Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de junho de 2014

Benefícios da Uva

http://img1.sunset.timeinc.net/sites/default/files/image/1999/01/grapes-vine-m-x.jpgDepois da laranja, a uva é a fruta mais cultivada em todo o mundo. Infelizmente, apenas pequena parte da uva produzida é consumida como fruta; a maior parte se destina à fabricação de bebidas alcoólicas, especialmente vinho

A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até de sua cultura. Vem sendo cultivada durante milênios nas cálidas terras que rodeiam o mar Mediterrâneo.

Recentes descobertas científicas atribuem a boa saúde cardíaca dos habitantes do Mediterrâneo precisamente a algumas das substâncias presentes na uva.

Propriedades e indicações
Dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açúcares e as vitaminas do complexo B; por outro lado, a uva fornece poucas proteínas e gorduras. Ainda que em pequena quantidade, as proteínas (0,67%) contêm todos os aminoácidos essenciais. Os minerais estão presente em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção especial são:

* Açúcares, em proporção que oscila entre 15 e 30%. As uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.

Os dois açúcares mais abundantes na uva são a glicose e a frutose. De ponto de vista químico, trata-se de monossacarídeos ou açúcares simples, que têm a propriedade de passar diretamente ao sangue, sem necessidade de serem digeridos.

* Vitaminas: Com 0,11 mg/100 g de vitamina B6, a uva é uma das frutas frescas mais ricas nessa vitamina, superada apenas pelas frutas tropicais como o abacate, a banana, a fruta-do-conde, a goiaba ou a manga. As vitaminas B1, B6 e B3 ou niacina também estão presentes em quantidades superiores à maioria das frutas frescas.

Todas essas vitaminas têm, entre outras, a função de metabolizar os açúcares, facilitando para que as células possam queimá-los quimicamente e aproveitar sua energia. A natureza dá, assim, mais uma mostra de desígnio inteligente ao proporcionar uma grande quantidade de açúcares na uva, juntamente com as vitaminas necessárias para seu aproveitamento energético.

A uva também contém quantidades bastante significativas de provitamina A (7 µg ER/ 100 g), de vitamina C (10,8 mg/100 g) e de vitamina E (0,7 mg/100 g).

* Minerais: O Potássio, o cobre e o ferro são os minerais mais abundantes na uva, ainda que também contenha cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

* Fibra: A uva contém em torno de 1% de fibra vegetal de tipo solúvel (pectina), quantidade relativamente importante tratando-se de fruta fresca.

* Substâncias não-nutritivas: A uva contém numerosas substâncias químicas, que não pertencem a nenhum dos grupo clássicos de nutrientes, mas que exercem numerosas funções no organismo, muitas delas ainda desconhecidas. Essas substâncias são conhecidas como elementos fitoquímicos:

- Ácidos orgânicos (tartárico, málico, cítrico e outros): São os responsáveis pelo sabor ligeiramente ácido da uva. Esses ácidos exercem uma ação paradoxal no sangue, produzindo alcalinização. A alcalinização do sangue e urina facilita a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maior parte são de tipo ácido, como o ácido úrico.

- Flovonóides: Recentemente comprovou-se que atuam como potentes antioxidantes. impedindo a oxidação do colesterol causador da arteriosclerose e evitando a formação de trombos ou coágulos nas artérias.

- Resveratrol: Detém a progressão da arteriosclerose. Recentemente, comprovou-se que também é poderoso anticancerígeno.

- Antocianinas: São pigmentos vegetais presentes na uva branca e, sobretudo, na escura. Atuam como potentes antioxidantes preventivos de afecções cardiovasculares.

Fonte: Livro "O Poder Medicinal dos Alimentos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário