Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Equipe japonesa acredita que diabetes pode ser tratado com remédio gástrico

Getty Images: Pesquisadores acreditam ser possível tratar
diabetes com remédio para úlceras gástricas
Estudo foi realizado em ratos, mas ainda precisa ser testado em humanos
 
Uma equipe de cientistas japoneses acredita ser possível tratar o diabetes com um fármaco para úlceras gástricas, após ter vinculado um gene com o desenvolvimento da doença pela ingestão de alimentos gordurosos, segundo informou nesta quinta-feira (6) o jornal Mainichi.
 
O grupo, liderado pelo professor Nobutaka Hirokawa, trabalhou com ratos e terá que investigar a partir de agora as possíveis aplicações deste achado em humanos. Foram usados ratos para estudar as proteínas motoras e a equipe comprovou que o pâncreas e os rins contêm grandes quantidades do gene KIF12, da família das quinesinas e cuja função era aparentemente desconhecida até agora.
 
Quando os pesquisadores desativaram os genes KIF12, as funções celulares do pâncreas para secretar a insulina (que regula o nível de açúcar no sangue) foram afetadas, o que conduziu ao desenvolvimento do diabetes. O mesmo orgânulo (a unidade celular encarregada desta função) também ficou desativado quando os pesquisadores alimentaram os ratos com comida rica em ingredientes gordurosos.
 
Baseando-se nestes achados, a equipe administrou durante duas semanas teprenona, um composto farmacêutico para tratar as úlceras gástricas, nos ratos. Após o tratamento, estes segregavam quase a mesma quantidade de insulina que os ratos normais, explicou Hirokawa ao jornal Mainichi.
 
— Os seres humanos também têm genes KIF12. Com base nestes achados, gostaria de examinar se a teprenona poderia ser utilizada como medicina curativa e preventiva para o diabetes, e também tentar desenvolver um fármaco mais eficaz conjuntamente com empresas farmacêuticas. 
 
EFE / R7

Pé diabético pode se agravar rapidamente e causar amputação

Cuidados com os pés fazem bem e evitam problemas
 
Por Dra. Andressa Heimbecher Soares
 
Assim que uma pessoa descobre que tem diabetes, alguns cuidados precisam ser tomados. Além do exame de fundo de olho para avaliação da retina e do exame de urina para dosagem de proteínas, também é essencial o cuidado com os pés.                            
 
O diabetes é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, tanto os grandes quanto os pequenos. Nossos nervos, que podem ser entendidos como pequenos fios elétricos que vão transmitir informações de calor, dor, frio ou pressão para o nosso cérebro, precisam receber sangue com oxigênio para funcionarem bem. No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos.                             
 
Devido a este mau funcionamento, alguns pacientes terão perda da sensibilidade, geralmente nos pés e mãos, chamada neuropatia em bota ou em luva. Enquanto outros podem ter um aumento de sensibilidade, determinando dor ou queimação em determinadas regiões do corpo. No diabetes, vários nervos do corpo podem ser afetados, como o nervo de controla o esvaziamento do estômago, causando um quadro chamado de gastroparesia - ou seja, uma diminuição da força de contração do estômago.                            
 
Quando a neuropatia diabética acomete os pés, é chamada de pé diabético. Estima-se que cerca de 15% dos pacientes com diabetes vão desenvolver alterações nos pés, sendo a mais preocupante a formação de úlceras, pois elas podem progredir para amputação do pé ou perna.                            
 
Mas como isso acontece?
Com a perda da sensibilidade, o diabético passa a não sentir pequenos machucados nos pés, como os causados por um sapato apertado ou a costura de uma meia. Há casos extremos em que pacientes diabéticos não sentiram a formação queimaduras nos pés quando pisavam em um chão quente perto de piscinas. Os machucados são a porta de entrada para bactérias e, juntando a isso a dificuldade de cicatrização que faz parte do diabetes, o resultado muitas vezes pode ser a amputação devido a uma infecção local ou generalizada.                            
 
Os dados estatísticos são alarmantes: o diabetes é a causa mais frequente de amputações não traumáticas de membros inferiores, ou seja, amputações que não são por acidentes. Também se sabe que cerca de 85% das amputações são iniciadas pela formação de úlceras, e pior ainda, aproximadamente 14 a 20% dos pacientes com ulcerações serão submetidos a amputações.                            
 
Existe solução?
Sabemos que alguns diabéticos tem uma tendência maior de desenvolver problemas nos pés. Mas alguns fatores vão implicar em maior risco: níveis elevados de glicose e hemoglobina glicada, sinalizando ruim controle da doença, predispõem a mais complicações. A falta de cuidados com os pés também ocasiona problemas. É importante que o diabético tenha muita atenção ao cortar as unhas dos pés, mantenha-os aquecidos e protegidos sempre, além de escolher sapatos confortáveis.
 
Uma boa dica é ter no banheiro um pequeno espelho, que possa ser usado para ver a sola dos pés e entre os dedos, todos os dias após o banho. Caso apareçam micoses ou pequenas lesões, o médico precisará ser avisado. Ao tratarmos precocemente qualquer problema nos pés, evitamos as amputações e podemos mudar este cenário tão triste sobre o diabetes e os pés.       
 
                     
Referências:
 
Minha Vida

Hipertensão mal controlada pode causar miocardiopatia hipertensiva

Doença leva a danos e disfunção do musculo cardíaco, aumentando risco de insuficiência
 
Por Dr. Nilton José Carneiro da Silva
 
A hipertensão arterial é reconhecida como fator de risco para lesão de órgãos importantes do nosso corpo, como os rins, olhos, cérebro e o coração.

Em determinadas ocasiões, como quando a pressão arterial mantem-se elevada por um longo período ou quando há demora no diagnóstico e tratamento, existe maior risco para a lesão cardíaca.

Miocardiopatia é um termo utilizado para denominar um grupo de doenças que atingem o musculo cardíaco, de forma que há prejuízo na função de "bomba" deste órgão e pode haver evolução para insuficiência cardíaca.

A miocardiopatia hipertensiva ocorre quando a hipertensão arterial leva a danos e disfunção do musculo cardíaco. Todo paciente hipertenso deve ser avaliado quanto a cardiopatia hipertensiva, pois encontra-se em risco de desenvolve-la. A hipertensão arterial não controlada ou com diagnóstico tardio, além daqueles casos de hipertensão com inicio precoce (menos de 40 anos de idade), pode ter risco maior de desenvolver cardiopatia hipertensiva com o passar dos anos.

Existe clareza na associação entre pressão arterial elevada e risco cardíaco, mas não é possível prever com certeza quais pacientes e em quanto tempo apresentarão a evolução para miocardiopatia, de forma que o controle dos valores da pressão arterial ainda é a medida mais efetiva na prevenção da cardiopatia.

Essa lesão ao musculo cardíaco pode ser entendida pela maior dificuldade ou sobrecarga que o músculo tem que enfrentar a cada batimento por conta de um "obstáculo" maior, que seria um sistema com alta pressão que em que ser vencido para que o batimento cardíaco seja efetivo e haja circulação de sangue por todos os demais órgãos. Algumas alterações genéticas envolvendo hormônios e substâncias liberadas principalmente pelos rins e vasos sanguíneos contribuem para uma cascata de eventos que no final leva a miocardiopatia. A interação do musculo cardíaco com esses fatores é que determina em cada individuo qual a velocidade dessas alterações.
                           
O diagnóstico da miocardiopatia hipertensiva ocorre com a análise de um conjunto de fatores:
 
- Historia clinica e exame físico. Paciente hipertenso que evolui com cansaço para atividades que antes eram feitas com facilidade, palpitações, iedema em extremidades podem eventualmente ter comprometimento do musculo cardíaco. O médico durante exame físico pode flagrar alterações na inspeção do tórax, avaliar edema de extremidades, e observar anormalidades em ausculta cardíaca e pulmonar
 
- Eletrocardiograma. Este exame de fácil e rápida realização pode fornecer sinais indiretos de doença do músculo cardíaco, indicando aumento de tamanho das cavidades cardíacas ou alteração na condução elétrica decorrentes de hipertensão arterial descontrolada
 
- Ecodopplercardiograma, exame fundamental neste diagnostico, visto que fornece informações sobre estrutura do coração (se há aumento das cavidades cardíacas ou hipertrofia que corresponde ao aumento da massa muscular) e também sobre a função, visto que em fases avançadas da doença o coração pode perder sua força contrátil, ou seja, enfraquecer. O eco auxilia em estagiar a doença também, uma vez que no inicio pode ocorrer apenas dificuldade no relaxamento do musculo - as vezes assintomático, mas em fases avançadas já ocorre hipertrofia e perda de função do coração, eventualmente até dilatação
 
- Exames complementares de imagem como a ressonância magnética e a tomografia cardíaca são pedidos, não como rotina, mas na dependência de características de cada caso.
 
O tratamento compreende controle da pressão arterial com modificações de estilo de vida (nutrição e atividade física adequadas) e fármacos anti-hipertensivos. Quando a pressão elevada acompanha presença de cardiopatia, o tratamento farmacológico muda, dando-se preferencia a associação de fármacos betabloqueadores e outros que bloqueiam um sistema denominado renina-angiotensina-aldosterona. Alguns desses fármacos podem ao mesmo tempo ter efeito benéfico no nível de pressão arterial.
                           
Mesmo que o tratamento seja otimizado, uma vez que se desenvolve alteração da estrutura do coração o objetivo será impedir ou lentificar a evolução da doença, dificilmente retornando-se às condições iniciais. Logo o tratamento preventivo da pressão arterial é o mais importante.
 
Minha Vida

Pacientes derrubam na Justiça limite imposto pelo governo para doações de medula óssea no país

Ministério da Saúde, por outro lado, vê abuso nos pedidos de exames de compatibilidade feitos por laboratórios
 
Brasília - O Ministério da Saúde vê abuso nos pedidos de exames de compatibilidade (feitos por laboratórios) e limitou o número de novos candidatos a doadores que podem se cadastrar nos bancos de medula óssea. Quem espera por uma doação vê nesse teto uma ameaça à própria vida. E a Justiça, em pelo menos duas decisões recentes, vê a razão do lado dos pacientes. Em meio a um delicado cabo de guerra, com argumentos de ambos os lados, está em jogo a sobrevivência de 1,1 mil pessoas na fila do transplante.
 
Gente como a servidora pública Fabiana Ikeda de Oliveira, de 37 anos, com leucemia linfoide aguda. Entre a internação por dores no corpo e o resultado dos exames, não se passaram 24 horas. Ela está no leito de um hospital privado de Brasília há um mês, inscrita no cadastro de receptores. O transplante é a única possibilidade de cura, mas na família não apareceu um doador: a mãe também teve leucemia e morreu de forma fulminante há três anos; o pai já extrapolou a idade para doar; o teste com o irmão mostrou incompatibilidade. As chances agora só existem a partir de rostos anônimos do banco de doadores.
 
- O transplante é minha única expectativa de vida. Se eu não conseguir, vou ter pouco tempo - diz Fabiana, mãe de Gabriel, de 14 anos, e Tarsila, de 9.
 
O teto estabelecido pelo Ministério da Saúde começou em 2012 - eram admitidos, então, no máximo 267,1 mil novos cadastrados anuais no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). No ano seguinte, outra portaria estendeu o limite para 400 mil novos doadores anuais.
 
O Redome tem hoje 3,5 milhões de doadores cadastrados. É o terceiro maior banco do mundo, atrás dos de Alemanha e Estados Unidos. O SUS custeia tudo, diferentemente do que ocorre em outros países.
 
Cada exame de histocompatibilidade, condição básica para a inclusão de alguém no registro, custa R$ 375. As chances de êxito na identificação de um doador são de 64%, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), responsável pelo banco de dados. Na Alemanha, chegam a 80%.
 
O mais importante, na visão do governo, é ampliar a qualidade genética das doações. Por isso o teto na Bahia, estado com preponderância de negros - e, portanto, grandes chances de compatibilidade com a maioria dos brasileiros - subiu de 5.020 para 20 mil. No Rio, a quantidade se manteve a mesma: 14.040. Por vias judiciais, esses tetos passaram a ser atacados.
 
- As portarias não foram editadas para limitar, mas para ordenar. O Redome, até 2003, tinha 30 mil doadores cadastrados. Hoje são 3,5 milhões. O valor gasto só com os exames era superior ao que se investia no próprio transplante. Agora, uma rede de estudos genéticos avalia características genéticas por região - afirma Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca.
 
Ações movidas pela OAB
Em junho, a Justiça Federal em Franca (SP) derrubou as restrições à quantidade de doadores na cidade, a partir da ação movida por uma paciente com leucemia. No mês passado, a Justiça Federal em Goiânia obrigou o Ministério da Saúde a fazer, em até 20 dias, os exames de histocompatibilidade das amostras do Hemocentro da capital goiana e de outros laboratórios onde haja material semelhante. O teto em Goiás foi considerado inconstitucional.
 
A ação foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado, a partir do apelo da família de uma criança de 6 anos com leucemia. Movimento similar ocorre em Pernambuco e Mato Grosso do Sul, onde as seccionais da OAB preparam ações para derrubar as restrições.
 
Profissionais da área, no entanto, enxergam na iniciativa uma pressão de grandes laboratórios para voltar a faturar com exames desenfreados. Não falta quem concorde com a visão do ministério e diga ser mais importante a variabilidade do que a quantidade de doadores.
 
Fabiana, na fila de espera, critica o teto. Mas diz confiar no registro de doadores:
 
- É lógico que estou otimista. Tenho de estar sempre.
 
Ela já recebeu indicativos de 20 potenciais doadores com características genéticas semelhantes - Fabiana é descendente de japoneses. A família, capitaneada pelo marido, começou uma campanha nas redes sociais para ampliar as doações.
 
- Eu entendo que o aumento de doadores me beneficia. Eu tenho dois filhos para cuidar - afirma a servidora do Ministério do Desenvolvimento Social.
 
O tempo médio de espera por uma medula óssea, nos casos de transplante entre não aparentados, é de quatro meses. Mais dois meses, em média, são gastos na espera por um leito do SUS. Os problemas relacionados aos doadores, com os questionamentos judiciais aos tetos definidos pelo Ministério da Saúde, se somam a outros entraves para o transplante de medula óssea: a falta de leitos, a falta de centros especializados e a demora do Redome em dar respostas sobre doadores.
 
Só nove estados fazem transplantes alogênicos, aqueles em que há necessidade de doadores: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Goiás. Em 2013 houve apenas 669 transplantes alogênicos de medula óssea, 6,2% a mais que em 2012, quando houve 630.
 
 
Batalha para outros doentes
Somados os autólogos (com a medula do próprio paciente), o Brasil fez 1.813 transplantes de medula óssea em 2013, 3,4% a mais que em 2012. Os números são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Para este ano, o Inca estima em 9.370 os novos casos de leucemia no país.
 
A batalha pela medula não é uma exclusividade dos pacientes com leucemia. O aposentado Elvis Silva Magalhães, 47, mora em Brasília e demorou 38 anos para conseguir receber a medula de um dos seus irmãos. O transplante ocorreu em 2005 e, segundo ele, resultou na cura de uma doença congênita, a anemia falciforme. A cirurgia ocorreu num centro especializado em Ribeirão Preto (SP). A capital brasileira não faz transplante alogênico.
 
Elvis se livrou de transfusões de sangue, úlceras e crises de dor decorrentes da doença. Agora, à frente da Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme, o aposentado tenta convencer o Ministério da Saúde a editar uma portaria com protocolos para o transplante de medula. Ele foi o segundo a ser transplantado no país, num procedimento experimental.
 
- É preciso, cada vez mais, fortalecer esse banco de medula óssea e ampliar os registros - defende.
 
O Globo

Comissão da Câmara aprova projeto que obriga a SUS a fazer exame, em 30 dias, em casos de suspeita de câncer

Projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo
 
Brasília - A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou nesta quarta-feira projeto que obriga a rede pública de saúde a realizar em até 30 dias os exames para comprovar o diagnóstico de câncer (neoplasia maligna) em pacientes que estejam com a suspeita de que essa doença seja a principal hipótese no seu estado clínico.
 
A proposta estabelece que "nos casos em que a principal hipótese seja a de neoplasia maligna, os exames necessários à elucidação devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável". Agora, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo.
 
O novo prazo entra em vigor após 60 dias da sanção da lei.
 
A proposta muda a lei 12.732/2012, que trata justamente do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A questão é que a lei obriga apenas o SUS a iniciar o tratamento, em 60 dias, daqueles pacientes cujo diagnóstico já foi realizado. Agora, o prazo é justamente para a confirmação do diagnóstico.
 
A atual lei determina que "o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único".
 
A proposta original é do líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS). Mas a proposta aprovada foi um substitutivo da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).
 
O deputado Beto Albuquerque disse que vai lutar para que o projeto seja definitivamente aprovado pela CCJ ainda este ano.
 
O Globo

Humor: E se importássemos hospitais do exterior?

OMS: envelhecimento populacional dominará políticas de saúde

Os sistemas de saúde terão que fazer frente ao desafio que representa o envelhecimento da população, em particular nos países mais pobres, adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, em uma série de estudos publicados na respeitada revista médica The Lancet
 
Em 2020, pela primeira vez na História, o número de pessoas com 60 anos ou mais no mundo superará o de crianças com menos de cinco anos. Uma em cada sete pessoas será idosa, então. Em 2050, a população acima dos 60 anos será de dois bilhões de pessoas (uma em cada cinco) contra os 841 milhões atuais, destacou o departamento de estatísticas da OMS neste estudo.
 
"O envelhecimento dominará a ordem do dia das políticas de saúde", declarou à imprensa, em Genebra, o doutor Sommath Chatterji, coordenador do estudo.
 
"Nos países com renda baixa ou média, os serviços de saúde não são formados para tratar de pessoas idosas", observou o doutor Tiers Boerma, diretor do departamento de estatísticas da OMS. Ele destacou que os problemas de saúde destas pessoas são múltiplos e crônicos, citando por ordem de causas de óbito o câncer, as doenças respiratórias, a artrose, problemas mentais e neurológicos.
 
O número de pessoas afetadas por demência, por exemplo, deve passar dos atuais 44 milhões para 135 milhões em 2050.
 
Uma das soluções será o desenvolvimento da "cobertura universal de saúde", que a OMS preconiza, mas que pode ser diferente de um país para o outro. "Não existe um modelo único", disse o doutor Boerma.
 
As medidas não precisam, obrigatoriamente, ser caras, como por exemplo, a redução do consumo de sal e a política contra o tabagismo, destacaram os especialistas.
 
Outras medidas consistem em criar clínicas móveis para as populações rurais, ampliar a difusão das vacinas e dar orientações para uma vida saudável.
 
AFP / Terra

População não escova os dentes quanto deveria, diz estudo

Shutterstock
A convenção social pode exercer importante
 influência na resposta dos pacientes que relatam escovar
mais vezes os dentes do que realmente acontece na prática
Pesquisa mostra que, apesar de alegar que escovam os dentes três vezes por dia, as pessoas praticam esse hábito menos do que deveriam
 
Acreditando que o certo é escovar os dentes três vezes por dia, algumas pessoas dão essa resposta quando participam de testes em formas de questionário sobre a freqüência de sua higiene bucal. Porém, um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública, da USP, com testes práticos observou que essas respostas não estão de acordo com os hábitos reais da população do país.  
 
A pesquisa foi divida em três partes. Em uma delas, foi aplicado um questionário sobre frequência de escovação em adolescentes de uma escola da Piracicaba, interior de São Paulo. Cerca de 73,7% responderam que escovam os dentes três ou mais vezes ao dia. 
 
Porém, nas duas fases práticas, o resultado foi um pouco diferente. Primeiro, foi entregue um tubo de pasta de dente aos jovens participantes da pesquisa e verificada a quantidade de pasta de dente que cada um costumava colocar habitualmente em sua escova. Depois de um tempo, esse tubo usado foi recolhido para a análise levando em consideração a quantidade de pasta usada por escovação e os dias de teste. Desta vez, percebeu-se que apenas 55,3% dos jovens escovam os dentes três ou mais vezes por dia. É uma diferença de 18,4% entre o teste prático e o questionário.  
Três vezes pode ser pouco
Esse resultado torna-se ainda mais preocupante quando se analisa quantas vezes de fato se deve escovar os dentes por dia. A maioria dos entrevistados relatou que escova os dentes três vezes por dia, acreditando ser essa a quantidade satisfatória indicada pelos dentistas. Porém, segundo Luiz Felipe, a quantidade certa vai depender de quantas refeições a pessoa faz diariamente. “Devemos realizar a higiene bucal sempre após cada refeição, portanto um paciente que se alimenta cinco vezes durante o dia deve realizar a higiene bucal, no mínimo, cinco vezes”, diz. 
 
Frequência x escolaridade 
A pesquisa também observou uma relação entre o uso de creme dental e os níveis de renda e escolaridade das pessoas. “Os resultados da pesquisa mostram que a frequência do uso do creme dental depende do nível de escolaridade de um dos pais ou de ambos. Ou seja, indivíduos com maior nível de escolaridade e melhor nível socioeconômico escovam mais os dentes e a maior porcentagem dos usuários de creme dental fluoretado pertence a um grupo socioeconomicamente mais favorecido”, diz o especialista.    
 
Essas informações sugerem que crianças mais favorecidas apresentam mais fatores de proteção contra a cárie dentária, afinal, segundo o especialista, o creme dental com flúor é a estratégia mais apropriada para o controle e prevenção desse mal. “Diante desses resultados, é nosso dever trabalhar para melhorar o acesso ao atendimento e as informações sobre higiene bucal e mostrar a importância da rotina das visitas ao dentista para a população, em especial para as classes de menor renda. A distribuição equitativa de cremes dentais e estratégias intensivas para educação em saúde bucal deveriam ser consideradas a fim de diminuir o índice de cárie dentária”, diz Luiz Felipe. 
 
“Esse resultado indicou uma superestimação da frequência de escovação estimada pela entrevista, resultado que fortalece a hipótese de que a convenção social pode exercer importante influência na resposta dos entrevistados, em que os pacientes relatam que escovam mais vezes os dentes do que realmente acontece na prática”, diz Luiz Felipe Scabar, responsável pela pesquisa. 
 
Terra

Concurso Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu - PR

A Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu, no estado do Paraná, através do Instituto Saber, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é contratar oito profissionais, sendo um deles portador de necessidade especiais. Podem concorrer aos cargos candidatos de níveis fundamental, médio e superior de ensino. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 11.359,05, em carga horária de 40 horas semanal.
 
As chances são para médico, agente comunitário de saúde, agente de endemias e oficial administrativo.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 06 de novembro a 01 de dezembro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para candidatos aos cargos de ensino fundamental; R$ 80,00 para os de ensino médio e R$ 120,00 de ensino superior.
 
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, na Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu PR, Avenida Aníbal Basso, s/n, Centro, com inicio as 8h.
 
Este concurso terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final. Ao vencer o prazo, o mesmo poderá ser prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Águas Frias - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Águas Frias, em Santa Catarina, realizará seleção visando suprir seis vagas, além de formar cadastro reserva, em diversos cargos. A oportunidade contempla candidatos de níveis fundamental, médio e superior, e o salário oferecido pode chegar até R$ 2.889,00 em carga horária de 10 a 40 horas semanais. Os detalhes sobre o processo seletivo constam no edital n° 001/2014.
 
Cargos
Professor, Nutricionista, Pedagogo e Monitor com habilidades em música, crochê, tricô, bordado, costura, artesanato, pintura e reciclagem.

InscriçõesAs inscrições serão realizadas no período de 07 a 21 de novembro de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.

TaxasEnsino Fundamental: R$ 50,00;
Ensino Médio: R$ 70,00;
Ensino Superior: R$ 90,00.

ProvasA prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014 das 09h às 12h, no Núcleo Municipal de Ensino Professora Irene Felippi Tomé de Moura, situado à Avenida Anita Boaro, nº 275, Centro, no Município de Águas Frias (SC).
 
Gabaritos
O gabarito preliminar da prova escrita objetiva estará disponível no Mural Oficial e site do Município de Águas Frias (SC), www.aguasfrias.sc.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 15 de dezembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de São Domingos - SC abre processo seletivo

Em Santa Catarina, a Prefeitura de São Domingos publicou os editais nº 001 e 002/2014 de processo seletivo, organizado pela empresa Objetiva Concursos. São ofertadas oito vagas mais cadastro reserva, em cargos que exigem dos postulantes ao menos o nível fundamental de ensino.
 
As oportunidades de emprego são em funções de agente comunitário de saúde, odontólogo, agente educativo, engenheiro agrônomo, professor educação infantil e ensino fundamental (Séries Iniciais, Artes e Educação Física). O salário pode chegar a R$ 3.342,20, por jornada de 10, 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até as 23h59min do dia 4 de dezembro de 2014, no site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo.
 
Conforme consta no edital, o processo seletivo será composto de prova objetiva, prevista para 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.
 
Haverá prova de títulos (para o cargo de professor), que deverão ser apresentados ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o período de inscrição, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, juntamente com o comprovante de pagamento do boleto bancário para concorrer às vagas.
 
O prazo de validade do presente Processo Seletivo Simplificado será de um ano, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Fartura - SP abre concurso público

A Prefeitura Municipal de Fartura, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou edital de concurso público n° 02/2014, para provimento dos cargos públicos efetivos de agente comunitário de saúde e médico de saúde da família. Há 12 vagas disponíveis para profissionais de níveis fundamental e superior. A proposta salarial é de R$ 992,72 e R$ 5.800,00, respectivamente.
 
Sobre o valor base do salário de médico será acrescido 50% referente ao Adicional de Fundo Especial. A carga horária é de 40 horas semanais para todas as funções.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 14 de novembro de 2014, através da home page da organizadora: www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Os candidatos que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Rua Samuel de Oliveira, nº 77, na cidade de Fartura-SP.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Fartura-SP, na E.M.E.F. João Batista de Oliveira, localizado à Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, nº 150, na data de 30 de novembro de 2014 (domingo), no horário com início às 9h.
 
O concurso terá validade por dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal, nos termos do artigo 96 da Lei Orgânica do Município.

SES - SC divulga vagas para médicos

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) lançou o edital nº 087/2014 de processo seletivo para contratação de dois médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia.
 
Os aprovados trabalharão no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, na cidade de Lages, em jornadas de 20 horas e receberão por isso o equivalente a R$ 7.361,74, valor resultante da soma do salário base, que é de R$ 1.513,21 mais benefícios. 
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.saude.sc.gov.br.
 
A seleção ocorrerá mediante análise de títulos e de experiência comprovada. Os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Estado, situada à Rua Esteves Júnior, nº 160, 3º andar, Centro, ou no Hospital Geral, situado à Rua Marechal Deodoro, nº 799, Centro, Lages - SC.
 
A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site já citado acima.
 
O processo seletivo visa a contratação temporária pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogada uma vez, pelo mesmo prazo.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre vaga

Divulgado o edital nº 016/2014 - SEMUSA para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais. A seleção é destinada à contratação de um médico ortopedista para atuar por 20 horas, com remuneração de R$ 2.291,10 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão entregar o currículo padronizado até o dia 12 de novembro de 2014, das 7h30 às 11h e das 13 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, destinado ao setor de Recursos Humanos. O endereço para correspondência é: Rua Minas Gerais, nº 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007.
 
A avaliação final será feita através de análise curricular.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição do dia 05 de novembro de 2014.

Prefeitura de Fontoura Xavier - RS tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Fontoura Xavier, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo n° 11/2014, com a finalidade de ocupar seis vagas para a função de agente comunitário de saúde (nível fundamental). A oferta salarial é de R$ 724,00 (mais auxilio alimentação de R$ 69,24), em carga horária de 40 horas semanais.
 
A execução do processo seletivo será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 45,00, foram prorrogadas e serão feitas via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até 11 de novembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado um computador para acesso, no período das inscrições, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde, localizado na Av. 25 de Abril, nº 900, Centro, Fontoura Xavier/RS.

As provas serão aplicadas na data prevista de 25 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar será publicado provavelmente no dia 26 de novembro, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

Este processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado em jornal de circulação do Município de Fontoura Xavier, podendo vir a ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do Município de Fontoura Xavier.

UEPG - PR abre 79 vagas para professores

Foi publicado edital de teste seletivo nº 127/2014, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no estado do Paraná, destinado à contratação de 79 profissionais no posto de Professor Colaborador.

Os aprovados deverão atuar em jornadas semanais de 20h ou 40 horas, com remuneração mensal variável entre R$ 1.234,91 e R$ 6.246,04, conforme a carga horária desempenhada e titulação apresentada.

As inscrições devem ser efetuadas no período de 06 a 13 de novembro de 2014, por meio do site www.uepg.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de Provas Escrita, Didática e Avaliação de Títulos. As provas serão realizadas entre os dias 26 e 28 de novembro de 2014, conforme consta no cronograma do teste.
 
O referido cronograma com a lista de pontos e bibliografia estará disponível a partir do dia 07 de novembro de 2014 no endereço eletrônico www.uepg.br.
 
O processo seletivo será válido até 30 de setembro de 2015.

UEPG – PR abre oportunidades para Professor Colaborador

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no estado do Paraná, publicou o edital de processo seletivo n° 128/2014 tendo como objetivo a contratação de 11 vagas para a função de Professor Colaborador.

Os aprovados desempenharão suas atividades nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde da Família e Comunidade, Reumatologia, Terapêutica Médica, Medicina Interna e Práticas de Saúde II, em regime de 20 horas semanais. Os vencimentos variam entre R$ 1.234,91 e R$ 6.246,04, de acordo com a formação apresentada.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 6 a 13 de novembro de 2014, pelo site www.uepg.br. A taxa é no valor de R$ 100,00.

Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita e Didática, além de Avaliação de Títulos. As provas serão realizadas entre os dias 26 e 28 de novembro de 2014, conforme consta no cronograma do teste.
 
O referido cronograma com a lista de pontos e bibliografia estará disponível a partir do dia 07 de novembro de 2014 no endereço eletrônico www.uepg.br.

O teste seletivo terá validade até 30 de setembro de 2015.

Prefeitura de Colíder - MT divulga edital de concurso

Com intuito de contratar 61 vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, a Prefeitura de Colíder, no Mato Grosso, publicou o edital de processo seletivo nº 001/2014. A remuneração é de até R$ 1.014,00 por jornada de 40 horas semanais.
 
São reservados 5% das vagas abertas por este edital, para os portadores de deficiência.
 
Inscrições
A inscrição será admitida via internet, através dos sites www.colider.mt.gov.br e www.consultoriaatos.com/concursos. O candidato que tiver dificuldade poderá solicitada ajuda da equipe de apoio da comissão de fiscalização do processo seletivo público no período das 8h às 11h e das 14h às 17h, do dia 20 a 28 de novembro de 2014 (horário oficial do Mato Grosso) na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Dauri Riva nº. 215 Setor Norte - Centro CEP: 78.500-000.
 
Provas
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, títulos e exame psicológico/entrevista.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 07 de dezembro de 2014 em local a ser definido e publicado junto ao edital complementar de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar será publicado no site www.colider.mt.gov.br e afixado no mural da Prefeitura de Colíder, a partir do dia 08 de dezembro de 2014.
 
Os títulos deverão ser apresentados pelos candidatos aprovados na primeira etapa do seletivo na Prefeitura de Colíder - MT.
 
Validade
O processo seletivo será válido por um ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.
O edital encontra-se disponível site www.consultoriaatos.com/concursos.

Concurso Prefeitura de Mata de São João - BA

Por meio da empresa Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda. (Consultec) foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de Mata de São João, no estado da Bahia. Os aprovados atuarão em jornadas de trabalho de 12h por plantão a 44h semanais, com vencimentos de R$ 174,07 por plantão a R$ 8.400,00 mensais.
 
Para todos os cargos, a remuneração mensal será acrescida do auxílio-alimentação, atualmente estabelecido em R$ 50,00  para carga horária de 40 horas semanais e R$ 30,00 para carga horária de 20 horas semanais. Os médicos, Odontólogos e Professores de todas as áreas receberão o Abono de Assiduidade e Pontualidade de 10% do seu salário base, nos termos das Leis Municipais nº 346/2008 e 570/2014.

São 248 vagas disponíveis para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, distribuídas entre os cargos de Motorista, Assistente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Assistente Social e demais cargos. Do total de vagas, 11 são reservadas para pessoas com necessidades especiais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de novembro de 2014, por meio do site www.consultec.com.br. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 50,00 e R$ 70,00.

Serão aplicadas provas objetivas de conhecimentos, eliminatórias e classificatórias, bem como prova de título. Além disso, haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e teste de aptidão física para Agente de Fiscalização.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 07 de dezembro de 2014, preferencialmente, no Município de Mata de São João, em locais e horários a serem divulgados.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data da Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração, por ato expresso do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Joaíma - MG

A Prefeitura de Joaíma, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o fito de ocupar 79 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 8.000,00. Do total de vagas, 51 delas são reservadas para pessoas com necessidades especiais.
 
As vagas são para Nutricionista, Pedreiro, Motorista, Gari, Professor, Médico em diversas especialidades, Psicólogo, entre outros.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br,  23h59 do dia 16 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 100,00, conforme o cargo escolhido.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Joaíma, situada à Praça Dr. Olinto Martins, nº 160, Centro, CEP 39890-000, Joaíma/MG.

As provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) serão realizadas no município de Joaíma, na data prevista de 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 02 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Timbaúba dos Batistas (RN) promove processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Timbaúba dos Batistas publicou edital nº. 001/2014, de processo seletivo, para provimento de 6 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.200,00 mais R$ 8.560,00 de gratificação e 20% de insalubridade do salário base.
 
Cargos: Motorista, Médico, Técnico em Enfermagem e Fisioterapeuta.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, situada na Rua Rui Barbosa, 48, Centro, mediante a apresentação dos seguintes documentos e informações:
  • Fotocópias da carteira de Identidade (RG) e CPF, com apresentação do original para fins de comprovação;
  • Comprovação de quitação com o serviço militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;
  • Comprovante de regularidade junto à Justiça Eleitoral;
  • Fotocópia do comprovante de residência;
  • Procuração com outorga de poderes especiais para requerer a inscrição, quando for o caso;
  • Curriculum Vitae em envelope.
A seleção será realizada através de Entrevista e Analise de Curriculum Vitae.
 
As entrevistas serão realizadas nos dias 12 e 13 de novembro de 2014, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, de Timbaúba dos Batistas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, por ordem de chegada.
 
O resultado será afixado na sede da Prefeitura de Timbaúba dos Batistas no dia 17 de novembro de 2014, a partir das 10 horas.
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição de 5 de novembro de 2014. 

Concurso Prefeitura de Vera Cruz do Oeste - PR

Com intenção de formar cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Vera Cruz do Oeste, no Paraná, lançou o edital nº /2014 de concurso público.
 
As chances são para agente de apoio educacional, agente de gestão administrativa, analista ambiental, atendente de farmácia, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, auxiliar odontológico, assistente social, bioquímico, eletricista, engenheiro civil, enfermeiro, fonoaudiólogo, instrutor de informática, lavador/lubrificador, mecânico, médico clínico geral, veterinário, odontólogo, operador de máquinas, psicólogo, professor, serviços gerais pesados, técnico em enfermagem, técnico em agropecuária e zootecnista.
 
As remunerações oferecidas variam de R$ 724,00 a R$ 9.100,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 19 de novembro de 2014 para efetuarem inscrições, via endereço eletrônico: www.md.utfpr.edu.br/concursos, com taxas de R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00, de acordo com o cargo pleiteado.
 
A classificação consistirá de prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, às 9h00, em local a ser informado. A prova prática e avaliação de títulos estão programadas para 14 de dezembro de 2014.
 
O resultado final será publicado nos sites: www.veracruz.pr.gov.br e www.md.utfpr.edu.br/concursos.
 
O concurso público será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Monte Mor – SP

A Prefeitura de Monte Mor, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é suprir 89 vagas, sendo 08 dessas reservadas a portadores de necessidades especiais. A remuneração prevista para os contratados pode chegar até R$ 8.391,24, mais gratificações de acordo com o cargo pretendido.
 
As chances são para os cargos ensino médio e superior nas funções de professor em varias áreas, diretor de escola e médico varias especialidades. 
 
As inscrições podem ser feitas no período de 07 a 21 de novembro de 2014, através do site www.indepac.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 38,00 a R$ 52,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, pratica e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, em local e horário a ser informado.
 
O concurso público, que será executado pelo INDEPAC – Instituto de Cultura e Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária, terá validade pelo período de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Agronômica - SC divulga edital de concurso público

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Agronômica, localizada no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 12 vagas mais formação de cadastro reserva para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Técnico Administrativo, Psicólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo, Gerente Técnico Administrativo e demais cargos.
 
As chances são para profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, por jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais e remunerações que variam de R$ 588,92 a R$ 2.602,21.
 
Sob a organização da empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda, as inscrições serão realizadas no período de 10 de novembro a 9 de dezembro de 2014, pelo endereço eletrônico www.infinityprovas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhida.

Serão aplicadas provas escritas objetivas para todos, na data provável de 21 de dezembro de 2014; assim como prova prática em 18 de janeiro de 2015 para Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira e Retroescavadeira e Motorista. O gabarito preliminar da prova objetiva sairá na data prevista de 21 de dezembro de 2014, partir das 18:00 hs.

O concurso público tem validade de 02 anos e pode ser estendido.

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia (RO) abre vagas

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Rondônia. A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia divulgou edital Nº. 001/2014 de processo seletivo oferecendo 4 vagas para os cargos de Médico Clinico Geral e Técnico em Laboratório. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 7.500,00, por jornada de 40 horas de trabalho.
 
Serão reservadas 10% das vagas existentes aos candidatos inscritos na condição de portador de necessidade especial.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever do dia 6 a 13 de novembro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 1976, setor 04, CEP 76887-000, Campo Novo de Rondônia-RO, no horário das 8:00 às 12:30.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as seguintes documentações:
Currículo Vitae;
  • Comprovante de Registro no Conselho Regional de cada classe pertencente (com reconhecimento legal e autenticado) ou confere com a original no ato da inscrição;
  • Comprovante de escolaridade mínima exigida (com reconhecimento legal e autenticada) ou confere com a original no ato da inscrição;
  • Comprovante de curso de pós-graduação/especialização que seja relacionada com a vaga que estiver concorrendo (com reconhecimento legal e autenticado) ou confere com a original no ato da inscrição;
  • Comprovante de participação em cursos na área com carga horária mínima de 16 horas, relacionados com a área específica para a qual estiver concorrendo no certame. (Autenticado em cartório de Notas e Registro Civil) para cargos da SEMUSA;
  • Comprovante de Tempo de Serviço, podendo ser: Certidão de Tempo de Serviço, registro de contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e previdência Social - CTPS, Contrato de Trabalho ou documento equivalente, na área da saúde;
  • Cédula de Identificação Civil com idade acima de 18 anos;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.
 
Prova
O certame constará de análise de títulos.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data da homologação do Resultado Final devidamente publicado, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 5 de novembro de 2014.

Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca - MG abre seletivo

Por meio da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), a Prefeitura mineira de Santa Rita de Ibitipoca abriu o edital nº 01/2014 de processo seletivo em provimento de 12 vagas para interessados de todos os níveis de escolaridade.
 
O seletivo é destinado aos cargos de agente comunitário de saúde, agente administrativo, assistente social, auxiliar em saúde bucal, dentista, enfermeiro, médico, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em higiene bucal, com vencimentos de R$ 724,00 a R$ 8.877,71, em cumprimento a carga de 20 ou 40 horas semanais.
 
De 1 a 19 de dezembro de 2014, serão realizadas as inscrições via endereço eletrônico: www.ammabarbacena.com.br, ou pessoalmente, em um posto de atendimento na Sede da Prefeitura, situado à Rua Joaquim Rabelo da Fonseca nº 150, Centro, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, somente em dias úteis. Será cobrada taxa de R$ 35,00 a R$ 150,00 de acordo ao cargo pleiteado.
 
Entre os dias 12 e 23 de janeiro de 2015 será emitida a ficha de inscrição definitiva, através do site da AMMA, ou na Prefeitura, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.
 
Será aplicada prova objetiva na data estimada de 25 de janeiro de 2015, em horário e local a serem informados na ficha de inscrição definitiva.
 
A divulgação do resultado das provas provavelmente ocorrerá no dia 4 de fevereiro de 2015 e o resultado final será publicado no dia 13 de fevereiro de 2015.
 
Todas as informações referentes ao seletivo serão disponibilizadas pelo site da AMMA e através do quadro de avisos da Prefeitura.
 
O processo seletivo será válido por dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Anvisa interdita medicamento, suspende álcool e tônico capilar sem registro

A Anvisa suspendeu, nesta quinta-feira (06/11), a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos produtos Álcool San Gel, Sancros Basic Líquido, Sancros Ácido, Deter San (uso institucional), Sancros Líquido e Sancros Ácido
 
Os produtos, fabricados pela empresa Sanprime Indústria e Comércia Ltda – EPP, estavam sendo fabricados e comercializados com notificações canceladas nesta Agência.
 
Também foi determinada a suspensão do produto Biocap Tônico Capilar à base de Minoxidil 5%.O produto estava sendo fabricado, divulgado e comercializado sem possui registro, notificação ou cadastro. O Laboratório DemoFarmacêutica, fabricadante do produto, também não possui Autorização de Funcionamento (AFE).
 
A Agência interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 1308660 do medicamento Cetomed, cetoconazol 200 mg, comprimido, fabricado por Cimed Indústria de Medicamentos Ltda. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Peso Médio, apresentando variação máximo e mínima fora das especificações. Todas as medidas acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e confira.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

MP que flexibiliza presença de farmacêuticos suscita reações diversas

Se aprovada, drogarias pequenas e microempresas poderão contratar técnicos responsáveis com registro no CRF. Farmacêuticos criticam, Anvisa e governo defendem
 
A obrigatoriedade da presença de farmacêutico nas farmácias, prevista na Lei 13.021, de 2014, foi defendida por representantes da categoria que criticaram a Medida Provisória (MP) 653/2014, que flexibiliza a obrigatoriedade desses profissionais nos estabelecimentos durante todo o horário de funcionamento.

O tema é discutido em uma comissão mista no Congresso Nacional, que fez na terça-feira (4) uma audiência pública para tratar do tema. Caso a MP apresentada pelo governo seja aprovada, a legislação, aprovada em agosto, vai ser alterada para que as drogarias classificadas como pequenas e microempresas possam contratar técnicos responsáveis com registro no Conselho Regional de Farmácia em vez de farmacêuticos.

Para os farmacêuticos, a medida representa um retrocesso, pois deixaria a atividade sem a supervisão de um profissional habilitado. "A presença dos farmacêuticos ultrapassa 85% das drogarias. A discussão central não é a presença do profissional, mas a qualificação do estabelecimento", disse o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald dos Santos, para quem a legislação da MP representa um bloqueio.

“No caso da farmácia, o advento da Lei 13.021 abriu a possibilidade de, depois de 40 anos, ter a possibilidade de qualificar regulamentando, inclusive, a possibilidade de outros profissionais atuarem nessa área. O que traz a medida provisória, na verdade, é um bloqueio. É um bloqueio na possibilidade de essa atividade econômica avançar”, completou.

O governo argumenta que a medida vai atender a localidades em que o número de farmacêuticos é insuficiente para dar assistência a todas as farmácias em funcionamento e que não haverá ausência de supervisão técnica.

A MP também é defendida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o superintendente de Inspeção Sanitária da Anvisa, Bruno Rios, haverá responsável técnico. “Existe o responsável técnico, a discussão está na substituição do termo 'responsável técnico' por 'farmacêutico'. Sabemos que algum tempo atrás - nas décadas de 70, 80 -, por ausência do profissional no mercado, houve a permissão para que práticos pudessem trabalhar como responsáveis técnicos de estabelecimentos farmacêuticos”, disse Rios.

A MP foi criticada pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), responsável pelo substitutivo que resultou no texto final da lei. Valente disse que a MP visa a atender os interesses das micro e pequenas empresas em vez de estar voltada para a saúde da população. “Na verdade, ela é uma excrecência, porque vai tratar da questão da micro e pequena empresa. Edita-se uma medida provisória para um debate que foi travado 20 anos nesta Casa, sobre a presença do farmacêutico na farmácia, em cidades pequenas e grandes”, criticou Valente.

Segundo Valente, o argumento da insuficiência de farmacêuticos caducou “devido ao tempo todo de tramitação [do projeto que resultou na lei], com argumentos de que não havia profissionais farmacêuticos no Brasil para suprir essas questões, com os argumentos da pequena farmácia, que foram superados pelo lado da qualidade do atendimento”, concluiu.

A presidenta da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), reconheceu que a medida é polêmica, mas, para ela, não há retrocesso. Vanessa, farmacêutica de formação, disse que a autorização para a contratação de técnicos ocorreria apenas onde fosse comprovada a ausência de farmacêutico na região. “Não há retrocesso em relação à legislação atual. Há apenas essa exceção. É óbvio que a gente não queria exceção alguma”, disse a senadora.
 
Agência Brasil /Saúde Web

Comissão aprova propostas para estimular indústria farmacêutica

Subcomissão especial divulgou relatório que recomenda medidas de estimulo à produção nacional, buscando reduzir impacto de novos medicamentos sobre o SUS
 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (29), uma série de propostas para impulsionar a indústria brasileira de medicamentos e produtos de saúde, diminuindo a dependência externa. As propostas estão contidas no relatório final (na íntegra no site da Câmara) da subcomissão especial de desenvolvimento do complexo industrial em saúde, produção de fármacos, equipamentos e outros insumos, que funcionou desde março de 2013.

Uma das preocupações da subcomissão é promover o acesso a medicamentos a preços acessíveis para o sistema de saúde brasileiro. Segundo a relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o alto preço dos medicamentos de nova geração – por exemplo, para tratamento das hepatites virais e dos variados tipos de câncer – tem impacto significativo no orçamento do sistema de saúde.

De acordo com o relatório, o governo federal gasta entre R$ 7 e R$ 8 bilhões por ano em compras de produtos relacionados ao complexo industrial de saúde, incluindo vacinas, medicamentos, equipamentos e kits de diagnóstico, para o Sistema Único de Saúde (SUS). Jandira salienta que hoje a priorização da produção nacional faz parte da política estratégica de compra do governo para essa área. “No entanto, deve-se avançar cada vez mais para orientar essa imensa capacidade de compra no sentido de fomentar a pesquisa, a inovação tecnológica e o empreendedorismo, especialmente em áreas e produtos estratégicos para o SUS”, disse Jandira.

Conforme o relatório, o deficit comercial associado à indústria farmacêutica atingiu, em 2010, o montante de mais de R$ 10 bilhões, grande parte correspondente à importação de insumos fármacos. De acordo com o texto, 80% dos medicamentos consumidos no Brasil são produzidos aqui. No entanto, menos de 20% deles são fabricados com insumos farmacêuticos ativos produzidos no Brasil.

Novos genéricos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na terça-feira (3) a aprovação do registro de três novos genéricos. As substâncias dos medicamentos ainda não têm concorrentes no mercado.

“Isso significa que os pacientes e médicos poderão ter novas opções de tratamento a um custo mais acessível. Afinal, os genéricos chegam ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço de tabela dos produtos de referência”, informou a agência reguladora.

Um dos produtos, segundo a Anvisa, é o genérico da substância temozolomida, utilizada no tratamento de tumores e que apresenta efeitos logo nas primeiras doses. A indicação é para o tratamento de tumores cerebrais combinado com radioterapia ou em caso de reincidência ou progressão após o tratamento padrão. A temozolomida também é indicada no tratamento de pacientes com melanoma maligno.

A cópia da substância ertapeném sódico também foi aprovada pela agência. De acordo com a Anvisa, trata-se de um antibiótico importante no tratamento de infecções, de nível moderado a grave. Entre as indicações estão infecções de pele, incluindo pé diabético, infecções do trato urinário e septicemia bacteriana.

Já o genérico voriconazol, também aprovado, é indicado no tratamento de infecções invasivas causadas por fungos, como a cândida e aspergilose, doença que ataca o pulmão e que pode ser fatal em pacientes debilitados. A substância, de acordo com a Anvisa, é considerada um importante agente antifúngico no tratamento da aspergilose invasiva, infecções graves por cândida e no tratamento de infecções causadas por Scedosporium spp. e Fusarium spp..

“A concessão dos registros significa que estes produtos são cópias fiéis de seus [medicamentos] referências e que possuem eficácia e segurança comprovadas”, destacou o órgão.

Saúde Web

Dieta rica em gordura pode adiar envelhecimento do cérebro


Foto: Stock.xchng / Divulgação
Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda
quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos
 de cadeia média — por exemplo, o óleo de coco.
Descoberta pode ajudar crianças com envelhecimento precoce e pacientes com Alzheimer e Parkinson
 
Uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que os sinais de envelhecimento do cérebro podem ser adiados. A conclusão foi feita depois de os cientistas alimentarem ratos com uma dieta rica em gordura.
 
No longo prazo, o resultado pode trazer possibilidades de tratamento para crianças que sofrem de envelhecimento precoce (síndrome de Cockayne) e pacientes com Alzheimer e Parkinson, dizem os pesquisadores. Eles explicam que, quando ficamos mais velhos, o cérebro perde parte de sua capacidade intelectual, e o risco de desenvolvimento dessas doenças aumenta, pois as células perdem parte da capacidade de fazer reparos aos danos do DNA.

 
Esta deficiência causa envelhecimento precoce em crianças — que podem chegar a morrer em decorrência da doença entre os 10 e os 12 anos. O estudo mostra que ratos com essa síndrome que foram expostos a uma dieta de alto teor de gordura tiveram o processo de envelhecimento adiado. Os efeitos foram semelhantes em pessoas com deficiência auditiva e perda de peso.
 
Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média — por exemplo, o óleo de coco.
 
— O estudo é uma boa notícia para as crianças com síndrome de Cockayne. Nosso estudo sugere que uma dieta rica em gordura pode adiar processos de envelhecimento. Os resultados, portanto, podem ajudar também os pacientes com Alzheimer e Parkinson — diz o professor Vilhelm Bohr, que liderou o estudo.

Zero Hora