Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dor no peito não significa infarto somente

 
Os médicos alertam que a dor no peito pode ser um sinal para diversas patologias e não significa sempre um sintoma de infarto. De acordo com os especialistas somente 20% dos apertos no peito são, de fato, de origem coronariana, por isso é muito importante e necessário saber que tipo de incômodo no peito a pessoa está sentindo.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), anualmente, 315 mil pessoas morrem no Brasil devido a doenças cardiovasculares e não é só o infarto que põe em risco a vida de quem sofre de dor torácica. O cardiologista Marcelo Assad, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), explica que outros diagnósticos como tromboimborismo pulmonar, pneumotórax hipertensivo, dissecção da artéria aorta e ruptura do esôfago também têm como sintoma a dor no peito, embora não sejam de origem coronariana.
 
Os sintomas do infarto são dor torácica com aperto ou pressão do lado esquerdo do peito, que pode se irradiar para ambos os braços; suor geralmente frio; palidez cutânea e mal estar, tudo isso normalmente desencadeado por esforço físico ou mental, pode ser um sinal de alerta. E as mulheres devem ter atenção redobrada, já que representam 40% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com problemas no coração, alerta o diretor da SBC, Fernando Costa.
 
Para evitar as doenças cardiovasculares, dentre elas o infarto é preciso manter uma vida equilibrada com atividades que deem prazer e exercício físico. Além de não usar drogas, principalmente cocaína e ecstasy, que aumentam o gasto de energia do coração e consumir apenas uma ou duas doses de vinho ou whisky por dia, quantidade que pode fazer bem ao coração e evitar a obesidade. O ganho de peso é um fator de risco não só diretamente ao coração, mas também para o desenvolvimento do sedentarismo, diabetes e pressão alta.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário