Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de junho de 2014

Extrato de pêssego pode inibir a metástase do câncer de mama

http://www.pearsonfarm.com/media//pearson-peach-nutrition.jpg
Foto: Reprodução
De acordo com um estudo da Universidade Texas A&M (EUA), extrato de pêssego é capaz de inibir a metástase do câncer de mama em ratos. Os cientistas creem que o tratamento pode funcionar em humanos também

A pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, afirma que a mistura de compostos fenólicos presentes no extrato de pêssego é a responsável pela inibição da metástase.

“As células cancerígenas de um tipo agressivo do câncer da mama foram implantadas sob a pele de ratos, e vimos uma inibição de um gene marcador nos pulmões após algumas semanas, indicando uma supressão da metástase quando os ratos estavam consumindo o extrato de pêssego”, conta o Dr. Luis Cisneros-Zevallos, cientista de alimentos da Universidade Texas A&M.

O estudo foi realizado utilizando uma variedade de pêssego chamada Rich Lady. Os cientistas dizem que outras variedades possuem compostos polifenólicos similares, mas podem diferir em conteúdo.

A pesquisa também determinou que o mecanismo subjacente pelo qual os polifenóis do pêssego estão inibindo a metástase é visando e modulando a expressão gênica de metaloproteinases.

Os pesquisadores calculam, a partir da dose necessária para ver os efeitos nos ratos, que o mesmo resultado seria visto em seres humanos com o consumo de 2 a 3 pêssegos por dia.

O trabalho baseou-se em pesquisas anteriores feitas na mesma universidade há alguns anos, que mostraram que os polifenóis do pêssego e da ameixa matavam seletivamente células de câncer de mama agressivos, mas não de normais. 

O câncer de mama é tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estádios avançados. Segundo dados do INCA (Instituo Nacional do Câncer) de 2011, 13.345 pessoas morreram no país por causa da condição naquele ano.

Segundo Cisneros-Zevallos, a maioria das complicações e alta mortalidade associada com o câncer de mama são devido a metástase.

“A importância do estudo é muito relevante, porque mostra in vivo o efeito que os compostos naturais, neste caso, os compostos fenólicos do pêssego, tem contra o câncer de mama e a metástase. Ele dá oportunidade para incluir na dieta uma ferramenta adicional para evitar e lutar contra esta terrível doença que afeta tantas pessoas”, conclui.

Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário