Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crianças com apneia são mais propensas a ter problemas de comportamento

 
Hiperatividade e temperamento agressivo são consequências do distúrbio do sono

Adolescentes e crianças com apneia do sono têm um risco maior de problemas comportamentais e de aprendizagem, de acordo com um novo estudo feito pela Universidade do Arizona, em Tucson. A pesquisa foi publicada recentemente no jornal American Academy of Sleep Medicine

O estudo incluiu 263 crianças com idades entre sete e 15 anos, que foram acompanhadas por cinco anos. Os índices de problemas sociais, comportamentais e de aprendizagem eram de duas a três vezes maiores entre os jovens com apneia do sono em comparação com crianças sem o transtorno. Além disso, os pequenos com apneia apresentaram maiores taxas de hiperatividade, agressão e problemas para controlar as suas emoções e situações sociais.

De acordo com os pesquisadores, se não tratada, a apneia do sono impacta negativamente na capacidade da juventude de regular os seus comportamentos, emoções e interações sociais, interferindo na capacidade do jovem de cuidar de si e se engajar em comportamentos socialmente adequados.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre a apneia do sono e problemas comportamentais e sociais em adolescentes, os investigadores ainda não podem comprovar uma relação de causa e efeito. Segundo os autores, são necessários mais estudos para obter resultados mais consistentes. 

Crianças acima do peso sofrem mais de apneia do sono
Pesquisadores da University of Chicago, nos Estados Unidos, encontraram uma importante relação entre obesidade e distúrbios respiratórios do sono (DRS) entre crianças do ensino fundamental. O estudo envolveu 351 alunos de escolas de Kentucky, Estados Unidos, com idade média de 7,9 anos, que foram submetidos a testes cognitivos após um estudo de seu sono. Analisando os resultados, os pesquisadores descobriram que quanto maior a massa corpórea da criança, maiores as chances de distúrbios respiratórios do sono e problemas cognitivos. 

Sintomas
Roncar e ter falta de ar enquanto dorme não é normal. Esses sintomas, acompanhados de sonolência excessiva durante o dia, podem indicar uma doença: a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. "A doença diminui a qualidade de vida da pessoa e aumenta a taxa de mortalidade, visto que pode favorecer o aparecimento de problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade", alerta a coordenadora médica do Instituto do Sono e professora de Medicina e Biologia do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lia Bittencourt. 

Diagnóstico
Quando sintomas como ronco e falta de ar durante o sono são notados, acompanhados de dor de cabeça, falta de atenção e perda de memória, é importante procurar um especialista em medicina do sono para fazer o diagnóstico. A confirmação da doença é feita por meio de uma polissonografia, exame que registra diversas funções do organismo durante uma noite passada em um laboratório de sono com sensores colocados na pele e no couro cabeludo.

Tratamentos
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono raramente tem cura. "Somente em casos de emagrecimento considerável ou de cirurgias de amígdala e adenoide em crianças ocorre a cura completa", explica a médica do Instituto do Sono. Mas a doença é controlável. Pode contribuir com a melhora dos sintomas o uso de um aparelho elétrico chamado CPAP (sistema de pressão positiva contínua das vias aéreas), que gera um fluxo de ar através de uma máscara no nariz, abrindo a garganta. Equipamentos intraorais que tracionam a mandíbula para abrir passagem para o ar durante a noite também podem ajudar.

Fonte Minha Vida

Fibromialgia arrasa sua saúde e confunde os médicos

 
Síndrome causa dores insuportáveis, tristeza e perda de memória

Imagine que você passou horas apertada dentro de uma caixa, sem espaço para se mexer ou respirar direito. Pense como essa situação fragiliza seu corpo e sua mente: todos os seus músculos ficam doloridos e dormentes, seu pensamento é dominado por um misto de ansiedade e depressão. A cabeça parece pesar 200 quilos e você começa a apresentar dificuldades para dormir e executar tarefas comuns. A memória começa a falhar e a concentração diminui. A descrição lembrou um filme de terror, com requintes de tortura?

Antes fosse. É assim que se sentem os portadores de fibromialgia, explica Ana Márcia Proença, educadora física e terapeuta corporal que atende pacientes com o problema que, atualmente, vitima principalmente as mulheres. Os portadores desta síndrome dolorosa de origem ainda desconhecida costumam enfrentar uma maratona até chegar a um diagnóstico, normalmente é difícil e demorado. Com predominância entre o sexo feminino (cerca de 80% a 90% das pacientes são mulheres entre 30 e 50 anos), as pacientes costumam chegar ao consultório médico com no mínimo três dos seguintes sintomas:  

  • Dores fortes e difusas nos músculos, tendões, ligamentos e articulações por mais de 3 meses
  • Fadiga e distúrbios de sono
  • Sensação de queimação e/ou contrações espasmódicas nos músculos
  • Hipersensibilidade ao toque
  • Dificuldade de concentração e perda de memória
  • Enxaquecas crônicas TPM forte, com náuseas, fortes alterações de humor e dores abdominais
  • Problemas digestivos como diarréia, intestino preso e gases
  • Disfunção Temporomandibular (na lateral da testa e no queixo, perto das orelhas) ou algum desconforto ou dor constante na mandíbula
  • Dormência e formigamento
  • Ansiedade e depressão
  • Ser portador de Lupus Eritematoso Sistêmico, Síndrome da Fadiga Crônica, osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco ou osteoporose   

Diagnóstico, outro calvário
Mesmo com todos os sintomas, o diagnóstico muitas vezes é complicado, confundido com outras enfermidades ou tratado como algo emocional e não uma síndrome real. Existe uma dificuldade no diagnóstico e o preconceito de alguns profissionais que, às vezes, acreditam que a paciente não tem nada, acontece principalmente porque, apesar de reclamarem de muita dor muscular em reação ao toque e/ou movimento, não há evidências clínicas de qualquer lesão nos tecidos.

Ou seja, nos exames não aparece nenhum problema visível nas articulações ou músculos. Na prática, o paciente perde a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. Os níveis de produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela liberação de alguns hormônios, controle da dor, sono e apetite, entre outros) diminuem e surge a hipersensibilidade a estímulos que normalmente não causariam dor. "Eu me sentia cansada o dia todo, já acordava fatigada", conta a alemã naturalizada brasileira Christel Hunsaker, 63 anos. "E a dor foi aumentando, chegou num ponto em que nem saía mais, de tanto que doía". Demorou mais de um ano para me diagnosticarem com fibromialgia, revela.   

Causas da síndrome
Segundo o chefe do ambulatório de fibromialgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Eduardo S. Paiva, os estudos apontam para uma origem genética. Mas ainda não existe evidência de que um único gene seja responsável por todos os sintomas. "Além disso, muitas vezes a bagagem genética necessita de um gatilho ambiental, como um estresse físico ou psicológico", afirma. Já as terapias corporais têm um ângulo complementar para avaliar o surgimento da síndrome.

Os músculos carregam nossa história de vida, nossa memória afetiva, sentimentos, pensamentos e reações, externalizadas ou não. "A serotonina, substância associada a esse quadro, não é apenas a responsável química pela transmissão da dor, mas também pela nossa capacidade de sentir prazer", analisa Ana Márcia Proença. Concordar com tudo, negar nossas raivas e ressentimentos e a necessidade de agradar os outros em detrimento de nossos próprios anseios e necessidades tornam as mulheres mais suscetíveis ao desenvolvimento dessa síndrome. "É algo que vai além de questões hormonais", diz a terapeuta.

Dá para aliviar, pelo menos?
Mas e o tratamento? Como ainda não se sabe o que causa o transtorno e as dores são crônicas, mas não inflamatórias, os tratamentos acabam sendo mais paliativos. Depende do médico, mas as opções mais utilizadas são os medicamentos contra a dor, que melhorem a qualidade do sono e anti-depressivos, além de terapias corporais e ocupacionais. As principais opções de tratamento incluem:
  • Medicamentos para aliviar a dor, diminuir a ansiedade e regular os neurotransmissores (sempre receitados pelo médico) 
  • Programa de exercícios e condicionamento físico para fortalecer a musculatura
  • Terapia para compreender os mecanismos internos e promover a solução de conflitos
  • Relaxamento ativo e passivo para diminuir a tensão muscular
  • Massagem (shiatsu, ayurvédica etc)
  • Práticas de yoga e tai chi
  • Calatonia (tratamentos com toques sutis pelo corpo)  

Fonte Minha Vida

Adapte seu cardápio às variações hormonais do ciclo menstrual

 
Veja o melhor dia para começar uma dieta; comer chocolate e evitar salgadinhos

As mudanças no apetite, no ânimo e no humor da mulher são provocadas por oscilações nos cinco principais hormônios de ovulação e menstruação, segundo Maria do Carmo Borges de Souza, ginecologista responsável pelo setor de reprodução humana da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro):

1 - Progesterona: altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo.

2 - FSH (Folículo Estimulante): eleva a produção da proteína leptina, que controla o apetite.

3 - LH (Hormônio Luteinizante): produzido pela hipófise. Seu pico no meio do ciclo define a ovulação.

Na fase folicular (da menstruação até a ovulação), os níveis de estrógeno atingem o ápice, tornando a mulher mais confiante, com menos apetite e mais facilidade de queimar calorias.

Na fase lútea (da ovulação até o início da menstruação), os níveis de progesterona e luteinizante aumentam, e o estrógeno cai. A mulher tem retenção de líquido, alterações no metabolismo de lipídios e irritação. A queda do estrógeno reduz a serotonina, que dava a sensação de bem-estar.

Helena Alves Sampaio, nutricionista e doutoranda em farmacologia, pondera que essas alterações são normais no período pré-menstrual e que os sintomas podem ser reduzidos com mudanças na alimentação e prática de exercícios.

Nos casos de retenção de líquido, segundo a nutricionista, o ideal é continuar a tomar água para estimular o equilíbrio eletrolítico de minerais e eliminar a água das células. Alimentos fontes de potássio (banana, laranja e agrião) ajudam contra o inchaço.

Após a ovulação, deve-se diminuir o consumo de sal, pois provoca a retenção de mais líquido.

Café e chocolate
No período antes da menstruação, é bom evitar café e chocolate. Apesar de provocar sensação de bem-estar, são estimulantes e podem aumentar a irritabilidade e ainda desencadear um círculo vicioso. Afetada pela falta de serotonina, a mulher pode procurar descontar nesses alimentos o seu desconforto afetivo , diz Suzana Bonumá, nutricionista chefe do ambulatório de medicina esportiva do Hospital das Clínicas.

Fonte Minha Vida

Cólica menstrual pode alterar estrutura cerebral

 
Alterações deixam o organismo mais suscetível à dor

As cólicas menstruais são a desordem ginecológica mais comum em mulheres em idade fértil. Caracterizadas pela dor na parte inferior do abdômen que começa no início do fluxo menstrual, as cólicas de estímulo contínuo podem causar alterações no sistema nervoso, de acordo com um estudo do Instituto de Ciências e do Cérebro da Yang-Ming University, em Taiwan. O estudo será publicado na íntegra na edição de setembro da revista Pain.

Através da análise de 32 pacientes que sofriam de cólicas menstruais, os pesquisadores relataram mudanças anormais na estrutura do cérebro, quando elas sentiam dores e até mesmo quando elas não se queixavam. O acompanhamento foi feito através de questionários e de ressonância magnética, que era feita quando as pacientes não apresentavam dores.

Assim, mapas da massa cinzenta do cérebro de cada voluntária foram criados e os pesquisadores puderam ver que houve variações significativas no volume dessa massa cinzenta. Além disso, diminuições anormais foram encontradas em regiões envolvidas na transmissão da dor, significando maior processamento sensorial que afetava a regulação das regiões envolvidas na modulação da dor e na regulação dos hormônios.

O coordenador do estudo, o professor Jen-Chuen Hsieh, comentou: "Nossos resultados demonstram que as mudanças anormais em determinadas regiões do cérebro estão presentes em pacientes que costumam ter cólicas menstruais mesmo no período em que não há dor. Isso mostra que não somente a dor física, mas também o período cíclico em que elas ocorrem podem resultar em mudanças duradouras", que acrescentou ainda: "Esse estudo mostrou que o cérebro adolescente é mais vulnerável a dor menstrual, porém precisamos de mais estudos que mostrem o porquê dessa relação, bem como a interferência hormonal no quadro clínico e se as alterações cerebrais são reversíveis ou não."  

Aliviando as cólicas mentruais
Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando. "Dos 12 aos 30 anos, esse é um problema comum", afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa. "O mal aparece em consequência das contrações realizadas pelo útero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais fortes são as cólicas", explica a médica.

Mas se você já está cansada de saber o que está por trás de tanto sofrimento e quer mesmo é arranjar uma solução para ele, confira algumas dicas de soluções simples e muito eficazes para acabar de vez com esse martírio.

1. Analgésicos e anti-inflamatórios: "Algumas mulheres têm cólicas mensalmente. Para elas, lançar mão de algum remédio pode ser a melhor saída. Mas só faça isso depois de consultar um médico", afirma a ginecologista do Hospital Beneficência Portuguesa.

2. Anticoncepcionais à base de hormônios: A pílula ou outros métodos do gênero têm ação comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as cólicas também acabam diminuindo.

3. Massagens: Técnicas que utilizam o calor (como a massagem de pedras) têm ótimo efeito contra as dores e os inchaços tão comuns no período. As massagens ayurvédica, tuiná, o shiatsu e a reflexologia melhoram a circulação e relaxam a musculatura, afirma a fisioterapeuta Andréa Machado, gerente do Thalasso Spa da Praia do Forte (Bahia). 

5. Exercícios físicos: Quando treina, você aumenta a dose de endorfina que circula no sangue. Esse hormônio provoca uma sensação de prazer e euforia, ajudando a esquecer o desconforto. Além disso, o esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue. "Fora isso, os líquidos retidos que causam o inchaço, tanto da mama como do ventre, são mais bem drenados com o aumento da temperatura corporal e com a transpiração", afirma a especialista do Thalasso Spa.

6. Bolsa de água quente: O calor alivia as dores porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz o bem-estar. 

Fonte Minha Vida

Estalos só preocupam quando causam dor

 
Barulho não vem dos ossos, mas do líquido no interior das articulações

Quando percebe, você já começou o trec-trec. Os estalos são um hábito na rotina de muitas pessoas, que adoram ouvir os barulhos das esticadas e dos contorcionismos nos dedos e na coluna (há até quem adore estalar o pescoço).

Segundo o ortopedista Alberto Tesconi Croci, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a brincadeira não traz motivo de preocupação. "Se não causam dor, os ressaltos (como os médicos chamam os estalos) não precisam ser vistos como um problema. Trata-se de uma reação natural do organismo a um estímulo", diz o médico.

O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. "O líquido que está de um dos lados da articulação para passa para o outro lado quando você estica ou pressiona alguma parte do corpo. É desta passagem que vem o barulho", explica o ortopedista.  

É por isso que, logo depois de um estalo, dificilmente você consegue repeti-lo com a mesma intensidade. É preciso esperar alguns minutos para que o líquido volte a se acumular, gerando a diferença de pressão novamente.

A cena repete-se no caso da coluna, formada por uma série de pequenas articulações. O movimento do fluido sinovial, contido nestas articulações, causa os estalidos que você escuta quando torce o tronco ou quando se estica para trás ou para frente.

E nem precisa se incomodar: os estalos não engrossam os dedos, como pensa muita gente. Segundo o médico, as articulações ficam mais grossas com a idade, independente se há ou não ressaltos.

Mas nem todos os estalos estão ligados às articulações. Alguns deles ocorrem nas chamadas fáscias (camadas mais profundas da musculatura). Quando é estimulada de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, a fáscia gera os estalos (porque, dentro dela, também há um líquido semelhante àquele contido nas articulações). "A diferença aqui é que, normalmente, há dor neste tipo de ressalto. Ele acontece nos movimentos bruscos da escápula e dos ombros, por exemplo".  

Nas situações em que há dor, é importante buscar ajuda de um ortopedista. Isso porque o especialista vai fazer mais do que aliviar o desconforto, ele consegue descobrir por que a dor apareceu e dar um jeito para que isso não ocorra novamente. "Além de analgésico, geralmente receitamos uma compressa de gelo para aplicar no local", diz o ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa.

Muito comum entre os adolescentes, os estalos também podem ser resultado do chamado estirão de crescimento: nessa situação, os músculos são menores do que deveriam e não acompanham o crescimento ósseo, daí as dores e os estalos. "Se o adolescente estiver com sobrepeso, recomendamos uma dieta (assim as articulações deixam de ser tão forçadas) e também é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta para que ele estimule o alongamento muscular", diz o médico. "Mas este alongamento tem de ser constante e aos poucos, para não haver lesões ou mais dores. Qualquer trabalho de hipertrofia também deve ser suspenso nesta fase ou aumentam as dores e o desequilíbrio". 

Pondo a coluna no lugar
Se você já fez alguma aula de educação física ou frequenta a academia, certamente já se deitou num colchonete à espera das estaladas que o professor daria na sua coluna, sob a justificativa de colocá-la no lugar.

Na próxima vez que ouvir o convite, recuse. Ninguém ajusta a coluna com a pressão das mãos. Um terço da população brasileira tem escoliose e o ser humano não é simétrico, pessoas destras tendem a ter braços e pernas do lado direito maiores e isso não chega a ser um problema, afirma o ortopedista.

Mas e se for? Então procure um médico, que vai dar as orientações corretas para resolver, sem riscos de que um desconforto acabe se tornando motivo de dor de cabeça, como uma lesão mais séria em alguma das vértebras .

Para quem pedir ajuda?
Você pode marcar uma consulta com um ortopedista ou com um fisiatra. Os dois são médicos por formação e entendem tudo sobre o funcionamento do sistema músculo-esquelético.

"A diferença é que o ortopedista, além da prática clínica, pode realizar cirurgias. Já o fisiatra está apto a agir na reabilitação dos pacientes", diz o ortopedista.

Sem exageros
Realizados de vez em quando, os estalos não chegam a ser um problema. Mas repetir demais os movimentos pode comprometer a sua força. "Não existe ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite.

Entretanto, pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força.

Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos que circundam a articulação", afirma o traumatologista Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. 

Relaxando
Quando as articulações são manipuladas, os órgãos do tendão de Golgi (um conjunto de terminações nervosas envolvidas no movimento) são estimulados e os músculos em torno da articulação relaxam.

"Esse é um dos motivos que explica por que algumas pessoas sentem prazer ao estalar uma articulação. Coluna vertebral, joelhos, cotovelos e todas as outras articulações de movimentação estão sujeitas ao mesmo tipo de manipulação que os nós dos dedos", afirma o médico traumatologista

Fonte Minha Vida

Dores fortes nas articulações têm nome: gota

 
Saiba mais sobre como o desequilíbrio na concentração de ácido úrico traz problemas

O quadro de gota é tão característico que o diagnóstico dispensa muitos exames. Geralmente, o paciente acorda no meio da noite com uma dor lancinante, muito frequente no hálux, o dedão do pé, podendo ocorrer em outras articulações. Ele não suporta a colcha em contato com o dedo e, muitas vezes, procura o pronto-socorro no meio da noite por não suportar a intensidade da dor. O dedo ou a articulação comprometida geralmente ficam inchados e arroxeados devido ao processo inflamatório.

A dor intensa também pode acometer o joelho e, nesse caso, se chama gonagra. Todavia, pessoas acima dos 65, 70 anos de idade podem apresentar dores poliarticulares características de uma forma pouco usual de gota, que provoca dores em várias articulações e não apenas em uma delas.

O diagnóstico do problema é feito através das complicações que ele causa aliadas a um exame de sangue, que revela os níveis de ácido úrico no organismo. Hiperuricemia, ou ácido úrico alto, não é sinônimo de gota. Mesmo com níveis de ácido úrico um pouco elevados, muitas pessoas jamais terão gota. T

odavia, quando os exames de sangue revelam índice superior a 9mg por 100ml, o médico precisa investigar a história clínica do paciente, considerando a possibilidade da incidência de gota, uma doença de caráter genético e hereditário, mais masculina do que feminina, que se manifesta na proporção de nove homens para uma mulher.

Geralmente na mulher, as crises de dor nas juntas provocadas pelo ácido úrico ocorrem quando ela está tomando diuréticos tiazídicos para controlar a pressão alta. Esse grupo de medicamentos dificulta a eliminação do ácido úrico e ele é acumulado no organismo. Esse tipo de gota é chamado gota secundária e é diferente da gota primária, que ocorre especialmente no homem, por produção aumentada ou excreção diminuída de ácido úrico, resultado de herança genética.

 Nos pacientes assintomáticos, a única forma de fazer o diagnóstico é através da dosagem sanguínea do ácido úrico. Em alguns casos, pode-se investigar a excreção urinária do ácido úrico através do exame de urina de 24 horas. A partir da comparação destes dois resultados, o reumatologista indica o tratamento mais adequado para cada caso, uma vez que existem remédios tanto para inibir a produção, como para aumentar a excreção do ácido úrico.

Além da gota, o excesso de ácido úrico no sangue pode ser filtrado pelo rim e causar a precipitação dos cristais com a formação de pedras de ácido úrico ou pedras mistas de ácido úrico com sais de cálcio. Do ponto de vista cardiovascular, o excesso de ácido úrico propicia a ocorrência de hipertensão arterial e faz parte dos fatores de risco cardiovasculares que compõem a chamada Síndrome Metabólica.

Após o aparecimento dos sintomas e da primeira crise de gota diagnosticada é fundamental que o paciente tome medicações específicas e siga um programa de dieta para alcançar a normalização dos níveis de ácido úrico no sangue.

Tratamento caso a caso 
Como há dois tipos de pacientes com gota: o hiperprodutor e o hipoexcretor de ácido úrico, os medicamentos agem de maneira distinta. O primeiro produz tanto ácido úrico que não consegue eliminar o suficiente; o segundo produz ácido úrico normalmente, mas o elimina pouco.

Apenas 10% das pessoas com gota são hiperprodutoras; os 90% restantes são hipoexcretoras. Para estabelecer a diferença, o reumatologista solicita ao mesmo tempo os exames de ácido úrico no sangue a na urina e compara os resultados. Nível de ácido úrico normal no sangue e baixo na urina é sinal de que a pessoa excreta pouco. Nível alto no sangue e na urina indica que o rim deve estar fazendo o que pode, mas não consegue dar conta do recado porque a produção é grande demais. A escolha do tratamento baseia-se nesses resultados, já que existem remédios que inibem a produção e outros que aumentam a excreção de ácido úrico. Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque produzem muito e excretam pouco ácido úrico. 

Muitas vezes, quando as crises de gota se repetem duas ou mais vezes no ano, há a necessidade do uso contínuo de medicamentos. Sem o tratamento adequado, o paciente também corre o risco de desenvolver uma poliartrite, ou seja, uma inflamação em várias articulações ao mesmo tempo ou até uma destruição das mesmas.

Fonte Minha Vida

Dor no cotovelo pode vir com a prática de movimentos repetitivos

 
A epicondilite lateral é evitada com métodos simples de alongamento

A epicondilite lateral é um processo inflamatório na região lateral (de fora) do cotovelo, mais especificamente nos tendões desta região que se inserem em uma saliência óssea chamada de epicôndilo lateral (epicondilite lateral) e, apesar do nome popular "cotovelo de tenista", esta síndrome não é exclusividade dos praticantes deste esporte. Ela acomete também quem realiza qualquer outra atividade que exija movimentos repetitivos da mão e do punho, ou seja, a pessoa pode apresentar sinais e sintomas de cotovelo de tenista sem nunca ter praticado tênis.

Até mesmo um fotógrafo que trabalha diariamente com uma máquina profissional geralmente pesada pode desenvolver a doença. Porém nesses casos o tratamento é mais difícil ainda visto que eles geralmente não podem parar de usar aquela mão para que o processo possa se cicatrizar (o mesmo ocorre nos atletas tenistas profissionais que não podem parar de jogar, o que retarda e torna o tratamento praticamente impossível pela teimosia em continuar forçando uma região doente, ou seja, a pessoa continua forçando a inserção do tendão extensor comum dos dedos no epicondilo lateral.

A epicondilite lateral ou cotovelo de tenista, talvez, seja a lesão de cotovelo mais comum nas clínicas de fisioterapia. Existe uma gama de atividades que envolvem movimentos repetitivos, e, portanto, podem desencadear o cotovelo de tenista, entre as quais estão esgrima, golfe, tênis (entre atividades esportivas) e digitação, uso do mouse do computador, tricô, jardinagem, tocar instrumentos musicais, pintura e marcenaria (entre as atividades profissionais e hobbies). 

Sintomas
Os sintomas mais comuns são dor ou aumento da sensibilidade na região lateral (parte de fora) do cotovelo com dificuldade para realizar movimentos, como o de virar uma maçaneta, apertar algum objeto, fechar a mão ou pressionar a parte de fora do cotovelo (no caso de acometer a mão direita, a pessoa sente dor até no ato de apertar a mão ao cumprimentar alguém). Na maioria das vezes a dor começa moderada e piora com o tempo e, embora o problema seja no cotovelo, muitas vezes ocorre irradiação da dor e o paciente fica com sensação de queimação no braço, antebraço e até no punho.

O tratamento do cotovelo de tenista em 90% dos casos é conservador, ou seja, não cirúrgico e consiste em tratamento medicamentoso (anti-inflamatório não esteróide e analgésico), repouso do seguimento afetado (raramente necessitando de imobilização), fisioterapia e orientação em relação a maneiras de realizar as atividades de modo a evitar sobrecargas e movimentos inadequados. 

Eventualmente pode-se realizar a infiltração de corticóide no local da dor para desinflamar mais rápido devendo-se evitar mais que uma infiltração. O tratamento com ondas pulsáteis é muito eficaz sendo utilizado nos casos mais graves ou nos atletas profissionais, visto que o custo elevado deste tratamento impossibilita a realização deste em todos os casos não havendo necessidade de tomar nenhum medicamento. Mesmo assim o paciente deverá seguir com orientações para evitar recidivas. o tratamento cirúrgico é excepcional e de custo muito superior ao tratamento com ondas pulsáteis mas, felizmente, com poucas complicações e alta eficácia também.
Prevenção

 Algumas atitudes são importantes para a prevenção da epicondilite lateral-cotovelo de tenista, tais como, aquecer e alongar membros superiores antes de realizar atividades nas quais esses seguimentos (o antebraço, punho, mão e dedos) serão utilizados, alternar o uso das mãos para evitar o super uso (overuse), fortaler os músculos dos membros superiores e costas, executar corretamente as técnicas de esportes e de execução de atividades profissionais e, finalmente, caso ocorra dor após realizar alguma atividade, fazer aplicação de gelo.

Prevenção
Algumas atitudes são importantes para a prevenção da epicondilite lateral-cotovelo de tenista, tais como, aquecer e alongar membros superiores antes de realizar atividades nas quais esses seguimentos (o antebraço, punho, mão e dedos) serão utilizados, alternar o uso das mãos para evitar o super uso (overuse), fortaler os músculos dos membros superiores e costas, executar corretamente as técnicas de esportes e de execução de atividades profissionais e, finalmente, caso ocorra dor após realizar alguma atividade, fazer aplicação de gelo.

Fonte Minha Vida

Dor nos joelhos pode ser lesão no menisco

 
Problema dificulta o apoio dos pés no chão e deve ser tratado

Sentir dor nos joelhos não é normal, principalmente se o sintoma afeta a rotina. Se esse é um problema que lhe incomoda deve ser avaliado pelo seu médico. Uma das causas da tensão no local pode ser lesão nos meniscos.

Eles são duas estruturas que ficam dentro do joelho (sanduíche do joelho), localizadas entre a tíbia e o fêmur. O menisco tem uma superfície lisa com grande capacidade de adaptar-se à compressão, deformando-se e retornando à sua forma original.

As principais funções dos meniscos são:
-absorver impacto
-contribuir para estabilidade articular
-auxiliar na lubrificação
-proteção da cartilagem
-melhorar a congurência

O mecanismo de lesão mais comum se dá através de trauma indireto, entorse do joelho (sem contato direto), ou por traumatismo direto.

O menisco também pode sofrer, ao longo do tempo (sobrecarga, instabilidades não tratadas, artrose), um processo degenerativo (desgaste) e romper-se sem causa aparente.

Os principais sintomas são: dor do joelho, edema, sensação de falseio, dificuldades para apoiar o pé no chão, limitação para flexo-extensão e, nas lesões mais extensas (tipo "alça de balde"), bloqueio da articulação. 
O diagnóstico se dá através da história, relatada pelo paciente, exame físico, com testes e manobras especiais e específicas.

Além disso, exames complementares devem ser solicitados, caso a caso, iniciando-se pela radiografia simples, e complementar com a ressonância magnética que confirmará ou não a lesão meniscal e identificar o tipo de dono, tamanho e a presença de outros prejuízos associados.

O tratamento na fase aguda:
-gelo
-analgésico e antiinflamatórios
-muletas se necessário
-fisioterapia

Nos casos não responsivos ao tratamento clínico, ou no caso de lesões extensas e complexas, indica-se o tratamento cirúrgico artroscópico, removendo parte do menisco ou suturando a lesão, dependendo do local acometido e da extensão da mesma. 

Fonte Minha Vida

Saiba prestar os primeiros socorros em caso de contusão muscular

Diminua a dor e os hematomas com gelo ou elevação da área machucada 

Uma pancada no futebol, mau jeito na musculação ou um tombo mais forte são causas comuns de contusão muscular, acidente que deixa marcas roxas (hematoma), provoca dor e até, em alguns casos, compromete os movimentos na região afetada. "Esse tipo de lesão agride os músculos e, às vezes, o tendão", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. Os cuidados certos na hora em que pancada acontece são fundamentais para encurtar o tempo de recuperação e diminuir a gravidade do problema. Veja quais são os primeiros socorros no caso de uma contusão muscular e aprenda como reagir à situação.


Bolsa de gelo - foto: Getty ImagesColoque uma bolsa de gelo 
No momento do trauma é de grande importância o uso do gelo para evitar ao máximo o sangramento intramuscular e o hematoma na pele. "Esse procedimento impede que ocorra um processo inflamatório exagerado, que pode atrapalhar na cicatrização da lesão", afirma o educador físico Adriano Coronatto, personal trainer de São Paulo. Aplique uma bolsa de gelo envolta numa toalha de pano, por aproximadamente 30 minutos, na região afetada.

O especialista explica que cubos de gelo, embrulhados em saco plástico e toalha limpos, também funcionam. "O contato direto do gelo com a pele pode provocar queimaduras, por isso uma toalha é necessária". Evite também o uso de bolsa de água quente sobre esse tipo de lesão. Isso vai aumentar o sangramento, o hematoma, o processo inflamatório e a dor, já que o calor favorece a dilatação dos vasos e o sangramento local.

Hematoma - foto: Getty ImagesEleve o membro afetado 
"Se você bateu a perna ou o braço é interessante deixá-los numa altura acima do coração", explica Evaldo Bósio. Esse posicionamento permitirá que o sangue seja drenado dessa região em direção ao coração, melhorando o processo inflamatório e amenizando o sangramento. O acúmulo de sangue pode aumentar o hematoma na pele, gerando dor e queimação no local. 


Compressão - foto: Getty ImagesComprima 
Fazer uma compressão sobre o local da lesão também ajuda a evitar que um grande volume de sangue se desloque para a região afetada, já que o sangue enfrentará uma maior resistência para chegar à lesão, brecando o processo inflamatório. O fisioterapeuta Evaldo Bósio explica que a compressão pode ser feita até com a bolsa de gelo e uma faixa elástica ou toalha. A pressão tem que ser firme, mas não pode apertar demais ou doer. Mantenha a compressão até que seja feito o atendimento médico. 


Proteção da perna - foto: Getty ImagesProteja a região 
Proteger a região lesionada é um dos cuidados mais básicos para quem sofre uma contusão, isso porque esse tipo de machucado pode esconder uma fratura ou outra lesão mais grave. "Quando a lesão acontecer nas pernas, evite pisar no chão e a mantenha sempre em elevação até que o diagnóstico médico seja feito", diz o fisioterapeuta Evaldo. Para os braços, vale imobilizar a região contundida com talas. 


Homem em repouso - foto: Getty ImagesMantenha repouso 
Um tecido mantido em repouso após uma lesão se recupera de forma muito mais eficiente. "Mexer muito numa área lesionada pode agravar a lesão, já que as estruturas envolvidas na contusão podem se machucar ainda mais", afirma Adriano Coronatto. Além disso, evitar movimentos desnecessários é muito importante para que as dores não sejam agravadas. Essa conduta também evita que haja complicações de outras lesões ainda não diagnosticas. O tempo recomendado de descanso varia conforme a gravidade da lesão, mas costuma girar entre 24 e 48 horas. 


Pomada - foto: Getty ImagesRemédio só com prescrição médica 
Antes de pulverizar uma área lesionada com spray, saiba que esses produtos apenas resfriam a área e dão uma sensação de frescor, por isso uma bolsa de gelo é mais eficiente. "Nunca faça uso de remédios por conta própria, o ideal é procurar é buscar uma prescrição médica para medicamento ou fisioterapia, quando houver necessidade", afirma Evaldo Bósio. 


Médica - foto: Getty ImagesProcure ajuda médica 
Após os primeiros socorros, o ideal é procurar um serviço médico para obter um diagnóstico mais preciso da lesão. "Isso pode ser determinado com exames de imagem, como o ultrassom, e ressonância magnética, que permitem a visualização do músculo", afirma o fisioterapeuta Evaldo. O Raio X só mostra se existe algum tipo de fratura nos ossos, além de lesão muscular. 

Fonte Minha Vida

Saúde autoriza repasse de R$ 28 milhões para ampliar oferta de pré-natal

 
Estimativa: 557 mil gestantes beneficiadas e 535 mil testes realizados

 O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 28 milhões para a ampliação da oferta de exames pré-natal e para a aquisição de testes rápidos de gravidez. A estimativa é que mais de 557 mil gestantes sejam beneficiadas e que mais de 535 mil testes sejam realizados.

Ao todo, 1.389 municípios em 24 estados serão contemplados. O objetivo das medidas, de acordo com a pasta, é garantir o acolhimento e a captação precoce da gestante, além de melhorar o acesso aos serviços e a qualidade do pré-natal oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a ampliação dos exames foram destinados R$ 27,7 milhões e para a aquisição de testes rápidos, R$ 301,3 mil. O programa Rede Cegonha, lançado no ano passado, oferece um total de 23 exames no período do pré-natal.

Dados do ministério indicam que em 2011 mais de 1,7 milhão de mulheres fizeram pelo menos sete consultas pré-natais.

Fonte R7

Chinesa que tem sete tumores no rosto fica desfigurada

 tumor
Há 10 anos ela sofre de cordoma e não tem condições de pagar tratamento

Li Hongfang, de 40 anos, da China, ficou com o rosto desfigurado devido a tumores que cresceram nos últimos dez anos. Ela é evitada em público por causa da condição rara que fez seu rosto inchar.

Li sofre de cordoma, uma doença que faz crescer lentamente tumores malignos no rosto, segundo o Daily Mail.

O problema começou em 2001, quando ela notou um pequeno inchaço na testa. No início ela ignorou, porque não era doloroso.

Quando sua condição foi diagnosticada quatro anos mais tarde, os médicos disseram que ela tinha sete tumores no rosto.

Sem condições para pagar o tratamento que custa em torno de R$ 192 mil (60 libras), Li foi obrigada a ver os tumores crescerem.

Mas, em 2009, ela se casou com Guo Yingping, de 40 anos, companheiro com quem ela se sente a vontade. Junto, têm dois filhos, que agora com 17 e 14 anos saíram de casa para poder trabalhar.

— Eu sei que um monte de gente me vê como um monstro, mas eu sou apenas uma mulher normal e uma boa mãe.

Fonte R7

Maioria dos doadores de sangue não é voluntária

 
Maior parte são parentes ou amigos de pacientes

Pesquisa feita pelo Hospital A.C.Camargo revelou que apenas 20% de seus doadores de sangue são realmente voluntários. Os outros 80% são parentes ou amigos de pacientes internados na instituição. Essa característica determina, segundo a médica Rivânia Almeida de Andrade, hematologista da instituição, uma dificuldade para que os doadores se fidelizem ao hospital. Muitos deixam de doar assim que o paciente deixa o hospital.

— O brasileiro não tem a cultura de fazer a doação. Não é educado para fazer essa prestação de serviço voluntário. As pessoas só conhecem a importância e a necessidade da doação quando sente na própria pele.

Na Santa Casa, que abastece nove hospitais da capital, o perfil do doador é semelhante: 66% dos doadores têm vínculo com algum paciente internado. Em maio, a unidade recebeu 1.658 doações, das quais 1.095 vieram de amigos e parentes de receptores. Já no Hospital 9 de Julho, a porcentagem dos doadores vinculados a pacientes também é de 66%. O Serviço de Hemoterapia da instituição recebe cerca de 500 doações mensais.

Na Fundação Pró-Sangue, o perfil do doador é diferente: 85% não tem qualquer relação com pacientes que necessitem de sangue. Para a médica Selma Soriano, hematologista da Pró-Sangue, essa diferença deve-se aos perfis dos bancos de sangue e das campanhas realizadas por eles. Enquanto outras unidades buscam a reposição dos estoques utilizados pelos próprios pacientes, o que torna mais viável a adesão entre os familiares e amigos, a Fundação Pró-Sangue fornece para diversos hospitais, o que pede uma campanha de conscientização mais ampla.

O HSPE  (Hospital do Servidor Público do Estado) também tem uma parcela grande de doadores voluntários: 70% tem esse perfil, enquanto 30% doa para pacientes específicos.
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Sebastião Laranjeiras - BA

A Prefeitura de Sebastião Laranjeiras, Estado da Bahia, através da empresa Planejar, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal.
São distribuídas 156 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 1.615,74 por carga horária de 30 e 40h semanais.
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico – Clinica Geral, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Aux./Técnico de Enfermagem, Aux./Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Eletricista, Instrutor de Informática, Motorista Categoria “B”, Motorista Categoria “D”, Aux. de Abast. de Água, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Porteiro e Vigilante/Guarda.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de junho de 2012, na Avenida Tiradentes, 32, Centro - Sebastião Laranjeiras/BA, de segunda a sexta no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 15:00, e no sábado das 09:00 às 12:00 h.
As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas no município de Sebastião Laranjeiras com data inicialmente prevista para o dia 08 de julho de 2012 (domingo), podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Sebastião Laranjeiras e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. O candidato deverá a partir do dia 03 de julho de 2012, obter informações quanto ao local da prova.
A divulgação dos gabaritos das provas objetivas (preliminar) será no dia 10 de julho de 2012.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Prefeitura de Gaúcha do Norte (MT) abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, Estado de Mato Grosso, anunciou a realização de processo seletivo regido pelo edital n° 001/2012 para contratação por tempo indeterminado, em caráter de urgência, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, destinado ao provimento de vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde, para atuar no Programa de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Estão disponíveis 04 vagas para candidatos de nível fundamental, com remuneração de R$ 798,41 e carga horária de 40 horas semanais em horário integral.

A inscrição somente poderá ser efetuada pessoalmente ou por representante legalmente habilitado para esse fim, no Período de 15 a 22 de junho de 2012, no PSF Ernesto Doleys, das 08:00 as 11:00 h e 14:00 as 17:00 h. A documentação necessária para efetuar a inscrição é Cópia do RG, CPF e Comprovante de residência.

A inscrição será gratuita.

O processo seletivo constará de uma prova (objetiva) e de entrevistas coletiva e individual e será realizada após a realização da prova objetiva.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 25 de junho de 2012, sendo as provas escritas com início às 13:30 horas e término às 15:30 horas na Escola Estadual Gervásio dos Santos Costa.

O processo seletivo tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de divulgação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Tobias Barreto - SE abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Tobias Barreto, no Estado do Sergipe, publicou edital n° 01/2012 de processo seletivo visando a contratação de profissionais para preenchimento de 10 vagas do quadro efetivo do Município e formação de cadastro reserva, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

A remuneração mensal será de R$ 622,00, mais insalubridade. O contratado fica obrigado a cumprir a carga horária diária de 08h, durante os 05 dias da semana, perfazendo um total de 40h semanais.

As inscrições terão início no dia 15 e se encerrarão às 17 horas (horário local) do dia 19 de junho de 2012, e serão realizadas somente na Avenida 7 de junho, nº 452 , no horário das 14:00 às 17:00 horas.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher ficha de inscrição, que estará disponível, somente, no endereço supracitado. Após a confirmação da inscrição, será fornecido um número de protocolo que deverá ser guardado pelo candidato para posterior apresentação. Este número servirá como comprovante de inscrição.

O valor da taxa de inscrição a ser pago para participação será de R$ 20,00.

O processo seletivo acontecerá em etapa única que consiste na aplicação de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

A prova será realizada provavelmente no dia 23 de Junho de 2012, às 08:30 horas, no município de Tobias Barreto e terá duração de 02 (duas) horas. O horário e o local da prova objetiva será informado no site www.tobiasbarreto.se.gov.br, a partir do dia 21 de junho de 2012, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano, contado da homologação de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

UPE lança edital de processo seletivo

A Universidade de Pernambuco divulgou portaria conjunta SAD/UPE Nº 60, de 13 de junho de 2012 para realização de concurso público, para atuação no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros - CISAM e nos diversos campi da UPE. São ofertadas 157 vagas de nível médio/técnico e superior, com salário de até R$ 3.668,943, para jornada de trabalho de 20, 24 e 30 horas semanais.
Cargos
Técnico em Secretariado, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório de Prótese, Técnico em Laboratório, Técnico em Contabilidade, Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Fonoaudiólogo, Contador, Fisioterapeuta, Bibliotecário, Enfermeiro, Administrador, Médico e Pedagogo.
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 22 de junho e 15 de julho de 2012, através do site www.upenet.com.br.
A taxa de inscrição é de:
R$ 80,00 para o cargo de Médico;
R$ 60,00 para os demais cargos de nível superior;
R$ 50,00 para os cargos de nível médio/técnico.
Prova
A prova objetiva está prevista para 19 de agosto de 2012, em local e horário a serem divulgados no cartão de informações que estará disponível a partir do dia 02 de agosto de 2012 no site www.upenet.com.br.
O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização da prova objetiva, após a realização da mesma, através do site www.upenet.com.br.
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da UPE.

UFSC publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, publicou edital de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para provimento de 26 vagas ao cargo de professor de nível superior. O tempo dedicado às atividades previstas para os cargos será de 20h semanais, sob remuneração de R$ 1.597,92 (graduação) a R$ 2.619,03 (doutorado) e de 40h com salários de R$ 2.215,54 a R$ 4.472,00.
As oportunidades serão distribuídas entre os Departamentos de Ecologia e Zoologia (ECZ) e Ciências Morfológicas (MOR) do Centro de Ciências Biológicas (CCB); Departamentos de Língua e Literatura Vernáculas (LLV), Artes e Libras (Dali) e Expressão Gráfica (EGR) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE); Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED); Departamentos de Análises Clínicas (ACL), Patologia (PTL), Ciências Farmacêuticas (CIF), Clínica Médica (CLM) e Odontologia (ODT) do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Departamentos de Antropologia (ANT) e História (HST) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH); Departamento de Serviço Social (DSS) do Centro Sócio-Econômico (CSE); Departamentos de Arquitetura e Urbanismo (ARQ) e Mecânica (EMC) do Centro Tecnológico (CTC) e campos do conhecimento de Desenho Técnico e Mecanização Agrícola; Reprodução Vegetal e Horticultura; e Zootecnia e Aquicultura da Unidade Curitibanos (CBS).
Os interessados deverão fazer suas inscrições nas secretarias dos respectivos Departamentos e campus (conferir endereços nos editais completos) até 22 de junho das 8h às 12h e das 14h às 18h e apresente a cópia autenticada do RG e o Curriculum Vitae Lattes.
A previsão é de que todos os inscritos sejam avaliados por meio de prova didática e prova de títulos.

Concurso Prefeitura de Boa Esperança do Sul - SP

A Prefeitura paulista de Boa Esperança do Sul recebe até o dia 20 de junho de 2012 as inscrições para o concurso que vai contratar dois dentistas para o seu quadro de servidores na área de saúde.
O Concurso que terá validade de dois anos será realizado pelo Instituto Indec, sendo a remuneração de R$ 1.301,92 para jornada de 16 horas semanais.
As inscrições com taxa no valor de R$ 70,00, serão recebidas das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 16h00min horas até o dia 20 de junho de 2012, na Sede da Prefeitura Municipal, situada à Praça João Pessoa, 409 - Centro, Boa Esperança do Sul - SP.
As provas escritas serão realizadas na cidade de Boa Esperança do Sul, na provável data de 24 de junho de 2012. O local de realização das provas será nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ana da Cunha Vianna, situada à Rua Tenente Penha nº. 841 - Centro, Boa Esperança do Sul - SP.

Edital / Publicações

Prefeitura de Jardinópolis - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jardinópolis, Estado de São Paulo, através da empresa ASTEC Assessoria e Consultoria Ltda, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 02 vagas para médico generalista PSF de nível superior completo e registro no conselho competente. O salário será de R$ 8.151,00, mais vale alimentação no valor de R$ 271,00, com carga horária de 40h semanais.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas no período de 18 a 22 de junho de 2012, através do site www.astecinfo.com.br.
As provas objetivas serão realizadas na Cidade de Jardinópolis, Estado de São Paulo, na data prevista de 01 de julho de 2012, às 9 horas, na EMEF “Américo Salles Oliveira” Rua 7 de Setembro, 121 – Centro.
A confirmação dos locais, da data e dos horários de realização das provas objetivas, será publicada na imprensa local e/ou regional, e divulgadas nos endereços eletrônicos: www.astecinfo.com.br e www.jardinopolis.sp.gov.br. O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado no dia 01 de julho de 2012.
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado para mais um período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Piratini - RS

Com a finalidade de preencher vagas, a Prefeitura de Piratini, cidade localizada a 347 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012. O concurso destina-se a selecionar 5 profissionais mais cadastro reserva de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com vencimento de até R$ 622,00.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para o emprego cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada emprego.
As inscrições, no valor de R$ 44,16, serão efetuadas a partir das 9h do dia 14 de junho até às 23h59min, do dia 13 de julho de 2012, pelo site www.objetivas.com.br.
A prova escrita será aplicada na data provável de 05 de agosto de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 27 de julho de 2012.
O concurso terá validade de 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Piratini.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis está promovendo o processo seletivo regido pelos editais n° 031/2012, e 032/2012 – SEMUSA, visando preencher 27 oportunidades para Médicos, nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Cirurgia Geral, Generalista, Proctologista, Infectologista e Ortopedista. O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação, será de até R$ 6.785,84 e a jornada de trabalho será de 12 a 40 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 22 de junho de 2012, às 17h.
Avaliação e classificação dos candidatos

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A classificação e o desempate ocorrerão, impreterivelmente, com base nos seguintes critérios:

-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

Prefeitura de Itanhaém - SP abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Itanhaém, São Paulo, que visa à provisão de 26 profissionais de nível médio para atuarem como orientador socioeducativo e assistente de gestão- farmácia popular. Ao todo serão 25 vagas para orientador socioeducativo e 01 vaga para assistente de gestão-farmácia popular. A remuneração para o cargo de orientador socioeducativo é de R$ 748,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de escala de 12 x 36. Já para o cargo de assistente de gestão o salário é de R$ 943,00 para jornada de 44 horas semanais.
Quem se interessar e se encaixar aos requisitos da função, poderá efetuar a inscrição até dia 15 de junho de 2012, até às 16:30 horas, no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itanhaém (PAT), localizado na Avenida Harry Forssell, 1.505, Jd. Sabaúna.
O processo seletivo constará de prova objetiva que ocorrerá em data, local e horário a ser divulgado no dia 20 de junho por meio do site oficial do Município e por listas afixadas na Prefeitura e no PAT.
A validade deste processo seletivo será de 12 meses, mas poderá ser prorrogado por igual período uma única vez.

Prefeitura de Aracruz - ES abre vagas

A Prefeitura de Aracruz, Estado do Espírito Santo, abrirá apenas no dia 20 de junho de 2012 o processo seletivo destinado à contratação de profissionais que integrarão o quadro de servidores do respectivo município. O certame servirá também para formação de cadastro reserva.
Ao todo, são oferecidas 09 vagas, sendo 02 para Professor de Ensino Fundamental - Anos Finais - Geografia, 02 para Professor de Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - Educação Física, 02 para Oficineiro de Música na Área de Teclado, 02 para Oficineiro de Música na Área de Violino, 01 para Oficineiro de Xadrez. Os demais cargos para cadastro de reserva são os seguintes:
Professor de Ensino Fundamental - Anos Finais - História, Professor de Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - Educação Física, professor de Suporte Pedagógico - Ensino Fundamental, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, ajudante de carga e descarga.
A remuneração para estes cargos varia entre R$ 650,39 e R$ 1.935,11.
Os interessados deverão ficar atentos, pois as inscrições acontecerão em apenas um dia que será  20 de junho de 2012, na sala do Cadastro Escolar da Secretaria Municipal de Educação, localizada na PMA (antiga ADM), na Avenida Morobá nº 20, Bairro Morobá - Aracruz/ES.
No ato da inscrição, é necessário apresentar o formulário de inscrição disponível no site www.aracruz.es.gov.br e na Secretaria de Desenvolvimento Social, cópia do documento de identidade com foto, cópia do diploma ou histórico escolar que comprove a escolaridade mínima exigida e documentos que comprovem a experiência profissional.
A seleção será realizada unicamente por meio de análise dos documentos entregues.
O certame terá validade de 01 ano, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município.

Edital / Publicações

Prefeitura de Tefé (AM) abre processo seletivo

A Prefeitura de Tefé, Estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cidadania - SEMASC está promovendo processo seletivo para admissão de profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A iniciativa vem da necessidade de suprir o quadro de pessoal da Prefeitura, através da admissão de servidores em regime temporário. Ao todo serão preenchidas 103 vagas.
Cargos:
Nível Fundamental:
Artífice - Auxiliar de Manutenção Geral, Auxiliar de Higiene e limpeza, Cozinheira, Motorista de Ambulância, Guarda Vigia.
Nível Médio/técnico:
Agente Administrativo, Educador Social - Artes Marciais e/ou Capoeira, Educador Social - Atividades Múltiplas, Técnico em Nutrição, Visitador.
Nível Superior:
Educador Social - Esportes e Lazer, Psicólogo Vinculado ao Centro de Proteção Amigo da Família, Psicólogo Vinculado à Equipe Volante, Psicólogo Vinculado ao CREAS, Psicólogo Vinculado ao CRAS I, Pedagogo Vinculado ao Centro de Proteção Amigo da Família, Pedagogo Vinculado ao PETI, Assistente Social Vinculado ao Prog. Amigo da Família, Assistente Social Vinculado (a) ao CREAS I, Assistente Social Vinculado (a) a Equipe Volante, Assistente Social Vinculado (a) ao PETI, Assistente Social Vinculado (a) ao CRAS II - Abial, Assistente Social Vinculado (a) ao CRAS I - Santa Teresa.
Ficam reservadas 5% do total das vagas aos portadores de necessidades especiais.
A remuneração oscila entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.420,00.
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, até o dia 15 de junho de 2012, na Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cidadania - SEMASC, situada à Rua Beija-Flor - nº 537 - Bairro Fonte Boa.
O processo seletivo será constituído de análise de curriculum vitae e títulos.
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado, a critério da administração, uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jardim Alegre – PR

No intuito de prover profissionais em seu quadro de servidores públicos é que a prefeitura do município de Jardim Alegre, Estado do Paraná, lançou edital de abertura de concurso público sob o nº 001/2012 por intermédio da Fundação de Apoio à FAFIPA. Ao todo estão sendo disponibilizadas 43 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
Cargos:
Auxiliar de cuidador social, auxiliar de serviços gerais (masculino), cuidador social, servente (feminino), agente administrativo, agente de saúde (endemias), auxiliar administrativo, professor, médico clínico geral, psicólogo.
Salários:
A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 2.216,84.
Inscrições:
Para concorrer os interessados deverão realizar a inscrição no período que compreende os dias 19 de junho de 2012 a 12 de julho de 2012 no endereço eletrônico da organizadora:  www.fafipa.org/concurso. A taxa de inscrição custa entre R$ 20,00 e R$ 70,00.
Provas:
Os candidatos deverão ser avaliados através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório que se realizarão na provável data de 19 de agosto de 2012, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso no cartão de informação do candidato.
Gabarito:
O gabarito preliminar será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das respectivas provas.
Validade:
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período uma única vez.

Tabela sobre o cuidado e segurança dos dentes das crianças

 
Os dentes frontais superiores são os mais atingidos nos acidentes.

Segurança e seus dentes:
Danos aos dentes podem, muitas vezes, ser prevenidos, especialmente se você sabe os cuidados que deve ter. Esta tabela pode ajudá-lo nisso. Assinale as áreas específicas que você sabe que são perigosas.

Causa Prevenção Áreas de Perigos Potenciais no Local
                                            Puxar/empurrar - Estimule crianças a ter consideração um pelos outros e, de maneira gentil, lembre-os de esperar a vez quando apropriado


Cair da escada - Não apresse as crianças.
- Lembre as crianças de usarem o corrimão.

Cair da bicicleta ou 
  de um brinquedo em parquinhos
- Reveja a regras de segurança.
- Ensine a usá-lo(a) de maneira segura.
- Certifique-se de que são apropriados para a idade e de que estão em bom estado.

   Correr com objetos na boca
- Façam, juntos, uma lista das únicas coisas que devem ser colocadas na boca e a ilustrem. Pendure na altura dos olhos das crianças.

Cair/tropeçar - Lembre às crianças que elas devem andar e não correr.
- Deixe o caminho livre de brinquedos, materiais e poças.

Acidentes de carro 
(paradas bruscas)
- Sempre use cinto de segurança.
- Dê objetos para seus filhos simularem a situação.

Morder objetos duros - Façam, juntos, uma lista do que não se deve morder. Estimule as crianças a incluir itens na lista assim que lembrarem de algo

Você Sabia?
- Os dentes frontais superiores são os mais atingidos nos acidentes.
- Os dentes de trás e a gengiva normalmente são feridos ao mastigarmos lápis, gelo ou quebrarmos nozes.


Fonte Colgate- Palmolive

Nova regra da Anvisa pode facilitar entrada de genéricos no mercado

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem uma resolução que visa facilitar a entrada de remédios genéricos e similares no mercado.

Os dois pontos centrais da resolução, anunciados em janeiro, foram mantidos. O primeiro estabelece que as fabricantes dos remédios de referência -nos quais as cópias se baseiam- sejam obrigadas a dar acesso a amostras do seu produto para os testes de equivalência e bioequivalência. São esses testes que garantem a semelhança entre a cópia e o remédio original.

Essa obrigatoriedade se torna importante, explica a Anvisa, nos casos de medicamentos que não são vendidos no varejo, mas usados diretamente em hospitais ou distribuídos pelos governos, o que dificulta o acesso a eles. Segundo Norberto Rech, assessor da presidência da agência, a fabricante terá até 60 dias para dar esse acesso. Nos casos em que não houver amostras nem no exterior, a fabricante será instada a se explicar, estabelece a norma, que deve ser publicada no "Diário Oficial" na segunda-feira.

Outro ponto da resolução estabelece critérios mais claros para eleição e substituição dos remédios de referência, sem os quais as cópias não podem ser registradas. Essas novas definições, afirma Rech, devem ter impacto importante no acesso aos genéricos.

Fonte Folhaonline

Pipoca e milkshake podem sofrer restrições em Nova York

Membros do conselho de saúde de Nova York cogitaram, em reunião, impor restrições à venda de porções grandes de pipoca e milkshake em lugares públicos, como cinemas e lanchonetes.

A reunião foi feita para analisar a proposta do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, de veto à venda de bebidas açucaradas, como refrigerantes e chá gelado, com mais de 470 ml. A versão apresentada pelo prefeito exclui das restrições as bebidas à base de leite, como milkshakes, mas, segundo a Associated Press, membros do conselho de saúde questionaram essa exceção.

A proposta foi colocada em consulta pública por 90 dias na última terça (12).

Uma votação formal para transformar a proposta em lei não deve acontecer antes de setembro.

Além de questionar a isenção de restrições aos milkshakes, membros do conselho também mostraram preocupação com ofertas de refil gratuito para bebidas, populares em lanchonetes.

A venda de porções grandes de pipoca com manteiga nos cinemas também foi levantada como preocupante.

Falta de apoio
De acordo com uma pesquisa feita com moradores da cidade e divulgada ontem pelo "New York Times", a maioria (51%) não apoia as restrições a bebidas açucaradas.

A oposição à medida é maior entre eleitores mais velhos e brancos.

A pesquisa foi feita pela Universidade Quinnipiac e mostrou que 55% dos homens se opõem ao veto. Entre as mulheres, 50% apoiam e 47% rejeitam a medida.

Foram entrevistados, por telefone, 1.093 eleitores registrados. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A maioria (56%) dos participantes não acredita que o veto aos refrigerantes grandes vá ajudar a reduzir os índices de obesidade.

Fonte Folhaonline

Primeira veia feita com células-tronco é usada em criança


Médicos na Suécia substituíram um vaso sanguíneo bloqueado em uma menina de dez anos usando a primeira veia criada em laboratório a partir de células-tronco da própria paciente.

A operação, relatada na versão on-line da revista médica "The Lancet" nesta quinta (14), marca o avanço na busca de novas formas para fabricar partes do corpo.

A técnica pode abrir as portas para enxertos feitos com células-tronco que podem, por exemplo, ser usados em cirurgias para revascularizar o coração ou em pacientes que precisam de hemodiálise mas não têm vasos adequados.

A equipe sueca agora diz que está trabalhando com uma empresa para comercializar a técnica.

"Acredito que em um futuro próximo vamos conseguir transplantar veias e artérias em larga escala", afirmou Suchitra Sumitran-Holgersson, professora de biologia de transplantes na Universidade de Gothenburg e membro do grupo que realizou a operação na menina, em março de 2011.

A vantagem de usar tecido criado a partir das células do próprio paciente é que não há risco de rejeição. Assim, também não há necessidade de usar remédios imunossupressores para combater a rejeição pelo resto da vida, como é comum em transplantes.

Evolução
Há quatro anos, uma mulher de 30 anos recebeu o primeiro transplante do mundo feito com uma traqueia desenvolvida de forma similar. O órgão foi retirado de um doador e suas células foram eliminadas, restando só a estrutura do tubo, feito de proteínas. As células-tronco da paciente foram então usadas para repovoar o tubo e formar a traqueia. Outras operações desse tipo já foram feitas desde então.

O caso revelado agora envolveu uma menina com uma obstrução na veia porta hepática, que leva o sangue do intestino e do baço para o fígado. Esse bloqueio pode causar a morte.

A equipe da Universidade de Gothenburg extraiu um pedaço de 9 cm de uma veia da virilha de um doador morto e removeu todas as células. Restou só o tubo, feito de proteínas. As células-tronco extraídas da medula óssea da menina foram injetadas no tubo e, duas semanas depois, o enxerto foi implantado.

O fluxo sanguíneo voltou ao normal imediatamente com a ajuda da nova veia, dizem os médicos. Mas, depois de um ano, o vaso se estreitou e um novo enxerto foi feito.

Martin Birchall e George Hamilton, da University College London, afirmaram em um comentário também publicado no "Lancet" que os médicos suecos pouparam a menina do trauma de ter uma veia retirada de partes profundas do pescoço ou da perna e evitaram um transplante de fígado.

Mas eles fizeram ressalvas à técnica, destacando a necessidade de testes clínicos e do desenvolvimento de um processo de produção da veia com maior controle de qualidade.

A pesquisadora Sumitran-Holgersson disse que sua equipe já simplificou o processo. As células-tronco podem ser extraídas do sangue em vez da medula óssea, de forma menos invasiva.

Ela quer testar a técnica com artérias ainda neste ano.

"Vamos ver mais e mais desses enxertos personalizados no futuro", afirmou.

A parceria com uma empresa deve permitir a exploração comercial da técnica, o que pode levar à oferta de tubos a partir dos quais os vasos personalizados poderão ser construídos.

No mundo, cientistas desse novo campo da medicina regenerativa trabalham para desenvolver diferentes órgãos e tecidos em laboratórios, incluindo pulmões e corações.

Mas construir órgãos tão complexos é muito mais difícil do que fazer vasos sanguíneos.

Fonte Folhaonline

Envelhecimento da população brasileira é desafio ao país, alerta ministra Maria do Rosário

Brasília - A sociedade e o governo devem encarar o envelhecimento da nossa população como um desafio para a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

“A sociedade e o governo têm que perceber que esse é um momento muito positivo que o país vive. O nosso desafio é para que o avanço da idade dos brasileiros agregue qualidade de vida com envelhecimento ativo e saudável”, disse a ministra, ao chegar para a abertura do seminário sobre os dez anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, realizado na Câmara dos Deputados.

Hoje (15) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. A ministra informou que, em um ano (dezembro de 2010 a dezembro de 2011), o Disque 100 Idoso recebeu cerca de 44 mil denúncias de violência contra idosos, entre essas, agressão, abuso sexual e exploração econômica.


Fonte Agência Brasil