Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Imagens da natureza amenizam dor

Uma combinação de imagens de belas cenas da natureza e música com sons relaxantes ajuda a amenizar dores de pacientes com câncer durante procedimentos invasivos como punções e biópsias, segundo cientistas americanos.

Os testes para encontrar formas de aliviar a dor foram realizados por pesquisadores da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, em pacientes submetidos a mielogramas, um exame doloroso em que é feita uma punção óssea.
 
No procedimento os doentes recebem anestesia local, em seguida, uma grande agulha é inserida em um osso, geralmente nas costas, de onde é retirada uma amostra da medula óssea. O exame pode ter duração de até dez minutos.
 
Noah Lechtzin, do departamento de medicina da Universidade de Baltimore, explica que os pesquisadores buscavam um jeito de tornar essa experiência mais tolerável e menos dolorosa. Por isso, durante o exame, os pacientes olhavam dois tipos de imagem: cenas da natureza acompanhadas de sons agradáveis ou cenas da cidade, com seus barulhos típicos.
 
A imagem relaxante mostrava uma região próxima às cataratas Vitória, na Zâmbia, e era acompanhada de passarinhos cantando. A da cidade retratava uma rua movimentada, com vários carros e pessoas caminhando apressadamente. Durante a visualização da imagem os pesquisadores mediam o nível da dor dos grupos de pacientes e perceberam mudanças significativas.
 
O resultado comprovou que pacientes que fizeram o exame sem ver nenhuma foto registraram dores no nível 5,7 de uma escala conhecida como Hopkins Pain Rating. Já os que observaram a paisagem natural relataram, em média, níveis 3,9 de dor. E os doentes que viram as fotos da cidade registraram índices semelhantes aos dos que não viram nenhuma imagem. Segundo Noah Lechtzin, a redução da dor não é apenas uma questão de distrair o paciente, mas a importância dos elementos da natureza, já que uns relaxam mais que outros.
 
Os pesquisadores acreditam que, para relaxar e acalmar os pacientes submetidos a exames invasivos e com câncer, cenas de água correndo podem ser muito úteis, especialmente se acompanhadas de sons de passarinhos cantando e do vento batendo nas árvores.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário