação é controversa, dado que algumas evidências científicas não a apoiam.
Diferentes pesquisas já demonstraram que as pessoas que se alongam antes de fazer exercício não são menos propensas a se machucar do que aquelas que não alongam.
Em um desses estudos, o fisioterapeuta Rod Pope, da Universidade Charles Sturt, na Austrália, examinou mais de 2.600 recrutas do exército nacional durante seus treinamentos.
Ele descobriu que, embora fosse assumido que o alongamento agia na prevenção de lesões, não havia nenhuma evidência para sugerir que isso realmente aconteceu.
Por conta disso, Pope recomendou que o exército australiano não tornasse mais obrigatório o alongamento antes do exercício, porque pode ser uma perda de tempo.
Outra pesquisa feita por Daniel Pereles analisou se o alongamento era benéfico para corredores amadores, que gostam do exercício, mas não são atletas. 2.729 voluntários com pelo menos 13 anos de idade participaram do estudo.
As taxas de lesão no grupo que alongou e no que não alongou foram as mesmas: 16%. Os fatores de risco mais significantes para lesões foram histórico de lesão crônica ou lesões recentes nos últimos quatro meses, e índice de massa corporal (IMC – uma medida da gordura corporal baseada na altura e peso).
Além disso, os corredores que mudaram para ou abandonaram um regime de alongamento antes da corrida aumentaram o risco de se machucar.
Apesar desses resultados negativos para o alongamento, outros estudos focam nas vantagens que ele pode ter.
Com o alongamento, as pessoas podem se sentir melhores (mais relaxadas) e a prática pode de fato ajudar a preparar os músculos para o exercício em pessoas com certas condições.
Também, estudos defendem que a flexibilidade, além de ajudar seu corpo a atingir o nível de condicionamento físico ideal, pode até mesmo contribuir para livrar as pessoas de condições como artrite e doenças mais graves.
Muito apoiada cientificamente também é a afirmação de que ioga ou alongamento intenso podem aliviar o desconforto de pessoas que sofrem de dores crônicas nas costas.
Por fim, estudos sugerem que alongamento pode ser parte importante da rotina de exercícios na terceira idade, que mantém uma pessoa idosa com o mesmo condicionamento físico de um jovem.
Fonte Hypescience
Na melhor das intenções, muitos pais procuram evitar que seus filhos pequenos saiam andando por aí e se machuquem. Contudo, o zelo excessivo pode atrasar o desenvolvimento físico da criança e, segundo estudo recente, até mesmo atrapalhar seu desempenho escolar.
Se você não dispensa uma xícara de chá preto diariamente, temos uma boa notícia para você. Pesquisadores afirmam que essa bebida pode reduzir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
Extrapolando os conceitos de light e diet, a Pepsi lançou no Japão um refrigerante que, segundo a companhia, ajuda a emagrecer e a reduzir os níveis de “colesterol ruim” no sangue.
Um estudo da Universidade de Plymouth, em Devon (Reino Unido) concluiu que pais que batem em ou gritam com seus filhos os colocam em maiores riscos de desenvolver câncer, doença cardíaca e asma.
Há quem pense que as novas gerações estão mais estúpidas do que nunca. Embora seja difícil dizer com certeza se estamos mesmo ficando menos inteligentes, uma nova teoria, bastante controversa, afirma que os humanos estão vagarosamente, mas definitivamente perdendo capacidades intelectuais e emocionais.
Uma análise do genoma do porco publicada nesta quarta-feira na revista Nature, a mais completa já realizada, revela que o animal convive com o homem há 10 mil anos.
Restrição crônica de sono e incontinência urinária em adolescentes obesas são alguns dos temas
Funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto
Chamado de taser, 'pistola' tem como objetivo paralisar a pessoa e não atacá-la
Quando você se depara com uma propaganda de produtos "junk food" que numa tradução literal do inglês significa "comida lixo", designação para alimentos com alto teor de calorias, gordura saturada, sódio e açúcar você não sente uma imediata vontade de devorá-los?
Truque alimentar provoca mais rapidamente a sensação de saciedade
No Brasil, estimasse que 100 mil casos aconteçam por ano
Hipertrofia dos pequenos lábios vaginais é corrigida com cirurgia que busca reduzi-los e deixá-los cobertos pelos grandes lábios


Cerca de 70% dos tratamentos realizados pela Medicina Tradicional Chinesa se constituem pelo emprego das milenares Fórmulas Magistrais Chinesas. Nos EUA as FMC já se encontram regulamentadas pelo FDA
Gestores têm até o próximo dia 30 para inscrever projetos de planos de cargos, carreiras e salários. Investimento do Ministério da Saúde chega a R$ 29 milhões