Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

O medo é uma reação saudável em crianças, dizem especialistas

Seu filho tem medo de monstro ou bruxa? Então relaxe. Significa que ele é normal.

— É sinal de saúde — diz o psicólogo e psicanalista Julio Cesar Walz.

Esse tipo de temor aparece principalmente entre os dois e os quatro anos de idade, uma fase em que a fantasia está muito incrementada. Ao ouvir a mãe contar uma história, o menino ou menina não se limita a acompanhar a narrativa, eles a vivem.

— Nesse período, a imaginação da criança está a milhão. Ela não sabe distinguir ainda o que é realidade. Muitas vezes, as ameaças que ela sente se fixam em um determinado personagem. Tem muito a ver com o que acontece no dia a dia dela. Se sofreu muitas repreensões ou se sentiu culpada, por exemplo, pode projetar isso em algum monstro — explica Solange Lompa Truda, psicóloga, especialista em crianças e adolescentes.

Essa vivência do ficcional como real é a maneira da criança de elaborar angústias e frustrações. Na medida em que cresce, ela começa a lidar com situações como ter de esperar, não ganhar o que queria ou dividir a atenção com os irmãos.

— Isso potencializa questões de amor e ódio. A mãe e o pai que frustram são vistos na mente da criança como a bruxa má, como o monstro. Ela ainda não consegue integrar as duas facetas, de que a mesma pessoa pode amar e frustrar. O medo é um subproduto desse processo — afirma Fernanda Serralta, doutora em Psiquiatria e professora do mestrado em Psicologia da Unisinos.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário