Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Testes aos dois anos podem indicar problemas futuros na fala

 Testes aos dois anos podem indicar problemas futuros na fala Reprodução/KidsTalking
Fonoaudiologia precoce pode ajudar crianças com problemas

Testes simples de vocabulário em crianças a partir dos dois anos de idade podem identificar aquelas que terão dificuldade em aprender a falar e ficarão atrás dos colegas. Segundo os médicos que apresentaram os testes na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver, seria possível identificar as crianças que se beneficiariam de fonoaudiologia precoce para aumentar seu potencial de fluência, afetado por problemas de audição, autismo ou deficiência mental, por exemplo.

Os pesquisadores pediram que os pais completassem uma lista com as palavras que seus filhos conseguiam dizer aos dois anos de idade e acompanharam seu progresso durante 15 anos. A relação incluía 310 palavras, e os pais tinham de assinalar aquelas que haviam ouvido o filho dizer, ainda que mal pronunciadas ou utilizadas fora de contexto.

No estudo, 26 crianças foram consideradas falantes tardias, enquanto 23 mostraram um vocabulário mediano. As crianças costumavam pronunciar entre 70 e 225 palavras, porém, falantes tardios usavam 50 ou menos.

Os pesquisadores — liderados pelo psicólogo Leslie Rescorla, do Bryn Mawr College, na Filadélfia — pediram que os falantes tardios participassem de uma série de testes linguísticos ao longo da infância e da pré-adolescência (vocabulário, gramática, memória verbal e leitura). Apesar de a maioria ter conseguido obter competências linguísticas medianas, eles ficaram para trás em relação a um grupo controlado de crianças em cada estágio de seu desenvolvimento.

— Aos quatro anos de idade, um número maior deles estava na média e, quando chegou à escola, a maioria estava em uma faixa padrão. A notícia não tão boa foi que, depois dos 17 anos, as crianças se saíam significativamente pior em todas as avaliações de linguagem em comparação a um grupo com características semelhantes — disse Rescorla.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário