Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Exames: Ultrassonografia com Doppler

Ultrassonografia com Doppler da artéria carótida
O que é
Exame que produz imagens e sons para avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias de diferentes partes do corpo. Pode ser feito no pescoço, pernas, braços e, se necessário, durante a gestação. É um método comum, não invasivo, rápido e relativamente barato de diagnóstico por imagem.

Para que serve
Para avaliar a existência de estreitamentos ou entupimentos das artérias, como aterosclerose (depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias). Também é usado na investigação de aneurismas e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Como é feito
O médico passa um pouco de gel na região a ser examinada e desliza um aparelho pelo local, para produzir imagens com cortes transversais e longitudinais da estrutura examinada.

Preparo
Não é necessário preparo prévio para o exame.

Valores de referência
O resultado é dado sob a forma de laudo, emitido pelo médico radiologista, que descreverá as alterações encontradas. As imagens também devem ser fornecidas ao paciente, impressas em papel especial ou em um CD com imagens digitais.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário