Foto: Reprodução |
Descubra quais são os outros benefícios que oferece uma dieta rica em carne de peixe:
Prevenção de doenças cardíacas em mulheres
Um estudo dinamarquês feito em 49 mil mulheres descobriu uma interessante correlação entre os problemas cardíacos e o consumo de peixe.
As mulheres que comeram carne de peixe pelo menos uma vez por semana tinham 50% menos doenças cardíacas do que aquelas que comiam pouco ou nada. Por outro lado, o consumo de peixe aumenta os níveis de colesterol HDL, o que melhora a saúde cardiovascular.
Diminuição da depressão
Outro estudo revelou que as mulheres que comem peixe duas vezes por semana têm 25% menos de probabilidade de sofrer de depressão.
Estima-se que isso se deve aos ácidos graxos ômega-3, os quais poderiam trabalhar com os hormônios femininos para elevar os níveis de serotonina e, assim, melhorar o humor.
Redução da inflamação
Aparentemente, os ácidos graxos ômega-3 do peixe ajuda a regular a inflamação por meio de diversos mecanismos, e inclusive poderiam ser úteis na redução dos sintomas de doenças tais como a artrite, prostatite e cistite.
Melhora na pele
Comer salmão, arenque, cavala, sardinha e anchova regularmente ajudam a fortalecer as membranas celulares da pele, protegê-la contra os danos do sol e reduzir o risco de sofrer câncer de pele.
Cabe destacar que os peixes devem ser cozinhados de uma forma saudável.
Redução do risco de nascimentos prematuros
O consumo de peixe durante a gravidez colabora com o desenvolvimento do cérebro e da visão do feto, mas é preciso ter algumas precauções.
As mulheres grávidas devem evitar tubarão, peixe-espada, e peixes de rio, já que têm um alto teor de mercúrio.
As opções mais saudáveis incluem bagre, salmão, tilápia, etc.
Redução de certos tipos de câncer
O consumo de peixe de maneira regular reduz o risco de sofrer câncer de cólon e reto, sempre e quando o peixe não é assado ou grelhado em fogo alto, porque este tipo de cozimento na realidade pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
Proteção dos olhos
Outra vantagem de comer peixe regularmente é que ele pode proteger a visão. O consumo de óleo de peixe tem sido associado com um menor risco de perda da visão associado com a idade.
Este benefício se deve ao efeito protetor do ácido DHA que se encontra em peixes gordos como a cavala, arenque, atum, truta ou sardinha.
Saúde Dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário