Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Surgimento de caspa pode estar ligado aos hábitos de lavagem dos cabelos

Especialista afirma que o problema é causado principalmente pelo excesso de oleosidade

Todo mundo sonha com cabelos dignos de propaganda de xampu, mas nem sempre a saúde capilar permite. Não há brilho ou sedosidade que resista às caspas. Incômodas, elas enfeiam qualquer visual e dão um ar de certo desleixo. No entanto, resultam de um dos problemas capilares mais comuns: a dermatite seborreica.

— O problema é causado principalmente pelo excesso de oleosidade, o que pode gerar descamação. Se não cuidado, pode causar queda de cabelo — afirma o dermatologista José Rogério Régis Júnior.

A caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo. A descamação seca representa um processo normal de renovação das células do local. A oleosa, entretanto, que pode ser percebida pela presença de placas que caem do cabelo e coceira, é causada pela presença de fungo e acúmulo de sebo.

O dermatologista Geraldo Magela Magalhães lembra que há outras causas para a caspa além da higiene, que podem ser problemas emocionais, estresse, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos. Sua incidência é maior durante o inverno e entre os 20 e os 50 anos de idade. A predominância do problema nessa faixa etária se deve à produção de hormônios androgênicos que aumentam a atividade das glândulas sebáceas.

Porém, além de provocar coceira, a caspa também afeta o lado estético. Embora seja bastante comum, se não tratado, o problema caspa pode progredir gradualmente até se tornar uma dermatite seborreica. Vale lembrar que a caspa não é uma doença contagiosa.

Como evitar
:: FREQUÊNCIA: É indicado lavar os cabelos depois de atividades físicas intensas, já que o suor fica acumulado nos fios.

:: XAMPUS: Tenha sempre dois tipos de xampu, um antirresíduo e um para o embelezamento do cabelo. Peça indicação ao cabeleireiro de qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo.

:: LAVAGEM: Esfregue o couro cabeludo e nunca os cabelos. A espuma que cai sobre os fios é suficiente para retirar a sujeira. Enxágue abundantemente e, em seguida, retire todo o excesso de água com uma toalha. Use água morna.

:: PARA QUEM TEM CASPA: Intercale o xampu contra caspa com um xampu hidratante. Em casos crônicos, obedeça à orientação do dermatologista.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário