Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Aumentam casos de estrias e celulites na infância e adolescência

Atenção pais e responsáveis por crianças e adolescentes! Aumenta gradativamente casos de meninas e também meninos que, antes dos 12 anos, já apresentam as indesejáveis estrias e celulite. Conseqüência da vida moderna que mudou os costumes das crianças e adolescentes, principalmente na questão da alimentação e do sedentarismo.

O sedentarismo e o sobrepeso são fatores que influenciam de forma negativa na qualidade de vida. Por exemplo, as horas passadas em frente à televisão, ao computador, videogames, entre outros.

As estrias não estão ligadas só ao aumento de peso, mas também ao metabolismo hormonal. O hormônio cortisol (cortisona) tem o potencial de causar estrias. Durante a pré-adolescencia (9 e 11 anos), há uma produção maior desta substância, que pode provocar estrias nas coxas, nádegas e seios.

Os meninos também estão sujeitos à alteração hormonal e podem apresentar estrias nos braços e costas. Lembrando que alguns fatores externos são responsáveis pelo aparecimento de estrias, como altas doses de cortisona para tratamentos de alergias e bronquites e até roupas justas e apertada.

O aumento de peso precoce nos adolescentes e crianças também forma a celulite, nas meninas é quase inevitável, pois os hormônios femininos facilitam a retenção de líquidos e o aumento de tecido gorduroso. 

Tratamentos
ESTRIAS: em casos mais graves pode ser a subcisão, que consiste em introduzir uma agulha de porte médio e provocar um "ferimento" na derme. Desta forma, durante o processo de cicatrização, que leva cerca de 15 dias, o organismo produz uma quantidade maior de fibras. Importante saber que esse procedimento tem que ser feito por médico especialista no assunto.

A aplicação de ácido retinóico também é um tratamento seguro e eficaz para estrias e cicatrizes, também ministrado por um médico pois trata-se de um medicamento.

CELULITE: eu receito drenagem linfática e o uso de cremes locais, além do laser infra-vermelho apropriado para esses tipos de casos. 

Prevenção
Mas a melhor forma de evitar estrias e celulites é a prevenção. Podemos orientar as crianças e os adolescentes para que façam atividades físicas!

Fonte Band

Atendimento do Samu é criticado em São Paulo

Demora no atendimento à população vem ocorrendo com maior ocorrência na cidade

Crescem os relatos sobre a ineficiência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade de São Paulo. A reportagem da BandNews FM conversou com diversas pessoas que reclamaram da demora do socorro e do descaso de alguns profissionais.

No ultimo dia 18 de fevereiro o comerciante Rodrigo Ostoreiro ligou para o 192 pedindo ajuda para o sogro, que estava passando mal em Pirituba, zona oeste da capital. Rodrigo destacou que, caso o atendimento fosse mais rápido, eficiente e instrutivo, a morte do parente poderia ter sido evitada.

“Informaram que não poderiam prever quanto tempo eles poderiam mandar uma ambulância. A previsão poderia ser de até de 50 minutos. Coloquei ele no carro e chegamos no hospital em dez minutos”, explicou o comerciante.

Há também relatos de casos recentes. A administradora de empresas Juliana Pereria teve dificuldade em conseguir uma ambulância para atender o pai, nessa terça-feira, mesmo após explicar que ele é idoso.

O socorro para crianças também recebeu críticas. Segundo o ouvinte Ricardo Lourenço, ele aguardou cerca de 50 minutos a chegada de uma unidade do Samu para o atendimento do seu sobrinho de 8 anos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que o padrão de atendimento do Samu é estabelecido pelo governo federal, com critérios de urgência divididos em quatro níveis, que vão de risco de morte até atendimentos simples, apenas com orientação. São 140 ambulâncias e 36 motos atendendo toda a capital.

Fonte Band

Remédio para artrite pode proteger o coração, indicam pesquisas

Anti-inflamatórios controlam formação de placas nos vasos sanguíneos. Problemas cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

Dois grandes levantamentos internacionais divulgados nesta semana indicam que anti-inflamatórios usados normalmente para tratar a artrite podem ser utilizados contra problemas cardiovasculares – a principal causa de morte no mundo.

As pesquisas foram publicadas nesta semana na versão online da revista médica “The Lancet”.

Segundo os trabalhos, uma proteína envolvida no processo inflamatório também tem um papel no desenvolvimento da aterosclerose.

Com isso, remédios que controlam essa inflamação podem ter efeito protetor sobre o sistema cardiovascular – um deles já é usado no tratamento da artrite reumatoide.

A aterosclerose é uma inflamação que causa a formação de placas dentro das paredes dos vasos sanguíneos. Os cientistas já estudavam a ligação entre esses anti-inflamatórios e a doença, mas essa foi a primeira vez que um elo foi comprovada.

Um dos levantamentos analisou 82 estudos, que cobriram, ao todo, mais de 200 mil pessoas. O outro, 40 estudos e 133 mil participantes.

Fonte G1

Menina de 12 anos morre ao ser atingida por bola de rúgbi

Leonie Nice teve convulsão após ser atingida no peito durante aula.Levada ao hospital logo depois do acidente, ela não resistiu ao impacto.

Uma menina de 12 anos desmaiou e morreu na terça (13) após ser atingida no peito por uma bola de rúgbi durante uma aula de educação física no Reino Unido.

Leonie Nice aparentemente sofreu uma convulsão após ser atingida pela bola quando treinava arremessos com amigos na escola Woodlands em Basildon, Essex.

Ela foi levada ao hospital logo após o acidente, pouco antes do meio-dia, mas os médicos já não conseguiram salvá-la.

A mãe da menina, Kelley Elam, de 31 anos, e seu padrastro, Paul Elam, de 29, ficaram em estado de choque.

“Ela realmente fazia parte de uma família adorável, que está destroçada agora. Eles vão sofrer muito com a falta dela”, disse a mãe do padrastro de Leonie, Valerie, à edição online do "Daily Mail". “Leonie era tão popular na escola. Ela era uma garota muito carinhosa. Você realmente não espera que seu filho vá para escola e você vá receber uma ligação dessa.”

“Nossa equipe deu os primeiros socorros no loca e a ambulância chegou rápido, mas apesar de todos os esforços, ela foi declarada morta”, disse o diretor da escola, Andy White, segundo o tabloide britânico.

Alunos e parentes foram informados da morte e alguns estudantes precisaram de atendimento de especialistas.

A causa da morte ainda era desconhecida na noite de terça.

Leonie, que comemorou aniversário no mês passado, tem uma irmã mais velha, Courtney, de 14 anos, e dois irmão, Riley, de 10, e Owen, de 4.

Muitos amigos prestaram homenagens à colega nas redes sociais. “Descanse em paz Leonie-Jo Nice; uma garota linda, fique com os anjos –nós todos a amamos; durma bem, anjo”, escreveu uma amiga no Twitter.

Fonte G1

Surgimento de caspa pode estar ligado aos hábitos de lavagem dos cabelos

Especialista afirma que o problema é causado principalmente pelo excesso de oleosidade

Todo mundo sonha com cabelos dignos de propaganda de xampu, mas nem sempre a saúde capilar permite. Não há brilho ou sedosidade que resista às caspas. Incômodas, elas enfeiam qualquer visual e dão um ar de certo desleixo. No entanto, resultam de um dos problemas capilares mais comuns: a dermatite seborreica.

— O problema é causado principalmente pelo excesso de oleosidade, o que pode gerar descamação. Se não cuidado, pode causar queda de cabelo — afirma o dermatologista José Rogério Régis Júnior.

A caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo. A descamação seca representa um processo normal de renovação das células do local. A oleosa, entretanto, que pode ser percebida pela presença de placas que caem do cabelo e coceira, é causada pela presença de fungo e acúmulo de sebo.

O dermatologista Geraldo Magela Magalhães lembra que há outras causas para a caspa além da higiene, que podem ser problemas emocionais, estresse, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos. Sua incidência é maior durante o inverno e entre os 20 e os 50 anos de idade. A predominância do problema nessa faixa etária se deve à produção de hormônios androgênicos que aumentam a atividade das glândulas sebáceas.

Porém, além de provocar coceira, a caspa também afeta o lado estético. Embora seja bastante comum, se não tratado, o problema caspa pode progredir gradualmente até se tornar uma dermatite seborreica. Vale lembrar que a caspa não é uma doença contagiosa.

Como evitar
:: FREQUÊNCIA: É indicado lavar os cabelos depois de atividades físicas intensas, já que o suor fica acumulado nos fios.

:: XAMPUS: Tenha sempre dois tipos de xampu, um antirresíduo e um para o embelezamento do cabelo. Peça indicação ao cabeleireiro de qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo.

:: LAVAGEM: Esfregue o couro cabeludo e nunca os cabelos. A espuma que cai sobre os fios é suficiente para retirar a sujeira. Enxágue abundantemente e, em seguida, retire todo o excesso de água com uma toalha. Use água morna.

:: PARA QUEM TEM CASPA: Intercale o xampu contra caspa com um xampu hidratante. Em casos crônicos, obedeça à orientação do dermatologista.

Fonte Zero Hora

Luta contra a dengue deve ser constante, alerta Vigilância Sanitária

Ao contrário de outras regiões brasileiras, o Rio Grande do Sul não teve registros de surtos de dengue em 2012, como teve em anos anteriores, mas isso não significa que está livre da ação do mosquito Aedes Aegypti.

O registro do primeiro caso de dengue autóctone (contraído no próprio Estado) deste ano, em Três de Maio, no Noroeste, levanta o alerta para não descuidar dos possíveis focos da doença.

— Pelo fato de não ter uma situação de risco, cria-se uma falsa ideia de tranquilidade que pode levar ao esquecimento de medidas preventivas — comenta a chefe da Divisão Epidemiológica da Vigilância Sanitária do Estado, Marilina Bercini.

Outro alerta de Marilina é para os casos importados, que já são 15 este ano. Segundo ela, ao voltarem de viagem para cidades onde há foco da dengue, pessoas contaminadas podem servir como vetores para recomeçar o ciclo da doença no Estado.

A Vigilância Sanitária reforça que, apesar da confirmação do caso em Três de Maio e de outros casos suspeitos estarem sendo analisados, não há perspectiva de surto da dengue.

— Temos um trabalho permanente de conscientização e a população gaúcha ajuda muito, só não podemos descuidar — reforça Marilina.

Preste atenção
:: Os sintomas da dengue são febre por vários dias; dores de cabeça, nas articulações e músculos; indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos; podem surgir manchas vermelhas no tórax e nos braços.

:: Diante da suspeita de dengue, não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e procure um médico.

:: Não acumule materiais em desuso que retenham água parada, como pneus, garrafas, copos e latas; tape a caixa d'água e similares; lave os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e coloque areia para evitar o acúmulo de água; mantenha a piscina limpa e tratada.

Fonte Zero Hora

O medo é uma reação saudável em crianças, dizem especialistas

Seu filho tem medo de monstro ou bruxa? Então relaxe. Significa que ele é normal.

— É sinal de saúde — diz o psicólogo e psicanalista Julio Cesar Walz.

Esse tipo de temor aparece principalmente entre os dois e os quatro anos de idade, uma fase em que a fantasia está muito incrementada. Ao ouvir a mãe contar uma história, o menino ou menina não se limita a acompanhar a narrativa, eles a vivem.

— Nesse período, a imaginação da criança está a milhão. Ela não sabe distinguir ainda o que é realidade. Muitas vezes, as ameaças que ela sente se fixam em um determinado personagem. Tem muito a ver com o que acontece no dia a dia dela. Se sofreu muitas repreensões ou se sentiu culpada, por exemplo, pode projetar isso em algum monstro — explica Solange Lompa Truda, psicóloga, especialista em crianças e adolescentes.

Essa vivência do ficcional como real é a maneira da criança de elaborar angústias e frustrações. Na medida em que cresce, ela começa a lidar com situações como ter de esperar, não ganhar o que queria ou dividir a atenção com os irmãos.

— Isso potencializa questões de amor e ódio. A mãe e o pai que frustram são vistos na mente da criança como a bruxa má, como o monstro. Ela ainda não consegue integrar as duas facetas, de que a mesma pessoa pode amar e frustrar. O medo é um subproduto desse processo — afirma Fernanda Serralta, doutora em Psiquiatria e professora do mestrado em Psicologia da Unisinos.

Fonte Zero Hora

Testes aos dois anos podem indicar problemas futuros na fala

 Testes aos dois anos podem indicar problemas futuros na fala Reprodução/KidsTalking
Fonoaudiologia precoce pode ajudar crianças com problemas

Testes simples de vocabulário em crianças a partir dos dois anos de idade podem identificar aquelas que terão dificuldade em aprender a falar e ficarão atrás dos colegas. Segundo os médicos que apresentaram os testes na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver, seria possível identificar as crianças que se beneficiariam de fonoaudiologia precoce para aumentar seu potencial de fluência, afetado por problemas de audição, autismo ou deficiência mental, por exemplo.

Os pesquisadores pediram que os pais completassem uma lista com as palavras que seus filhos conseguiam dizer aos dois anos de idade e acompanharam seu progresso durante 15 anos. A relação incluía 310 palavras, e os pais tinham de assinalar aquelas que haviam ouvido o filho dizer, ainda que mal pronunciadas ou utilizadas fora de contexto.

No estudo, 26 crianças foram consideradas falantes tardias, enquanto 23 mostraram um vocabulário mediano. As crianças costumavam pronunciar entre 70 e 225 palavras, porém, falantes tardios usavam 50 ou menos.

Os pesquisadores — liderados pelo psicólogo Leslie Rescorla, do Bryn Mawr College, na Filadélfia — pediram que os falantes tardios participassem de uma série de testes linguísticos ao longo da infância e da pré-adolescência (vocabulário, gramática, memória verbal e leitura). Apesar de a maioria ter conseguido obter competências linguísticas medianas, eles ficaram para trás em relação a um grupo controlado de crianças em cada estágio de seu desenvolvimento.

— Aos quatro anos de idade, um número maior deles estava na média e, quando chegou à escola, a maioria estava em uma faixa padrão. A notícia não tão boa foi que, depois dos 17 anos, as crianças se saíam significativamente pior em todas as avaliações de linguagem em comparação a um grupo com características semelhantes — disse Rescorla.

Fonte Zero Hora

Remédio contra o câncer se mostra promissor contra o Alzheimer em ratos

Washington - Cientistas americanos afirmaram nesta terça-feira (13/3) que um remédio contra o câncer demonstrou ser promissor em melhorar a memória quando dado a ratos mais velhos que sofrem de Mal de Alzheimer.

A droga epotilona, ou EpoD, já tinha sido apresentada pela mesma equipe de cientistas da Universidade da Pensilvânia como uma ferramenta para evitar o declínio cognitivo em roedores jovens criados para apresentar mais tarde sintomas como os do Alzheimer.

Mas seu novo estudo demonstrou que os benefícios no aprendizado e na memória se estenderam a ratos mais velhos que já tinham sinais da doença, representando um avanço na busca de um tratamento para esta forma incurável de demência.

O medicamento parece atuar na estabilização dos microtúbulos, estruturas de transporte de nutrientes nas células nervosas, que se rompem quando aglomerados de uma proteína denominada tau se formam no cérebro, provocando os conhecidos "emaranhados" nas células nervosas.

A EpoD funciona de forma similar a uma droga amplamente usada na quimioterapia, a paclitaxel, mas se diferencia ao cruzar a barreira sangue-cérebro, explicou o autor que chefiou as pesquisas, Kurt Brunden, cujo estudo será publicado no periódico Journal of Neuroscience. "A EpoD entra rapidamente no cérebro, onde parece persistir por muito mais tempo do que no sangue. Isso pode explicar porque pequenas doses se mostraram eficazes e seguras no modelo do mal de Alzheimer em ratos", acrescentou.

Os ratos foram tratados por apenas três meses. Provavelmente, os seres humanos teriam que ser tratados por muito mais tempo porque o Alzheimer é uma doença degenerativa crônica. Portanto, mais pesquisas precisam ser feitas para verificar se um tratamento mais longo seria nocivo.

No mês passado, uma outra equipe de cientistas reportou que outro medicamento contra o câncer amplamente disponível, o bexaroteno, demonstrou ser bem sucedido em reverter o Mal de Alzheimer em ratos.

Roedores tratados com essa droga ficaram rapidamente mais espertos e a placa em seus cérebros que provocava o Alzheimer começou a sumir em questão de horas, destacou a pesquisa, publicada na revista científica americana Science.

Mas especialistas alertam que os modelos em ratos nem sempre são traduzidos com sucesso nos testes com pessoas e que obstáculos significativos permanecem no caminho antes que se saiba se tais abordagens podem funcionar em humanos.

Fonte Correio Braziliense

Quatro sinais que indicam que seu filho precisa de óculos

Miopia na infância pode afetar os estudos e convivência com os colegas

As crianças, muitas vezes, têm uma forma progressiva de miopia que piora ao longo da infância. No entanto, sua visão é facilmente corrigida com óculos. A miopia geralmente se estabiliza quando a pessoa atinge os 20 anos ou quando o processo de crescimento está concluído.

A miopia progressiva é causada predominantemente pela genética. As crianças herdam uma tendência a desenvolver esta condição de seus pais. A maneira como a pessoa 'usa os seus olhos', tais como, muitas vezes realizando de trabalhos pormenorizados ou que exijam muito da visão de perto também podem ter uma influência sobre a progressão da miopia.

Como posso saber se meu filho tem miopia?
Na maioria das vezes, crianças com miopia não se queixam ou apenas se queixam da dificuldade para ver as coisas de longe. Uma criança míope pode se aproximar de objetos para ver claramente. Mesmo já sabendo expressar o que sentem, as crianças, muitas vezes, não sabem que enxergam mal. Algumas delas só percebem o problema quando são alfabetizadas: ou porque não vêem a lousa direito ou porque sentem dores de cabeça ao estudar. Antes disso, a criança pode achar que enxergar embaçado ou que não ver o que está mais longe é normal.

Os pais devem prestar atenção aos sinais de problemas que, geralmente, aparecem antes da alfabetização. Na sala de aula ou durante o horário do recreio, os professores também podem observar sinais de que os alunos apresentam algum problema de visão e devem passar por uma consulta oftalmológica.

Veja, a seguir, a lista de sinais mais comuns de que a criança pode apresentar algum problema de visão:

1. Estudantes com alguma deficiência visual costumam apertar ou esfregar os olhos com frequência, vivem com os olhos irritados, avermelhados ou lacrimejando e piscam muito ou franzem a testa para olhar à distância;

2. Estas crianças podem também se queixar de tonturas, náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade excessiva à luz;

3. Crianças míopes não enxergam bem de longe e, por isso, podem evitar atividades esportivas que exijam esta habilidade;

4. Crianças que andam com cuidado excessivo, esbarram ou tropeçam com facilidade também podem apresentar algum tipo de deficiência visual.

A criança com problema visual não diagnosticado e não tratado poderá apresentar dificuldade de aprendizado e se sentir desestimulada para estudar. Crianças míopes tenderão a se isolar das brincadeiras, pois não enxergam de longe com nitidez.

Como é tratada a miopia em crianças?
Ainda é controverso se a miopia progressiva em crianças pode ser retardada. Alguns estudos recentes sugerem que o uso de atropina combinado com o de óculos bifocais retarda a progressão da miopia.

Geralmente, uma criança com miopia usa óculos para corrigir este vício de refração. Os óculos com grau para as crianças só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomendamos que sejam conferido após serem feitos. As armações devem ser, de preferência, de acrílico, por serem mais resistentes. Devem, também, estar bem adaptadas ao rosto da criança e não podem estar soltas ou apertar o nariz ou atrás das orelhas. As hastes que se prendem atrás das orelhas são melhores para as crianças.

As crianças também podem começar a usar lentes de contato quando estiverem maduras o suficiente para cuidar delas. Muitas vezes, isso depende de como os pais são envolvidos no cuidado com as lentes de contato. No entanto, raramente recomendamos lentes de contato antes que o paciente entre na adolescência.

Fonte R7

Mais tempo ao ar livre pode reduzir risco de desenvolver miopia

Estudo foi feito com mais de 10 mil crianças e adolescentes

Uma nova leva de estudos sobre a saúde dos olhos mostra que mais tempo ao ar livre está relacionado com taxas reduzidas de miopia em crianças e adolescentes. Segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia, a miopia é hoje muito mais prevalente nos Estados Unidos e, em diversos outros países, do que era na década de 70. Em alguns países da Ásia, mais de 80% da população é míope.

Uma meta-análise dos estudos sobre o tema sugere que mais exposição à luz natural e/ou o mais tempo gasto olhando para objetos distantes podem ser fatores-chave para prevenir a miopia. A compilação dos estudos foi conduzida pela Universidade de Cambridge.

A pesquisa chegou a reunir dados de oito estudos que abordavam a relação do tempo ao ar livre e o desenvolvimento de miopia em crianças e adolescentes, totalizando 10.400 participantes. A equipe concluiu que para cada hora adicional passada ao ar livre, por semana, a chance de desenvolver miopia cai em cerca de 2%. Os estudiosos observaram também que crianças míopes gastam em média 3,7 horas a menos por semana ao ar livre do que aquelas com visão normal ou hipermetropia.

Embora as razões ainda não estejam claras, o efeito protetor parece resultar simplesmente do fato da criança estar ao ar livre, ao invés de estar fazendo uma atividade específica.

Dois dos oito estudos da meta-análise investigaram se as crianças que passaram mais tempo ao ar livre também gastaram menos tempo executando atividades que exigiam mais da visão de perto, tais como estudar ou jogar no computador. Tal relação não foi encontrada em nenhum dos estudos. A quantidade de tempo gasto em atividades que exigem mais da visão de perto é de interesse de pesquisadores como outra causa potencial para o recente aumento no número de casos de miopia.

O aumento do tempo da exposição das crianças ao ar livre pode ser uma medida simples e de baixo custo, com benefícios importantes, para a visão e para a saúde em geral. No entanto, não podemos, ainda, fazer recomendações claras sobre o tema. Estudos prospectivos podem ajudar a entender quais fatores, realmente, são preponderantes para o não desenvolvimento da miopia: o aumento do uso de visão à distância? A redução do uso da visão de perto? A exposição à luz ultra-violeta natural? A atividade física? Qual destas variáveis é a mais importante? Ainda não sabemos.

Ainda em relação ao tempo exposto ao ar livre e a prevenção da miopia, um outro estudo chinês - não incluído na meta-análise - realizado com 80 crianças míopes, entre as idades de 7 e 11 anos, concluiu que a miopia pode regredir, quando a carga horária da criança ao ar livre aumenta.

Aqui, quarenta crianças foram orientadas a usar por menos de 30 horas a visão de perto e a passar mais de 14 horas ao ar livre por semana. Ao final do estudo - dois anos - as crianças do grupo de intervenção apresentavam menos casos de miopia, quando comparadas com as 40 crianças do grupo controle, que não seguiram as recomendações especiais.

Fonte Minha Vida

Dieta hormonal vira sucesso nos Estados Unidos

Ela promete perda de peso, menos estresse e equilíbrio hormonal em 3 semanas

Uma nova dieta virou sucesso nos Estados Unidos. É a dieta hormonal que promete perda de peso, diminuição do estresse e equilíbrio hormonal em três semanas.

A proposta surgiu a partir do livro The hormone diet, de Natasha Turner. A dieta se inicia com duas semanas de desintoxicação dos alimentos considerados causadores de alergias, inflamações e enxaqueca.

Após esse período, estes alimentos vão sendo gradualmente reinseridos no cardápio. Em seguida, acontece a inserção de atividade física para quem segue o programa alimentar: exercícios aeróbicos, de ioga e/ou alongamento.

Durante essa primeira fase de duas semanas pode-se perder de 2 a 5Kg, e nas semanas seguintes, de 1,5kg a 2Kg.

Mas quem estiver tentado a seguir o regime deve ficar atento a idade, ao nível de sedentarismo, pois pode haver risco de algumas doenças, como diabetes tipo 2, se o programa não for bem elaborado.

Convém buscar ajuda de um médico para avaliar as condições físicas e um nutricionista para acompanhar a dieta.

Fonte R7

Saiba como levar o cachorro para passear pode ajudar a sua saúde

Estudo revela que donos de cães costumam caminhar mais e mais rápido

Você anda buscando uma companhia para caminhar e está encontrando dificuldade de conseguir um parceiro para a atividade física? Já pensou em recorrer ao melhor amigo do homem?

O cachorro, que já leva essa fama pela fidelidade ao dono, agora também está sendo apontado como o melhor amigo do homem que deseja levar uma vida saudável.

Quem está fazendo jus a essa fama é um estudo americano que revela que donos de cães costumam caminhar mais e com maior velocidade, tudo porque costumam realizar a atividade ao lado de seus animais de estimação.

A pesquisa, encomendada pela Mars Petcare, rede de lojas de comidas de animais, revelou que os cachorros são os responsáveis por dois terços, ou 66%, das caminhadas de seus donos todas as semanas.

E um quarto das pessoas com crianças e animais normalmente visitam parques e outros espaços destinados à prática de exercícios por causa dos seus cães.

Os animais também estimulariam uma vida menos sedentária para as pessoas de terceira idade.

Segundo a pesquisa, cerca de 44% dos donos de cães com idade entre 65 anos ou mais, fazem exercícios durante a semana por causa do cachorro.

Por isso não tome a iniciativa de levar seu cãozinho para passear. Sua boa forma vai agradecer.

Fonte R7

Parto Normal: Deixe a vida acontecer naturalmente

Mãe que passa por parto normal após cesariana tem risco maior de complicações

Brasil tem mais cesarianas do que partos normais

As mulheres que tiveram seu primeiro filho por cesariana têm um maior risco de complicações caso deem à luz seu segundo filho por parto normal, segundo estudo australiano publicado nesta terça-feira (13) nos Estados Unidos.

O estudo foi realizado com mais de 2.300 mulheres em 14 hospitais australianos que se dispunham a dar à luz seu segundo filho, e que foram consideradas medicamente aptas para escolher entre esses dois procedimentos de parto.

Metade delas decidiu ter o filho por via natural depois de ter o primeiro por cesariana, enquanto a outra metade escolheu novamente o processo cirúrgico.

Segundo os autores do estudo, as mulheres que decidiram pela segunda cesariana tinham um risco muito menor de morrer ou sofrer complicações graves (0,9%) que as que escolheram o parto normal (2,4%).

O estudo foi publicado na revista científica americana PloS ONE (Public Library of Science).

Caroline Crowther do centro australiano de pesquisa sobre a saúde de mulheres e recém-nascidos da Universidade de Adelaide e principal autora da pesquisa, comentou a conclusão.

- Até agora, faltavam dados completos e precisos para realizar uma comparação das vantagens e riscos dos modos de dar à luz após uma cesariana para o primeiro filho. Os resultados do estudo ajudarão as mulheres e os médicos a elaborar tratamentos e a tomar decisões em relação ao parto das que deram à luz seu primeiro filho por cesariana.

O emprego da cesariana aumenta no mundo e representa cerca de um terço de todos os nascimentos na Austrália.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2010, o País registrou mais cesarianas do que partos normais. Enquanto em 2009 o país alcançava uma proporção de 50% de partos cesáreos, em 2010, a taxa subiu para 52%.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que essa taxa fique em torno de 15%. Na rede privada, o índice de partos cesáreos chega a 82% e na rede pública, 37%.

Fonte R7

Câncer na infância aumenta risco de infertilidade na fase adulta

http://i2.r7.com/crianca-cancer-hg.jpg
Testes realizados na Alemanha apontaram suspeita entre ex-pacientes de câncer

Sobreviventes do câncer na infância têm um risco maior de sofrer de infertilidade na vida adulta. Esta é a conclusão a que chegou Magdalena Balcerek e seus co-autores em um estudo publicado na Alemanha, o Deutsches Ärzteblatt Internacional.

Em uma pesquisa nacional alemã sobre a infertilidade após o tratamento para o câncer na infância e na adolescência, os autores coletaram dados de ex-pacientes de oncologia pediátrica.

Dos 2.754 participantes, 1.476 tinham sido tratados contra a leucemia e 1.278 contra tumores sólidos. No total, 210 desses pacientes toparam testado sua fertilidade.

Depois disso, o risco de infertilidade foi encontrado em 30% deles. Em um subgrupo de 23%, entre os que foram testados, foi dito que eles e seu parceiro falharam na tentativa de conceber um filho, durante dois anos tendo relações sexuais, cumprindo assim a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) acerca da infertilidade.

Em uma segunda investigação, na qual 201 sobreviventes de câncer infantil aceitaram fazer testes de hormônios e análise de esperma, o risco de infertilidade foi apresentado em um quarto deles.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores concluem que os pacientes e / ou seus pais devem ser informados sobre possíveis medidas de preservação da fertilidade antes do início do tratamento.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Palmeiras de Goiás 2012

Em Palmeiras de Goiás, localizada a 72 km de Goiânia (Goiás), a prefeitura acaba de lançar concurso público com o objetivo de preencher 68 vagas e formar cadastro de reservas. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências.  O interessado deverá realizar sua inscrição através do site http://www.perfas.com.br/ até às 23:59 horas do dia 29 de março de 2012, horário de Brasília.

Cargos

Com remuneração que varia entre R$ 550,00e R$ 8.100,00, os cargos vagos são os seguintes: Agente de Vigilância, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas, Técnico Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Raio X, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeira, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral Plantonista, Clínico Geral, Auditor, Radiologista Plantonista, Cardiologista Plantonista e Ortopedista Plantonista), Professor P-II (Pedagogia e Ciências Biológicas).
A taxa de inscrição cobrada varia entre R$ 30,00, 35,00, 45,00, 70,00 e 120,00, de acordo com o cargo.

Prova

As provas escritas estão previstas para 15 de abril de 2012, iniciando-se às 9:00 horas e encerrando-se às 12:00 horas, em local a ser definido pela Comissão Especial do Concurso Público.
Serão aplicadas provas práticas aos candidatos inscritos aos cargos de Motorista, Técnico Administrativo e Operador de Máquinas. Essas provas serão aplicadas das 9:00 horas às 12:00 horas do dia 22 de abril de 2012, podendo se estender até o exame do último candidato, em locais a serem definidos pela Comissão do Concurso Público e amplamente divulgados.
Os títulos a serem avaliados deverão ser enviados em cópias autenticadas para a Comissão Especial do Concurso Público, na sede da Prefeitura de Palmeiras de Goiás, conforme as instruções do edital, acessível no site de inscrição.
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Palmeiras de Goiás, ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Aiuaba (CE) 2012

No Município cearense de Aiuaba,a 600 km de Fortaleza, a prefeitura lançou edital de concurso publico que visa preencher 19 vagas do quadro permanente do Executivo do Município de Aiuaba/CE. O regime de trabalho dos novos concursados será de 20 horas semanais e as oportunidades disponíveis são para a função de Técnico em Enfermagem (médio), com vencimento básico de R$ 311,00.
Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas no site http://www.universidadepatativa.com.br/, por meio de formulário de inscrição, até às 23:59 horas do dia 26 de março de 2012.
A aplicação da prova objetiva está prevista para 15 de abril de 2012, com inicio às 08:00 horas e término às 11:00 horas, em locais à serem divulgados no comprovante de inscrição, no site da Universidade Patativa e na Prefeitura de Aiuaba/CE.
O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no site - http://www.universidadepatativa.com.br/ em até 24 horas, contado da realização da prova.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por igual período apenas uma vez.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista - MG

Estarão abertas as inscrições do concurso público 01/2012 da Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista, Estado de Minas Gerais, para provimento dos cargos atualmente vagos, dos que vagarem e dos que forem criados durante o prazo de validade. O concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria ltda.

Serão distribuídas 78 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.767,52, para carga horária de 10 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para calceteiro, encanador, faxineiro, gari, jardineiro, mecânico, motorista, operador de máquinas, operador braçal, pedreiro, serviços gerais, tratorista, vigia, agente administrativo III, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, topógrafo, assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro, fisioterapeuta, médico, professor, psicólogo CRAS, psicólogo da educação, supervisor educacional e veterinário.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 02 a 19 de maio de 2012, na sede da Prefeitura Municiapl de São Sebasião da Bela Vista, situada à Praça Erasmo Cabral, 334 – Centro – São Sebastião da Bela Vista. No sábado 19 de maio de 2012 as inscrições estarão disponíveis apenas na internet. Online, a inscrição será realizada no endereço http://www.tendenciaconcursos.com.br/ até às 23:59  horas do dia 19 de maio de 2012 (horário oficial de Brasília/DF). A taxa varia de R$ 27,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Informações sobre a aplicação das provas estarão disponíveis a partir de 06 de junho de 2012 e serão amplamente divulgados, inclusive no site de inscrição (http://www.tendenciaconcursos.com.br/). As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas serão realizadas no Município de São Sebastião da Bela Vista, provavelmente no dia 10 de junho de 2012, sendo o  gabarito divulgado um dia depois.
O prazo de validade deste certame, que será de 02 anos, poderá ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Camapuã (MS) 2012

A Prefeitura de Camapuã, Estado do Mato Grosso do Sul, está com o concurso 001-01/2012 aberto para o preenchimento de 73 vagas em todos os níveis de escolaridade. Com prazo de validade inicial de 2 anos, o certame oferece salários que variam entre R$ 622,00 e R$ 9.939,79.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais serão destinadas 5% das vagas oferecidas para cada cargo, desde que as atribuições sejam compatíveis com o grau de deficiência apresentado.
Cargos: Analista de Convênio, Analista Educacional, Analista de Licitação, Analista de Gestão de Pessoal, Analista de Gestão em Saúde, Professor, Advogado, Contador, Administrador, Economista, Médico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Farmacêutico/Bioquímico, Odontólogo, Assistente Social, Nutricionista, Enfermeiro, Monitor de Creche, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo, Motorista, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Odontólogo, Auxiliar de Serviços Gerais e Coletor de Resíduos. A carga com carga horária será de 20 ou 40 horas semanais.
Inscrição: será realizada exclusivamente no período de 13 de março a 15 de abril de 2012, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso.
O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de:
R$80,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior;
R$60,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio;
R$40,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Fundamental.
Prova: As provas objetivas serão realizadas na data provável 06 de maio de 2012, tendo duração total de 4 horas para todos os cargos, em locais e horários que constarão em edital específico, que será publicado no mural da Prefeitura de Camapuã/MS, no Diário Oficial do Estado de MS, disponibilizado nos sites http://www.camapuã.ms.gov.br/ ou www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.
A data, hora e local de realização da prova prática e os critérios de avaliação constarão de edital específico a ser publicado no mural da Prefeitura de Camapuã/MS, no Diário Oficial dos Municípios de MS e disponibilizado nos endereços eletrônicos http://www.camapua.ms.gov.br/ e www.fapec.org/concurso e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.
Os candidatos convocados para fazer a entrega dos títulos deverão entregar os documentos comprobatórios de titulação através de fotocópias autenticadas em cartório, em data e local a serem definidos através de edital específico.

Concurso Prefeitura de Itararé (SP) 2012

Estão abertas as inscrições do concurso público e processo seletivo da Prefeitura de Itararé, no Estado de São Paulo, sob a responsabilidade da empresa Publiconsult ACP Ltda. São ofertadas 86 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.254,11.

Cargos
-Nível Superior: Assistente Social (1), Coordenador Pedagógico (1), Diretor de Escola (1), Educador Físico Social (1), Educador Físico Social para Oficina de Atletismo (1), Educador Físico Social para Oficina de Basquete (1), Educador Físico Social para Oficina de Capoeira (1), Educador Físico Social para Oficina de Dança - PETI/PROJOVEM (1), Educador Físico Social para Oficina de Dança - Projeto Pessoa Idosa (1), Educador Físico Social para Oficina de Futsal (2), Educador Físico Social para Oficina de Vôlei (1), Engenheiro Agrônomo (1), Instrutor de Condicionamento Físico (1), Nutricionista (1), Professor de Judô (4), Psicopedagogo (1), Técnico de Projetos Sociais (2);

-Nível Médio: Agente Administrativo (CRAS) (3), Agente Social (1), Cadastrador Social (4), Cuidador Social (Casa Abrigo) (4), Cuidador Social das Residências Terapêuticas (3), Instrutor de Cabeleireiro (1), Instrutor de Cartonagem (confecção de caixas com forração em tecido) (1), Instrutor de Chocolateria e Confeitaria (1), Instrutor de Corte e Costura e Patchwork (1), Instrutor de Desenho e Pintura Livre (1), Instrutor de Manicure e Pedicure (1), Instrutor de Música e Coral (1), Instrutor de Pintura em Tecido e Customização (1), Orientador Social (8);

-Nível Fundamental: Agente Auxiliar de Creche (20), Auxiliar de Cuidador (Casa de Passagem para Adultos) (2), Monitor de Crochê/Fuxico/Bisqui (1), Monitor de Tricô em Máquina (1), Técnico Agrícola (2), Técnico em Edificações (1);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Padeiro (2), Mecânico (2), Mecânico de Máquina Pesada (2).

Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 20 de março de 2012, exclusivamente através da internet, acessando-se o site http://www.publiconsult.com.br/. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 40,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
As provas serão realizadas no município de Itararé/SP, com datas previstas para os dias 15 e 22 de abril de 2012. A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação para as Provas a ser disponibilizado no site http://www.publiconsult.com.br/ e publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Itararé.

Validade
O prazo de validade do certame é de 1 ano, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Diadema - SP

A Prefeitura de Diadema, Estado de São Paulo, está com as inscrições abertas para o concurso público nº 001/2012, destinado ao provimento de 117 vagas para Médicos, com vencimentos de até R$ 12.111,90, para carga horária de 20 a 40h semanais. Confira o edital.
Serão destinados 5% dos cargos vagos a portadores de necessidades especiais, desde que compatível para as atribuições do cargo, de acordo com a Constituição Federal.
O concurso público destina-se ao provimento, mediante nomeação, dos cargos de Médico Anestesiologista Plantonista, Médico Cardiologista Ambulatório, Médico Cirurgião Geral Plantonista Médico Cirurgião Vascular Ambulatório, Médico Clínico Geral Ambulatório, Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Dermatologista Ambulatório, Médico Generalista PSF Diarista, Médico Ginecologista/Obstetra Ambulatório, Médico Ginecologista/Obstetra Plantonista, Médico Hematologista Ambulatório, Médico Infectologista Ambulatório, Médico Intensivista Plantonista, Médico Medicina do Trabalho Diarista, Médico Nefrologista Adulto Ambulatório, Médico Neonatologista Plantonista, Médico Neurologista Ambulatório, Médico Pediatra Ambulatório, Médico Pediatra Plantonista, Médico Pneumologista Ambulatório, Médico Proctologista Ambulatório, Médico Psiquiatra Plantonista, Médico Regulador Plantonista, Médico Reumatologista Ambulatório, Médico Socorrista Plantonista e Médico Urologista Ambulatório.
Inscrições
A inscrição poderá ser feita gratuitamente até o dia 23 de março de 2012, exclusivamente pela internet, no site http://www.diadema.sp.gov.br/.
Provas
A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 01 de abril de 2012 no período da manhã. A confirmação da data e horário e informação sobre o local para a realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Regional/Diadema Jornal e no site da Prefeitura do Município de Diadema http://www.diadema.sp.gov.br/.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Campo Novo - RS 2012

Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Campo Novo, Estado do Rio Grande do Sul, destinado ao provimento de 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 583,48 a 6.916,25, para carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso será executado pela Sellector Concursos e  destina-se a selecionar candidatos para provimento de Cargos Efetivos e Empregos Públicos, e cadastro de reserva.
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Costureira, Enfermeiro, Engenheiro, Fiscal Municipal, Médico, Odontólogo, Operador de Máquinas, Pedagogo, Procurador, Professor, Psicólogo, Técnico Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Agente Visitador do PIM, Técnico em Informática e Telefonista.
Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, on-line, através do site http://www.sellector.com.br/, até o dia 23 de março de 2012.
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A Prefeitura disponibilizará um ponto de internet no Centro Administrativo, sito Av. Bento Gonçalves, nº 555 das 8h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min, para efetuar inscrições aos candidatos que não possuam acesso.
Provas
Os candidatos serão avaliados através de exames de conhecimentos, mediante aplicação de Provas Objetivas, Provas Práticas e Provas de Títulos.

As Provas Objetivas e Práticas serão realizadas na cidade de Campo Novo – RS, na data prevista de 22 de abril de 2012, em horários e locais a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data prevista de 24 de abril de 2012.

Validade
O concurso terá o prazo de validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal e através de Decreto do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Rondonópolis (MT) abre vagas

As inscrições para participar do Processo Seletivo 003/2012 da Secretaria de Saúde de Rondonópolis, Mato Grosso, para contratação de médicos seguem até dia 16 de março. São disponibilizadas vagas para trabalhar na Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu.

São ofertadas 20 vagas e o salário pode chegar a R$ 3.200,00 por plantão de 120 horas mensal. O profissional pode realizar até 10 plantões por mês.

Os interessados devem procurar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Rio Branco, 2.916.no bairro Jardim Santa Martha, levar currículo padronizado e preencher a ficha de inscrição.

Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.

De acordo com o gerente do RH, Joseflen Branquinho, a avaliação é feita por análise de título.

O prazo de vigência do processo seletivo será de 12 meses.

Concurso Prefeitura de Itobi - SP 2012

A Prefeitura de Itobi, Estado de São Paulo, abriu concurso público para preenchimento de 42 cargos em nível fundamental, médio e superior. Os salários iniciais variam de R$ 622,00 a R$ 2.500,00, mais Vale Alimentação no valor mensal de R$ 110,00. O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa Ética Concursos Públicos Ltda. Confira o edital.
Cargos
Os cargos oferecidos são: Agente Comunitário de Saúde, Assistente Clínico Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Braçal, Coletor de Lixo,Contador, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Escriturário, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Mecânico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor PII – com especialização de Educação Física, Psicólogo, Servente, Telefonista, Vigia, Assistente Social, Professor PII – com especialização em Educação Artística, Recepcionista, Ajudante Geral, Eletricista, Inspetor de Alunos, Terapeuta Ocupacional, Médico do Trabalho, Merendeira, Técnico de Segurança do Trabalho, Bibliotecário, Almoxarife, Tratorista, Monitor, Auditor – Fiscal Tributário Municipal, Gestor de Convênios e Contrato, Professor de Música – PII e Professor de Educação Básica – I.

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março de 2012, pelo site oficial da Prefeitura: http://www.itobi.sp.gov.br/ ou no site da empresa contratada para realização do Concurso Público no endereço: http://www.eticaconcursos.com.br/. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 15,00, dependendo do cargo pretendido pelo candidato.
Provas
A previsão é que o concurso seja composto por provas objetivas para todos, além de provas práticas para Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Eletricista e Tratorista.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município http://www.itobi.sp.gov.br/ e no site http://www.eticaconcursos.com.br/.

Validade
A validade do concurso público é de 2 anos, prorrogável á critério da Administração, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Guarapuava (PR) 2012

A Prefeitura de Guarapuava, Estado do Paraná, localizado a 252 km da Capital, lançou concurso público com o objetivo de preencher 999 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 6.063,45. Confira o edital.
São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências.

Cargos

Agente de Combate às Endemias, Agente Fiscal de Meio Ambiente, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Operacional, Avaliador Imobiliário, Biólogo, Cirurgião Dentista, Contador, Desenhista, Educador Infantil, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal Geral, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Libras, Mecânico, Médico, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Computador, Operador de Máquinas, Psicólogo, Pedreiro, Procurador, Professor, Secretária Escolar, Servente de Obras, Servente de Limpeza, Supervisor Pedagógico, Técnico (Agrícola, Controle Interno, Educacional, Enfermagem, Laboratório, Radiologia e Segurança do Trabalho), Telefonista, Terapeuta Ocupacional e Veterinário.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de 15 a 29 de março de 2012, através do site http://www.exatuspr.com.br/.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova

A data, o local e o horário será divulgados pela internet, no endereço eletrônico http://www.exatuspr.com.br/ e no site oficial do município - http://www.guarapuava.pr.gov.br/.
Os gabaritos serão divulgados através de publicação no site oficial do município - http://www.guarapuava.pr.gov.br/, em edital no átrio do Paço Municipal e no site http://www.exatuspr.com.br/ até 24 horas após a realização das provas.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso público, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da administração pública municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Pinhais (PR) 2012

A Prefeitura de Pinhais, Estado do Paraná, lançou 03 editais (nº. 003, 004 e 005/2012) de concurso público para provimento de 70 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 2.923,40 e carga horária de 20 a 40 horas semanais.
Serão reservados 5% das vagas de cada cargo, durante o processo de validade do concurso público, cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade especial.
Cargos: Agente de Combate de Endemias, Cuidador I e II, Mecânico, Educador Social, Agente Municipal de Obras e Posturas, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Saúde Bucal, Arquiteto, Contador, Engenheiro (Ambiental, Civil, Eletricista e Florestal), Nutricionista, Sociólogo, Turismólogo, Operador de Máquina I d II, Educador Infantil e Procurador.
As inscrições deverão ser realizadas das 08h do dia 13 de março às 23h59min do dia 12 de abril de 2012, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico: http://www.aocp.com.br/.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.

A prova será aplicada na data provável de 06 de maio de 2012, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico http://www.aocp.com.br/, a partir de 26 de abril de 2012.
O gabarito preliminar e os cadernos de questões serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, nos endereços eletrônicos www.aocp.com.br e http://www.pinhais.pr.gov.br/.
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Guarapari - ES 2012

Com a finalidade de preencher 35 vagas, além de formar cadastro de reserva nos cargos com curso técnico e nível superior, a Prefeitura de Guarapari, no Estado do Espírito Santo, resolveu lançar o edital nº 001/2012 de concurso público. O salário inicial é de R$ 630,99 a até R$ 3.364,40, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
As vagas são para Médico Clinico Geral, Médico Pediatra,  Médico Infectologista, Médico Radiologista, Médico Ginecologista e Técnico Operacional em Saúde (TOS) - Técnico em Radiologia.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.br/, no período entre 0 horas do dia 15 até às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de março de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
A  taxa de inscrição é de R$ 40,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Prova

As provas objetivas de múltipla escolha será realizada no município de Guarapari/ES, com data prevista para 20 de maio 2012, com duração de 03 (três) horas para a realização das provas em cada turno.

Validade

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Buriti - MA 2012

A Prefeitura de Buriti, Estado do Maranhão, abre concurso público (edital nº 001/2012) para preenchimento de 166 vagas distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental incompleto até o superior. Do total de vagas oferecidas, 5% são reservadas à candidatos portadores de necessidades especiais. O certame será executado pela SOMAR ASSESSORIA ADM CONCURSOS TREINAMENTO E PROJETOS LTDA.
Confira os cargos oferecidos pelo órgão:
Nível Fundamental - AOSD (serviços gerais), guarda municipal, motorista categoria "D" e vigia;

Nível Médio/Técnico - agente administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório, digitador, técnico em radiologia e professor para educação infantil (nível especial);

Nível Superior - advogado, assistente social, contador, dentista, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicólogo, pedagogo, professor da series finais do ensino fundamental nível I e veterinário.

Os salários para os aprovados variam de R$ 622,00 a R$ 3.815,00, em jornadas de trabalho que variam de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições presenciais serão realizadas na Av. Coronel Junior s/n Centro – CAP- Buriti- MA, de segunda a sábado no horário das 8:00 as 18:00 hs, ou pela internet, no site www.somar-ma.com.br, até o dia 05 de abril de 2012.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

Os candidatos serão avaliados através de provas objetivas de caráter eliminatório/classificatório, provas de títulos e prova prática de caráter classificatório.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 06 de maio de 2012. O recolhimento de títulos está previsto para os dias 25 e 26 de maio de 2012. Já a prova prática será realizada provavelmente no dia 27 de maio de 2012.

A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais das provas objetivas, prova de títulos e prova prática serão divulgadas oportunamente através de Edital, que será afixado no mural do Prédio da Prefeitura Municipal de BURITI-MA e também , no endereço eletrônico: http://www.somar-ma.com.br/.

O resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado no dia 05 de junho de 2012, no mural da Prefeitura Municipal de BURITI-MA, e no Endereço Eletrônico: http://www.somar-ma.com.br/.

O Prazo de validade do Concurso Público, para efeito de nomeação, será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do Prefeito Municipal de BURITI–MA.

Prefeitura de Itanhangá (MT) abre processo seletivo

O Município  de Itanhangá, localizado a 475 km da capital, Cuiabá, Estado do Mato Grosso, lançou edital de concurso publico que visa preencher 24 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. O regime de trabalho para todos os cargos é de 20 a 40 horas semanais. A remuneração é de até R$ 2.675,00.
Das vagas oferecidas, 10% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Cargos: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Odontólogo, Professor, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Saúde Ambiental, Professor, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Merendeira, Zelador, e Guarda de Patrimônio.
Inscrição: As inscrições serão realizadas até o dia 21 de março de 2012, através do site http://www.prismaconsultoria.net/ ou na sala de inclusão social, situada na Av. Rio Grande do Sul, s/n, centro, Itanhangá/MT, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, exceto sábados, domingos e feriados.
As taxas de inscrições são de R$ 10,00 e 15,00 (nível fundamental), R$ 20,00 (nível médio) e R$ 30,00 (nível superior).
Prova: A prova objetiva está prevista para 01 de abril de 2012, na Escola Municipal Paulo Freire, situada à rua Santo Antônio, s/n, centro, Itanhangá/MT, das 08:00 às 11:00.
Os títulos deverão ser entregues no dia e local de realização da prova objetiva.
Os gabaritos preliminares serão divulgados na data provável de 02 de abril de 2012, através do site http://www.prismaconsultoria.net/.
Validade: O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Amargosa (BA) 2012

A Prefeitura de Amargosa, no Estado da Bahia, divulgou edital do concurso público municipal. Foram disponibilizadas 190 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior e 346 para formação de cadastros reserva. Os salários variam entre R$ 622,00 a R$ 8.000,00. Dentre as vagas disponíveis, estão as de Agente de Trânsito e Guarda Municipal.
Cargos
As vagas para nível fundamental são para Auxiliar de Infraestrutura, Encarregado de Serviços Gerais, Pedreiro, Eletricista, Carpinteiro, Pintor, Operador de Máquinas Pesada, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais.

As vagas de nível médio são para Fiscal de Obras Pública, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Atendente de Consultório Dentário, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Motorista, Motorista Escolar, Agente de Trânsito, Orientador Social, Secretário Escolar, Assistente de Classe e Guarda Civil Municipal.

Os cargos de nível superior são para Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Nutricionista, Técnico de Suporte à Saúde – Especialidade: Fisioterapia, Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Biólogo, Técnico de Suporte à Saúde – Especialidade: Farmácia, Enfermeiro, Odontólogo, Médico Clínico, Médico Pediatra, Enfermeiro Auditor, Médico Auditor, Professor Séries Iniciais – Coordenações, Professor Séries Iniciais - Docências, Intérprete de Libra, Professor Séries Finais – Línguas Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física.
Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de março de 2012, através do site concursos.fapes.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00  para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
Provas
Segundo a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (Fapes), responsável pelo site, haverá prova objetiva prevista para o dia 29 de abril de 2012; prova de títulos para Professor - nível superior, com envio de documentação à sede da Fapes (rua Silveira Martins, nº. 68, Cabula, Salvador-BA. CEP 41.150-000); prova prática para Operador de Máquinas Pesadas; e teste de aptidão física e avaliação psicológica para Guarda Municipal.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Amargosa.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Chapadão do Céu - GO

A Prefeitura de Chapadão do Céu, Estado de Goiás, realizará através da CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, concurso público de provas, para o preenchimento das vagas dos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro e Agente de Combate de Endemias.
Serão oferecidas 136 vagas; sendo 11 imediatas e 125 para cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental completo e incompleto, com salários de R$ 605,12 a R$ 968,18 e carga horária de 180h mensais.
As inscrições serão feitas exclusivamente, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 26 de março de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 23,00 para todos os cargos.
As provas serão realizadas provavelmente no dia 22 de abril de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas e TAF (2ª Fase) serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, à partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Saiba mais

Prefeitura de Novo Cruzeiro - MG abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Novo Cruzeiro, Estado de Minas Gerais, destinado ao preenchimento de 49 vagas existentes aos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Advogado. O certame será executado pela MSM Consultoria & Consultoria Ltda.
Serão selecionadas vagas para cargos de níveis médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 e R$ 2.030,00, por jornadas de trabalho de 40h semanais.
As inscrições seguem abertas até 23 de março de 2012 na sede da prefeitura (avenida Júlio Campos, nº. 172, Centro) das 8h às 14h em dias úteis ou até as 23h59 pelo endereço eletrônico http://www.msmconsultoria.com.br/. As taxas são de R$ 35,00 e R$ 70,00.
As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de abril de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 13:00 horas às 16:00 horas nas Escolas Públicas do Município de Novo Cruzeiro-MG, conforme Edital de Convocação a ser publicado quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Novo Cruzeiro - MG, situada à Avenida Júlio Campos, 172 - Centro - Novo Cruzeiro-MG. e no site: http://www.msmconsultoria.com.br/. A publicação do gabarito oficial de respostas das provas, será no dia 17 de abril de 2012.

O prazo de validade do certame é de 01 ano, prorrogáveis por igual período a contar da publicação da homologação.

Concurso Joviânia (GO) oferece 120 vagas

A Prefeitura da cidade goiana de Joviânia, juntamente com a Câmara de Vereadores, disponibilizou o edital de Nº. 01/2012 para realização de concurso público. A finalidade do certame é ocupar 120 vagas, sendo 30 imediatas e 90 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.791,15 e carga horária entre 30 e 44 horas semanais.
São reservadas para cada cargo, no mínimo, 5% das vagas abertas ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo.
Cargos
Prefeitura
: Guarda Noturno, Operador de Máquina Rodoviário II, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde, Guarda do Aterro Sanitário, Assessor Administrativo, Auxiliar de Administração, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Técnico Operacional do Cadastro Único, Assistente Social, Gestor de Resíduos Sólidos, Médico, Nutricionista e Psicopedagogo.
Câmara: Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo e Assistente de Divulgação.
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site http://www.consultarconcursos.com.br/ com atendimento pessoal no prédio da Prefeitura de Joviânia e da Câmara de Joviânia, nos seguintes endereços: Prefeitura - situada no Setor Central, Fone/Fax (64) 3408-7000, com sede na rua Joaquim Luiz Barbosa, n. 86, novo loteamento, nesta cidade; Câmara - situada na Praça Joviano Ferreira Barbosa, n. 861, Centro, Joviânia/GO, Cep.: 75.610-000, até o dia 16 de março de 2012.
As taxas de inscrição são de:
Nível fundamental: R$ 37,00 ou 48,00;
Nível médio/técnico: R$ 37,00, 42,00, 51,00, 66,00 ou 72,00;
Nível superior: R$ 78,00, 90,00, 96,00 ou 143,00.
Prova
As provas objetivas e práticas estão agendadas para 21 de abril de 2012, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público, no placar da Prefeitura Municipal e sites de divulgação do certame.
A comissão organizadora disponibilizará o caderno de prova no site http://www.consultarconcursos.com.br/ durante o prazo de 03 dias após a realização das provas.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do prefeito municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Canoinhas (SC) 2012

Foi divulgado o edital 01/2012, que estabelece as condições para realização de concurso público na Prefeitura de Canoinhas, Estado de Santa Catarina. O concurso de Canoinhas está oferecendo 55 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 8.801,33 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Cargos: Agente Administrativo, Assistente Técnico Administrativo – Educação, Assistente Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social ao Educando, Balseiro, Bioquímico, Cuidador de Idosos, Enfermeiro, Orientador Educacional, Administrador Escolar, Fonoaudiólogo, Instrutor de Informática, Médico, Monitor Biblioteca, Monitor Educação Infantil, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Servente, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Telefonista, Agente da Dengue, Agentes Comunitários de Saúde, Assistente de Gestão, Auxiliar de Odontólogo, Auxiliar de Gestão, Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico, Motorista e Odontólogo.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 19 de março a 05 de abril de 2012, através do site da empresa Click Soluções - http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/.

Os valores para inscrição são os seguintes:
R$ 40,00, para os candidatos aos cargos que exijam nível fundamental;
R$ 50,00, para os candidatos aos cargos que exijam nível técnico ou médio;
R$ 80,00, para os candidatos aos cargos que exijam nível superior.

Prova

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 29 de abril de 2012 em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições, no dia 17 de abril de 2012.
O gabarito preliminar será publicado, provavelmente no dia 30 de abril de 2012 nos seguintes sites: http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/ e http://www.pmc.sc.gov.br/.

Validade

A validade do concurso será de 02 anos com possibilidade de prorrogação uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Jaciara (MT) 2012

A Prefeitura de Jaciara, Estado do Mato Grosso, lançou edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público. O concurso de Jaciara está oferecendo 34 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração variável entre R$ 622,00 e R$ 1.884.62.
Serão reservadas 5% das vagas são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo.
Cargos: Agente de Fiscalização, Agente de Fiscalização Sanitária, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Instrutor Técnico, Fiscal de Trânsito, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Veículos e Máquinas e Técnico em Laboratório.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 19 de março e 04 de abril de 2012, através do site http://www.sydcon.com.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

As provas objetivas estão previstas para 22 de abril de 2012, às 08h00min, horário de Jaciara/MT em local a ser confirmado até o dia 17 de abril de 2012, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, site www.sydcon.com.br, http://www.jaciara.mt.gov.br/ e jornal Oficial da Prefeitura de Jaciara - MT, disponível no endereço eletrônico: http://www.amm.org.br/.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico: http://www.sydcon.com.br/, http://www.jaciara.mt.gov.br/ no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até às 17h00min.
As provas práticas poderão ser realizada no mesmo dia das provas objetivas, em local e horário a serem divulgados a partir dp dia 17 de abril de 2012, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e endereço eletrônico: http://www.sydcon.com.br/, http://www.jaciara.m/
t.gov.br e jornal oficial do Município, disponível no endereço eletrônico: http://www.amm.org.br/.
Os títulos deverão ser entregues até o dia 05 de abril de 2012, na seda da Prefeitura Municipal via protocolo, pessoalmente ou por terceiros, sem necessidade de procuração.
O julgamento da prova de títulos será realizado no dia 02 de maio de 2012, na Prefeitura de Jaciara-MT.

Validade

O concurso público terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Jaciara