Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Remédio para artrite pode proteger o coração, indicam pesquisas

Anti-inflamatórios controlam formação de placas nos vasos sanguíneos. Problemas cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

Dois grandes levantamentos internacionais divulgados nesta semana indicam que anti-inflamatórios usados normalmente para tratar a artrite podem ser utilizados contra problemas cardiovasculares – a principal causa de morte no mundo.

As pesquisas foram publicadas nesta semana na versão online da revista médica “The Lancet”.

Segundo os trabalhos, uma proteína envolvida no processo inflamatório também tem um papel no desenvolvimento da aterosclerose.

Com isso, remédios que controlam essa inflamação podem ter efeito protetor sobre o sistema cardiovascular – um deles já é usado no tratamento da artrite reumatoide.

A aterosclerose é uma inflamação que causa a formação de placas dentro das paredes dos vasos sanguíneos. Os cientistas já estudavam a ligação entre esses anti-inflamatórios e a doença, mas essa foi a primeira vez que um elo foi comprovada.

Um dos levantamentos analisou 82 estudos, que cobriram, ao todo, mais de 200 mil pessoas. O outro, 40 estudos e 133 mil participantes.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário